30 de julho de 2020

Lição 05: Os anjos no Juízo divino: Betel conectar

Textos de Referência.
Apocalipse 14.6-12
 6 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,

7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

8 E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação.

9 E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,

10 Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

11 E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

12 Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Bíblia online
Bíblia sagrada online

Versículo do dia
E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. 
Apocalipse 9.15




Verdade aplicada
Os anjos no tempo do fim terão um papel fundamental nos flagelos de Deus sobre a terra.




👉  Objetivos da Lição
- Entender que os anjos terão papéis definidos no juízo;
- Aprender que existem anjos reservados em cadeias para o fim;
- Mostrar que os anjos serão agentes de Deus na execução de suas pragas.




Introdução
Os anjos sempre estiveram ministrando e servindo em favor daqueles que servem a Deus mas, no Apocalipse, eles serão o ministros para concretizar os flagelos de Deus sobre a terra; terão poder de destruição.




👉 Ponto chave
"Os Anjos de Deus, em obediência a Deus, executarão os juízos Divinos de forma plena".




1. OS ANJOS MENSAGEIROS
O texto de Apocalipse 14.6-12 mostra três mensagens que os anjos entregarão aos habitantes da terra durante o período tribulacional. As três mensagens têm temas diferentes, mas o objetivo é o mesmo; advertir a humanidade de que atravessa um período de dor e sofrimento.




1.1. O Evangelho Eterno
Parece paradoxo mas, na Grande Tribulação, haverá pregação do Evangelho. O texto diz "Evangelho Eterno". Este termo mostra que o Evangelho é imutável. Agora, através dos anjos, será proclamado na Grande Tribulação. A mensagem também traz uma dimensão de cumprimento, pois o que a terra estará vivendo o que fora anunciado por Jesus, seus discípulos e os profetas do Antigo Testamento.




1.2. Advertência contra a Besta
Com o aparecimento da trindade satânica, formada pela Besta, pelo falso profeta e pelo anticristo aliado a escassez de alimentos, aqueles que estiverem na terra só poderão comprar ou vender se tiverem a marca da besta; sem esta marca será impossível o comércio. A advertência do terceiro anjo recai justamente sobre aqueles que adorarem a besta ou receberem o sinal na testa (Ap 14.9).
O juízo para tal pessoa será o tormento com fogo e enxofre, tanto de dia quanto de noite para todo o sempre. Os adoradores da besta conseguirão o alívio da perseguição da besta, mas o castigo será infinitamente maior.






Refletindo
"Os anjos...transmitem as mensagens ao povo de Deus e executam juízo sobre os Seus inimigos". Orivaldo Prattis




2. OS ANJOS E AS PRAGAS DE DEUS
Durante este momento em que a terra estará sofrendo as mais terríveis pragas e catástrofes, os anjos de Deus estarão em obediência a Deus, derramando toda cólera e ira de Deus sobre a população vigente (Ap 8.1-13 e Ap 9.1-21).
Assim como existem os anjos mensageiros de palavras de advertência, encontramos também anjos responsáveis pelos flagelos de Deus sobre a terra.




2.1. Os anjos e as trombetas do Apocalipse
Com a abertura do sétimo selo, iniciam-se as catástrofes vindas com as trombetas. Através dos anjos, Deus derramará saraiva, fogo e sangue onde a terça parte da vegetação será destruída.
A vida marinha também será comprometida quando outro anjo lançar no mar um meteoro incandescente, tornando a terça parte do mar em sangue. Outro anjo, o terceiro, ao tocar a trombeta, fez uma estrela cair do céu acabando com as nascentes dos rios, tornando-os com águas amargas.

Se observarmos, veremos que, nas quatro primeiras trombetas, os anjos agem na destruição do mundo natural; nas outras três, a ação angelical recai sobre os não redimidos.
Precisamos entender que, na Grande Tribulação, estes anjos estarão à disposição de Deus para a execução de flagelos sobre a terra.


Agora, através dos anjos, será proclamado na Grande Tribulação.




2.2. Os anjos e os cálices da ira de Deus
Esta parte será a consumação da ira de Deus sobre a humanidade e os poderes satânicos em vigência.
Através dos atos angelicais neste momento, os homens serão tomados de chagas por todo o corpo e toda vida marítima acabará quando o anjo derramar o cálice da ira de Deus. O sol abrasará os homens de tamanho fulgor, o trono da besta será destruído.
"Anjos que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens." Ap 9.15. Estes anjos são anjos caídos e presos em cadeias, os quais Deus os reservou para o tempo do fim. Os "ais" de Deus virão sem misericórdia sobre a humanidade.
Estas derradeiras pragas de Deus terão caráter de execução total, nas quais as quatro primeiras pragas afetarão o meio ambiente e as restantes atingirão em cheio a besta e o falso profeta.




3. ANJOS COM VOZ DE PRISÃO

Durante este momento de destruição, a função dos anjos não se limita apenas aos eventos de destruição ou as palavras de advertência, mas também a de prender em cadeias ou lançar nas trevas exteriores.



3.1. Prendendo o diabo
No texto apocalíptico, no fim da Grande Tribulação, Deus ordena um anjo descer do Céu (Ap 20.1), o qual tem a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Fica claro aqui que Satanás será dominado e amarrado pela autoridade que Deus concederá ao anjo para prendê-lo. Por um período de mil anos, o diabo ficará preso e a terra gozará de paz; após este período será solto novamente.
É importante entender que os anjos de Deus agem conforme as ordens soberana da Divindade do Senhor.




3.2. Executando sentenças
Jesus sempre falava aos Seus discípulos por parábolas que revelavam os mistérios do Reino. Em Mateus 22, fala sobre as bodas. Durante o evento alguém foi achado sem vestes nupciais, o qual foi solicitado que amarrasse mãos e pés e jogado nas trevas exteriores.
No livro de Apocalipse, quando João vislumbra o juízo final, diz que todo aquele cujo nome não foi achado no livro da vida foi lançado no inferno; como também a morte e o inferno lançado no lago de fogo. A partir da parábola contada por Jesus, deduzimos que os anjos de Deus executarão a sentença dada pelo Juiz de toda a terra;




Conclusão
No livro de Apocalipse, os juízos de Deus cairão sobre a terra, porém, os anjos de Deus serão os agenciadores das pragas e flagelos de Deus sobre a humanidade.



Eu aprendi que:
Os anjos de Deus cumprirão todos os desígnios de Deus no que tange aos flagelos e pragas enviados ao mundo.








Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário