16 de julho de 2020

Lição 03: Entendendo a grande tribulação: Betel conectar

Textos de Referência.
1 Tessalonicenses 5. 3 
3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.



Bíblia online
Bíblia sagrada online


Versículo do dia
Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. 
Marcos 13.8.


Verdade aplicada
A Grande Tribulação é uma realidade anunciada na Bíblia; e somente os salvos escaparão deste período de morte e sofrimento.




Introdução
Logo após a saída da Igreja, a terra passará por um período de sofrimento nunca antes experimentado, será um momento de ira e juízo de Deus sobre a terra, quando várias catástrofes e tragédias acontecerão; dizimando muitas vidas.


Ponto chave
A terra sofrerá os mais terríveis castigos, mas a igreja estará vivendo em glória nas mansões celestiais.


1. O QUE É A GRANDE TRIBULAÇÃO
Este termo significa período em que a terra sofrerá os juízos de Deus; terá a duração de sete anos e terminará com a implantação do Reino milenar de Cristo. Em Apocalipse 6.17 é chamado de "o grande dia da ira de Deus". Em Malaquias 4.5, o profeta chega a dizer do grande e terrível dia do Senhor.


1.1. O início da Grande Tribulação
A Grande Tribulação será um evento sem paralelos na História, e iniciará com o arrebatamento da Igreja. Biblicamente falando, o seu início se dará em Apocalipse 6. O mundo entrará em crise devido ao desaparecimento de várias pessoas na terra; neste momento surgirá o anticristo trazendo soluções emergenciais, instaurando um período de falsa paz, pois o anticristo com o seu poder de persuasão unirá o mundo com a economia e a política. Neste primeiro momento, acontecerá a reconstrução do templo, e os judeus se maravilharão. Tão logo passe este período, o anticristo começará a demonstrar seu verdadeiro caráter maléfico contra os habitantes da terra.


1.2. As pragas da Grande Tribulação

Segundo o que está registrado no livro de Apocalipse, Deus desatará os sete selos; proclamando o seu juízo sobre a terra (Ap 6.7,8).
Nos capítulos 8 e 11, há sete trombetas de Deus que trarão sobre a terra mortandade e destruição. Por fim, terão as sete taças que concretizarão os julgamentos de Deus sobre os homens.
O texto de apocalipse 9.15 ainda nos relata que, neste tempo, serão soltos os quatro anjos que estão preparados para matar a terça parte dos homens.
O profeta Malaquias chega a dizer que este dia vem ardendo como forno, e os abrasará (Ml 4.10).






Refletindo
A Grande Tribulação não deve ser entendida como um período de disciplina para os crentes ou purificação da Igreja. Millard J. Erickson.


2. AS FASES DA GRANDE TRIBULAÇÃO
O início da Grande Tribulação abre a 70ª semana de Daniel. Dentro da Teologia, principalmente na Escatologia, a Grande Tribulação é dividida em duas fases distintas, quando os que ficarem sofreram penalidade de eterna perdição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, conforme registrado em 2 Ts 1.7-9.


2.1. A primeira fase da Grande Tribulação
Este primeiro momento é relatado nos capítulos 6 a 9 de Apocalipse. Jesus, em seu sermão profético, disse algumas coisas que iriam acontecer com Israel e as demais nações, quando a igreja for arrebatada. Falando em números, a primeira metade da Grande Tribulação é conhecida como 3 anos e meio, 1260 dias ou 42 meses.
Os eventos que marcarão esta primeira fase, consiste no pacto que o anticristo firmará com Israel.
Outro marco deste primeiro momento será a reconstrução do templo e a união das três religiões monoteístas do mundo, a saber: cristianismo, judaísmo e islamismo.
Com a abertura dos selos, os quatro cavaleiros do Apocalipse surgirão trazendo destruição, tragédia e mortandade sobre a face da terra.

...é necessário viver em santidade e reverência para que venhamos a ser arrebatados...



2.2. A última parte da Grande Tribulação
A exemplo da primeira parte, esta também terá a mesma duração de 1260 dias. Se, no primeiro momento houve uma aparente paz, este será marcado por destruição, pois o acordo será quebrado na metade da semana, conforme registrado no livro de Daniel 9.27. O pacto será quebrado pois o anticristo intentará sentar-se no trono e ser adorado como Deus, ato este que os judeus não farão, levando a quebra do pacto.
O livro de Apocalipse relata os eventos dessa segunda parte nos capítulos 10 a 18. Vale ressaltar que este será o pior período em toda a terra. Zacarias profetizou dizendo que dois terços da terra seriam ceifados e que apenas um terço permaneceria (Zc 13.8).
Neste período surgirá a besta e o falso profeta, mas também, as duas testemunhas enviadas por Deus. Consumando a ira Divina, serão derramadas as sete pragas de Deus sobre a terra. Esta fase terminará com a vinda visível de Cristo para Israel.



3. QUEM ESTARÁ NA GRANDE TRIBULAÇÃO?
Uma das perguntas mais inquietantes sobre o tema recai sobre as pessoas que passarão por este período nebuloso e sombrio na História da humanidade.
Tendo em vista que a igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação, pergunta-se: Quem estará inserido neste contexto de angústia e sofrimento?



3.1. Os ímpios
O ímpio é uma pessoa que rejeita a Deus e todos os valores morais e éticos; sendo assim, passa a viver uma vida de pecado e promiscuidade. Em Samos 75.8 diz que os ímpios da terra sorverão e beberão as fezes de Deus. Esta expressão "fezes de Deus", mostra a sua ira e juízo sobre os escarnecedores do Evangelho.


3.2. A Nação de Israel

Tendo em vista que a 70ª semana de Daniel foi estabelecida para a nação de Israel, eles passarão a Grande Tribulação, pois, no fim da segunda metade da semana, eles se converterão e reconhecerão a Jesus como o Messias, cumprindo-se a profecia de que Ele voltaria no Monte das Oliveiras (At 1.10-12).


Conclusão
A Bíblia apresenta provas incontestáveis sobre a Grande Tribulação. A nós, cristãos é necessário viver em santidade e reverência para que venhamos a ser arrebatados e não sofrer o dano deste tempo tenebroso.


Eu aprendi que:
As profecias bíblicas se cumprirão cabalmente, trazendo o juízo de Deus sobre a terra, gerando mortandade e destruição aos ímpios, escarnecedores do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário