2 de julho de 2020

Lição 01: Prosperando em meio às crises: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos links








Texto Áureo
E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser. Gênesis 26.2.


Verdade Aplicada
O estudo da vida de Isaque contribui na aprendizagem sobre como devemos nos comportar em tempos de crise.




OBJETIVOS DA LIÇÃO
DESTACAR que o Senhor é conosco, mesmo na crise.
APRESENTAR a importância da obediência do cristão.
MOSTRAR que na hora da crise Deus sempre nos ampara.




Bíblia online
Bíblia sagrada online

Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 93




Harpa Cristã: 305



Harpa Cristã: 372



TEXTOS DE REFERÊNCIA
Gênesis 26. 1-6
1. E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.
2. E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
3. Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
4. E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
5. Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
6. Assim habitou Isaque em Gerar.






✍  Introdução
Esta lição nos ensina que, mesmo em meio à escassez de alimentos que a terra estava atravessando, Isaque prosperou. A crise não pôde dominá-lo, pois a bênção do Senhor estava sobre ele.
1. A pedagogia de Deus
Deus prometeu a Abraão que sua descendência seria como as estrelas do céu [Gn 15.5]. Porém, neste momento, Abraão já deveria possuir quase 80 anos. É preciso fé para crer que um senhor idoso, com o agravante da esterilidade da sua esposa [Gn 11.30], possa gerar um filho, quanto mais ser pai de uma grande nação, mas Deus não é homem para que minta [Nm 23.19]. Então, como resposta divina, Abraão (100 anos) e Sara (90 anos) foram pais de um menino, por nome Isaque, que lhes trouxe grande alegria.

1.1. Deus sempre proverá recursos.
O Senhor ordena a Abraão que vá a terra de Moriá e lhe ofereça em sacrifício o seu único filho Isaque [Gn 22.1-2]. Então, Abraão não mede esforços para obedecer à voz de Deus. Sua submissão a Deus fez com que ele levantasse bem cedo, aprontasse seu jumento, tomasse consigo dois de seus moços e seu amado filho Isaque, apanhasse a lenha para o holocausto e seguisse para o local orientado por Deus, cumprindo sistematicamente as ordens do Senhor.

1.2. Fé em meio a dor.
A fé de Abraão nos incita a uma confiança extrema em Deus. Durante a caminhada até o local do sacrifício, Isaque pergunta ao pai sobre o cordeiro que será oferecido. Abraão tinha plena certeza que existia uma esperança em meio ao caos que os aguardava. Olhando mais de perto a vida de Abraão, podemos dizer que são nos momentos de crise que a fé faz a diferença nas atitudes tomadas. Com sua atitude, Abraão ensina a Isaque que eles serviam a um Deus provedor de todas as coisas [Sl 34.10].
1.3. Isaque conheceu o Deus da provisão.
A resposta de Abraão neste momento foi uma das maiores provas de fé que as Escrituras mencionam [Gn 22.8]. Este Abraão era o mesmo que tivera um experiência com Deus de maneira especial no passado, quando o Senhor lhe escolheu ainda em Ur dos Caldeus. Mas era a hora de Isaque ter a sua experiência com Deus, assim como Abraão, seu pai [Gn 22.13]. Diante da ação do Senhor em providenciar um cordeiro, Isaque foi impulsionado a ter uma confiança extrema no Senhor.
2. A crise chega para Isaque
Depois da morte de seu pai, e o Senhor curar a esterilidade de sua esposa Rebeca, a vida de Isaque tomou um novo rumo. É sabido que do relacionamento de Isaque com Rebeca o Senhor lhe dera dois filhos: Esaú e Jacó [Gn 25.19-23]. Vivendo este novo momento como pai, a terra enfrentou uma devastadora fome e Isaque buscou refúgio em Gerar, terra dos filisteus.
2.1. Deus te faz prosperar em meio às crises.
Cedo ou tarde todos nós passaremos por momentos de abundância e também por algum tipo de crise relacionada à escassez. Notemos que na vida de Isaque há momentos de fartura e de escassez. Vivendo um momento de fome, o Senhor fala a Isaque para não partir para o Egito, mas para ficar em Gerar, pois aquela terra seria dele [Gn 26.2-3]. A promessa era que, mesmo em meio à crise, ele seria próspero como Abraão, seu pai. Podemos dizer que a bênção que estava sobre Abraão agora estaria sobre o seu filho. Sob esta ótica, Isaque, mesmo diante da fome, iria prosperar muitíssimo.
2.2. Tomando decisões em meio às crises.
Nossas escolhas tem um grande peso em nossa vida, no presente e futuro. Precisamos entender que Deus permite que passemos por testes, para apreciar qual decisão iremos tomar. Não restam, aliás, exemplos de pessoas que foram testadas no quesito fé e foram aprovadas: Noé, Abraão, Moisés, Rute, Ester, Paulo, entre outros. Isaque também pode ser incluído nesta galeria. Deus foi bem claro: ele não deveria descer ao Egito, pois ali em Gerar ele seria abençoado. Com sua escolha em obedecer e permanecer em Gerar, Isaque nos faz ver que além de conhecer a vontade de Deus, é preciso decidir obedecer ou não.
2.3. Avaliação do cenário.
O cenário que Isaque estava vivendo era desesperador. Havia uma grave crise, não era uma pequena anormalidade. Era tempo de escassez de alimento e isso envolvia uma série de questões: empobrecimento, doenças e desequilíbrio emocional, entre outros. Podemos dizer que a crise presenciada por Isaque é semelhante a que passamos recentemente no mundo. Contudo mesmo em meio à crise, o Senhor abençoava Isaque em tudo. Afinal, quem segue as recomendações das Escrituras não só vai triunfar sobre os problemas, mas também vai evitar muitos outros! O texto bíblico nos mostra que a prosperidade divina outorgada a Isaque chamou a atenção dos filisteus [Gn 26.16].
3. Prosperidade em tempo de crise
O fato da bênção do Senhor estar sobre Isaque era a razão da sua prosperidade mesmo em tempos de crise [Gn 26.12]. A Bíblia revela que aquele que obedecer à voz do Senhor, assim como Isaque, prospera em meio às adversidades.

3.1. A prosperidade em tempos de crise dependerá de sua atitude.
Convém sublinhar que a riqueza de Abraão era muitíssima [Gn 13.2]. Por meio do relato das Escrituras, Isaque foi o único herdeiro de toda esta riqueza [Gn 25.5]. Diante destas evidências, podemos observar que, mesmo tendo bens, Isaque não parou de trabalhar [Gn 26.12, 14, 19]. Isaque nos ensina que na hora da crise não devemos cruzar os braços. Deus promete abrir "as janelas do céu", todavia devemos fazer a nossa parte.

3.2. As promessas de Deus são uma fonte de bênção inesgotável.
Quando Deus está conosco, as bênçãos dEle nos acompanham, não importando onde estejamos. Na vida de Isaque a bênção do Senhor estava sobre ele, Apesar dos filisteus entulharem seus poços, Isaque não se abateu e continuou cavando. Mesmo vivendo um período de crise e diversas tentativas de lhe parar, Isaque perseverou. Assim como Isaque, devemos ter a certeza de que existe um manancial de Deus fluindo sobre as nossas vidas.
3.3. Mesmo em meio à crise, todos reconhecerão que Deus é contigo.
A vida de Isaque nos faz ver que a presença de Deus já está dentro de nós. Onde quer que estejamos, esta preciosa presença conosco estará! Todos reconhecerem que a presença de Deus era com Isaque [Gn 26.28]. Para que todos reconheçam Deus na sua vida, gaste tempo em Sua companhia, cultive uma íntima amizade com o Senhor. O próprio Deus se encarregará de conceder as Suas bênçãos sobre a sua vida, assim como fez com Isaque.





CONCLUSÃO

A nossa prosperidade não depende somente de Deus, mas também de nós mesmos. E para alcançarmos a bênção de Deus, é necessário tomarmos a atitude de cavar poços e desobstruir os entulhos, para usufruir as promessas do Senhor.
Fonte: Revista Betel





👉  SLIDES
Fonte: www.revistaebd.com


Adultos:Revista Betel Dominical - 3º Trimestre de 2020: Tema: Transformando as adversidades em cenários de milagres e vitórias



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário