17 de julho de 2020

Lição 03: Diante do caos iminente, Deus nos concede o escape: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos links






Texto Áureo
Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra. 
Êxodo 7.2.


Verdade Aplicada
O Senhor Deus é poderoso para levar adiante os propósitos para com o Seu povo.

👉 Objetivos da Lição
- Mostrar o cuidado de Deus na crise.
- Ressaltar que Deus vê o nosso sofrimento.
- Esclarecer que Deus tem a Sua hora de agir.


Bíblia online
Bíblia sagrada online

Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 33





Harpa Cristã: 126




Harpa Cristã: 235

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Êxodo 14. 22-4; 26.

22. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
23. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.
24. E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios.
26. E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.




✍   Introdução
Deus havia feito uma promessa aos filhos de Israel. Com mão forte, tirou o Seu povo do Egito, cumprindo assim Suas promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó, de que lhes daria uma terra que manaria leite e mel.

1. O cuidado de Deus na crise
Moisés era um hebreu que, pela graça divina, foi criado no palácio egípcio. Tal fato contribuiu na preparação para o cumprimento da missão dada por Deus: libertar o povo de Israel da escravidão no Egito e liderá-lo até a Terra Prometida.

1.1. Deus sempre levanta alguém para nos socorrer.
A Bíblia narra com zelo a trajetória de Moisés. Desde seu nascimento até sua morte, ele desfrutou de uma maneira especial da presença de Deus sobre a sua vida. Após ser liberto da morte ainda menino, este homem se transformou no maior líder que a nação de Israel teve. Um povo sofrido e maltratado pelos egípcios irá clamar pelo socorro de Deus, que enviará um libertador que intercederá por eles. Esta lição nos fará ver que nos piores momentos o Senhor levanta alguém para nos socorrer. Afinal, Deus não nos abandoa na hora das adversidades.

1.2. Chega de sofrimento.
Durante a escravidão, o povo hebreu perdeu sua liberdade de adoração ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó [Êx 3.7]. Há que se considerar que no Egito havia uma adoração politeísta por parte dos egípcios e do altivo Faraó, sempre cercado por seus pagãos conselheiros [Êx 7.11]. Apesar de todas as dificuldades que os hebreus passavam no Egito, o Senhor Deus não se esqueceu da aliança feita com Abraão [Êx 6.2-8]. Diante disso Deus levantou Moisés para esta tão nobre missão de libertar Seu povo do Egito [Êx 3.14]. Irmãos, tenham uma única certeza: Deus sempre envia o socorro [Sl 124.8].
1.3. Um fio de esperança.
Deus possuía um plano especial para o povo de Israel, assim sendo, Ele decidiu demonstrar o Seu afeto libertando os israelitas da escravidão e conduzindo-os à Terra Prometida [Êx 3.8]. Então, o povo hebreu recebeu um fio de esperança quando soube que Deus havia enviado um libertador para resgatá-los de tamanho jugo [Êx 4.31]. Diante desta promessa e do envio de Moisés a Faraó, tem início ao processo de libertação dos israelitas escravizados, com manifestações do poder de Deus na terra do Egito e a preservação do povo judeu [Êx 6.1, 6; 7.1-5].
2. Deus vê o nosso sofrimento
O povo de Deus era obrigado a uma aterrorizante e humilhante rotina de amassar barro e depois pilhar os tijolos que eram produzidos por eles por meio de horas de trabalhos. Vale ressaltar que para os hebreus não havia pausa, afinal as construções do grande Faraó não poderia parar. Diante de tamanha exploração da mão de obra escrava, Faraó de modo algum abriria mão dos israelitas.
2.1. Um povo marcado pela dor.
Impressionante como o povo de Deus é perseguido. Satanás sempre levantará alguém para tentar nos parar. No Egito, ele usou Faraó para tirar a paz do povo de Deus. Aliás, não restam dúvidas de que Faraó era um homem terrivelmente cruel [Êx 5.7-8]. Este Faraó não conhecia José, que havia salvado todo o Egito da morte. Este sábio hebreu armazenou o cereal, o que foi indispensável para nutrir todo o povo egípcio durante anos [Gn 41.55]. A par disso, Deus irá orientar Moisés com consistentes promessas de libertação. Diante disso, Satanás não poderia parar o povo de Deus. Mas não devemos esquecer que Deus estava observando toda maldade de Faraó contra Seu povo.
2.2. Prepare-se para viver o que o Senhor quer que você viva.
Diante da recusa de Faraó, era hora de Deus mostrar quem de fato governava! Então, Deus envia dez pragas sobre o Egito, mostrando quem é o Senhor! Afinal, Faraó tinha questionado Moisés quando este disse que o Deus de Israel havia ordenado: "Deixa ir o meu povo" [Êx 5.1-2]. Com o envio das pragas, o Senhor Deus executou os Seus juízos sobre todos os deuses do Egito [Êx 12.12; Nm 33.4]. A saída de Israel do Egito fazia parte do plano de Deus para o Seu povo [Gn 15.13-16]. Ele conhece nossos talentos e dons. Ele sabe que somos pessoas únicas com uma identidade específica, que temos algo particular para cumprir. Diante disso Ele traça um plano que dará sentido para tudo em nossos vidas [Ef 3.20].
2.3. Hora de festejar.
Em um momento de tanta aflição e dor, Deus diz a Seu povo para se preparar para realizar uma grande festa. Depois de anos de sofrimento era hora do povo de Deus festejar [Êx 5.1]. Se você está diante da pior crise de sua vida, não veja isso como um abandono de Deus, azar, praga ou injustiça. Sendo assim celebre ao Senhor. Quem consegue celebrá-Lo na crise, evidencia sua fé de que Deus está sempre no domínio de todas as circunstâncias da vida.
3. Hora de Deus agir
Após consentimento de Faraó em libertar o povo de Israel da escravidão do Egito, diante da morte dos primogênitos, os próprios egípcios apressaram os filhos de Israel para que saíssem de sua terra [Êx 12.30-33]. Porém, Faraó voltou atrás com sua decisão. Diante do Mar Vermelho os israelitas se veem encurralados. Não havia sequer uma oportunidade de escape. Por todos os lados havia perigo. A morte de todos era inevitável.
3.1. As dificuldade não apagam as promessas de Deus.
Sobre a passagem do povo pelo Mar Vermelho, vemos nitidamente a ação de Deus para com Israel. Aqui notamos que o Senhor deseja que aprendamos a confiar nEle. É neste cenário que Moisés transmite uma palavra de fé e esperança ao povo [Êx 14.14]. Talvez você esteja diante de seu "Mar Vermelho" e cercado por um "exército", onde não há aparente saída. Assim sendo, a palavra para você hoje é: Não temas! O Senhor pelejará por vós. Deus fará por você o que Ele certificou, assim como ele fez com Seu povo.
3.2. Prosperidade em tempos de crise.
Deus é justo! Após 430 anos vendo Seu povo trabalhando dia e noite debaixo de açoites, humilhados, escravizados, atendeu ao clamor dos filhos de Israel. Deus não somente os libertaria, como também os recompensaria [Êx 3.22]. Podemos ver a ação de Deus, fazendo com que os egípcios compensassem os judeus pelo tempo de trabalho no Egito. O mundo inteiro está mergulhado em um momento desafiador. Contudo, conforme podemos ver, para o povo de Deus, depois da crise, vem a bonança. Que após este ambiente de pandemia e colapso financeiro mundial, as bênçãos do Senhor possam estar sobre cada um de nós.
3.3. Deus tem o controle de tudo em Suas mãos.
O povo de Israel saiu do Egito após anos de escravidão em direção à Terra Prometida. Eles estavam muito felizes por estarem finalmente livres. Até que surge a primeira crise pós-escravidão. O que fazer nessa hora? À frente, o Mar Vermelho; atrás, Faraó e seu exército enfurecido. Realmente, era uma situação bem complicada. A Bíblia nos descreve que Faraó reconsiderou sua decisão de libertar o povo de Israel. O povo de Israel ficou desesperado diante da destruição iminente. Estavam em um beco sem saída, ficaram apavorados. Diante de tamanha crise, Moisés mostra que de fato havia aprendido a confiar em Deus. Ele diz: "Não temais; estais quieto e vedes o livramento do Senhor, que hoje vos fará"[Êx 14.13]. Então, Deus foi fiel à Sua Palavra, livrando o Seu povo, conduzindo-o até a Terra Prometida. Creia que Deus entrará com providência, abrindo o mar para entregar a vitória em suas mãos.


CONCLUSÃO
A história bíblica nos mostra que mesmo quando a realidade e as perspectivas humanas não conseguem visualizar uma saída diante das tremendas adversidades, o Senhor Deus é poderoso para fazer "além daquilo que pedimos ou pensamos" [Ef 3.20], para glória dEle!
Fonte: Editora Betel - 3º Trimestre de 2020, ano 30 nº 116 – “Dominical” Professor – Transformando as adversidades em cenários de milagres e vitórias - Lições de como os heróis superaram os desafios em tempos de escassez, guerras e angústias.
Comentarista: Bispo Abner Ferreira




SLIDES


Fonte dos slides-www.revistaebd.com



Adultos:Revista Betel Dominical - 3º Trimestre de 2020: Tema: Transformando as adversidades em cenários de milagres e vitórias


Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário