23 de julho de 2020

Lição 04: A abertura dos sete selos: Betel conectar


Textos de Referência.
Apocalipse 5. 1-5
1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?

3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.

4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.

5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

 Bíblia online
 Bíblia sagrada online

Versículo do dia
E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. Daniel 12.4


Verdade aplicada
A abertura dos sete selos revelará a primeira parte dos juízos de Deus, que estão gravados, para serem enviados aos rebeldes que habitam na terra.





Introdução
Com o arrebatamento da Igreja, a terra será alvo de grandes tragédias; quando Deus enviará os seus flagelos sem misericórdia. Os selos abrem uma série de destruição que virá sobre a terra.


Ponto chave
A abertura do primeiro selo marca o início específico da Grande Tribulação, que atingirá os habitantes da terra.


1. OS CAVALOS DO APOCALIPSE

Com a abertura dos primeiros quatro selos, vemos que aparecem sempre os cavalos, e cada um deles com uma representatividade. Todos eles com uma única missão: o tormento humano e a destruição da terra.


1.1. Os dois primeiros cavalos do Apocalipse

O cavalo branco aparece quando é aberto o primeiro selo. "O que estava assentado sobre ele tinha um arco, foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.", Ap 6.2 Este cavalo, na realidade, representa o anticristo, que implantará sua maneira de governar com a falsa paz. Ele terá poder de convencimento e implantará o sincretismo religioso.
Ao descortinar o segundo selo, aparece o cavalo vermelho que tem objetivos claros e estabelecidos, vejamos o texto de Apocalipse 6.4 destacando que veio tirar a paz da terra e promover a morte entre os homens. Será um período marcado pelo genocídio.



1.2. Os últimos cavalos do Apocalipse

O surgimento do cavalo preto se dá com a abertura do terceiro selo, e traz em sua mão uma balança. Este cavalo vem para trazer transtorno econômico, quando a inflação será absurda; e a escassez de produtos básico levará a uma fome mundial e violenta. O texto de Apocalipse 6.6 mostra a desvalorização do dinheiro.
O último cavalo será um dos piores juízos de Deus sobre a terra. O texto de Apocalipse 6.8 revela que quem cavalgava era a Morte; seu objetivo era dizimar a quarta parte da terra com espada, fome, peste e feras. A devastação aqui é determinada e limitada em apenas a quarta parte da terra. Além de animais bravios, é possível que também haja multiplicação de micróbios e bactérias, que virão como peste para matar a humanidade.



Refletindo
A medida que os selos são abertos, mais intenso se revela o juízo de Deus sobre a humanidade. Lamartine Posella


2. OS MÁRTIRES EM TEMPOS DE DIFÍCEIS
Neste tempo de mortandade e flagelos de Deus sobre a humanidade, encontramos pessoas que serão martirizadas, ou seja, morrerão por recusar o sistema que o anticristo implantará durante a Grande Tribulação. O sexto selo revela a visão de João acerca dos mártires.


2.1. Martirizados por amor à Palavra de Deus
O texto de Apocalipse 6.9 deixa claro que o motivo do martírio destas pessoas foi o amor incondicional à Palavra de Deus. Muitos desviados e pessoas com o conhecimento do Evangelho que ficarem no arrebatamento da Igreja sofrerão na Grande Tribulação.
Mesmo diante de um ambiente hostil, perverso e perigoso, muitos morrerão como mártires por amor à Palavra de Deus, dando testemunho de uma vida transformada. Eles creram no testemunho, por causa disto foram mortos.
Durante toda a História bíblica, vemos pessoas sofrendo os piores horrores pelo amor à Palavra de Deus. Em nosso tempo presente, contemplamos vários missionários perdendo sua vida, mas nada se comparará ao período tribulacional.

...A abertura dos sete selos é o cumprimento daquilo que foi revelado para Daniel sobre o tempo do fim...



2.2. Almas que estavam debaixo do altar
O mesmo texto de Apocalipse 6.9 aponta que João, em sua visão, viu almas que estavam debaixo do altar. O clamor deles era para que Deus fizesse justiça pelo enésimo sangue dos mártires derramado, a impressão é de que o sangue dos mártires é que está solicitando justiça. A expressão altar traz a ideia de oferecimento em libação, ou seja, os mártires no altar simbolizam entrega e devoção.


3. A DESTRUIÇÃO E O CAOS

Os dois últimos selos trazem mais juízo para a humanidade, deixando, cada vez mais, a terra deteriorada e o ser humano indefeso. Após o cavalo amarelo acabar com a quarta parte da terra, Deus, através da abertura do sexto selo, envia mais pragas sobre a terra. E, quando abre o sétimo selo, começam as trombetas; consumando ainda mais o juízo de Deus sobre a terra e os que nela habitam.


3.1. Os sinais do sexto selo

No texto de Apocalipse 6.12-14 encontramos João relatando a visão, dizendo que: A) houve um grande tremor na terra; B) o sol tornou-se negro; C) a lua tornou-se como sangue; D) as estrelas do céu caíram sobre a terra; E) o céu se retirou e, F) os montes e ilhas foram removidos.

O que se vê aqui é uma confirmação do que fora vaticinado pelo Profeta Joel 2.31: "O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor",
Este momento será tão terrível que os homens mais poderosos da terra se esconderão nas cavidades da rocha diante da ira do Cordeiro.




3.2. Sétimo selo e as trombetas

Duas coisas acontecerão quando se abrirem o sétimo selo; uma será o silêncio que durará meia hora. Segundo alguns estudiosos, este silêncio fala da expectativa pelo cumprimento do propósito de Deus sendo este tempo breve e limitado.
Outro evento será o início de um severo julgamento de Deus sobre a humanidade, revelando sete anjos com sete trombetas nas mãos.



Conclusão
A abertura dos selos é o cumprimento daquilo que foi revelado para Daniel sobre o tempo do fim. Pragas, tragédias e destruição em massa é o que está revelado para aqueles que ficarem na terra pós-arrebatamento.


Eu aprendi que:
Os selos apocalípticos serão desatados pelo Cordeiro e cumprir-se-ão os juízos estabelecidos por Deus para o tempo do fim.





Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário