2 de julho de 2020

Lição 01: O arrebatamento da igreja: Betel conectar

Versículo do dia
Eis que venho sem demora: guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3.11.



Verdade aplicada
O Arrebatamento será um marco, tanto para a igreja quanto para os perdidos.

  Clique aqui>Lição 5: O arrebatamento da Igreja: Cpad


Clique aqui> Lição 12 - O arrebatamento da igreja: Betel

Textos de Referência.
1 Tessalonicenses 16.18


Bíblia online
Bíblia sagrada online

Introdução
O Arrebatamento da igreja é a maior promessa que temos. Jesus nos garantiu que nos levará para estar para sempre com Ele. Existem aproximadamente 265 citações acerca do Arrebatamento em todo o Novo Testamento. Preparemo-nos, pois o arrebatamento é uma realidade inconteste.




Ponto chave
O Arrebatamento foi pregado por Jesus, confirmado pelos apóstolos e deve ser esperado pela Igreja.


1. DEFININDO ARREBATAMENTO
A palavra "arrebatamento" deriva da palavra "raptus" (latim), que significa "tirado de súbito e com força". Encontramos também "harpazo", em grego, traduzido por "arrebatado, capturar ou dominar por meio da força". Outros dois termos usados é "parousia" pode ser traduzido como vinda ou presença; já a expressão "epiphneia"que significa aparição, resplendor ou manifestação, indicando a visibilidade do retorno de Cristo. O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo.


1.1. Predito por Jesus

O arrebatamento foi um assunto amplamente difundido por Jesus nos Evangelhos. Cristo, por diversas vezes, nas parábolas e em Seu Sermão profético pontuou assuntos relacionados à Sua volta. Uma das maiores advertências que Ele deixou para os Seus discípulos foi a vigilância, pois aquele dia e hora ninguém sabe (Mc 13.32). Urge estarmos como as cinco virgens prudentes.

1.2. Confirmado pelos discípulos
Dentro deste assunto da volta de Jesus, os discípulos de Cristo corroboram o que Ele falara através das pregações e ensinamento diante da igreja primitiva. Paulo, um dos maiores expoentes da fé cristã, diz que a volta de Jesus será como um ladrão de noite (1 Ts 5.2; em Rm 13.11). Paulo exorta os irmãos dizendo que a salvação agora está mais perto do que quando aceitamos a fé. João disse que já é a última hora (1 Jo 2.18), e para o escritor aos Hebreus "dentro de um poucochinho de tempo o que há de vir virá e não tardará", Hb 10.37. Pedro também chega a dizer que ainda que muitos achem que Jesus está demorando, Deus, entretanto, não retarda a Sua promessa. Além dos apóstolos falarem sobre a volta de Jesus, eles viviam todos os dias nesta expectativa.


Refletindo
"Os sinais da volta de Jesus anunciam para os salvos que, em breve, as trombetas tocarão". Cézar Roza


2. SINAIS DA VOLTA DE JESUS
No tacante a Sua volta, Jesus falou muitas coisas acerca daquilo que precederia este acontecimento. Uma das principais fontes é o Sermão profético.


2.1. Alguns sinais de Sua volta
Infelizmente muitos falsos profetas têm tentado, inutilmente, datar os eventos do arrebatamento, mas todos falharam em seu prognóstico. Jesus no sermão do Monte, elencou alguns sinais de Sua vinda, tais como:
A) o aparecimento de falsos cristos (Mt 24.5);
B) guerras e rumores de guerra (Mt 24.6);
C) fomes e terremotos em vários lugares (Mt 24.7);
D) falsos profetas surgindo e enganando a muitos (Mt 24.11);
E) o pecado aumentando e o amor se esfriando (Mt 24.12);
F) a profanação do sagrado (Mt 24.15).



2.2. A nação de Israel e o arrebatamento

Uma das frases mais conhecidas no meio escatológico é que Israel é o calendário de Deus. Em Mateus 24.32-34 percebemos a conexão dos acontecimentos de Israel como sinal da volta de Jesus. Vejamos o texto: "Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabeis que ele está próximo às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam ". "Esta geração" é a geração em cujo tempo acontecerão as guerras, as fomes, os terremotos e etc. Então, para a igreja o arrebatamento virá como salvação, mas para Israel iniciará um período de tratamento como o início da 70ª semana de Daniel.

Então, para a igreja o arrebatamento virá como salvação...



3. ENTENDENDO O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Para fins didáticos, precisamos entender alguns pormenores que envolvem este evento, que marcará gerações. Entendamos que o arrebatamento será para os salvos, embora tenha suas reverberações para aqueles que ficarem; inaugurando um momento denominado de Grande Tribulação.


3.1. A trombeta tocará
Este evento será precedido pelo toque da trombeta. O texto sagrado fala que "o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram com Cristo ressuscitarão primeiro", 1 Ts 4.16. É bom salientar que, embora a trombeta soe, nem todos a ouvirão. Só escutarão o soar da trombeta aqueles que estiverem em comunhão com Cristo. Sendo assim, para aqueles que não estão em Cristo, será um dia normal, mas para a igreja será o dia de vitória.
Outro ponto a considerar é que primeiro os mortos ouvirão a voz de comando, e somente depois, nós, os que estivermos em vida, é que teremos nossos corpos transformados (1 Ts 4.17).



3.2. O Tempo do arrebatamento
Jesus revela no Sermão profético que a volta do Filho do Homem será como um relâmpago. Esta comparação nos mostra o quão rápido estas coisas acontecerão. Paulo, falando desta mesma verdade nos diz que será "num abrir e fechar de olhos", 1 Co 15.52. O que fica claro aqui é que o tempo em que tudo isto acontecerá será tão pequeno que não dará tempo de fazer nada. Por isso Jesus advertiu a todos para vigiar.


Conclusão
O Arrebatamento é uma promessa feita pelo próprio Cristo e, a qualquer momento, acontecerá.
Estejamos em constante vigilância para não sermos pegos de surpresa.

Eu aprendi que:
O arrebatamento encontra respaldo escriturístico, portanto, precisamos não somente propagar, mas viver isto intensamente em nossa vida, pois a qualquer momento o grande evento acontecerá.
Fonte: Revista Betel Conectar





Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário