9 de julho de 2020

Lição 02: Oseias, o Marido Traído - Central Gospel


Vídeo aula:
Endereço na descrição do vídeo



TEXTO ÁUREO
Converte-te, ó Israel, ao SENHOR, teu Deus; porque, pelos teus pecados, tens caído.  Oseias 14.1


TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Oseias 1.2,3; 4.6; 6.1-3,9; 7.3,4.

Bíblia online
Bíblia sagrada online

OBJETIVOS
ENTENDER que para se transmitir uma mensagem convincente a um povo infiel, Deus pode adotar medidas não convencionais;
COMPREENDER que, apesar da infidelidade de Seu povo, o Eterno ainda oferece uma oportunidade de arrependimento;
SABER que o Senhor promete restaurar a quem demonstrar sinceridade e arrependimento.


INTRODUÇÃO
O tema principal do livro de Oseias é claro: a infidelidade de Israel (Os 4.10; 9.1); A condição de marido traído, vivenciada por Oseias, demonstra a condição de Israel para com Deus.

A sua genealogia é desconhecida; no entanto, sabemos que seu pai chamava-se Beeri (Os 1.1).



O NOME DO PROFETA
Oseias, do hebraico ysh, significa salvação ou livramento. O vocábulo procede da mesma raiz da palavra Josué, constituindo-se um hipocorístico (forma carinhosa) deste.


1.1. Data do livro: Foi escrito por volta do ano 740 a.C. 
O profeta inicia a sua história a partir de um período bem anterior (755 a.C.). Ele profetizou durante o reinado de Jeroboão II, do Reino do Norte.


1.2. Destinatários: 
Oseias profetizou para o Reino do Norte (Os 1.4,6,10; 3.1; 4.1,15).


2. UM CASAMENTO INDESEJADO
Sob a ordem divina, Oseias teve de casar-se com Gomer, filha de Diblaim (Os 1.2,3). O casamento foi para ele, sem dúvida, um tormento. Segundo a Lei Mosaica, aquela mulher deveria ser apedrejada (Lv 20.10; Dt 22.21-24), e qualquer homem, vítima da infidelidade de sua mulher, poderia requerer o divórcio (Dt 24.1-4; Mt 19.7-9); entretanto, no caso de Oseias, foi diferente.


2.1. Quando o profeta encarna a mensagem
O que se lê sobre Oseias é algo chocante e completamente fora do padrão divino; entretanto, era tão grave o problema da nação, que Deus utilizou-se desse meio para, em primeiro lugar, levar o profeta a entender o que Ele sentia em relação a, Israel; depois, para fazê-lo entregar Sua mensagem ao povo.


2.2. A razão da imposição
Deus jamais faz alguma coisa sem propósito. Ele não desejava a infelicidade de Oseias, mas não havia outro meio de expressar Sua mensagem à nação. Deus sentia-se como um marido traído pela nação. Era isso que o profeta deveria sentir ao entregar a mensagem. Israel havia sido infiel à aliança com Deus (Os 4.10; 9.1).


3. OS PECADOS DA NAÇÃO
As mensagens dos profetas, geralmente, constituíam-se de três tópicos: denúncia a algum tipo de pecado, incluindo alguma ameaça de juízo; apelo ao arrependimento e promessa de dias melhores.


2.3. Os nomes dos filhos de Oseias

Oseias teve três filhos com Gomer, e o nome de cada um embutia uma mensagem que fazia referência aos aspectos da relação de Deus com o Seu povo. São eles: Jezreel (Os 1.4) — do hebraico: Deus planta; Lo-Ruama (Os 1.6) — do hebraico: desfavorecida, ou não amada (esse nome seria mudado para Ruama - amada);

Lo-Ami (Os 1.9) — do hebraico: não-meu-povo (esse nome seria mudado para Ami, que significa meu povo (Os 2.23).



COMPREENDENDO A MENSAGEM DO PROFETA

Para compreendermos bem a mensagem de cada profeta, precisamos aprofundar-nos em seu contexto histórico e conhecer o seu ambiente nos aspectos político, social e religioso. Considerando os dias do profeta Oseias, vejamos como estava:



3.1. O ambiente político;
3.2. O ambiente social;
3.3. O ambiente religioso.


4. A MENSAGEM DE OSEIAS

Depois de encarnar o próprio sentimento de Deus, por intermédio de um casamento infeliz, Oseias transmitiu uma mensagem de juízo contra a nação, avisando-a de que a sua infidelidade resultaria na invasão do inimigo que mais temia: a Assíria. Ainda assim, o profeta entregou uma mensagem do Senhor à nação, dando-lhe a oportunidade de corrigir-se e de evitar o pior que estava por vir.


4.1. o estilo literário de Oseias
O Livro de Oseias é cheio de linguagens simbólicas. Até mesmo o casamento de seu autor forma uma figura retórica.

Ele tornou-se um símbolo da realidade moral e espiritual em que vivia a nação. As metáforas de Oseias são, em geral, rurais, extraídas da vida no campo ou do cotidiano (Os 10.11,12).



4.2. Chamado ao arrependimento
Deus não tolera o pecado, mas satisfaz-se com o arrependimento (At 2.38) — que é, de fato, o único caminho para mudanças, pois implica conversão radical; troca de caminho; mudança de atitude e um voltar-se para Deus (Pv 28.13).

4.3. O perdão concedido à mulher
Aparentemente, Gomer havia abandonado Oseias (Os 3.1), mas ele amava sua mulher; então, o profeta saiu em busca dela e lhe disse: Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim quero eu ser também para ti (Os 3.3).


4.4. Apelo para o conhecimento
O Senhor, por intermédio de Seu profeta, afirmou que a falta de conhecimento foi a grande causadora dos males que assolavam a nação (Os 4.6). De modo otimista, o profeta incluiu em seu apelo ao arrependimento a seguinte frase:Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor (Os 6.3).


4.5. Promessa de restauração
No final deste Livro, a nação é conclamada a voltar-se para o Altíssimo: Converte-te, ó Israel ao Senhor, teu Deus; porque pelos teus pecados, tens caído (Os 14.1). Como o povo demonstrou verdadeiro arrependimento, o Senhor apartou dele a Sua ira (Os 14.3,4).


CONCLUSÃO

Ao longo das Escrituras podemos assistir o recorrente desvio da nação hebraica dos propósitos de Deus. Cada profeta que Deus levantava trazia consigo uma mensagem de protesto, arrependimento e oportunidade.


Fica, assim, a seguinte indagação:

Como o povo da nova aliança, os cristãos, tem se portado diante de Deus?

Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário