2 de maio de 2019

Lição 5: A Autoridade Suprema das Escrituras: Pré - aula - Editora: Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
 
Neemias 8.1-6
1 - E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.
2 - E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
3 - E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
4 - E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
5 - E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
6 - E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.



TEXTO ÁUREO
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.", Sl 119.105

través deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Biblia online



Palavra introdutória

Nesta lição vamos descobrir porque devemos dar às Escrituras o valor e o direito de nortear nossa vida. também aprenderemos a diferença entre revelação, inspiração e iluminação espiritual, para entender como Deus é o autor da Bíblia - sua Palavra, mesmo que homens tenha sido usados por Ele para escrevê-la.


1. A ORIGEM DAS ESCRITURAS
1.1 O material utilizado
Um dos materiais usados na produção da Bíblia é o papiro.
Além do papiro (2 Jo 1.12), dois outros materiais foram empregados para compor os textos originais sagrados: a pedra e o pergaminho.



1.2. Da oralidade à escrita
Antes da invenção da escrita, as pessoas transmitiam as histórias bíblicas oralmente. Por muito tempo foi assim (Sl 44.1). Com o desenvolvimento da linguagem escrita, porém, as revelações de Deus adquiriram um formato literário. Moisés (Ex 17.14; Dt 31.24), Samuel (1 Sm 10.25), Isaías (Is 30.8) e tantos outros escritores formam o grupo de autores inspirados por Deus para essa tarefa.


1.3 Gêneros discursivos Vejamos suas características:
1.3.1. Narração
Há um plano maior por detrás de cada história bíblica (1 Sm 10.25). São histórias que descrevem aspectos da vida na sociedade israelita dos tempos antigos e servem de parâmetro para entendermos as exigências de Deus, o protagonista da narração, em relação aos Seus filhos (Dt 10.12; Mq 6.8).


1.3.2. Leis
São as leis bíblicas que orientam a relação do homem com Deus (Êx 20.3-11), com o próximo (Êx 20.12-17) e capacitam-no para a obediência perfeita: aquela que é produzida pela fé em Cristo (Hb 8.10).


1.3.3. Poesia

A coleção de poesias mais conhecidas da Bíblia são os Salmos, os quais eram declamados e cantados durante as reuniões dos judeus no templo e nas sinagogas (Ne 7.44; Hb 3.19). São também poéticos os livros de Salomão: Provérbios, Eclesiástes e Cantares.


1.34 Profecia
As profecias são mensagens de Deus ao povo, por meio de um homem inspirado por Ele (Nm 11.29; Dn 9.10). Estas mensagens propõem atitudes de arrependimento e confissão de pecados, de volta à Deus e à Sua vontade e de manifestação da fé na aliança com o Salvador (Jr 26.1-3; Am 3.7).


1.3.5. Evangelhos
Neste gênero literário, encontram as passagens acerca da vida, das obras e das palavras de Jesus, as quais apontam para a essência da pregação: a obra redentora de Deus por intermédio de Jesus Cristo.


1.3.6. Epístolas
As cartas escritas pelos apóstolos Paulo, Pedro, Tiago, João e Judas formam grande parte do material revelado por Deus que compõe o Novo Testamento (2 Pe 3.16). Esses escritos foram endereçados a pessoas e a igrejas espalhadas pelo império romano.


2. INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS
2.1. Teorias insensatas
Há teorias falsas sobre a inspiração das Escrituras, as quais devem ser evitadas porque apresentam um conteúdo cético em relação à autoridade da Bíblia:

teoria do ditado verbal: entende a inspiração como se o texto bíblico tivesse sido verbalmente ditado por Deus aos escritores da Bíblia.
teoria da inspiração natural: argumenta que a Bíblia foi apenas escrita por homens dotados de gênio e força intelectual especiais, negando-se a ação sobrenatural de Deus.
teoria da inspiração das ideias: defende que Deus teria inspirado as ideias da Bíblia, mas não as suas palavras; estas teriam ficado a cargo dos escritores.



2.2. Teoria coerente
O modo correto de entender a inspiração da Bíblia é expresso pela teoria verbal e plenária, a qual esclarece que todas as palavras da Escritura bem como os livros e os processos de transmissão são inspirados por Deus.


3. O PODER DAS ESCRITURAS
Esdras descreve três fatos sobre a autoridade e o poder das Escrituras em favor do povo de Deus.


3.1. A Lei é ouvida
Esdras desempenha a atividade sacerdotal, com a responsabilidade de ler a Lei e ensiná-la criteriosamente aos israelitas (Ne 8.1-6).
Merece destaque o fato de o pedido para ouvir a Lei, vir do povo. Todos queriam entendê-la (Ne 8.1).



3.2. A reverência do povo
O poder da Palavra provocou nos que a ouviam a consciência do pecado com profundo arrependimento (Ne 8.9). Certamente a Bíblia continua a ser autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas a doutrina e a conduta dos homens, exercendo os mesmo efeito sobre o povo de Deus, hoje (Sl 19.7-9; Is 8.20).


3.3. Adoração consciente
Esdras louvou o Senhor, isto é, identificou-o como fonte de bênçãos para o povo (Ne 8.6a; Sl 103.1). O povo respondeu amém e levantou as mãos, indicando concordância com Esdras na oração. Então, os judeus inclinaram a cabeça e adoraram ao Senhor com o rosto em terra, um ato de submissão voluntária ao seu Criador.


CONCLUSÃO
Precisamos sempre estar dispostos à transformação e ao aperfeiçoamento proporcionados pelo conhecimento bíblico, a fim de que sejamos, cada dia, mais parecidos com Jesus. Portanto, não nos esqueçamos da leitura e meditação nas Escrituras, pois somente a Palavra de Deus pode mudar, para melhor, o rumo de nossa existência.


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Marque (C) para certo e (E) para errado, justificando sua resposta:
( ) A autoridade da Bíblia advém de Sua natureza divinamente inspirada.





Pré - aula:




Central Gospel
ANO 2019 



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017


 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel





 Lições Bíblicas Infantil: 2º Trimestre 2019, brincadeiras, ilustrações, histórias...



 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019



Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019



Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com



Elias, o destemido profeta de Deus: Parte 2


Infantil - Vários temas Bíblico - De todas as idades

Manual/Discipulador



► Os Falsos Profetas e os Seus Frutos
► Dinâmica: Verdadeiro ou Falso? Lição 11
► Slides: Lição 11: Os Falsos Profetas e os Seus Frutos
► Pré - aula: Lição 11: Os Falsos Profetas e os Seus Frutos


O discernimento de espíritos

Seguir Jesus
Salvação: Graça de Deus e responsabilidade humana



  Texto Pedagógico: Discipulado e a EBD

Um pouco da trajetória de Nicodemos como discípulo de Jesus

Você Pode Ter a Certeza da Vida Eterna]




Calendário Bíblico - parte 1
Calendário Bíblico - parte 2


PASCOA uma festa genuinamente Bíblica!
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes




Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

  através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

 BÍBLIA ONLINE
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário