9 de maio de 2019

Lição 06: A igreja atual e alguns desafios: Pré - aula, Slides - Adultos: Betel Dominical



Texto Áureo
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12.2.




Verdade Aplicada
Não deve haver na Igreja nenhum tipo de discrepância entre fé e prática, pois o verdadeiro discípulo de Jesus vive aquilo que prega.


Objetivos da Lição
1 - Explicar o que é pós-modernidade;
2 - Citar os desafios da Igreja Primitiva;
3 - Apresentar os novos desafios da Igreja Atual;


Textos de referencia
1 Timóteo 4.1 
1 - Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.
2 Timóteo 3.1 
1 - Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2 Timóteo 4.3-5 
3 - Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
5 - Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições.faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 07



Harpa Cristã: 139



Harpa Cristã: 205


Motivo de Oração
Ore para que Deus guarde e livre a Sua Igreja de qualquer tipo de escândalo.


INTRODUÇÃO 
Novos e diferentes desafios se apresentam para a Igreja dos dias de hoje.
Somente com uma vida de oração, alicerçada na Palavra e avivada pelo Espírito Santo, poderemos vencer as astutas ciladas do diabo.

1. A era atual
O período da história que vivemos é chamado pelos estudiosos de pós-modernismo, que é uma continuação do modernismo, entretanto, com mudanças relevantes que trazem desafios para a Igreja de Cristo.

1.1. O pós-modernismo
O pós-modernismo é o nome aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e na sociedade, encerrando assim o período fortemente influenciado pela supremacia cega da razão e inaugurando um tempo de desconstrução das certezas, valores e referenciais. Ele hoje se espalha no cotidiano através da tecnologia e pelos meios de comunicação. Atualmente, o mundo ocidental vive um momento de crise de modelos, paradigmas e valores. O momento histórico vivenciado é regido por uma nova cosmovisão, que se recusa a reconhecer absolutos. Estamos presenciando o crescimento do islamismo, das religiões de cunho naturalista, o relativismo, o hedonismo e o pragmatismo.

1.2. Principais mudanças do século XXI
O mundo em que vivemos é muito distinto do qual a Igreja nasceu. Hoje, temos acontecimentos que desafiam o cristianismo e até mesmo a própria pregação. Dentre as principais mudanças, podemos elencar: a intensificação do processo de globalização, o terrorismo, a queda de regimes totalitários, a informação instantânea, as epidemias, o avanço científico, as mudanças dos valores morais e da configuração familiar, a superexposição midiática da igreja, dentre outros.

1.3. O mundo
Desde a Igreja Primitiva, o mundo (do grego, kosmos) se opõe à Igreja e aos seus valores. Em especial, os escrito do apóstolo João nos dão uma ideia clara sobre o que é o mundo. Por metonímia, o mundo pode designar não apenas o mundo como um todo ou a terra, mas também, aqueles que habitam o mundo: o gênero humano (Jo 7.4; 14.22; 18.20), ou seja a humanidade em geral, objeto do amor e dos atos redentores de Deus (Jo 3.16). Contudo, o "mundo" também é caracterizado por uma sociedade corrompida, que se opõe a Deus e inimiga dEle e de Seus valores (Tg 4.4).

2. Os desafios da Igreja
Salomão afirma em Eclesiastes 1.9 "que nada há de novo debaixo do sol". Alguns desafios atuais já foram confrontados pela Igreja Primitiva, só que agora possuem uma roupagem moderna e sedutora, que não passa de engodo.

2.1. O Antinomismo e o relativismo
Em Gálatas 5.7-13, o apóstolo Paulo faz uma advertência sobre os falsos mestres, do mau uso da liberdade e contra as atitude libertinas ou licenciosas, o chamado antinomismo, que é aquela atitude negligente, segundo a qual estar isento da lei equivale uma licença para praticar a iniquidade. Longe disso, o apóstolo escreve que o cristão não deve moldar sua conduta de acordo com a carne (o impulso para pecar), mas em harmonia com o Espírito Santo. Atualmente, o relativismo afirma que, por causa da verdade ser relativa, não existe uma única lei moral que governe o mundo, contudo, sabemos que Jesus é a única verdade (Jo 14.6).

2.2. A imoralidade e o hedonismo
No texto de 1 Coríntios 5.1, o apóstolo Paulo repreende os coríntios em razão de sua soberba e arrogância por tolerarem tão flagrante pecado em seu próprio meio, e acautela seus leitores de que a liberdade cristã não implica em libertinagem moral, e ressalta o fato de que o corpo é sagrado, por ser templo do Espírito Santo (1 Co 6.18-20). O hedonismo afirma que o bem maior da vida é a busca pelo prazer e não reconhece o pecado como tal. Viver uma vida pautada pelos prazeres, riquezas e satisfações é, na verdade, viver sob a égide da carne e não do Espírito Santo.

2.3. O mercantilismo da fé e o consumismo desenfreado
Uma das características do fenômeno social atual é o consumismo desenfreado, que é basicamente o desejo de comprar em demasia. As propagandas e a mídia nunca influenciaram tanto a sociedade como nos dias de hoje, entretanto, muitos absorveram essa demanda de se ter a utilizam no âmbito da fé, como meio de se comprar o favor de Deus. Em Atos 8.18, vemos que Simão oferece dinheiro para comprar o dom do Espírito Santo e o apóstolo Pedro diz: "O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.". Deus não é o nosso empregado e nem um comerciante, com o qual podemos comprar bênçãos.Nosso relacionamento com Ele é a partir de Sua graça e amor. 

3. A relevância da coerência na vida da Igreja
O descrédito de muitos em relação à Bíblia deve-se, em grande parte, pela falta de vivência, por parte da Igreja, dos princípios práticos e sociais das Escrituras Sagradas.

3.1. O desafio da ortodoxia
A ortodoxia defende que "a doutrina que se alinha (do grego, orthos) com a Escritura é destinada a ser uma bênção para a vida diária e, ao mesmo tempo, para louvar a Deus (do grego, doxa) na vida em si" A ortodoxia afirma que a Bíblia é a Palavra de Deus, pois ela é a base e a fonte de toda teologia e mensagem cristã. Toda afirmação que não tem seu fundamento nas Escrituras não pode ser entendida como uma verdade doutrinária. O apóstolo Pedro afirmou: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (2 Pe 1.20-21).

3.2. O desafio da ortopraxia
Ortopraxia significa, literalmente, "prática certa e corretiva". A verdadeira ação prática cristã - a ortopraxia - é gratuita, livre de artifício, livre de um espírito calculista, livre de contrato (faço isso para Deus e Ele faz isso para mim). A vida de ortopraxia é essencialmente espontânea. Com Jesus no coração, amamos o próximo, e o necessitado, não para ganhar a aprovação de Deus ou receber benefícios. É preciso libertar-se do egoísmo piedoso, ou seja, aquele que leva a pessoa a fazer o bem simplesmente porque sabe que receberá algo ainda maior em troca. Pois Paulo afirma em 1Coríntios 13.5: "o amor (...) não busca seus interesses".
3.3. O desafio da ortopatia
Do grego ortho (correto) e pathos (sentimentos, paixões). É buscar e desejar que o Espírito Santo opere em nós e nos conduza a agirmos com graça, empatia e amor. Buscarmos "o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Fp 2.5). Pois se seguirmos tão somente a ortodoxia há o risco de entrarmos pelo caminho do legalismo. Mente e coração precisam ser impactados e transformados pela ação da Palavra de Deus e do Espírito Santo. Como conhecimento prático da unificação do coração e da mente por Deus, a teologia tem o caráter de sabedoria. Para a ortopatia ser verdadeira, é preciso que a paixão de Deus seja nossa paixão (Jo 3.16). Deve haver perfeita simetria entre teologia, vida e paixão.
Conclusão
O mundo se opõe aos valores apresentados por Deus na Sua Palavra, portanto, a Igreja deve estar saudável doutrinariamente e viver um evangelho autêntico, a partir do exemplo de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que viveu o amor em sua plenitude.


Questionário 
1. O que Salomão afirma em Eclesiastes 1.9 ?
R: Não há nada de novo debaixo do sol.



2. Quem é a única verdade ?
R: Jesus (Jo 14.6)



3.O que Simão ofereceu para comprar o dom do Espírito Santo?
R: Dinheiro (At 8.18).



4. O que Paulo afirma em 1 Coríntios 13.5 ?
R: O Amor (...) não busca os seus interesses.


5. O que é preciso para que a ortopatia seja verdadeira ?
R: Que a paixão de Deus seja nossa paixão. João 3.16.









Pré - aula:






Slides:
A Igreja atual e alguns desafios

























Fontes:
Slides: www.revistaebd.com
Videos aulas: youtube com vários professores.
Betel.
Lições bíblicas Betel
Ano 2019
 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel






► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".


Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário