4 de maio de 2019

Lição 5: Conhecendo o livro de Salmos: Jovens: Conectar+ 2º Trimestre de 2019 - Betel


 
TEXTO DE REFERÊNCIA
 Salmos – Capítulo 19. 7 - 11
7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.
9 O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.
10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.

Versículo do dia
"O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.", Sl 18.30



VERSÍCULO DO DIA
Salmos – Capítulo 18. 30
30 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.

Através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Conhecer o livro de Salmos;
Compreender a sua importância;
Aplicar conceitos trazidos pelos salmos ao cotidiano cristão.


Para impactar
O livro de Salmos é mais do que um compêndio de poesias, nele contém ensinamentos, instruções, louvores e orações, que trazem como essência o próprio Deus.


Introdução
O livro de Salmos assim como os outros sessenta e cinco livros da Bíblia, trata essencialmente de Deus como o Todo-Poderoso, e apontam o trabalho salvífico do Messias pela humanidade, mas também trata de assuntos extremamente relevantes para a nossa vida cotidiana.

O Livro dos Salmos é uma coleção de orações, poemas e hinos que transformam os pensamentos sobre Deus, por parte do adorador, em louvor e adoração.

Partes deste livro foram usadas como um hinário nos cultos de adoração do antigo Israel. A herança musical dos salmos é demonstrada pelo seu título. Ele vem de uma palavra grega que significa “uma música cantada com acompanhamento de um instrumento musical”.


Ponto chave
“Muitos colocam sua esperança no Presidente da República, no Congresso Nacional, nas ONGs, nas religiões, porém só não nos decepcionaremos se colocarmos nossa esperança em Deus".


1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE OS SALMOS
A palavra Salmos se origina do grego "PSALMUS" que deriva do latim PSALMÓS, cujo significado é: canção acompanhada pela harpa, no hebraico Salmos é usado como mizmor (musical) tehilim (louvores).


O termo “Salmos” vem da LXX (septuaginta), que deu o título de Psalmoi à

coleção. Um dos maiores manuscritos bíblicos, o Códice Alexandrino, fornece a designação “Saltério” pelo uso da palavra grega Psalterion. Contudo, a Bíblia Hebraica usa a designação Tehillîm, que significa “Louvores”. Na literatura rabínica esta mesma ideia foi transmitida no termo Seper Tehillîm, significando “Livro dos Louvores”. Em ambos os termos, hebraico e grego, encontramos a raiz significando cântico com acompanhamento instrumental. Através da passagem do tempo a palavra assumiu o significado de “o canto com acompanhamento musical”, um aspecto do culto israelita popularizado pelo cântico dos coros levíticos.

Muitos dos salmos dão evidências de terem sido usados pelos coros e devotos como hinos, enquanto outros não se adaptavam a tal uso. Entretanto, a coleção como um todo atesta do mais profundo e mais apaixonado anseio de Israel em conjunto na adoração de Deus.



1.1 Mensagens dos Salmos
O livro de Salmos trata do relacionamento entre o Deus de Israel e o seu povo, além de trazer nos belos versos a misericórdia do Senhor, o juízo, a obediência, a recompensa, a Glória de Deus e o preço da impiedade.
Os Salmos se tornaram um manual para o cristão, já que, ao mesmo tempo em que foi escrito por homens, sendo a maioria escrito por Davi (73 Salmos), foi totalmente inspirado pelo próprio Deus.
"Em Deus louvarei a sua palavra; no Senhor louvarei a sua palavra.", Sl 56.10


Entre todos os livros da antiguidade, nenhum tem agradado tanto ao coração humano como Os Salmos. Em nenhum outro livro da Bíblia podemos encontrar tal variedade de experiências religiosas.

Aqui o coração de Israel foi desnudo em múltiplas expressões de fé, pois Israel conheceu experimentalmente a verdade da revelação de Deus. Nos diversos Salmos, o conhecimento que Israel tinha dos dias passados uniu-se à adoração e assim recebeu permanência. A experiência dos indivíduos está aqui ligada à vida corporativa de Israel. Portanto, no Livro dos Salmos existe uma qualidade universal que só pode advir da expressão combinada das experiências espirituais dos homens nos muitos períodos da história e em uma variedade de circunstâncias da vida. Cada homem foi motivado pelo seu desejo de reação para com o Deus vivo. Todos foram unidos pelo seu desejo inerente de reagir através de suas mais profundas emoções. Cada tipo de experiência religiosa reflete-se no cadinho da vida dada e projeta-se sobre a vida do crente de hoje. Assim, encontramos nos Salmos uma ausência da limitação do tempo que toma este livro igualmente aplicável a cada período da história.



1.2. Divisão e conteúdo
Salmos messiânicos - revelam, em suas passagens, a Jesus como profeta, rei e sacerdote:
Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.  Sl 16.10Salmos proféticos - tratam de acontecimentos futuros:
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. Sl 46.10 Salmos confessionais - tratam de arrependimento:
Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados. Sl 6.2


As breves descrições que introduzem os salmos listam Davi como autor em 73 casos. A personalidade e identidade de Davi estão claramente estampadas em muitos desses salmos. Embora seja claro que Davi escreveu muitos dos salmos individuais, ele definitivamente não é o autor de toda a coleção.

Dois dos salmos (72 e 127) são atribuídos a Salomão, o filho e sucessor de Davi. Salmo 90 é uma oração atribuída a Moisés. Outro grupo de 12 salmos (50 e 73-83) é atribuído à família de Asafe. Os filhos de Coré escreveram 11 salmos (42, 44-49, 84-85,87-88). Salmo 88 é atribuído a Hemã, enquanto que Salmo 89 é atribuído a Etã, o ezraíta. Com a exceção de Salomão e Moisés, todos esses autores adicionais foram sacerdotes ou levitas responsáveis pelo fornecimento de música para a adoração no santuário durante o reinado de Davi. Cinquenta dos salmos não mencionam qualquer pessoa específica como seu autor.

Um exame cuidadoso da questão da autoria, bem como dos assuntos abrangidos pelos salmos em si, revela que cobrem um período de muitos séculos. O salmo mais antigo da coleção é provavelmente a oração de Moisés (90), uma reflexão sobre a fragilidade do homem em comparação com a eternidade de Deus. O mais recente é provavelmente o salmo 137, uma canção de lamento claramente escrita durante os dias em que os hebreus estavam sendo mantidos em cativeiro pelos babilônios, cerca de 586-538 AC.

É claro que os 150 salmos individuais foram escritos por diferentes pessoas durante um período de mil anos na história de Israel. Eles provavelmente foram compilados e agrupados em sua forma atual por algum editor desconhecido logo após o término do cativeiro em cerca de 537 AC.


Para refletir e  adorar
"Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo muito tempo".


2. UM MANUAL DE INSTRUÇÕES
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Tm 3.16-17


2.1. A grandeza de Deus
Dentre tantas situações e instruções que os Salmos apresentam, poderíamos dizer que esta informação é fundamental e imprescindível para toda a humanidade, saber quem é Deus.
Os salmistas foram felizes na forma como definiram Deus:
A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. Sl 29.4
Porque o Senhor Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra. Sl 47.2
Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. Sl 147.5

O livro de Salmos é um manual de instruções maravilhoso e de sabedoria sobrenatural...



2.2. Confiança em Deus
O livro de Salmos também é conhecido pela forma com que os escritores confiavam como aquele que não há impossíveis em suas mãos. No único e inerrante manual de instruções do cristão, chamado Bíblia, ela nos instrui a viver uma vida de confiança, ou seja, de fé no Deus Todo-Poderoso.
Vejamos o que este livro tão maravilhoso tem a dizer sobre a confiança em Deus:

Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.", Sl 5.11"Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra. Sl 17.7



3. ESPERANÇA PARA SEUS SERVOS
A Palavra nos manterá retos na opinião, confortáveis no espírito, santos na conversão e esperançosos na expectativa. Charles Spurgeon


3.1. Há esperança
Vivemos dias difíceis, e temos esperança que as coisas vão melhorar, o grande problema é que canalizamos nossa esperança em lugares, pessoas e situações.

Muitos colocam sua esperança no Presidente da República, no Congresso Nacional, nas ONGs, nas religiões, porém só não nos decepcionaremos se colocarmos nossa esperança em Deus.
Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. Sl 39.7

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus. Sl 146.5



3.2. O melhor está por vir
Devemos colocar nossa esperança nas promessas do Senhor, pois o que Ele tem preparado para os seus é infinitamente melhor do que qualquer coisa que possamos imaginar. Davi escreveu sobre esta esperança de poder estar com o Senhor e servir a Ele eternamente.
Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. Sl 101.6



Conclusão.
O livro de Salmos é um manual de instruções maravilhoso e de sabedoria sobrenatural, pois os homens que escreveram este livro foram totalmente inspirados por Deus, para trazer conhecimento e aproximação do ser humano para com seu Criador.


Aprendeu
1. De onde se origina a palavra Salmos?



2. Como podemos classificar os Salmos?



3. Em quem devemos colocar nossa esperança?







Lições bíblicas Betel
Ano 2019










Lições bíblicas Betel
Ano 2018

 Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo




Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Revista Conectar+ 3º Trimestre de 2017 - Betel: Tema - Servos da lei e amados da graça - Jovens... mais »



 Revista EBD Conectar+ 2º Trimestre de 2017 - Betel: “O jovem e os seus relacionamentos”



 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



Lições bíblicas Betel
Ano 2016

 Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel. Adoração & Louvor: "A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus"



 Jovens e Adulto - Mateus uma visão panorâmica do Evangelho do Rei - 3º Trimestre de 2016 - Betel



 Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família







► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018



► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017



► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG



 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 


 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário