7 de maio de 2019

Lição 06: Sexo, uma dádiva divina: Subsidio, Dinâmica, Pré - aula: Jovens

 
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Sexo, uma dádiva divina.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. 
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Ele e Ela”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!




Lição:

TEXTO DO DIA
Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Gn 2.24)


SÍNTESE
Deus criou o sexo para proporcionar satisfação e senso de realização, em um casamento sem mácula.



AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA – Gn 2.18: Deus viu que não era bom que Adão estivesse só
TERÇA – Gn 1.27: Deus criou o homem e a mulher
QUARTA – Gn 1.28; 5.3: Deus criou e ordenou que o homem se multiplicasse
QUINTA – Gn 2.22-24: Deus, como um pai, conduziu Eva até Adão
SEXTA - Ef 5.22;6.1-4: Modelo ideal para o relacionamento em família
SÁBADO – Hb 13.4: Deus nos criou para termos uma vida sexual de realização no casamento


 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE




OBJETIVOS
• MOSTRAR que Deus criou o homem e a mulher distintos e com objetivos específicos;
• SABER que o sexo é uma dádiva divina para ser desfrutada no casamento.



INTERAÇÃO
Professor (a), esta lição dará início a uma série de quatro lições que abordará a respeito do tema “sexo no casamento”. Tratar deste assunto na igreja sempre foi temeroso devido aos diversos “tabus” e “mitos” que foram criados ao longo da história sobre este tema. Falar a respeito de sexualidade para jovens é um desafio a mais, porém é sempre bom ressaltar que o sexo não é algo impuro, mas é somente para os casados. Os solteiros devem aguardar e se manterem puros até o casamento. A juventude é a fase ideal para se falar a respeito do assunto. Muitos problemas poderiam ser evitados entre os jovens se o assunto fosse melhor trabalhado em nossas classes na Escola Dominical. Por isso, professor (a) se dedique na preparação das aulas.




ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Como o assunto pode ser considerando um tanto polêmico, a sua atitude em relação aos alunos e alunas será o primeiro diferencial no resultado do ensino.

Perceba que na lição é destacado o modelo ideal para o sexo, no casamento. É evidente que alguns princípios bíblicos têm sido quebrados constantemente entre os jovens ainda na fase do namoro. Essa aula e as próximas três devem ser preparadas com muita atenção a fim de fortalecer os jovens para que não abram mão dos princípios estabelecidos nas Escrituras Sagradas.



TEXTO BÍBLICO
Gênesis 2.21-25
21 Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.



INTRODUÇÃO
As próximas quatro lições foram reservadas para refletirmos a respeito do sexo. Na lição deste domingo, iremos estudar a respeito da narrativa da criação do mundo e da humanidade na perspectiva conjugal. Veremos como Deus planejou o relacionamento sexual entre o homem e a mulher no casamento e qual o seu propósito. No segundo tópico vamos abordar o modelo bíblico para o casamento e como esse modelo favorece uma vida conjugal feliz e sem pecado.
I - O SEXO E A CRIAÇÃO DO SER HUMANO
1. O homem e a mulher como obra prima de sua criação (Gn 1.1 — 2.22).
A narrativa bíblica da criação traz uma sequência lógica na ordem das coisas criadas. Na intenção de criar um local apropriado para suas criaturas, Deus criou os céus e a terra. Por último, vemos a criação do ser humano, e neste momento o padrão da narrativa muda. Surge um tom mais solene e detalhado, afinal passa a ser apresentada a obra-prima de Deus, o homem e a mulher criados à sua imagem, macho e fêmea (Gn 1.27). Diferente dos demais relatos da criação do oriente, em que acreditavam na criação do ser humano para suportar o jugo dos deuses e para servi-los, em Gênesis ele é criado para reinar sobre a criação. Portanto, o relacionamento entre o ser humano e o restante da criação, de espécie diferente, é de domínio e submissão. Domínio sobre a terra (Gn 1.28), os vegetais (Gn 1.29) e os animais (Gn 1.30).


2. Deus criou o homem e a mulher distintos e com objetivos específicos.
Em Gênesis 1.28 temos: “E Deus os abençoou e Deus lhes disse”. Aqui Deus se comunica direto com o ser humano, demonstrando a relação especial, inclusive no processo de fecundação. Para Israel, a fecundidade era precedida de uma palavra de bênção divina.

Deus criou macho e fêmea, homem e mulher, para procriação, mas dentro do casamento. Em Gênesis 2.24, o texto do segundo relato da criação humana, que apresenta primeiro a criação do homem e depois da mulher, é utilizada a expressão hebraica kenegdô, que dá sentido de algo distinto e que se ajusta perfeitamente. Portanto, os dois sexos têm a mesma dignidade de imagem de Deus, para se complementarem e gerar filhos também à sua imagem e semelhança (Gn 5.3). Portanto homem e mulher foram criados para se relacionarem emocional, efetiva e sexualmente entre si no casamento.



3. O sexo foi criado para a procriação e a felicidade no casamento (Gn 2.2124).
No relato da criação, o homem foi criado primeiro. No entanto, teve uma vida solitária, pois lhe faltava uma companheira, do sexo oposto, como tinham os animais. O seu sentimento de solidão “comove” o coração de Deus que afirma não ser bom que ele vivesse só. Deus então decide criar para ele uma companheira (Gn 2.18). Após a criação da mulher, o homem a contempla e diz: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Gn 2.23). Agora, ele tem uma companheira consanguínea, que o complementa e com a qual pode se relacionar afetivamente.



II - SEXO, UMA DÁDIVA DIVINA PARA SER DESFRUTADA NO CASAMENTO
1. O sexo no casamento (Gn 2.24).
Uma verdade já bem conhecida dos crentes é comprovada neste versículo: O casamento foi a primeira instituição criada por Deus. O texto bíblico de Gênesis 2.24 demonstra que o casamento não é uma união acidental, mas planejada, incluindo a participação das famílias envolvidas. Os pais são os responsáveis pela educação e formação dos filhos e devem também orientá-los na constituição de novas famílias. A Bíblia destaca a importância da família e o respeito entre os seus membros. Em relação ao casamento não podemos ignorar as questões culturais, identificando o que era costume nos tempos bíblicos. Contudo temos que preservar os princípios morais e éticos que foram dados por Deus em relação ao casamento, pois esses são imutáveis.

No modelo do primeiro casamento, podemos ver a figura de Deus como a de um pai, conduzindo a noiva, Eva, até àquele que seria o seu esposo, Adão. Ele os abençoou e deu a autorização para serem fecundos. Esse é o modelo bíblico para a formação das famílias e a consumação do ato sexual.

A Carta aos Efésios fornece alguns preceitos que norteiam o relacionamento familiar, entre o casal, pais e filhos. A recomendação do apóstolo Paulo é de que haja uma plena união entre os casados, uma parceria de amor e de respeito. No que tange aos filhos, ele exorta-os à obediência. Aos pais, recomenda-lhes a cuidar bem de seus filhos (Ef 5.22 — 6.4). O modelo apresentado em Efésios é o modelo ideal, pois segue os preceitos divinos.



2. As Escrituras Sagradas prescrevem o casamento hetero, monogâmico e indissolúvel (Gn 2.24).
O casamento entre um homem e uma mulher (monogamia), macho e fêmea (hetero) com plena competência para procriar e gerar novos seres humanos, é o modelo de casamento implícito em Gênesis 2.24. Se fosse criado outro homem para ser a companhia de Adão, a humanidade não existiria. É algo abominável aos olhos de Deus. Portanto, esse é o padrão ideal a ser buscado por aqueles que acreditam na Bíblia como a Palavra de Deus, regra de fé e conduta, e que desejam estar dentro da vontade e bênção do Criador.

O texto diz que o homem deve deixar pai e mãe, mas é evidente que o mesmo se aplica também à mulher. O termo “deixar” pressupõe que ambos estejam em condições de assumir tal compromisso, nos aspectos físico, financeiro e psicológico. O novo casal deve se separar fisicamente de seus pais e assim terão liberdade para conduzir

suas vidas, agora independentes. Os pais somente devem ajudar e opinar no relacionamento conjugal dos filhos se forem convidados pelo casal.

A expressão do verbo “apegar-se-á à sua mulher” pressupõe aliança (Dt 11.22-25); afeição, amizade (Rt 1.14; Pv 18.24) e amor que une homem e mulher. A mulher deve ser sujeita ao marido e o marido deve amá-la como a si mesmo.



3. O sexo sem culpa (Gn 2.25).
O primeiro casal estava nu e não tinha vergonha de sua nudez. Não havia motivo para se envergonharem ou sentirem culpa. Eles somente vão sentir vergonha no estágio da culpa que veio pela desobediência, ou seja, a perda da inocência. É importante ressaltar que a culpa não veio com o ato sexual, mas pela desobediência à Palavra de Deus (Gn 3.3, 6,7). Da mesma forma, se o relacionamento enquanto namorado, noivo ou já casado estiver dentro do projeto ideal de Deus, respeitando os limites estabelecidos por Ele, não haverá sentimento de culpa, mas de prazer e realização.

Diferente do que se defende em algumas culturas e até mesmo religiões, tanto o homem como a mulher foram criados para a procriação e felicidade conjugal. Assim, não deve ser praticado para a satisfação apenas de um dos cônjuges, mas de ambos. Casar sem esse entendimento pode causar sérios problemas no relacionamento entre o casal. Por isso, é fundamental que a compreensão ocorra durante o namoro, para que ao chegar ao casamento desfrutem de uma vida sexual sem culpa e dentro dos princípios estabelecidos pelo Senhor, como convém aos santos.




CONCLUSÃO
Nesta lição, nós aprendemos que de acordo com a narrativa bíblica da criação Deus formou o homem e a mulher com um propósito definido. O Senhor também tem um objetivo para o sexo no casamento: a procriação e a felicidade do casal.

O modelo bíblico de casamento é hétero, monogâmico e indissolúvel. Os desvios nos relacionamentos, no casamento e na vida sexual antes do casamento devem ser tratados segundo os preceitos bíblicos. Deus deseja que você tenha, no tempo certo, um casamento e uma vida sexual saudável e feliz. Busque a Deus, ore e leia a sua Palavra para que você agrade sempre ao Senhor.





HORA DA REVISÃO
1. Segundo a lição, o domínio do homem é sobre quem?
É sobre “os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (Gn 1.26).




2. Qual o sentido da expressão hebraica Kenegdô?
A expressão hebraica kenegdô, dá sentido de algo distinto e que se ajusta perfeitamente.


3. De acordo com a lição, qual o propósito do sexo?
O sexo foi criado para a procriação e a felicidade no casamento (Gn 2.21-24).



4.O que a expressão “apegar-se-à à sua mulher” pressupõe?
Esta expressão pressupõe aliança (Dt 11.22-25).



5. A culpa no relacionamento de Adão e Eva foi resultado de quê?
Foi resultado do pecado, da desobediência a Deus.

Pré - aula: 




SUBSÍDIO 1
“Purifiquemo-nos de toda a impureza, tanto da carne quanto do espírito [...]' (2 Co 7.1). Quando Paulo fala de ‘impurezas, tanto da carne quanto do espírito', referia-se ao fato de que, tanto nosso corpo quanto nosso espírito fazem parte do santuário do Espírito Santo; por isso, ambos devem ser mantidos santificados para servir e agradar a Deus e para a felicidade própria. Mas o que seriam ‘impurezas da carne'? No grego, a palavra ‘impureza' aparece como molysmos, que significa literalmente ‘contaminação'. Essa mesma palavra grega na forma verbal molyno e quer dizer ‘macular', ‘fazer impuro' ou ‘sujar'. Essa palavra é empregada em Apocalipse 14.4 e expressa ‘impureza sexual'. Esses pecados afetam o homem interior, por isso, são condenados de forma definitiva. E as impurezas do espírito? O texto diz: ‘tanto da carne quanto do espírito' (2 Co 7.1). Ora, subentende-se que se trata do espírito humano, que pode pecar contra Deus.

A cultura moderna da sociedade ensina que a masturbação é uma prática normal, especialmente dos adolescentes. Entretanto, essa prática não se restringe apenas aos adolescentes quando desponta a libido em suas vidas, mas é uma prática também de adultos. Os especialistas denominam-na como uma das anormalidades sexuais. É o prazer sem a presença do sexo oposto. A masturbação é, indiscutivelmente, uma das ‘impurezas da carne' citadas por Paulo na carta aos Coríntios (2 Co 7.1)” (CABRAL, Elienai. Mordomia Cristã. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 63).




SUBSÍDIO 2

“Escolhi não namorar durante todo o tempo da escola. Fiz as minhas observações e também perguntei para diversas pessoas (professores, pastores de jovens, pais, conselheiros) a respeito dessa questão vital. E todos concordaram que poucos casais que namoram na escola, talvez nenhum, chegam realmente a se casar. E todos concordaram que poucos casais que se encontram na escola, caso haja algum, realmente termina por se casar. Então qual é a finalidade do namoro? Você provavelmente observou que a maioria das tentações de um jovem rapaz são (e continuarão a ser) tentações sexuais. E um encontro sem um objetivo divino não faz sentido. Tudo o que ele faz é envolve-lo em um turbilhão emocional que pode acabar conduzindo a problemas de natureza sexual.

Escolha ocupar-se de atividades em grupo, preferivelmente atividades na igreja. Aproveite esse tempo para observar como se comportam as jovens cristãs. O que elas observam? O que está no coração delas? (Lembre-se que da mesma forma que você procura encontrar amigos rapazes espirituais, é vital escolher também garotas espirituais para serem suas amigas) (GEORGE, Jim. Um Jovem Segundo o Coração de Deus. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 128).




Dinâmica: Ele e Ela
Objetivo: Estudar sobre o modelo bíblico para o casamento.
Material: 
01 tesoura
Nomes de casais da Bíblia digitados( os nomes devem estar lado a lado, por exemplo ADÃO EVA)
Vejam esta lista de 20 casais:
Adão e Eva


Abraão e Sara
Isaque e Rebeca
Sansão e Dalila
Elcana e Ana
Jacó e Raquel
Boaz e Rute
Zacarias e Isabel
José e Maria
Ananias e Safira
Áquila e Priscila
Acabe e Jezabel
Amã e Zeres
Assuero e Ester
Nabal e Abigail
Elimeleque e Noemi
Moisés e Zípora
José(governador) e Azenate
Esaú e Judite
Davi e Mical

Procedimento:
- Observem o número de alunos, pois é importante que a quantidade seja par. Se um aluno sobrar, um professor pode formar dupla com ele.
- Observação estas orientações:
Se vocês tiverem 20 alunos, vocês formarão 10 casais. Daí, a importância de só cortar os nomes dos membros que formam o casal, quando tiver certeza da quantidade.
Cuidado para não distribuir nome de um membro de um casal e haver o seu par, por exemplo: alguém recebeu o nome DAVI e ninguém recebeu MICAL.
Vocês podem indagar: E se minha classe for só de mulheres, ou só de homens, ou mesmo mista e não conseguir formar casal mulher com homem?
A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.
- Atentando, para as informações já expostas, distribuam os nomes dos membros dos casais.
- Agora, solicitem para que formem os pares, por exemplo: Zacarias deve procurar Izabel e vice-versa etc.
- Quando os casais estiverem formados, organizem todos os pares em um círculo.
- Falem: A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.
- Peçam para que os casais se apresentem, falando: Eu sou Ananias, eu sou Safira...
- Falem: O que vocês observam desta formação dos casais?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos apontem que cada casal é formado por homem e mulher.
- Falem que este é o modelo de casamento bíblico e em seguida leiam:
“E criou Deus o homem à sua imagem; á imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn 1.27).
“Portanto, deixará o varão o seu e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24).







CPAD
ANO: 2019



 Jovens - 2° Trimestre de 2019 - Tema: Cobiça e Orgulho - Combatendo o Desejo da Carne, o Desejo dos Olhos e a Soberba da Vida



Resultado de imagem para Lição 1 - O livro de números - caminhando com Deus no deserto  Revista Jovens - 1° Trimestre de 2019 - Tema: Rumo à terra prometida - A Peregrinação do Povo de Deus no Deserto no Livro de Números



CPAD
ANO: 2018


 Revista Jovens - 4° Trimestre de 2018 - Tema: O vento sopra onde quer – O Ensino Bíblico do Espírito Santo e sua operação na vida da Igreja


 Revista Jovens - 3° Trimestre de 2018 - Tema: Milagres de Jesus - A Fé Realizando o Impossível - Cpad


 Revista Jovens - 2° Trimestre de 2018 - Tema: A Igreja do Arrebatamento – O Padrão dos Tessalonicenses para estes Últimos Dias - Cpad


 Revista Jovens - 1° Trimestre de 2018 - Tema: Seu Reino Não Terá Fim: Vida e Obra de Jesus Segundo o Evangelho de Mateus - Cpad



CPAD
ANO: 2017 


  Escola Bíblica Dominical


Elias, o destemido profeta de Deus: Parte 2


Infantil - Vários temas Bíblico - De todas as idades

Manual/Discipulador




► Os Falsos Profetas e os Seus Frutos
► Dinâmica: Verdadeiro ou Falso? Lição 11
► Slides: Lição 11: Os Falsos Profetas e os Seus Frutos
► Pré - aula: Lição 11: Os Falsos Profetas e os Seus Frutos


O discernimento de espíritos

Seguir Jesus
Salvação: Graça de Deus e responsabilidade humana



  Texto Pedagógico: Discipulado e a EBD

Um pouco da trajetória de Nicodemos como discípulo de Jesus

Você Pode Ter a Certeza da Vida Eterna]




Calendário Bíblico - parte 1
Calendário Bíblico - parte 2


PASCOA uma festa genuinamente Bíblica!
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes


Fontes:
Da dinâmica atitudedeaprendizblogspot.com
Comentarista da lição Pasto Natalino das Neves
Cpad


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
  através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário