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Jesus havia iniciado seu ministério. Maravilhas e curas eram realizadas em muitas cidades. Demônios eram expulsos e as pessoas libertas. Jesus pregava para pessoas de todas as classes e confrontava valores profundamente arraigados na cultura. Muitos são os episódios em que Cristo repreende o comportamento hipócrita dos fariseus, saduceus e confronta a religiosidade do povo e daqueles que estavam mais próximos Dele: Seus discípulos.Contexto político da época de Jesus
No tempo de Cristo, o governo político de Israel estava nas mãos dos romanos. Este grande império controlava regiões praticamente em todo o mundo conhecido da época. O poder político, bélico, econômico e cultural dos romanos, exercia influência sobre todas as suas colônias. Elas deviam sempre se curvar diante de César. Este era o contexto político da época de Jesus.
Certa vez, dois discípulos, Tiago e João, talvez deslumbrados pelas obras que Cristo estava fazendo e pela promessa da vinda do Reino de Cristo, pediram a Jesus para que se assentassem ao lado Dele no trono de glória. Este pedido rapidamente provocou indignação em todos os outros discípulos que abominariam a ideia de serem preteridos por Tiago e João. Afinal de contas, quem não gostaria de se assentar ao lado do trono em que Deus governará as nações?
Ao perceber a reação que esta pergunta gerou nos discípulos, Jesus responde não apenas àqueles que estavam fisicamente com Ele, mas ensina a toda humanidade a chave para o exercício do governo: A servidão.
Jesus, no versículo 42 do capítulo 10, chama a atenção para o modelo político em que estavam inseridos naquele tempo: “Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam…”
Governantes que dominam e não governam. Governantes que eram servidos e não servidores. Governantes que buscavam reconhecimento e glória para si mesmos. Jesus compara o modelo de governo que Tiago e João pensavam acerca do Reino de Deus, como extensão do modelo dominador do império Romano. Então, Jesus diz no versículo 43: “Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo”
A inversão da lógica de governos
Jesus simplesmente inverteu a lógica de como os governos eram exercidos. Aqueles que governam devem governar para o serviço e não para serem servidos. O exercício do governo não estava vinculado ao assentar-se ao lado do trono, mas ao levantar-se para servir outros.
Se cumprido em sua integralidade, qual seria o impacto deste princípio em nosso país?
A mensagem de Cristo que precisa ecoar em nossa realidade de governo e ser disseminada para o nosso país é esta: “A nação que quiser tornar-se grande, justa e forte, deverá ser, antes de tudo, governada por aqueles que compreendem a grandiosidade de servir aos que representa”.
Que juntos possamos transformar esta nação!
Carlos Said Pires – Grupo de Ação Política – GAP
dayanecristina
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