17 de maio de 2019

Lição 7: Um Salmo Messiânico: Jovens: Conectar+ 2º Trimestre de 2019 - Betel


TEXTO DE REFERÊNCIA
Salmos 22. 1 - 31
1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias?
2 Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.
3 Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel.
4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.
5 A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram e não foram confundidos.
6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
7 Todos os que me veem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:
8 Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
9 Mas tu és o que me tiraste do ventre; o que me preservaste estando ainda aos seios de minha mãe.
10 Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
11 Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude.
12 Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.
13 Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.
14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera e derreteu-se dentro de mim.
15 A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.
16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés.
17 Poderia contar todos os meus ossos; eles veem e me contemplam.
18 Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.
19 Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.
20 Livra a minha alma da espada e a minha predileta, da força do cão.
21 Salva-me da boca do leão; sim, ouve-me desde as pontas dos unicórnios.
22 Então, declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
23 Vós que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, descendência de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, descendência de Israel.
24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.
25 O meu louvor virá de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.
26 Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.
27 Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao SENHOR; e todas as gerações das nações adorarão perante a tua face.
28 Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações.
29 Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; como também os que não podem reter a sua vida.
30 Uma semente o servirá; falará do Senhor de geração em geração.
31 Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez. (ARC)



VERSÍCULO DO DIA

Salmos 22:1
1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias? (ARC)


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Comparar o sofrimento de Davi e de Cristo;
Entender que o Salmo 22 tem cunho profético;
Compreender que toda a Bíblia foi inspirada por Deus.

Através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.



Para impactar
Davi escreveu o Salmo 22 para expressar um momento de angústia, e como ele foi inspirado por Deus para escrever seus Salmos, nesta passagem fica claro o seu sofrimento profetizando o sofrimento de Cristo e, na sua vitória, a vitória de Cristo.


Introdução
O Salmo 22 traz em sua essência um momento de sofrimento extremo de Davi, que representa de forma profética o sofrimento extremo de Cristo. Este Salmo demonstra a dor de se sentir afastado de Deus.


Ponto Chave
O salmista Davi escreve sobre a sensação de desprezo e de zombaria contra sua vida, representando toda a humilhação que Cristo sofreu até a sua morte.


1. UM GRANDE SOFRIMENTO
Quando Davi escreve o Salmo 22, fica claro o momento de sofrimento em que passava, pois sentiu que estava afastado de Deus e que seu clamor não tinha efeito diante dEle.


1.1 O sofrimento de Davi
A Bíblia não revela em que circunstância Davi escreveu o Salmo 22, porém, uma coisa é certa, foi escrito em momento de dor e angústia, como quando foi perseguido por Saul e Absalão que queriam matá-lo.
Fraquejou e pecou diversas vezes, e fez escolhas que lhe trouxeram terríveis consequências, como as que sofreu ao adulterar com Bete-Seba. Esse episódio prova que nossas atitudes determinam o quanto nos aproximamos ou nos afastamos do Senhor.
"Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.", Sl 22.2


1.2. O sofrimento de Cristo
E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?", Mt 27.46No Salmo 22, o sentimento de solidão de Davi, possivelmente foi em decorrência de seus erros, o que de forma profética, trata exatamente do que Cristo falou na cruz do calvário.
Ma a pergunta que fica é: Quais foram os erros de Cristo que o fez sentir-se só, sem a presença de Deus?
A resposta é muito simples: Cristo não errou, para que Deus o desamparasse, mas ele assumiu os erros da humanidade, a fim de que não fôssemos condenados.
Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2.24


Para refletir e adorar
Não foram os pregos que prenderam Jesus na cruz, foi o amor. Max Lucado


2. O MESSIAS DESPREZADO
O salmista Davi escreve sobre a sensação de desprezo e de zombaria contra a sua vida, representando toda a humilhação que Cristo sofreu até a sua morte.


2.1. Zombando do Senhor

Todos os que me veem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:
Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
Salmos 22.7 - 8. Davi, neste momento, trata da zombaria das pessoas que o humilhavam dizendo-lhe a ele que buscasse a Deus, para que o livrasse deste sofrimento, exatamente como aconteceu com o Senhor Jesus:
Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus. Mateus 27.43


"Porque o Reino é do Senhor, e Ele domina entre as nações..."


2.2. Um momento de dor

"Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.", Sl 22.16.


Se havia alguma dúvida quanto ao Salmo 22 ser Messiânico, este versículo deixa muito claro na simbologia de Davi, a descrição perfeita de um momento de dor intensa do Senhor Jesus, no dia de sua morte.
"E era a hora terceira, e o crucificaram.", Mc 15.25
"Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.", Lc 24.39,40


3. DO SOFRIMENTO À ALEGRIA

"Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao Senhor; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face.
Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações.", Sl 22.27,28


3.1. Davi se sente confortado
Depois de todo sofrimento descrito por Davi, ele sente o refrigério de Deus e louva ao Senhor, declarando Seu Santo Nome.
"Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.", Sl 22.22
Se, no começo do Salmo, Davi se sente desamparado, agora ele se sente amparado pelo Senhor, percebendo que Deus ouvia suas petições.
"Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.", Sl 22.24


3.2. Cristo, a essência de tudo

O salmista não poderia encerar este Salmo de forma mais esplêndida, pois ele o termina falando sobre Cristo e sua ressurreição, já anunciava a palavra que diz que nada pode reter a sua vida, e que uma geração se levantaria para anunciar a justiça do Senhor Jesus.


Conclusão.
O Salmo 22 é considerado Messiânico pelo fato de ter uma apresentação de Cristo com riquezas de detalhes como o seu sofrimento e morte, confirmando tudo aquilo em que cremos, que toda a Bíblia aponta para o Senhor Jesus.


Aprendeu
1. Quais foram os erros de Cristo que o fizeram se sentir só, sem a presença de Deus?




2. A quem o sofrimento de Davi se assemelha?




3. Como o salmista encerra o Salmo 22?





Lições bíblicas Betel
Ano 2019












Lições bíblicas Betel
Ano 2018




Lições bíblicas Betel
Ano 2017














Lições bíblicas Betel
Ano 2016





























Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário