10 de maio de 2019

Lição 6: A Autoridade Suprema do Evangelho de Cristo: Pré - aula - Editora: Central Gospel


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Romanos – Capítulo 1. 1 -6; 15 -17
1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,
2 o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras,
3 com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi
4 e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor,
5 por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios,
6 de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo.

15 por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma.
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;
17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.




TEXTO ÁUREO
  Romanos – Capítulo 15. 29
29 E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo.


 
 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Biblia online



OBJETIVOS DA LIÇÃO
Conceituar evangelho e definir sua finalidade atual;
Entender o papel da igreja na salvação dos pecadores;
Saber de que maneira podemos viver sob a autoridade do evangelho.



Palavra introdutória
A palavra evangelho (Gr boas novas) faz parte da lista de vocábulos essenciais ao cristianismo. Seu significado expõe a autoridade e o poder que remonta à sua origem: é o evangelho de Deus e de Seu Filho, levado a efeito por meio de Seu Espírito (Rm 1.1,9; 1 Ts 1.5).
Neste estudo, vamos apresentar aspectos básicos do evangelho, a saber, sua natureza, seu propósito e, também, a responsabilidade atribuída por Cristo à Igreja de transmiti-lo aos pecadores. Nos dias atuais, é necessário compreender o seu significado bíblico para que não vivamos uma distorção do evangelho, como o que aconteceu com duas das primeiras comunidades cristãs (Gl 1.6-9; 2 Co 11.1-4) e como acontece, muitas vezes, com o uso do adjetivo evangélico na mídia publicitária.



1. A BOA NOVA DA VERDADE
O evangelho constitui-se no anúncio da verdade em seu caráter genuíno e puro, que é Jesus Cristo, o salvador, para uma sociedade que descarta valores éticos e morais (Mt 4.23; Gl 2.5). A essa verdade, devem os homens obedecer, sem exceção, sob o risco da condenação eterna (Rm 2.16; 10.16).


Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14.6)

A boa nova do evangelho é a vinda de Jesus o filho de Deus aquele que é a verdade encarnada, sua vinda é o resultado de um Deus que deseja a salvação e a reconciliação com sua criação. Boa nova é esta, a vinda de Cristo para a salvação de uma sociedade humana que se encontrava perdida em pecados e mentiras, totalmente afastada de Deus.



1.1 Digna de fé
O apelo divino para a obediência a verdade proclamada pelo evangelho pode ser encontrado desde o Antigo Testamento, uma vez que foi anunciado primeiro a Abraão para, dessa maneira, abençoar toda a humanidade (Gl 3.8).
A Igreja deve estar atenta à triste condição em que se encontram os pecadores, uma vez que tem uma forte barreira a ser traspassada: o deus desse século impede-lhes de perceber a luz do evangelho e a glória de Cristo (At 15.7; 2 Co 4.3,4; Is 42.16-18).



1.2. Libertadora
O evangelho da verdade, pelo crivo da fé, exerce um papel libertador.
O poder libertador do evangelho conduz-no a evitar, diariamente, a tentação de recuar na fé e voltar para a velha vida, na qual o pecado tinha domínio sobre nós e escravizava-nos (1 Jo 5.20; Rm 6.6,12,22). A verdade do evangelho não permitirá que desvaneçamos, pois a fé produz liberdade!



1.3 Esperançosa
O evangelho tem poder para trazer esperança, e de sua mensagem não podemos apartar-nos (Rm 15.4,13). O ser humano somente poderá sentir-se esperançoso do seu futuro a partir da certeza da salvação que é recebida do próprio Deus, no momento em que irrompe a fé em Cristo, esperança dos homens (Sl 16.11; 2 Ts 2.16).
Na prática, o cristão que vive sob o poder e autoridade do evangelho há de gloriar-se na esperança (Rm 5.2), alegra-se na esperança (Rm 12.12) e viver sob a expectativa da esperança (Gl 5.5; 1 Ts 1.3). Essa esperança produz um sentimento de prazer quando compartilhamos a Palavra com a pessoa que evangelizamos.



2. A BOA NOVA DO REINO
Na essência da mensagem evangélica, está o anúncio de que Deus tem um reinado específico a realizar no coração dos homens (Ex 15.18; Sl 146.10).


2.1. Anúncio da paz
Deus ordenou nas Escrituras que o evangelho do reino seja pregado a todas as nações, a fim de que todas as pessoas possam obedecer à Sua ordem de crer (Mt 24.14). Dessa maneira, Ele estabelece um novo tempo de paz em Cristo. O resultado é a reconciliação do pecador com Deus e a restauração da comunhão com Ele e com os demais irmãos (Rm 5.1; 12.18; Fp 4.7).


2.2. Mensagem de justiça
Deus quer reinar com justiça. Essa é a mensagem poderosamente anunciada pelo evangelho da salvação tanto pelos profetas do Antigo Testamento (Is 5.16; Ez 37.24) como por Jesus e pelos apóstolos no Novo Testamento (Mt 5.6; Fp 3.9).
O cerne da mensagem do evangelho declara que aprouve a Deus vestir-nos da Sua salvação e envolver-nos com o manto da Sua justiça, que é consorte da paz (Is 61.10; Tg 3.18). Essa é a singular descrição das boas novas revelada ao profeta Isaías. Nesse sentido, o evangelho produz, no tempo presente, os frutos de justiça, que redundam na glória e no louvor de Deus eternamente (Fp 1.11).



3. AUTORIDADE DO EVANGELHO DE HOJE
O evangelho é o poder de Deus (Rm 1.16) em atuação para salvar a humanidade. A Igreja de Cristo é o instrumento para disseminar, com dedicação e ardor, as boas novas de Jesus por todo o mundo, às vezes em face de grande oposição (At 9.31; 15.3; 16.5).


3.1. Exposição da palavra de poder
Jesus e Seus discípulos atuavam com poder na apresentação da boa nova de salvação (Mc 13.10; Lc 8.1). Tal esforço teve continuidade com os apóstolos e com homens e mulheres na Igreja primitiva (2 Co 2.12; At 8.40; Fp 4.3). Evidente que Deus espera a mesma atitude de nós, hoje (Mc 16.15; 1 Co 9.16). Para esse fim, confiou-nos o evangelho (2 Tm 1.8).


3.2. Divulgação acompanhada de sinais

Isaías profetizou que as boas novas seriam acompanhadas de sinais, cuja função é manifestar a glória do Messias, ou seja, a Sua divindade (Is 61). Esses sinais foram realizados para que as pessoas cressem que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus, e fossem por Ele vivificadas (Jo 2.11; 4.48).
Durante os primeiros anos da história da Igreja, muitos sinais e maravilhas eram concedidos aos apóstolos pelo Senhor para validar a condição de ministros ordenados por Deus e para comprovar a veracidade do testemunho deles (Hb 2.3,4). Dessa forma, entendemos que sinais, milagres e evidências sobrenaturais que acompanham a pregação do evangelho demonstram Sua autoridade (2 Co 12.12; At 14.3).



CONCLUSÃO
O verdadeiro evangelho anuncia a graça oferecida por Deus aos que estão mortos em delitos e pecados, anunciando-lhes o poder que foi dado ao Salvador para trazê-los à vida (Ef 2.1), e que este poder encontra-se disponível a todos, pela fé em Jesus (Jo 5.24).


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Conceitue evangelho e discorra sobre sua finalidade.


2. Em que sentido podemos dizer que a Igreja tem um caráter instrumental na salvação dos pecadores?








Pré - aula:




Central Gospel
ANO 2019 



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017


 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel





 Lições Bíblicas Infantil: 2º Trimestre 2019, brincadeiras, ilustrações, histórias...



 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019



Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019



Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com



Elias, o destemido profeta de Deus: Parte 2


Infantil - Vários temas Bíblico - De todas as idades

Manual/Discipulador



► Os Falsos Profetas e os Seus Frutos
► Dinâmica: Verdadeiro ou Falso? Lição 11
► Slides: Lição 11: Os Falsos Profetas e os Seus Frutos
► Pré - aula: Lição 11: Os Falsos Profetas e os Seus Frutos


O discernimento de espíritos

Seguir Jesus
Salvação: Graça de Deus e responsabilidade humana



  Texto Pedagógico: Discipulado e a EBD

Um pouco da trajetória de Nicodemos como discípulo de Jesus

Você Pode Ter a Certeza da Vida Eterna]




Calendário Bíblico - parte 1
Calendário Bíblico - parte 2


PASCOA uma festa genuinamente Bíblica!
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes




Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

  através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

 BÍBLIA ONLINE
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário