15 de maio de 2019

Lição 7: A Autoridade da Santificação: Pré - aula - Editora: Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Romanos 1.1-6,15-17
1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
2 - O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,
3 - Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
4 - Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,
5 - Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,
6 - Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.
15 - E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
17 - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. 



TEXTO ÁUREO

E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo. Romanos 15.29.



Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Biblia online




Palavra introdutória
Neste estudo, entenderemos o conceito bíblico de santificação, descobriremos como produzi-la em nosso viver e em que aspecto uma vida santa resulta em autoridade espiritual para o povo de Deus.


1. CONCEITO DE SANTIFICAÇÃO
Santificação é a atitude contínua de abandonar tudo que ofende o Deus perfeito. 

A busca da santidade caracteriza-se por um viver justo, cujo objetivo principal é andar em conformidade com a vontade do Senhor, não somente por causa da ordem recebida dele, mas porque essa é a marca da nossa nova condição espiritual.


1.1 Separação para o serviço exclusivo de Deus
O Antigo Testamento usa três palavras para descrever a santificação: qadosh (Hb. santo), qadash (Hb. santificar) e qodesh (Hb. santidade) Qadash tem a ideia de cortar, tirar de algum lugar. Fragmentos de textos antigos registram o uso de qadosh ligado ao serviço dos operários cortando blocos de pedras nas pedreiras. Por isso, santidade requer separação, no sentido de estar em outra esfera de vida.
O Novo Testamento usa a palavra grega hagios com o sentido de santificado, separado para uso especial de Deus. O cristão santificado está acima da esfera do mundo (1 Jo 2.15,16), à parte do sistema moral corrompido e dominado pelo Maligno, como se lê em 1 João 5.19. Dessa forma compreendemos que santas não são as pessoas que atingiram alto nível de bondade, porém aquelas que são chamadas e separadas para compor a Igreja. 



1.2. Identificação com o Senhor
Esse é outro sentido para a palavra santificar: distinguir daquilo que é comum - consequentemente tornar-se semelhante a Deus, que é absolutamente separado de todas as Suas criaturas e exaltado sobre elas (Rm 6.19,22). Assim, aquele opta por um viver santo, pautado nos padrões e princípios divinos, sempre escolhe concretizar os planos de Deus, a fim de estar no centro da Sua vontade (Mt 6.10).


1.3 Viver justo e digno
Santificação implica mudança de vida (2 Co 6.14-16). Após a obra regeneradora do Espírito, purifica-nos, guia-nos em Seus caminhos de justiça e de santidade, fortalece-nos para enfrentar e vencer a tentação de voltar às antigas práticas (1 Co 1.30).
No entanto, o desejo de mudar não basta. É preciso empenho e esforço do cristão sob constante atuação do Espírito Santo para que, de fato, ocorra essa consagração diária conforme a graça de Deus (1 Ts 4.4; 2 Co 1.12), na qual somos aperfeiçoados, confirmados, fortificados e fortalecidos por Ele (1 Pe 5.10).


2. O PROCESSO DA SANTIFICAÇÃO
O processo contínuo de santificação é realizado pelo Espírito Santo, que trabalha na vida dos cristãos, tornando-os santos e separando-os de seus caminhos maus, para que eles sejam cada vez mais parecidos com Deus (Lv 20.24,26; 2 Cr 29.5).


2.1. Em Cristo, no Espírito e pela Palavra de Deus
Todo aquele que é santo está em Cristo Jesus, o qual é tudo que todos os santos precisam. O eterno Filho de Deus é o mediador da reconciliação dos pecadores com o Pai, pois foi Ele quem tornou possível o nosso acesso a Deus (1 Tm 2.5; Hb 12.24).



2.2. Aperfeiçoamento constante
A Bíblia não fala de perfeição como ausência absoluta de pecados. A palavra perfeito é usada em referência a uma pessoa que é idônea, sã e íntegra (Fp 2.15; 1 Ts 5.23). Entretanto, devem os cristãos buscar a perfeição, pois os salvos formam uma comunidade que não está moral e espiritualmente estagnada. Se, eventualmente, assim estiver, aproxima-se de seu fim (Mt 5.48; Cl 4.12).
A santificação final dá-se na glorificação quando, enfim, estaremos resgatados totalmente do poder do pecado (Ap 12.23; Fp 3.20,21).


3. A FINALIDADE DA SANTIFICAÇÃO
Que intenção tem o Senhor ao ordenar e produzir no Seu povo a santificação? Que aspectos da vida do salvo estão envolvidos nessa atitude?
Em Seu labor santificador na vida humana, Deus atinge todas as áreas: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23; Rm 12.1,2); o olhar (Mt 6.22; 18.9); o andar (Gl 5.16); o ler (Sl 1.1,2; Ap 1.3); o vestir (1 Tm 2.9); o comer e beber (Rm 14.17); o adorar (Jo 4.23); o pensar (Cl 3.1-3); o ofertar (Rm 15.16); enfim, todo o viver (Fp 1.21; Cl 2.20) (GOMES, Central Gospel, 2010, p. 276-277).



3.1. Dedicação irrestrita ao Senhor
Em primeiro lugar, devemos afirmar que sendo Deus absoluta e perfeitamente santo, tudo o que se refere a Ele e a Sua atividade atividade deve também sê-lo.


3.1.1. A mente
Paulo nos orienta a não adotar a forma vã de pensar que caracteriza o mundo, uma atitude que ofende a santidade de Deus (Ef 4.17). Temos a mente de Cristo. por isso nosso entendimento recebe a santa influência do Espírito, permitindo-nos a não conformação com o padrão de conduta mundano e o desejo íntimo de dar um curso santo aos nossos pensamentos e intenções (1 Co 2.16; Rm 12.2).
A vida sem Cristo é uma vida envolta em trevas espirituais (Ef 4.18). É o Espírito Santo quem introduz na mente e no coração da criatura perdida os primeiros sinais da luz do evangelho salvador de Cristo, o que possibilita o processo de santificação (2 Co 4.3; Ef 2.1,5).


3.1.2. O corpo
Ao nos santificarmos, somos uma oferta viva, santa e agradável a Deus, pois indica nossa rendição a Cristo e, também, nosso esforço para resistir ao diabo e às suas tentações de modo sóbrio e vigilante (1 Pe 5.9; Rm 12.1).
Devemos santificar e honrar o nosso corpo, pois somos membros do corpo de Cristo (1 Co 6.15). Assim, podemos entender que a santificação tem também um caráter material, expresso na mortificação do Senhor no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos mortais (2 Co 4.10).


3.1.3. O tempo
Um dos aspectos mais importantes da santificação diz respeito ao tempo (Lv 23.8; Fv 5.16). Da mesma maneira que Deus separou épocas específicas para a celebração das festas religiosas em Israel, principalmente, pela observância do dia do descanso (Hb shabat), devemos remir o tempo e oferecer a Deus nossa devoção diária por meio da comunhão pessoa com o nosso salvador. Fazem parte desse devocional a oração e a leitura da Palavra (Cl 4.5; Hb 3.13; 1 Pe 4.1,2).


3.2. Comunhão dos filhos de Deus
A unidade do corpo de Cristo só acontecerá se houver santificação. Jesus pediu ao Pai, em oração, que seus discípulos fossem perfeitos em unidade, uma vez que, por terem sido santificados, não eram mais do mundo, embora nele ainda vivessem (Jo 17.11-23).
Alguns anos depois, a Igreja primitiva agiria sob a autoridade e o poder da santificação, fazendo-se notar a comunhão decorrente da ação do Espírito na vida dos irmãos, no partir do pão e nas orações (1 Tm 4.5). Nesse sentido, a comunhão santa produzida pela Palavra da verdade testifica a autoridade da Igreja (1 Jo 6,7; Fp 2.1,2).


3.3. Ação divina
Os resultados práticos de um viver santo são evidências espirituais da autoridade do poder de Deus. No Antigo Testamento, por exemplo, Deus exige santificação para agir (Js 3.5) e determina até as formas em que essa atitude deve acontecer, como o jejum solene (Jl 1.14), a reunião da congregação em público de culto e adoração (Jl 2.16) dentre tantas outras exigências (Êx 20.8; 28; 29).


CONCLUSÃO
Dentre as verdades aprendidas nesta lição, destacamos que: cristãos santos são parecidos com seu senhor, diferenciam-se do jeito de ser e de viver do mundo e estão sempre em constante transformação, visando a maturidade e o crescimento espiritual.
O poder e a autoridade de Deus se manifestam na vida do cristão que se santifica. Portanto, busquemos a autoridade da santificação. Dessa forma, veremos todas as áreas da nossa vida serem afetadas positivamente pela atitude santa.




ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Cite alguns significados para a palavra santificação.






Pré - aula:
Lição 7 - A Autoridade da Santificação - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=lc4CLekh7tY




Central Gospel
ANO 2019 



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017


 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel





 Lições Bíblicas Infantil: 2º Trimestre 2019, brincadeiras, ilustrações, histórias...



 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019



Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019



Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário



Elias, o destemido profeta de Deus: Parte 2


Infantil - Vários temas Bíblico - De todas as idades

Manual/Discipulador



► Os Falsos Profetas e os Seus Frutos
► Dinâmica: Verdadeiro ou Falso? Lição 11
► Slides: Lição 11: Os Falsos Profetas e os Seus Frutos
► Pré - aula: Lição 11: Os Falsos Profetas e os Seus Frutos


O discernimento de espíritos

Seguir Jesus
Salvação: Graça de Deus e responsabilidade humana



  Texto Pedagógico: Discipulado e a EBD

Um pouco da trajetória de Nicodemos como discípulo de Jesus

Você Pode Ter a Certeza da Vida Eterna]




Calendário Bíblico - parte 1
Calendário Bíblico - parte 2


PASCOA uma festa genuinamente Bíblica!
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes



Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário