22 de fevereiro de 2019

Noticia: Rússia e China afirmam que entrada de ajuda na Venezuela pode criar conflitos

O ministério de Relações Exteriores da Rússia e o da China afirmaram nesta sexta-feira (22) que a entrada de ajuda humanitária na Venezuela pode criar conflitos. Os dois governos apoiam o regime de Nicolás Maduro.
Uma entrega forçada da chamada ajuda humanitária poderia desencadear conflitos e provocar graves consequências, e ninguém quer ver isso, afirmou nesta sexta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, em entrevista coletiva diária.

A China é contra qualquer intervenção militar na Venezuela e de qualquer ação que possa causar uma escalada ou conflitos nesse país", acrescentou o porta-voz.

A porta-voz do ministério russo, Maria Zakharova, também falou que a entrada pode gerar conflitos e que pode criar um "pretexto para uma ação militar" para remover o presidente Nicolás Maduro do poder.

Uma provocação perigosa, de grande magnitude, inspirada e dirigida por Washington, o ingresso pela fronteira venezuelana do suposto comboio humanitário, está prevista para 23 de fevereiro", disse.

Zakharova ainda acusou os Estados Unidos e seus aliados da Otan de discutirem como armar a oposição venezuelana, sem detalhar mais, e disse que Washington estava implementando forças especiais e equipamentos perto da Venezuela.

Centro da tensão

A ajuda humanitária oferecida à Venezuela está no centro da tensão envolvendo o regime de Nicolás Maduro e a oposição liderada por Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por mais de 50 países.

Guaidó fixou para o próximo sábado (23) a entrada de ajuda de outros países na Venezuela. Voluntários irão em caravanas às fronteiras terrestres e marítimas do país para ajudar. Mas Maduro se nega a receber ajuda internacional, que segundo ele representa um pretexto para uma invasão militar à Venezuela e subsequente golpe para tirar o chavismo do poder.

Nesta quinta, Maduro ordenou o fechamento da fronteira da Venezuela com o Brasil. Normalmente, a passagem é fechada à noite e reabre por volta das 7h do dia seguinte (horário local, às 8h de Brasília), o que não aconteceu nesta manhã.

Nesta manhã, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com 22,8 toneladas de leite em pó e 500 kits de primeiros-socorros para os venezuelanos decolou de Brasília em direção a Boa Vista. Da capital de Roraima, os produtos serão levados de caminhão com motoristas brasileiros até Pacaraima, na fronteira.
Fonte: G1

 



E ouvireis de guerras e de rumores de guerras: Mateus 24:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário