7 de fevereiro de 2019

Lição 6 - Igreja um lugar de comunhão - Betel Jovens Conectar – 1º Trimestre de 2019







Textos de Referência.
Atos 2. 40 - 47
40 Então Pedro pregou um longo sermão, falando a respeito de Jesus, procurando convencer todos os seus ouvintes a que se salvassem da maldade da sua nação.

41 E aqueles que acreditaram na pregação de Pedro foram batizados – ao todo uns 3. 000!

42 E uniram-se aos outros crentes na frequência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração.

43 Em todos eles havia um profundo respeito, e os apóstolos faziam muitos milagres.

44 Todos os crentes se reuniam constantemente e repartiam tudo uns com os outros,

45 vendendo suas propriedades e dividindo com os que tinham necessidade.

46 Regularmente eles adoravam juntos no templo todos os dias, reuniam-se em grupos pequenos nas casas para a Comunhão, e participavam das suas refeições com grande alegria e gratidão,

47 louvando a Deus. A cidade inteira tinha simpatia por eles, e cada dia o próprio Senhor acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos.




Versículo do dia
Atos 2.42
42 E uniram-se aos outros crentes na frequência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração. 




através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.






Objetivos da lição
Compreender o sentido de comunhão.
Entender que a comunhão faz parte do convívio do cristão.
Saber como conviver em comunhão no cotidiano.






Introdução
Comunhão...o que é isso? Uma atitude? Um sentimento? Descobriremos a seguir, que sem comunhão não há intimidade com o Pai.Consideremos algumas características da Igreja neste início: Igreja é “UM CORPO” – Ela não pode ser dividida ou cortada e ao mesmo tempo permanecer com vida (I Cor 1:13). Mesmo os carrascos romanos que crucificaram, Jesus respeitaram o seu corpo, não o cortando (Jo 19:31-36);
A Igreja é “UMA UNIDADE” – Todos os membros, pela operação do Espírito Santo, são formados em UM CORPO (I Cor 12:13);
Existem pessoas que estão longe de Deus e longe das pessoas. Outras estão perto de Deus e longe das pessoas. Outras estão longe de Deus e perto das pessoas. Devemos estar perto de Deus e perto das pessoas. Isto é Comunhão.






Ponto chave
“Comunhão é a oportunidade que temos de deixar que Deus e as pessoas façam parte de nossa vida e que nós também façamos parte da vida deles, desde que haja uma reciprocidade de sentimentos respeitosos e cristãos."




Para impactar
A Igreja de Cristo deve ser conhecida não apenas por pregar o Evangelho de Cristo, mas também por vivencia-lo, e uma de suas características deve ser a comunhão.






1. ENTENDENDO A COMUNHÃO
Segundo alguns dicionários, comunhão significa; fazer algo em comum, semelhança na forma de sentir, pensar e agir, se identificar com alguém.




1.1 Comunhão segundo a Bíblia
A palavra comunhão na Bíblia é traduzida de termo grego koinonia que traduz o sentido de relacionamento, intimidade, amizade, parceria e convivência.
Trazendo este conceito para a igreja, a comunhão é a relação de convívio e amizade que o cristão deve ter com outros e com Deus.
Comunhão é a oportunidade que temos para deixar Deus e as pessoas fazerem parte de nossa vida.




1.2. Ter comunhão mostra quem somos
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.",1 Jo 1.7
Esta passagem deixa claro que a comunhão define se o cristão está na luz, ou seja, a comunhão demonstra claramente o quanto estamos próximos de Deus e de seus filhos.
Comunhão vai além de um abraço, ou de um aperto de mão, a comunhão mostra o quanto estamos vivenciando o Evangelho para com Deus e para com o próximo.
É impossível viver em comunhão, se não estivermos vivendo na íntegra os conselhos de Cristo, e os maiores conselhos foram:
"E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.", Lc 10.27


Para refletir e adorar 
"Se formos fracos em nossa comunhão com Deus, seremos fracos em tudo". Sharles H. Spurgeon




2. COMUNHÃO COM DEUS
"O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.", 1 Jo 1.3




2.1. Amigos de Deus
A comunhão com Deus é algo que adquirimos quando aceitamos a Jesus como salvador, porém mais importante que obter é mantê-la em nossa vida.
A comunhão com Deus, ou seja, esta amizade e parceria está inteiramente ligada ao comportamento humano e as intenções do coração. O homem tem este relacionamento de confiança com Deus, quando primeiramente aprende e guarda os ensinamentos de Cristo, e posteriormente, esse aprendizado se materializa em conduta, ou seja, aprendemos o que Deus deseja para nós e depois colocamos em prática.
"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;", Mt 7.24
"Comunhão é a oportunidade que temos para deixar Deus e as pessoas fazerem parte de nossa vida."





2.2. Amar a comunhão com Deus
É importante entender que a comunhão com Deus terá eficácia, se a vivenciarmos por amor, e não por obrigação.
Como exposto a princípio, a comunhão é uma parceria, algo agradável em que as duas partes concordam no pesar e agir. Não existe a mínima possibilidade de se ter comunhão com Deus, se a pessoa se sente obrigada a isso; se vai a igreja porque tem que ir, se lê a Bíblia porque tem que ler, canta porque tem que cantar e etc.
O que valida a comunhão é o prazer de fazer a vontade de Deus, de ser Seu amigo, e de amá-lo incondicionalmente.
"Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.", Sl 16.11





3. COMUNHÃO ENTRE IRMÃOS
"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.", Sl 133.1





3.1. Amando o seu próximo
A relação de comunhão com os irmãos é resultado da comunhão com Deus, um fato é consequência do outro. Se amamos a Deus e temos comunhão com Ele, naturalmente temos comunhão com o próximo e assim também o amamos.
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.", 1 Jo 4.20-21





3.2. Comunhão é para quem tem o Espírito de Deus
Ter comunhão com o próximo, um laço afetivo e amoroso, a ponto de estender a mão a quem precisa, está relacionado ao Espírito de Deus na vida do cristão.
Quem tem o Espírito Santo não encolhe a mão ao necessitado, pois sua comunhão com Deus o faz ter comunhão com quem está a sua volta.
"Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?", 1 Jo 3.17





Conclusão.
É muito bom ter comunhão com as pessoas a volta. Ser igreja é isso, é viver em prol do outro, ser amigo, parceiro, trabalhar junto e cumprir o mandamento do amor, que deve ser demonstrado em sinceridade e boas obras ao próximo.



Aprendeu
1. Qual sentido traz a palavra koinonia?



2. O que tipifica a comunhão?



3. A relação de comunhão com o irmão é resultado de que?







Lições bíblicas Betel
Ano 2019






Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo



Lições bíblicas Betel
Ano 2017





Nenhum comentário:

Postar um comentário