16 de fevereiro de 2019

Lição 7 - Igreja missionária - Betel Jovens Conectar – 1º Trimestre de 2019







Textos de Referência.
Mateus – Capítulo 28. 18 - 20
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.







Versículo do dia
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.




através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.






Objetivos da lição
Compreender que Jesus ordenou o ide a sua igreja;
Entender que há varias formas de fazer missão;
Aplicar o trabalho missionário no nosso cotidiano.





Introdução

Nesta lição devemos entender que a igreja de Cristo tem a responsabilidade de anunciar o Evangelho a toda a criatura, e isto não é brincadeira, pois as almas de milhares de pessoas dependem deste projeto para escaparem do sofrimento eterno.

A Igreja é essencialmente missionária. Cristo a instituiu para evangelizar:
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Mateus – Capítulo 28. 19-20
Se a Igreja deixar de evangelizar ela deixa de ser a Igreja, como Cristo a quis. A Igreja peregrina é por sua natureza missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai.





Ponto Chave
Dentre as ordenanças de Cristo, merece destaque que cada discípulo deve pregar as boas novas a toda criatura, o que podemos chamar de função principal da igreja.



Para impactar
Jesus nasceu nesta terra, viveu, morreu, ressuscitou ao terceiro dia, mas antes de voltar para o céu, deixou uma ordem à sua igreja: sejam missionários, preguem o Evangelho!




1. CHAMADOS PARA EVANGELIZAR
A palavra Evangelho se deriva do grego evangelion que significa "boas novas", esse termo era a recompensa que se recebia por entregar boas notícias.
Os discípulos foram convidados por Jesus para segui-lo, e todos que estavam atentos à evangelização de Jesus, aprenderam o que dizer e como dizer, pois eles testemunharam tudo o que Jesus fez e ensinou.

E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram” (Mt 4:18-20).


Nós também fomos convidados por Jesus no momento em que ouvimos pela primeira vez à pregação do evangelho, e começamos a segui-lo no momento em que nos convertemos. Agora, nós devemos continuar a ouvi-lo, estudando a Bíblia para que possamos também, quando estivermos prontos, sermos enviados pelo Senhor para anunciarmos as Boas Novas do Reino dos Céus.





1.1 Uma ordem especial
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.  Marcos 16.15

No período pós-ressurreição e pré-ascensão que durou quarenta dias, (At 1.3), o Senhor Jesus trouxe as últimas instruções a seus discípulos que foram repassadas para gerações futuras chegando até a igreja de Cristo na atualidade.
Dentre as ordenanças de Cristo, merece destaque que cada discípulo deve pregar as boas novas a toda criatura, o que podemos chamar de função principal da igreja.


Aqueles que crerem e forem batizados serão salvos. Porém aqueles que se recusarem a crer serão condenados. Mc 16.15

Jesus disse a seus discípulos: “Vão por todo mundo e preguem o evangelho”. Que todos saibam que Jesus já pagou o castigo pelo pecado e que todos os que acreditarem receberão perdão e vida eterna junto a Deus.

Hoje em dia, os discípulos cristãos se encontram em todas as partes do mundo falando destas boas novas aos povos que não as ouviram. O poder que dirige e leva aos missionários ao redor do mundo e põe à Igreja de Cristo em ação é a fé que vem da ressurreição.

Alguma vez sentiu possuir as habilidades e a ousadia para ser uma testemunha de Cristo? Deve dar-se conta que Jesus se levantou de entre os mortos e vive para todos nós. Na medida em que cresça em sua relação com Deus, Ele lhe dará as oportunidades e a força interna para proclamar sua mensagem.






1.2. Preparados para a missão
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.", At 1.8
O Senhor Jesus incumbiu a sua igreja para anunciar o Evangelho, mas não foi de qualquer forma, pelo contrário, Ele ordenou que seus discípulos permanecessem em Jerusalém até que fossem revestidos de poder do alto, pois para um trabalho missionário é necessário disposição e principalmente o apoio do grande amigo Espírito Santo.
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.", Lc 24.49



Para refletir e adorar
O tempo da colheita é sempre o agora, constantemente presente". Billi Graham


2. ESTRUTURA DA EVANGELIZAÇÃO
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Jo 20.21



2.1. Base da evangelização
Entendemos até aqui que como igreja, devemos cumprir o ide de Jesus Cristo, porém, o que apresentar às pessoas? Como apresentar?
A igreja de Cristo deve estar preparada para um trabalho tão importante, por isso a base de toda evangelização deve ser a intimidade com a Palavra de Deus e a mesma intimidade com o Espírito Santo. A Palavra de Deus é o poder de Deus para nós e o Espírito Santo é a Sua presença em nós.
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.", 1 Co 1.18
"As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.", 1 Co 2.13




2.2. Estratégias eficazes
Para um trabalho missionário bem sucedido, primeiramente o cristão deve estar ciente que estratégias devem ser estabelecidas para a eficácia da missão.
Paulo se preparou para sua jornada ministerial, não saiu se aventurando e tomando atitudes que pudessem desvalorizar a Palavra de Deus.
"Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.", At 22.3
É necessário definir qual será o público alvo do evangelismo. Poderá ser pessoal, pequenos grupos, intracultural ou até mesmo transcultural.
O mais importante é que todos os envolvidos nesse grande desafio estejam preparados em todos os aspectos, mas, em especial, espiritualmente.

"A Palavra de Deus é o poder de Deus para nós e o Espírito Santo é a Sua presença em nós."




3. ALCANÇANDO O MUNDO PARA CRISTO
"Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.", Is 49.6




3.1. Evangelização intracultural
Há igrejas que entendem que o missionário é aquele que evangeliza em algum estado, país ou numa região quase inalcançável, porém a missão intracultural se refere a pregar o Evangelho às pessoas da mesma cultura, ou seja, familiares,vizinhos, amigos, colegas e em todos os lugares: na rua, no hospital, no trabalho, na faculdade, na zona rural e em tantos outros.
Jonathan Edwards disse:
"Saio para pregar com dois objetivos em mente. Primeiro, que todas as pessoas deem sua vida a Cristo. Segundo, quer ninguém mais lhe entregue a vida ou não, estarei entregando-lhe a minha".




3.2. Evangelização transcultural
Até os confins da terra. Essa ordem de Cristo traz a responsabilidade da igreja na missão transcultural, apresentar o Evangelho a outras culturas, um desafio, pois homens que aceitam esta chamada, não se preocupam com nada que essa terra tem a oferecer, pois seu foco são as almas.
Muitas vezes na evangelização, há perseguição e muitas vezes até morte, mas sabe por que estes homens não recuam? Porque sabem que suas recompensas não estão aqui e sim na eternidade.




Conclusão.
Concluímos esta lição com a frase de Adoniran Judson: Muitos crentes consagrados jamais atingirão os campos missionários com seus próprios pés, mas poderão alcançá-los com seus joelhos.




Aprendeu
1. Dentre as ordenanças de Cristo, o que merece destaque?




2. Para um trabalho missionário bem sucedido, do que o cristão deve estar ciente?




3. O que ocorre muitas vezes na evangelização transcultural?




Lições bíblicas Betel
Ano 2019





Lições bíblicas Betel
Ano 2018

Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo





Lições bíblicas Betel
Ano 2017


Revista Conectar+ 3º Trimestre de 2017 - Betel: Tema - Servos da lei e amados da graça - Jovens... mais »
Revista EBD Conectar+ 2º Trimestre de 2017 - Betel: “O jovem e os seus relacionamentos”
Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas




Lições bíblicas Betel
Ano 2016



Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel. Adoração & Louvor: "A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus"



Jovens e Adulto - Mateus uma visão panorâmica do Evangelho do Rei - 3º Trimestre de 2016 - Betel



Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família






Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


ARQUIVO DO BLOG


Adultos: Lições Biblicas Arquivo


Noticias.Com
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário