21 de fevereiro de 2019

Lição 8 - Lidando com a instabilidade e hipersensibilidade generalizada - Pré - aula: Videos e Slides: Betel


Pré - aula:







Lição:




Texto Áureo
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29.12,13




Verdade Aplicada
Um ambiente repleto de oração, adoração e amor fraternal muito contribui para produzir equilíbrio na vida do discípulo de Cristo.



Objetivos da Lição
Revelar o que é Borderline;
Mostrar os riscos da imprudência causada pelo Borderline;
Ensinar como tratar o Borderline.



Texto de referências
1 Samuel 25.10-11, 37-38
10. E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor.
11. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?
37. Sucedeu, pois, que pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu o seu coração, e ficou ele como pedra.
38. E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu.


através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE




HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 4



Harpa Cristã: 7



Harpa Cristã: 8


ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1 – Borderline / Bipolaridade
2 – Imprudência causada pelo Borderline
3 – Conhecendo a enfermidade
Conclusão


Resultado de imagem para a oração do justo
Motivo de Oração
Ore pelos cristãos que enfrentam pressão por parte da família, amigos, vizinhos e governo.



INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o transtorno de personalidade Borderline (BDL). Assim como a bipolaridade, o BDL apresenta alterações que confundem as pessoas e os indivíduos que sofrem com essa enfermidade.





1. BORDERLINE E BIPOLARIDADE Como vimos a bipolaridade é um transtorno de humor, já o BDL é um transtorno de personalidade. Os dois distúrbios apresentam alterações de humor e muita dificuldade com o controle dos impulsos. A semelhança dos sintomas torna o diagnóstico inicial muito complexo, podendo confundir até mesmo especialistas. Em algumas situações, pode ser ainda pior, pois o indivíduo pode apresentar os dois transtornos.

1.1. As semelhanças entre Borderline e Bipolaridade
No estudo do BDL, temos que apresentar as semelhanças de sintomas com a bipolaridade. Na bipolaridade o humor se alterna em um período de dias, semanas ou meses, já no Borderline a variação de humor ocorre em espaços curtos de tempo: segundos, minutos ou no máximo algumas horas. Quem sofre com episódios de imprevisibilidade de humor ou tem alguém próximo que apresente este comportamento deve buscar motivar a pessoa a não abrir mão do recurso de uma consulta com um profissional de saúde, além de apresentar a Deus em oração. Quando o indivíduo possui dificuldades em lidar com as enfermidades da alma, deve se lembrar das promessas do Senhor, pois elas consolam e dão vida (Sl 119.49-50)


1.2. As dificuldades de gerenciar a autoimagem
Portadores do BDL sofrem com um padrão de personalidade e comportamento alterado, que envolve relacionamentos e dificuldade de gerenciar a autoimagem. O transtorno é identificado pela instabilidade em vários aspectos e não apenas no humor. O BDL apresenta traços permanentes na personalidade, os quais se mostram como um padrão de comportamento contínuo, onde os altos e baixos se apresentam em níveis extremos e incontroláveis. A falta de um acompanhamento pode acarretar num afastamento da comunhão com Deus, dificultando ainda mais a busca por equilíbrio. A comunhão fortalece a confiança no Criador, o que corrobora para o bom resultado do tratamento (Jr 17.7).


1.3. Lidando com os portadores do BDL
Lidar com portadores do BDL não é uma tarefa muito fácil. A observação do comportamento deve ser feita de maneira cautelosa, para que não cause constrangimento. A primeira atitude deve ser o cuidado para não se tomar um posição preconceituosa. A função da Igreja é adotar sempre uma posição agregadora, nunca excludente, lembrando que Deus não faz acepção de pessoas (Rm 2.11). O fato de um indivíduo sofrer com uma enfermidade da alma não irá afastá-lo da salvação de Deus. Sendo assim, cabe à Igreja pregar o Evangelho, discipular, mostrar meios de tratamentos para que o indivíduo se mantenha equilibrado, pois assim poderá entender a mensagem de Cristo e desfrutar da vida abundante em Cristo (Jo 10.10).





2. IMPRUDÊNCIA CAUSADA PELO BORDERLINE
Pessoas com BDL têm dificuldades em controlar os pensamentos e administrar os sentimentos. O seu comportamento impulsivo é gerado por diversos sintomas, que as tornam imprudentes.


2.1. Gerenciamento de sentimentos
A baixa autoestima é uma característica do BDL. Em sua busca de estabelecer relacionamentos, se utilizam de esforços exagerados na tentativa de não se sentirem abandonados. O histórico desses indivíduos quase sempre é acompanhado por episódios de relacionamentos intensos, mas, na maioria das vezes, instáveis. Quando estivermos próximos de portadores de Borderline, devemos mostrar a disponibilidade de Deus em atender aos que investem em um relacionamento íntimo com Ele. Isaías 65.24 nos dá a nítida noção de como o Senhor trata os Seus, atendendo-os mesmo antes de clamarem. Esta segurança produzida pela comunhão com Deus fortalece e auxilia no gerenciamento dos sentimentos


2.2. Borderline: uma batalha diária
O portador de BDL vive em constante batalha. O seu dia é permeado por momentos de alteração de humor, envolvendo raiva e depressão.Tais alterações quase sempre ocorrem em decorrência de relacionamentos e eventos estressantes. O apóstolo Paulo orienta que, sempre que for possível, devemos buscar viver em paz com todos (Rm 12.18). Entretanto para quem sofre com esta enfermidade, isso passa a ser uma dificuldade maior do que para quem consegue gerenciar seus sentimentos. O sentimento de vazio produzido pelo transtorno é angustiante e potencializa outro sintoma, o medo do abandono. Quando conhece a Cristo, mesmo sofrendo com o BDL, o indivíduo se sente valorizado pelo fato de saber que é morada de Deus (Ef 2.22).


2.3. A paranoia agravada

O comportamento imprudente e compulsivo é comum ao portador de BDL. Problemas que geram raiva e emoções desagradáveis são acompanhados por eventos de paranoia, que se apresenta na forma de ciúmes e mania de perseguição. O componente espiritual presente nas igrejas pode acelerar processos de crise, já que o indivíduo, devido à enfermidade, começa a espiritualizar os eventos, culpando, de maneira desequilibrada, outros de serem instrumentos do inimigo que querem destruí-lo. A igreja tem que se posicionar e mostrar ao que se sente perseguido que, através da fé, ele está protegido das ações de Satanás (Ef 6.16) Também deve mostrar a necessidade do tratamento médico terapêutico, que irá ajudá-lo a ter equilíbrio e uma boa qualidade de vida.


3. Conhecendo a enfermidade

Apesar das semelhanças com a bipolaridade, no borderline a influência do componente genético para o desenvolvimento do transtorno é menos observada. Os eventos do cotidiano que servem de gatilho para a bipolaridade serão mais efetivos pela fragilidade genética.


3.1 A necessidade de uma família sadia
A convivência com portadores de BDL é extremamente complicada. Na maioria das vezes, o tratamento terapêutico deve atingir também os familiares. A terapia conjugal e familiar é uma opção a ser avaliada com cuidado e atenção, pois os familiares tem uma grande dificuldade de entender nos sintomas. A instabilidade constante do portador gera bastante conflitos.


3.2 A eficácia de uma Igreja preparada
A Igreja de Cristo ao longo dos anos tem se adequado e aprendido a lidar com as enfermidades da alma. A cada dia que passa muitos irmãos têm buscado conhecimento e formação em psicologia, psicanálise e terapia ocupacional, facilitando o entendimento de casos existentes dentro da comunidade da qual fazem parte. O número de profissionais médicos também tem crescido entre os evangélicos, facilitando assim o tratamento médico terapêutico fornecido por quem tem a mesma confissão religiosa.


3.3 Cuidando para evitar tragédias
O maior perigo encontrado em indivíduos que sofrem com o BDL é o risco de automutilação e a tendência suicida. Em casos nos quais estas possibilidades sejam reais, é necessário a procura de um profissional o mais rápido possível. Em casos de Bordeline, o tratamento inicial se dá através de psicoterapia, pois a avaliação médica é imprescindível. A instabilidade causada pelo transtorno gera uma grande angústia, tirando a paz. Nesse momento a Igreja pode contribuir ao apresentar a paz de Cristo como remédio que promove o equilíbrio (Jo 14.27).




CONCLUSÃO
É muito importante que, no local onde o Corpo de Cristo se reúne, as pessoas tenham consciência de que podem participar do culto ativamente, independente dos diversos males que nos acometem enquanto estamos neste mundo, pois, por intermédio de Cristo, temos acesso a Deus e podemos, com segurança, falar de nossas dores, sofrimentos e aflições, pois Ele cuida de nós (Fp 4.6-7; 1 Pe 5.7).

Questionário 
1. Quando o indivíduo possui dificuldades em lidar com as enfermidades da alma, o que deve fazer?
R. Deve se lembrar das promessas do Senhor, pois elas consolam e dão vida (Sl 119.49-50)


2. O que fortalece a confiança no Criador?
R. A comunhão (Jr 17.7)


3. Quem não faz acepção de pessoas?
R. Deus (Rm 2.11)


4. O que o apóstolo Paulo nos orienta?
R. Que sempre que for possível, devemos buscar viver em paz com todos (Rm 12.18).

5. Qual é o remédio que promove o equilíbrio?
R. A paz com Cristo (Jo 14.27).



VIDEO
Borderline o que é ?
Canal Minutos Psíquicos





Documentario sobre Borderline
Canal Mix Mente

                                                 



Borderline - Sintomas e Tratamento
Dr. Bruno Machado - Psiquiatra (USP)
Canal Saúde da Mente




Borderline - Veja como é grave esta doença
Advogada encomenda a própria morte
Reportagem TV Record




Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Fonte das imagens acima - www.revista ebd.com
Lição editora betel
Lições bíblicas Betel
Ano 2019

 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas
 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.
 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel
 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel






 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019



 Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário
volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário