27 de fevereiro de 2019

Lição 9: O Discípulo e o Espírito Santo: Dinâmica, Texto de Reflexão: Discipulado – 1º. Ciclo - Novos Convertidos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da lição: O Discípulo e o Espírito Santo.
- Iniciem o estudo da lição, colocando no quadro os nomes: Onipotência, Onisciência e Onipresença. Trabalhem sobre a natureza do Espírito Santo(Item I).
- Depois trabalhem o item II, utilizando a dinâmica “Que Símbolo Lembra Você?”
- Quanto ao item III, procurem contextualizar este assunto com a obra realizada pelo Espírito Santo na vida dos alunos, desde que aceitaram a Cristo.
- Para concluir a aula, leiam o texto “Companheiro e Guia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!




Lição:



Texto Bíblico:
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra"
(Atos dos Apóstolos 1:8)


INTRODUÇÃO
É impossível escrever sobre qualquer dos temas enfocados nestas lições, sem fazer referências, explícita ou implícita, à pessoa e aos atos do Espírito Santo. Não obstante, se faz necessário tratar deste assunto com clareza, afim de dirimir quaisquer dúvidas que, porventura, existam por parte do novo crente, sobre a terceira pessoa da trindade.

As Escrituras dão sobejas provas da personalidade do Espírito Santo. Ele não é apenas uma influência, força ativa ou energia cósmica, conforme ensinam as pseudo-religiões; mas, sim, um como o Pai e o Filho. Ele é Deus (leia 1 João 5:6 e 7).


A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO
Você aprendeu que o Espírito Santo convence o homem do seu estado pecaminoso e da condenação eterna. Nesta lição, você aprenderá que o Espírito Santo é uma pessoa divina, tal como o Pai e o Filho.
Provas Bíblicas da sua divindade: - Em Gênesis 1:2, encontramos a primeira referência ao Espírito Santo, o qual participou ativamente da criação. O Espírito Santo é da mesma essência divina que o Pai e o Filho, pois possui os mesmos atributos destes. Veja:


1. Onipotência:
Igualmente com o Pai e o Filho, Ele possui este atributo. É Onipotente: pode todas as coisas


2. Onisciência:
Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo tem pleno conhecimento de tudo. Seu saber é perfeito e infinito, em relação a passado, presente e futuro. Ele é eterno: não tem princípio e nem fim. Leia Salmos 139:2;


3. Onipresença:
Você aprendeu que o Espírito Santo conhece todos os atos e pensamentos dos crentes. Ele perscruta o seu entendimento, pois está presente em todo o lugar, de modo pleno. Leia Jeremias 23:23 e 24.



Provas da sua personalidade:
O Espírito Santo, como já foi dito, é uma pessoa, e não uma influencia ou energia cósmica; também não é a força ativa de Deus, como ensinam alguns. Ele possui características e personalidade. Veja os seus atributos pessoais: intelecto, vontade e sentimento (leia Romanos 8:27 e 1 Coríntios 2:10, 11 e 16), onde se observa claramente, a sua capacidade de examinar, conhecer e interceder. Ele se entristece e, também, tem ciúme (zelo) de nós. Leia Tiago 4:5. 

Considere ainda, algumas atividades que atestam a personalidade do Espírito Santo:
1. Revela (2 Pedro 1:21):- A Bíblia, revelação de Deus à humanidade, foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo.



2. Ensina (João 14:26):
O Senhor Jesus afirmou aos discípulos que o consolador os ensinaria todas as coisas, e os faria lembrar de tudo quanto Ele (Jesus) havia dito.


3. Intercede (Romanos 8:26):
O apóstolo Paulo disse que o Espírito Santo 'intercede por nós com gemidos inexprimíveis’.


4. Ordena (Atos 13:2):
A Igreja de Antioquia da Síria foi a primeira a enviar obreiros ao campo missionário. Porém, a ordem para isto foi dada pelo Espírito Santo.


5. Testifica de Cristo (João 15:26; 1 João 5:6 e 7):
Ele testifica de Cristo. Se não fosse uma pessoa, seu testemunho seria nulo.


6. Fala à Igreja (Apocalipse 2:7, 11, 17 e 29; 3:6, 13 e 22):
Através dos ministros da Palavra e de várias outras maneiras, Ele fala à Igreja;


7. Convida à salvação (Apocalipse 22:17):
Não só convence o pecador a aceitar a Cristo como Salvador, mas também, junto com a Igreja, convida todos à salvação.



NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Você aprendeu que o Espírito Santo é uma pessoa e não uma influência ou força ativa de Deus, pois possui personalidade. É divino, porque a Ele são atribuídas as mesmas qualidades inerentes ao Pai e ao Filho, e também, é-lhe dado, de acordo com as diversas funções, vários nomes. Veja, então, os que são conferidos ao Espírito Santo e os seus principais símbolos.
Nomes conferidos ao Espírito Santo: - Referente à pessoa do Espírito Santo, as Escrituras Sagradas registram vários nomes, pelos quais é conhecido ou representado. Veja:


1. O Espírito de Deus:
Significa que Ele é executivo da divindade. Em Lucas 11:20, Jesus afirma que expulsara os demônios pelo ‘dedo de Deus’



2. O Espírito de Cristo (Romanos 8:9):
Este nome, conferido à terceira pessoa da Trindade, indica que o Espírito Santo é enviado por Cristo, para o glorificar e habitar no salvo.



3. O Consolador (João 14:16 e 26; 16:7):
Perto de findar o seu ministério terreno, o Senhor sabia que, brevemente, teria de deixar os seus discípulos. Contudo, eles não ficariam sozinhos, pois enviaria o ‘outro Consolador’, a fim de ficar com eles para sempre.



4. O Espírito de Verdade (João 14:17; 16:13):
O Espírito do engano e do erro operam no mundo. Por isso, o Senhor enviou o Espírito de Verdade, para preservar os seus servos das ciladas de Satanás.



5. O Espírito da Graça:
A graça é concedida aos crentes, a fim de viverem em santidade e vencerem as fraquezas, próprias da carne (leia 2 Coríntios 12:9).



6. O Espírito de Vida (Romanos 8:2):
O poder do pecado e da morte não têm efeito sobre aqueles que receberam o Espírito de Vida. Neste versículo, o apóstolo Paulo afirma: ‘Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte’. Leia Romanos 8:11.


Símbolos do Espírito Santo:
 Eles indicam a ação divina da terceira pessoa da Trindade, através dos vários ministérios que exerce em prol dos servos de Deus. Consideremos os principais:


1. Fogo:
Este símbolo fala da ação purificadora do Espírito Santo, na vida do crente. Ao mesmo tempo que incinera a força do pecado dentro de nós, e consome tudo o que representa palha, madeira e feno; o fogo do Espírito assinala a presença de Deus na vida do crente, ao iluminá-lo e aquecê-lo.


2. Vento:
No encontro com Nicodemos (João 3:8), o Senhor referiu-se à ação do vento, para ilustrar a operação do Espírito Santo na obra de regeneração do pecador. É ele quem convence a pessoa da necessidade de arrepender-se dos seus pecados e receber, pela fé, mediante a graça divina, a salvação consumada no sacrifício do Calvário, pelo Filho de Deus. O vento simboliza a obra regeneradora do Espírito Santo.Tal como o vento, cuja presença é sentida, sem, no entanto, se poder tocar, assim é o Espírito Santo. Percebe-se a sua real operação na vida do crente e da igreja, embora não se possa vê-lo tal como é. Seus atos independem da vontade humana, pois ele é Deus, é soberano.



3. Água:
Jesus afirmou a Nicodemos que ‘aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus’. Neste versículo, a água simboliza a Palavra de Deus, que concede vida aos que estão mortos em seus delitos e pecados. Todavia, em João 7:37, o Senhor Jesus identifica-se como a verdadeira fonte de água viva, isto é, da salvação consumada por ele, e conferida aos que aceitaram, pelo Espírito Santo. Ele afirmou: ‘Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre’. E João registra, ainda no versículo 39: ‘E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado’.



4. Selo:
Qualquer objeto que esteja selado, o identifica como propriedade exclusiva de alguém. O selo é a garantia de que o objeto não será confundido com qualquer outro, pois trata-se de uma marca pessoal, intransferível. O crente é uma propriedade do Senhor. O selo do Espírito Santo, no ato da conversão, confere a garantia de vida eterna ao novo membro da família de Deus. O Espírito Santo é o penhor da nossa salvação (leia Efésios 1:13 e 14). Desta forma, a Bíblia ensina que todo o crente é selado com o Espírito Santo.



5. Azeite:
 É o mais conhecido dos símbolos atribuídos à terceira pessoa da Trindade. No Antigo Testamento, era usado para consagrar os sacerdotes e os reis de Israel. Ser ungido com o azeite, significava estar revestido da autoridade de Deus, para determinada tarefa espiritual ou secular. A igreja primitiva, através dos presbíteros, ungia os enfermos, que saravam, após a oração da fé (leia Tiago 5:14 e 15). Ainda se faz isto, em obediência à Palavra de Deus. Os resultados são positivos.


6. Pomba:
Esta ave simboliza brandura, inocência, doçura, pureza, amabilidade e paz. Por ocasião do batismo de Jesus, no rio Jordão, João Batista viu o Espírito Santo descer do Céu, em forma corpórea de uma pomba, e pousar sobre o Filho de Deus, para indicar que aquele era o Messias. Isto não significa que a terceira pessoa da Trindade tenha esta aparência, pois, como espírito, não possui forma que se possa definir.



III. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
No Pecador: - O Espírito regenera a natureza pecaminosa do homem, convence-o dos seus delitos e pecados, leva-o ao arrependimento, à confissão e ao abandono dos mesmos, pela fé no sacrifício do Filho de Deus. Deste modo, regenerado pelo Espírito, o pecador experimenta o novo nascimento, e torna-se uma nova criatura. Leia 2 Coríntios 5:17.



No Crente:
 - A obra do Espírito Santo é:
- Consolar (leia João 14:16 e 17);
- Conduzir, guiar em toda a verdade (leia João 16:13);
- Ensinar todos as coisas e lembrar o que o Senhor ensinou (leia João 14:26);
- Conceder poder para testemunhar de Cristo (leia Atos 1:8);
- Interceder pelos crentes em suas orações (leia Romanos 8:26);
- Santificar: esta é a principal tarefa do Espírito santo nos crentes, pois sem santificação, ‘ninguém verá o Senhor’ (Hebreus 12:14). Este processo é uma operação dinâmica e progressiva. Começa na conversão e aperfeiçoa-se gradativamente até a volta de Jesus. Leia 2 Coríntios 7:1 e Filipenses 1:6.



Na Igreja:
Considere as seguintes áreas , nas quais o espírito Santo administra a Igreja:
- Na obra de missões:
 A começar pela igreja em Antioquia da Síria até os dias atuais, é o Espírito Santo quem separa e ordena os obreiros e os envia ao campo missionário.
- No ministério da pregação:
- Sem a unção do Espírito, 
nenhum pregador, por melhor que seja, logrará êxito em sua pregação, pois sua mensagem é insípida, vazia e sem poder. Só há salvação de almas, quando o Espírito unge a mensagem e o pregador, como aconteceu com Pedro, no Pentecoste. Sob a convicção de que haviam pecado, por rejeitarem o Mestre, o Salvador da humanidade, os judeus, compungidos em seus corações, arrependeram-se e foram salvos. Leia Atos 2:37 e 41.


Oração:
O Espírito intercede pelos crentes nas orações (leia Romanos 8.26). Ao escrever aos crentes em Éfeso, Paulo concita-os a orar ‘em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito’ (Efésios 6:18). Leia Judas, versículo 20.
A sobrevivência da Igreja só é possível sob a direção do Espírito Santo. Ele é o legítimo vigário (substituto) do Filho de Deus na terra. Ninguém mais!



1) Cite a referência Bíblica, onde o Espírito Santo é citado pela primeira vez.




2) Cite as características de personalidade do Espírito Santo.




3) Cite os atributos que atestam a divindade do Espírito Santo.




4) Quais os símbolos do Espírito Santo destacados nesta lição?




5) Que tipo de obra o Espírito Santo realiza no crente?




Dinâmica: Que símbolo lembra você?
Objetivos:

Oportunizar estudo sobre os símbolos do Espírito Santo.
Escolher símbolo para representação de si mesmo.
Material:
½ folha de papel ofício.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos que pensem em um símbolo para representá-los, como por exemplo: um objeto ou animal.
- Lembrem aos alunos que os símbolos normalmente referem-se à função ou atuação de algo ou alguém. Apresentem alguns exemplos:
Leão: tem muita garra para lutar, vencer.
Girafa: tem uma visão mais ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem estratégias e planejamentos
Palha de aço(BomBril): mil e uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil convivência.
- Solicitem que os alunos façam um desenho do objeto ou animal escolhido e escrevam o porquê desta escolha.
- Peçam para que os alunos socializem com os colegas os símbolos escolhidos.
- Falem também que os símbolos do Espírito Santo são uma representação, mas que na verdade Ele é Deus, a Terceira Pessoa da Trindade. Então apresentem os símbolos do Espírito Santo.



Texto de Reflexão: Companheiro e Guia

Lisa Marino tem um treinador particular para manter a boa forma, o qual lhe dá conselhos diários e encorajamento. Mas ela nunca o vê. Como participante de um programa chamado “Prática da Vida”, Lisa começa cada dia enviando um relatório de sua dieta, exercícios, sono e estresse para uma página da Internet. Mais tarde, ela recebe uma resposta por email, de seu treinador. Ela diz que o registro diário ajuda-a a permanecer correta e focalizar-se em seus objetivos.
Como cristãos, conhecemos a experiência maravilhosa de ter o Espírito Santo como nosso companheiro e guia – mesmo que não possamos vê-LO.
Jesus prometeu aos Seus discípulos de que quando Ele deixasse a terra, iria enviar alguém que estivesse entre eles. “Se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei”(João 16.7).
A palavra traduzida por “Auxiliador” ou “Consolador” significa: “chamado para estar ao seu lado ou lhe ajudar”. O erudito da Bíblia W.E. Vine, diz que isto significa alguém que pode ser para nós o que Cristo foi para os Seus discípulos.

Por meio dos Seus olhos invisíveis, o Espírito Santo está conosco todos os dias, assim como Jesus caminhou com os Seus discípulos na terra. Ele nos mantêm honestos, focalizados e encorajados, de forma que nós também podemos glorificar a Cristo.
David Mc Casteland.
Fonte:Nosso Pão Diário






                    Discipulado – 1º. Trimestre 2019




    


  Discipulado – 1º. Trimestre 2019



 Discipulado Diversos - Com vários temasBíblicos Completos



 ARQUIVO DO BLOG




 Escola Bíblica Dominical



 Escola Bíblica Infantil







 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019


Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016




Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

 através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.




“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)





"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".





Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário