3 de dezembro de 2018

Subsidio: Lição 10 - Na Casa do meu Amigo eu Tenho Amigos: Noemi e Rute - Jardim de infância de 5 e 6 anos

 


Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição.
Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.





Seus amigos serão meus amigos e teu Deus será meu Deus". Então, Rute e Noemi retornaram juntos para Belém. Foi uma coisa boa Rute ter ido com Noemi, pois Belém era muito longe e Noemi já não podia viajar sozinha, pois já era de idade, e o caminho era longo.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a aprender a valorizar as amizades, compreendendo a importância de se ter amigos.

Pré - aula:




Momento do louvor
Cante:

A - M - I - G - O | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono

 


Deus é bom pra mim




Eu Preciso de você, Nós Precisamos de Cristo


Você pode também contar a história com fantoches.



Para fazer fantoches e contar a história.



Ou Pode contar com figuras





  Memória em ação
O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Provérbios 17:17” (Pv 17.17 – NVI)

Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
Rute – Capítulo 1. 1 - 16
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.
2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,
4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6 Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
7 Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá,
8 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo.
9 O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz
10 e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo.
11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.
14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.

  Rute – Capítulo 2. 1 - 4
1 Tinha Noemi um parente de seu marido, senhor de muitos bens, da família de Elimeleque, o qual se chamava Boaz.
2 Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha!
3 Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque.
4 Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco! Responderam-lhe eles: O SENHOR te abençoe!

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE




Recurso visual







Atividades:













Brincadeira é coisa séria!:
Determine um lugar da sala para que seja Belém. As crianças andarão pela sala e só irão para Belém quando você disser.
Enquanto elas estiverem andando pela sala faça perguntas como por exemplo:

* Quantos filhos tinha Noemi?
* O que aconteceu com seu marido?
* Seus filhos casaram?
* Onde eles moravam?
*O que aconteceu com os filhos de Noemi?
*O que Orfa fez?
* O que Noemi fez?

.... E elas foram para Belém! (momento em que correrão para o lugar determinado pelo professor). Repita a brincadeira quantas vezes for interessante e divertido. Se estiver com uma turma maior crie perguntas mais elaboradas!


Oração:




Lembrancinhas:


Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.




Para concluir
Faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus.

Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
 
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus




Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.


Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.



Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 4° Trimestre 2018: Tema: A casa do meu amigo - Cpad


Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo


Brincadeiras para unir pais e filhos


Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil


Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades


Livro Sem Palavras


LIVRO SEM PALAVRAS - como fazer


Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


Oficina a arte de fazer brinquedos


Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
Fontes consultadas:
tiasdaescolinha.blogspot.com
ensinoinfantilnumclique.com
Pequeninos de jesus blogspot.com
Blogtiale.blogspot.com
Escola Bíblica Infantil
Apascentar os Pequeninos
minha-heranca.blogspot.com
Cantinho da Tia Carol
www.materialgospel.com.br
cathellyn.blogspot.com
CPAD



Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


Ovelhinhas de Cristo.

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Com Jesus eu pulo de Alegria!!


Colossenses 3,23

Leia a Bíblia


Copie e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário