14 de dezembro de 2018

Lição 11: Iniciando a terceira viagem - Jovens




Texto de referência. 
1 Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos

2 e lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? ” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”.

3 “Então, que batismo vocês receberam? “, perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles.

4 Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”.

5 Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.

6 Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar.

7 Eram ao todo uns doze homens.

8 Paulo entrou na sinagoga e ali falou com liberdade durante três meses, argumentando convincentemente acerca do Reino de Deus.

9 Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano.

10 Isso continuou por dois anos, de forma que todos os judeus e os gregos que viviam na província da Ásia ouviram a palavra do Senhor. Atos 19.1-10



Versículo do dia
  E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos. Atos 19.1

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE





Objetivos da lição
Compreender que Paulo pregava um Evangelho Completo;
Entender a necessidade de apresentar o batismo com o Espírito Santo;
Estimular o cristão seguir os passos de Paulo.



Introdução
Em sua terceira viagem missionária em 52-56 E.C. (Era Cristã), Paulo revisitou Éfeso e trabalhou ali por uns três anos. De Éfeso, escreveu sua primeira carta aos coríntios e, pelo que parece, enviou Tito para ajudar os cristãos ali. Depois de um motim contra ele, instigado pelo prateiro Demétrio, Paulo partiu de Éfeso e dirigiu-se para a Macedônia. Recebendo notícias de Corinto, por meio de Tito, Paulo, na Macedônia, compôs sua segunda carta aos coríntios. Antes de partir da Europa com uma contribuição dos irmãos da Macedônia e da Acaia para os cristãos necessitados em Jerusalém, e mui provavelmente quando estava em Corinto, Paulo escreveu sua carta aos romanos. — At 19:1–20:4; Rm 15:25, 26; 2Co 2:12, 13; 7:5-7.



1 – O batismo de João
O batismo de João foi somente um sinal de arrependimento de pecados, e não um indício de nova vida em Cristo. Como Apolo (18.24-26), estes crentes efésios necessitavam de mais informação quanto à mensagem e o ministério de Jesus Cristo. Pela fé acreditavam no Jesus como o Messias, mas não entendiam o significado da morte e ressurreição de Cristo e nem a obra do Espírito Santo.

Então, que batismo vocês receberam? perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles. Atos 19.3



1.1 – Paulo apresenta o evangelho completo
Paulo achou em Éfeso algumas pessoas religiosas que consideravam a Jesus como o Messias. Não tinham sido levados a esperar os poderes miraculosos do Espírito Santo, nem os haviam informado que o evangelho era, especialmente, a ministração do Espírito. Contudo, pareciam dispostos a receber bem esta notícia. Paulo lhes demonstra que João nunca pretendeu que aqueles aos quais ele batizava ficassem ali, senão que lhes dizia que deviam crer nAquele que viria depois dele, isto é, em Cristo Jesus. Eles aceitaram, agradecidos, essa revelação e foram batizados no nome do Senhor Jesus.



1.2 – O que veio após João
“Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Mateus 3.11

João batizava às pessoas como sinal de que tinham pedido a Deus o perdão de seus pecados e se decidiram a viver como o queria que o fizessem.

O batismo é um sinal exterior. João disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Isto predizia o Pentecostes, quando Jesus enviaria ao Espírito Santo.

A nova vida precisa evidenciar a conversão. É nisso que se revela o ser mergulhado no Espírito Santo, o batismo com o Espírito Santo.

A nova vida é estar constantemente rodeado pelo Espírito Santo, é estar cheio dele! O Espírito e o fogo são o elemento da nova vida que continuamente julga e purifica como também continuamente aquece e promove a vida. Assim é que deve ser entendida a palavra: “Ele vos batizará com o Espirito Santo e com fogo”.




2. Espalhando a palavra
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. 
Atos 1.8


2.1. Evangelizando sempre
Ainda em Éfeso Paulo pregava incansavelmente sobre o Reino de Deus na sinagoga, e assim o fez por três meses, mas como sempre apareciam os perseguidores, Paulo se retirou de lá e foi ensinar em escola, separando os discípulos.
Esta estratégia que Paulo usou foi tão eficaz, que no espaço de dois anos toda a Ásia tinha ouvido falar de Jesus, tanto judeus como gregos.
O Evangelismo eficaz é aquele que é estudado, preparado, pensado e colocado em prática com orientação do Espírito Santo.
Como escreveu John Stott: "Deus promete guiar-nos não para livrar-nos da responsabilidade de pensar".




2.2. Deus honra seus filhos
Depois de tantas perseguições, seria normal pensarmos que Paulo estava cansado e desmotivado, mas não foi o que aconteceu, ele queria cada vez mais pregar e exaltar o nome de Cristo. Essa vontade insaciável pelo evangelismo, trouxe uma comunhão imensa entre Paulo e Deus.
Ele se tornou um canal tão confiável para Deus que o Senhor, pelas mãos de Paulo, operava maravilhas.
Os lenços e aventais que estavam com Paulo, quando eram levados aos enfermos, eles eram curados e até os espíritos malignos saíam das pessoas.
"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.", João 14.12
"...mas não foi o que aconteceu, ele queria cada vez mais pregar e exaltar o nome de Cristo."




3. Lugar da intimidade
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.", Marcos 16.17-18

3.1. Sem autoridade
Alguns exorcistas judeus tentavam expulsar demônios em nome do Jesus que Paulo pregava, porém não tinham êxito, pois o espírito maligno dizia que conhecia Jesus e Paulo, mas eles não, e saim envergonhados.
A autoridade de Deus na vida do cristão está totalmente ligada a fé e a conduta que ele tem perante o Senhor, pois fé + conduta = santidade.


3.2. O nome de Jesus é engrandecido
Diante dessas situações vividas por Paulo, o povo de Éfeso começou a ter temor, e isto engrandecia cada vez mais o nome de Jesus, até magos queimavam seus livros na presença de todos, além daqueles que testemunhavam, confessavam diante de todos os seus feitos.
Desta forma a Palavra de Deus prevalecia naquela região.


Conclusão.
A terceira viagem de Paulo, é no mínimo algo incrível, pois Deus o honra de maneira sobrenatural. Paulo descobriu que não tinha mais vida em si mesmo, e que Cristo era sua vida. Nada mais o preocupava, nem a morte. Encerramos esta lição com o dizer de Paulo:
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Filipenses 1.21



Questionário
1. Paulo vai ter com alguns discípulos, e lhes pergunta se já haviam recebido o batismo com o Espírito Santo, o que responderam?


2. Como o Evangelismo se torna eficaz?


3. Atrelada a que, a autoridade de Deus na vida do cristão está totalmente ligada?






Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo





Lições bíblicas Betel
Ano 2018


Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo



Lições bíblicas Betel
Ano 2017

Revista Conectar+ 3º Trimestre de 2017 - Betel: Tema - Servos da lei e amados da graça - Jovens... mais »
Revista EBD Conectar+ 2º Trimestre de 2017 - Betel: “O jovem e os seus relacionamentos”
Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



Lições bíblicas Betel
Ano 2016

Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel. Adoração & Louvor: "A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus"


Jovens e Adulto - Mateus uma visão panorâmica do Evangelho do Rei - 3º Trimestre de 2016 - Betel


Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família




Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


ARQUIVO DO BLOG


Adultos: Lições Biblicas Arquivo


Noticias.Com
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário