5 de dezembro de 2018

Lição 10 - Liberalismo e Fundamentalismo Teológico - Central gospel

 


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Colossenses  2.1-7
1 - Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodiceia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
2 - para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo,
3 - em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
4 - E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
5 - Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
6 - Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
7 - arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.



TEXTO ÁUREO
"Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós." 1 Pe 3.15
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Biblia online



Pré - aula:



ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Caro professor,
O assunto da lição de hoje destaca dois movimentos teológicos surgidos a partir do início do século 18: o Liberalismo e Fundamentalismo Teológico. Duas formas de interpretar as Escrituras Sagradas que propiciaram verdadeiras batalhas intelectuais durante a História.
Mostre aos alunos, no entanto, que esse assunto é muito atual, uma vez que existe um grande número de estudiosos e pessoas comuns que defendem tanto um como o outro ponto de vista.
Esta é uma oportunidade, também, para entenderem o Iluminismo — corrente filosófica que deu origem ao Liberalismo Teológico — e conhecerem os pressupostos de cada uma dessas cosmovisões teológicas.
Boa aula!

Palavra introdutória
O Iluminismo foi um movimento filosófico que transformou o mundo ocidental a partir do início do século 18. O chamado século das luzes promoveu uma variedade de ideias centradas nas ciências e na razão como fonte única e primordial de autoridade.
A sociedade nunca mais foi a mesma. Houve um grande despertar na área da literatura, da filosofia e das ciências. Os inventos mais revolucionários da história humana surgiram a partir do Iluminismo.
No entanto, o mesmo movimento que promoveu a busca do conhecimento científico e defendeu ideais — como a liberdade, incluindo a religiosa; a separação entre Igreja e Estado; a igualdade e a fraternidade —, também questionou a ortodoxia cristã, sua teologia e ensinos.
A base teológica da Igreja foi profundamente influenciada, e duas grandes correntes teológicas, antagônicas, surgiram: Liberalismo e Fundamentalismo Teológico. Este é o assunto desta lição.



1. O LIBERALISMO TEOLÓGICO
Foi inspirado no ideário do Iluminismo, com forte influência do Racionalismo — de René Descartes (1560–1650) — e do Empirismo — de Locke e Hume. Naquela época, havia grande resistência contra tudo que se relacionava à religião e à sua influência sobre a vida das pessoas. Assim, a partir do início do século 18, iniciaram a desconstrução dos principais fundamentos da teologia cristã, aliando a erudição acadêmica e o Racionalismo ao campo da fé, da Igreja e de seus ensinos.
O alvo principal do Liberalismo era uma releitura da Palavra de Deus, evitando que a mesma colidisse com a razão e o conhecimento tido como científico à época. Quando notavam aparentes contradições entre as interpretações tradicionais da fé cristã e as descobertas científicas, essas interpretações bíblicas eram descartadas pelos liberais ou eram reinterpretadas.




Seguem alguns pilares do Liberalismo 
Teológico: Para os liberais, toda
doutrina bíblica pode ser relativizada ou descartada,
caso haja conflito com a cultura moderna.

1.1. Relativização dos dogmas cristãos
O programa do liberalismo exige total complacência com a cultura vigente. Desse modo, negam os absolutos bíblicos e afirmam que a maioria das convicções cristãs não passa de equívocos e ensinos ultrapassados, que devem ser abandonados.


1.2. Superioridade da Razão em relação à Fé na busca da verdade
Os liberais sentem grande desprezo diante das interpretações teológicas tradicionais. Muitas vezes rotulam ensinos fundamentais das Escrituras como fábulas ou mitos. Assim, substituem a Igreja pelas instituições de ensino superior — e a revelação pela razão —, considerando-as as verdadeiras detentoras do conhecimento que levam à verdade.


1.3. Contestação da teologia cristã tradicional
A maior parte dos teólogos liberais contestou os dogmas cristãos. Eles proclamavam que a crença cristã nunca foi unanimidade na história da Igreja, havendo uma evolução histórica nos ensinos bíblicos, conforme a igreja evoluía. Reinterpretaram as doutrinas bíblicas para que elas se adaptassem à cultura vigente. Alguns temas centrais das Escrituras foram relativizados e colocados ao nível de superficialidades e crendices pelo movimento liberal.
Os liberais descreram nos seguintes fundamentos teológicos: na infalibilidade das Escrituras — para eles, a Bíblia contém, mas não é, a Palavra de Deus; na doutrina da Queda — ensinaram que Adão não existiu e o relato da Criação é apenas um mito; na encarnação de Cristo — para eles, Jesus não nasceu de uma virgem, e os ensinos sobre Suas duas naturezas (divina e humana), Sua morte expiatória, ressurreição e retorno à terra são conclusões erradas e enganosas; no relato bíblico de milagres — abandonaram a fé no poder de Deus, na operação de milagres. Negaram veementemente
a autenticidade dos milagres efetuados por Cristo nos Evangelhos. Assim, concluíram que Jesus não é Deus, mas, sim, o maior homem entre todos os homens. Um exemplo de como o europeu deveria portar-se diante da sociedade.
Por conta da influência do Liberalismo Teológico na igreja da Europa, as convicções cristãs foram deixadas de lado por serem consideradas ultrapassadas ou equivocadas. Como resultado, a igreja esvaziou-se e a secularização ganhou proporções gigantescas. Muitos daqueles que outrora eram seguidores de Cristo naufragaram na fé.
O Liberalismo Teológico não pode ser limitado ao passado e ao continente europeu. Ele continua vivo e ativo hoje, inclusive no Brasil. As universidades seculares brasileiras que oferecem cursos de teologia com reconhecimento do MEC, e alguns seminários teológicos, veiculam ensinos de matiz liberal e despejam no mercado evangélico, todo ano, um grande número de formandos comprometidos com esse ponto de vista — o que é lamentável.


2. O FUNDAMENTALISMO TEOLÓGICO
Hoje, ouve-se muito sobre fundamentalismo islâmico, budista, confucionista ou político. A palavra fundamentalismo adquiriu um tom depreciativo, pois se tornou sinônimo de intolerância, radicalismo religioso, dificuldade em interagir com novas ideias e dialogar com as diferenças. O fundamentalista tende ao isolamento à hostilidade quando discorda de certos ideais e convicções; no entanto, é preciso ter o cuidado de não confundir essas ramificações com o movimento histórico chamado fundamentalismo protestante, pois não há associação entre uma coisa e outra.
Seguem alguns esclarecimentos sobre o Fundamentalismo Teológico:


2.1. Uma contraposição ao Liberalismo
O Fundamentalismo Teológico é uma corrente de pensamento em reação ao Liberalismo Teológico. Surgiu nos Estados Unidos e recebeu esse nome em 1895, numa conferência em Niágara, Ontário, Canadá. Neste evento, foi proclamado que certos dogmas da Igreja são absolutos e constituem sua coluna vertebral. Sendo assim, não podem ser relativizados ou modificados em sua essência.


2.2. Uma reafirmação dos fundamentos bíblicos
A migração de teólogos europeus liberais para os Estados Unidos, no início do século 19, culminou com a entrada do liberalismo nas igrejas norte-americanas e em seus seminários. Com isso, as certezas de jovens seminaristas foram abaladas. Eles passaram a questionar muitas coisas dentro da igreja e muitos tornaram-se resistentes ou rebeldes às autoridades eclesiásticas. Além disso, muitos cristãos desviaram-se e perderam a fé.
A conferência fundamentalista de Niágara foi uma reafirmação dos fundamentos bíblicos abandonados pelos liberais. Nela, foram reiteradas as doutrinas que todo cristão deveria acreditar, sem relativizar ou desviar-se delas. São estas as doutrinas:


2.2.1. A infalibilidade das Escrituras
Como na Reforma Protestante, o conceito de Sola Scriptura foi reivindicado e ao Cânon Sagrado foi dada uma posição de proeminência. A Bíblia evoca a si a mesma condição de o Livro do Senhor (Is 34.16); os Oráculos de Deus (Rm 3.2); e o registro inspirado e inerrante do Altíssimo à humanidade (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.20,21).


2.2.2. A divindade de Jesus
As Escrituras Sagradas dão um testemunho inequívoco da divindade de Cristo. No Antigo Testamento, as profecias sobre o Messias apontam para um Ser divino (Is 9.6). No Novo Testamento, temos o testemunho de João (Jo 1.1); Paulo (Cl 2.9); e do próprio Cristo, que declarou a respeito de si: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, [...] que é, e que era, o que há de vir, o Todo-Poderoso (Ap 1.8; cf. 22.13).


2.2.3. A encarnação de Cristo
A encarnação de Cristo figura entre as principais doutrinas da Bíblia. Ela é o ato pelo qual Deus se fez homem ou o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14). Através da encarnação, o Altíssimo deu uma grande demonstração do Seu amor incondicional pela humanidade (Jo 3.16; Rm 5.8; Ef 5.2; 1 Jo 3.16; 4.9).


2.2.4. A morte expiatória de Cristo
Na revelação da ilha de Patmos, Jesus é o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8). Isto significa que a morte de Cristo foi decidida num remotíssimo passado nos conselhos eternos de Deus. Ela está presente em todo Antigo Testamento e está representada na tipologia bíblica, como no protoevangelho, em Gênesis 3.15; no animal que foi morto para fornecer vestimentas de pele para Adão e Eva (Gn 3.21); e nos diversos sacrifícios (como o de Abel) e rituais dos cinco primeiros livros da Antiga Aliança. Nas palavras de Thiessem (1989, p. 223), pode-se perceber um cordão escarlate por toda a Bíblia.
A morte de Cristo não foi um incidente isolado que pode ser relativizado.
Ela mudou a história da humanidade.
De maneira voluntária, o Deus encarnado morreu em lugar dos pecadores (Lc 19.10).

No Novo Testamento, o próprio Cristo, começou a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e
ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia (Mt 16.21).


2.2.5. A ressurreição física de Cristo
Compreendendo a importância da ressurreição de Cristo para a vida cristã e para os ensinos bíblicos, Paulo escreveu: Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé (1 Co 15.17). Se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação (1 Co 15.14); seremos tidos como falsas testemunhas de Deus (1 Co 15.15); permaneceremos em nossos pecados (1 Co 15.17); e também os que dormiram em Cristo estão perdidos (1 Co 15.18).


2.2.6. O retorno de Cristo à terra
Não é possível ter coerência cristã sem acreditar ou relativizar a volta de Cristo à terra. Este assunto ocupa grande parte Escrituras.
A Bíblia faz mais de 300 menções ao arrebatamento. Esse acontecimento é citado em capítulos inteiros, e alguns livros da Bíblia tratam exclusivamente do assunto, como 1 e 2 Tessalonicenses e Apocalipse.

A Igreja vive a expectativa da parusia, evento escatológico conhecido como segunda vinda de Cristo (Mt 16.21; 24.30; Mc 13.32-36; 1 Co 15.51,52; 1 Ts 5.1-6).


2.2.7. Pontos negativos e positivos do Fundamentalismo Teológico
Negativos
Tendência à interpretação literal da Bíblia. Dificuldade em aceitar que as versões bíblicas só podem ser consideradas inspiradas se forem fiéis ao texto bíblico original.
Tendência ao sectarismo e ao isolamento.
Rejeição às interpretações diferentes da Bíblia, mesmo quando elas não afetam o cerne do Evangelho.
Positivos O amor e a fidelidade à Palavra de Deus.
Reafirmação da vida com Deus, baseada na santidade.
Ênfase na oração; no estudo das Escrituras; na vigilância quanto à influência do pecado e de Satanás no mundo; e no arrebatamento da Igreja.
Distinção entre o Reino de Deus e a cultura humana, mostrando que o mundo de Deus e o mundo dos homens são diferentes; que a salvação não tem relação com o melhoramento intelectual ou a libertação política.


CONCLUSÃO
O Liberalismo relativizou e renunciou a muitos fundamentos do cristianismo: uns deixaram de crer nas Escrituras como infalível; outros passaram a dizer que Jesus é apenas um grande sábio, e não o Deus encarnado, que foi morto, ressuscitou e voltará. É preciso aprender a separar os verdadeiros ensinos bíblicos dos falsos. É imprescindível não se deixar enganar e reter o bem (Cl 2.4; 1 Ts 5.21).

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Em sua opinião, qual é o principal legado do Fundamentalismo Teológico?
R: 



 
 Lição 10 - Liberalismo e Fundamentalismo Teológico 
  Pré - aula - Lição 10 - Liberalismo e Fundamentalismo Teológico - Central gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário