11 de dezembro de 2018

Lição 11 – As Palavras de Agur: Lição 11: As palavras de Agur - Juvenis - de 15 a 17 anos

 

INTRODUÇÃO
2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
Nesta lição Estudaremos a Respeito das Palavras de Agur no Livro de Provérbios. As escrituras não mencionam muitas informações sobre Agur Filho de Jaque mas direcionou as suas palavras a Dois Alunos: Itel e Ucal, a quem instruíam veremos segundo algumas pesquisas informações descrita no Capitulo 30 de Provérbios.

2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur


Leitura Bíblica em Classe PV 30. 1-9,11, 24-28
2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
Não sabemos quem foi Agur, filho de Jaque, nem onde ele viveu. Talvez que ele tenha sido, à semelhança de Jó e Balaão, um indivíduo não-israelita que tinha conhecimento do verdadeiro Deus. Ele era filho de Jaque, um dos oráculos do reino. Supõe-se que Itiel e Ucal tenham sido discípulos de Agur.

Jaque era um grande conhecedor das Escrituras Sagradas, e transmitiu ao filho esses conhecimentos. São do seu filho Agur as palavras constantes do texto de Provérbios 30.1-33. Quando Salomão estava finalizando a escrita do Livro de Provérbios, Agur apresentou-lhe os seus escritos. Assim, para homenagear o seu fiel assessor, Salomão fez inserir em seu livro a obra de Agur, que se transformou no Capítulo 30 (30.1-33) do livro.
O Capítulo recebeu o título de “As palavras de Agur”. O texto tem uma apresentação, uma introdução, um desenvolvimento (em três partes) e uma conclusão, da seguinte forma:

A Apresentação encontra-se no primeiro versículo: “Palavras de Agur, filho de Jaque, o oráculo. Disse este varão a Itiel; a Itiel e a Ucal” (1). Daí, a introdução: Na verdade que eu sou mais bruto do que ninguém; não tenho o entendimento do homem (2). Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo (3). Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou o vento nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o Seu nome? E, qual é o nome de seu Filho, se é que sabes? (4). 
2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
Toda a Palavra de Deus é pura. Escudo é para os que confiam NELE (5). Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso (6). Duas coisas eu te pedi! Não mas negues, antes que eu morra (7). Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa. Não me dês nem a riqueza e nem a pobreza! Mantêm-me do pão de minha porção acostumada (8). Para que porventura de farto tu não negue, e diga: Quem é o senhor? Ou, que, empobrecendo, não venha a furtar, e nem lance mão do nome de Deus (9). Não calunies o servo diante do seu senhor, para que te não amaldiçoe e fiques culpado (10).
A partir daí, processa-se o desenvolvimento do Capitulo em três partes.

1ª A parte encontra-se nos versículos 11 a 17, da seguinte forma: 
2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
Há uma geração que amaldiçoa o seu pai, e que não bendiz à sua mãe (11). Há uma geração que é pura aos seus olhos, e que nunca foi lavada da sua imundícia (12). Há uma geração cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima (13). Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujos queixais são facas, para consumirem na terra os aflitos, e os necessitados entre os homens (14). A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Estas três coisas nunca se fartam. E, quatro nunca dizem: Basta! (15). A sepultura, a madre estéril, a terra que nunca se farta d’água, e o fogo nunca dizem: “Basta”! (16). Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência da mãe, corvos do ribeiro os arrancarão, e os pintãos da águia os comerão , ou seja sofrerá porque não respeitou nem honrou os pais (17).

2ª Parte do desenvolvimento está inserida nos versículos 18 a 24, da seguinte maneira:
Há três coisas que me maravilham; e a quarta eu não conheço (18): O caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem (19). Tal é o caminho da mulher adúltera: ela come; limpa sua boca, e diz: “Não cometi maldade! (20). Por três coisas se alvoroça a terra. E a quarta não a pode suportar (21). Pelo servo, quando reina; e pelo tolo, quando anda farto de pão (22). Pela mulher aborrecida, quando se casa; e pela serva, quando fica herdeira de sua senhora (23). Estas quatro coisas são das (mais) pequenas da terra, mas sábias. Bem providas de sabedoria (24).


3ª e última parte do desenvolvimento se encontra nos versículos 25 a 33, na forma seguinte: 
2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
As formigas são um povo impotente; no entanto, no verão preparam a sua comida (25). Os coelhos são um povo débil; e, contudo, faz a sua casa na rocha (26). Os gafanhotos não têm rei; no entanto, todos saem, e em bando se repartem (27). A aranha (ou a lagartixa) apanha com as mãos, e está no paço dos reis (28). Há três (animais) que têm bom andar; e o quarto passeia muito bem (29). O leão, o mais forte entre os animais, que por ninguém torna atrás (30). O cavalo de guerra (ou o cão de caça), bem cingido pelos lombos; e o bode também; e o rei a quem não se pode resistir (31). Se (tu) obraste loucamente, elevando-te, e se imaginaste o mal, põe a mão na boca (32). Porque o espremer do leite produz manteiga; e o espremer do nariz produz o sangue; e o espremer da ira produz contenda (33).

E, a conclusão é esse verdadeiro manual de bons conselhos, que dignificam o seu autor, seu co-autor e o próprio leitor. Isso demonstra que Salomão era um rei sábio, que sabia manter suas amizades e cultivar suas alianças. Suas obras escritas demonstram isso. E AGUR era um dos seus assessores mais próximos. Era um conselheiro discreto e muito dedicado ao seu rei. Dessa forma, ele tornou-se co-autor (embora minoritário) de Salomão na escrita do Livro de Provérbios, em sua parte final.

2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
I. A Palavra De Deus É Pura, Não Devemos Acrescentar Nada A Ela (Pv 30.5-6)
o capítulo é intitulado “Palavras de Agur” com base na sua frase inicial. Nada sabemos de Agur, filho de Jaque 
(1). Como Jó, ele pode ter sido um não-israelita que conheceu o Deus da fé dos hebreus. Pode ter sido um respeitado mestre não-hebreu e possivelmente contemporâneo de Salomão. Alguns estudiosos têm conjecturado que Agur era simplesmente mais um nome de Salomão. No entanto, mais significativo do que a identidade exata de Agur é o fato de que as suas palavras foram consideradas dignas de inclusão no Livro de Provérbios.
A. Observações Pessoais, 30.1-9

1. O Conhecimento de Deus (30.1-4)
O significado exato do versículo 1 é tão incerto quanto a identidade de Agur. Alguns estudiosos consideram Itiel e Ucal pupilos prediletos de Agur. Outros traduzem esses nomes de tal forma que simbolizem a luta de Agur para chegar ao conhecimento de Deus. “Eu estou exausto, ó Deus, estou exausto, ó Deus, e consumido” (Smith-Goodspeed). Nos versículos 2-3, Agur expressa a sua ignorância de Deus e sua total humildade na sua aproximação de Deus. No entanto, ele não é um cético, como alguns afirmam, mas reconhece que Deus não pode ser compreendido somente pela sabedoria humana. Agur não advoga conhecimento do Santo, como outros fizeram.
Com cinco perguntas retóricas ele contrasta o Criador e a criatura (4). Deus pode ser conhecido, mas ele é também incompreensivelmente grande (cf. Jó 11.7-8; 38—41; SI 104.1-5; Pv 8.24-29 e comentário; Is 40.12; Rm 11.33-35). À luz da “transcendência majestosa” de Deus, o homem é visto com todas as suas limitações finitas .das investigações.

Os Versículos 5 e 6 fornecem a resposta às perguntas investigativas dos versículos 2-4. Embora a luz do intelecto humano seja inadequada para prover uma compreensão apropriada do ser de Deus e de suas obras, a auto-revelação inerrante por meio da sua Palavra está ao alcance de todos os que confiam nele (5). Deus é completamente confiável, e as suas palavras (6) não necessitam de especulação humana para torná-las completas (Dt 4.2; 12.32; SI 18.30; 84.11; 115.9-11).

A Palavra de Deus é pura e provê um conhecimento puro, sem as corrupções do raciocínio e das manipulações humanas. Ver o Salmo 119 quanto às 166 declarações concernentes à lei de Moisés, a Palavra de Deus. “Pura” (no hebraico, ceruphah) refere-se ao refinamento de metais. As palavras de Deus são submetidas à prova e não têm a mistura da escória humana. Sua palavra é purificada como se fosse a prata purificada no crisol (ver Sal. 12.6). Cf. Pro. 17.3. Sal. 18.30 é quase igual ao presente versículo. A palavra aqui referida, na opinião de alguns, é a Bíblia Sagrada. Ver o vs. 6 e as explicações ali.
Nada acrescentes às suas palavras. Provavelmente, este é um dos primeiros versículos de reconhecimento do cânon, referindo-se à lei mosaica, aos Profetas e aos Escritos (incluindo aqueles relacionados à sabedoria). Cf. Pro. 29.18. O fato de que o vs. 5 depende dos Salmos pode indicar que até mesmo aquele livro já tinha chegado a ser reconhecido como dotado de autoridade canônica. A tríplice referência às Escrituras aparece pela primeira vez, explicitamente, no prólogo do livro de Eclesiástico, que data de cerca de 132 A. C. Cf. Pro. 13.13.

2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
II. Vivendo Naturalmente (30.7-9)
A ênfase da oração de Agur é dupla. Ele ora humildemente, em primeiro lugar, para que seja capaz de manter a sua integridade e piedade — antes que morra (7) — ou, literalmente: “todos os dias da minha vida”. Afasta de mim a vaidade (falsidade) e a palavra mentirosa (8). Em segundo lugar, ele ora sinceramente pelas necessidades mais simples da vida, nada mais, nada menos.
Ele não deseja nada que o faça negar ou blasfemar o seu Senhor. Aqui está o meio termo aplicado às questões espirituais e morais. As aspirações de Agur podem muito bem estar no coração e nos lábios de nós todos.

Afasta de mim a falsidade e a mentira. As provisões divinas que foram requeridas por Agur eram:


1. Agur precisava da providência divina para ser resguardado da mentira e da falsidade, para que aquilo que ele sabia e expressava estivesse em acordo com a Palavra de Deus revelada (vs. 6). A demais, em sua vida pessoal, ele desejava a integridade e a verdadeira espiritualidade, livre das corrupções que os homens promovem. “Falsidade”, no hebraico, é shaw, “vazio”, mas também mentiras, destituídas da verdade divina.
2. Ele queria o suficiente e o necessário para continuar a vida, mas não queria cair na armadilha que as riquezas trazem.
3. Ele precisava de alimento adequado e do suprimento de suas necessidades básicas. Ele não queria contender com a pobreza e sua luta absurda contra até as coisas mais necessárias. Ele queria “o pão de sua porção”, conforme diz o hebraico, literalmente. Cf. Mat. 6.11. Ele não via virtude alguma em ser pobre, e só enxergava armadilhas nas riquezas.

Para não suceder que, estando eu farto, te negue. Continuamos aqui a desfilar os pontos em consideração:

O homem farto, aquele que vive pleno em todas as coisas, pode terminar negando sua necessidade de Deus, fazendo perguntas estúpidas, como: “Quem é o Senhor?”, como se fosse independente e não precisasse da graça ou ajuda divina. Cf. Deuteronômio. 8.12-17. Vivemos todos em estado precário. Todos somos dependentes de Deus até mesmo para viver o dia-a-dia. Naturalmente, espera-se que trabalhemos e planejemos, e nos afastamos das coisas que desagradam ao nosso Deus Sl 15.1-5 (Característica do Verdadeiro Cristão).

Confiando nas promessas de Deus. São muitas as promessas de Deus para o seu povo. As mais significativas não se resumem aos bens materiais, mas ao perdão dos nossos pecados (Hb 8.12), à adoção (2 Co 6.18), à vida eterna (1 Jo 2.25) e a um novo céu e a uma nova terra (2 Pe 3.13). Essas promessas revelam a suficiência de Deus em nos prover o melhor. De fato, como dizem as Escrituras, as promessas divinas são boas e mui preciosas (1 Rs 8.56; 2 Pe 1.4). Portanto, qualquer ideia de prosperidade, para ser genuinamente bíblica, necessita levar em conta a nossa dependência da vontade soberana de Deus (Sl 103.1-3; 23.1-6).”

2015-12-13 - Licao 11 - 4 Trimestre 2015 - Juvenis - As palavras de Agur
Conclusão
O que foi que Agur pediu? Em primeiro lugar ele pediu a Deus para livrá-lo da vaidade e das mentiras (Pv 30:8). Ele rogou por livramento das idéias tolas e inúteis de homens e da vida vazia e sem valor que este mundo oferece. Ele pediu o Senhor para guardá-lo de acreditar nas mentiras enganosas dos homens. Ele sabia que as opiniões e as atividades mundanas eram vãs e frustrantes (Sl 119:113; Ec 1:1-3; 12:8; Mt 6:24; ITm 4:8; IITm 3:1-5; Tg 4:4; IJo 2:15-17).

O que foi que Agur pediu? Ele então pediu a Deus para lhe dar somente um sucesso conveniente e modesto (Pv 30:8) Ele desejava evitar tanto a pobreza quanto a riqueza, sabendo que cada um destes trazia consigo seu próprio conjunto de tentações e provações (Pv 30:9). Ele não orou contra as duas situações pelas dificuldades carnais que cada um traria, mas sim pelos seus efeitos em seu serviço para Deus. A riqueza poderia inchar a sua mente e afastar o seu coração de Deus (Pv 18:11; 28:11; ITm 6:6-10), e a pobreza poderia levá-lo a roubar e a envergonhar o nome de Deus (Pv 1:10-19; 6:30-31).

Estes dois pedidos eram sábios e nobres. Agur não usou a oração para satisfazer os seus desejos como fazem muitos homens quando oram (Tg 4:3). Ele buscou a glória de Deus, a verdade e o bem espiritual de sua alma, mesmo que tivesse que sacrificar algum sucesso. Como no caso de Salomão, obter a sabedoria para agradar a Deus foi mais importante do que as riquezas (IRs 3:5-13). Assim como foi com Moisés, o desprezo junto com o povo de Deus era melhor do que os prazeres pecaminosos (Hb 11:24-26).
Fonte: Valorizeaebd.blogspot.com
Fonte: https://pt.slideshare.net






Revista Juvenis - de 15 a 17 anos: 4°Trimestre de 2018 - Tema: Bons Conselhos: Cpad




através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016

Um comentário: