19 de dezembro de 2018

Lição 12 - Fé Cristã e Responsabilidade Social - Central gospel

 




TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Tiago 2.14-18
14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?
15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano,
16 - e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17 - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18 - Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.





TEXTO ÁUREO
"Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus?" 1 João 3.17

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Biblia online



Pré - aula:







ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Caro professor, a questão da pobreza e da fome no mundo é extremamente desafiadora. As estatísticas que acompanham a lição auxiliam a fixar a dimensão desse problema, mas você pode buscar mais material, disponível em sites desse tema, como o da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês).
Nesta lição, será necessário estimular o aluno a entender qual a responsabilidade social da Igreja, despertando o desejo de se envolverem em atitudes sociais coletivas da própria igreja e individuais, tornando-se parte da solução dos problemas das pessoas carentes que frequentam a igreja, ou fazem parte da comunidade onde a igreja está inserida.





Palavra introdutória
Com a chegada do século 21, a população nutriu esperanças de melhorias na área social. Houve, ainda, reflexões muito interessantes sobre o combate à pobreza e à distribuição de renda. A dura realidade, porém, era que em vez de diminuir o terrível quadro de desigualdade social e miséria, a humanidade prosseguia produzindo famintos e pobres como nunca.
Como Igreja, mesmo diante de uma realidade social muito difícil no mundo em que vivemos, cabe a cada um lançar mão do arado, olhando para frente, sabendo que existe uma responsabilidade social a ser cumprida, que a Bíblia conclama todos a ser sal e luz (Mt 5.13,14), fazendo diferença no contexto
em que estamos situados.




1. PANORAMA DESAFIADOR
A situação da pobreza e da fome no mundo produz um quadro bastante desafiador. A seguir, podemos ver estatísticas preocupantes a respeito dessas questões, ligadas entre si.




1.1. Pobreza
Passada mais de uma década e meia do novo século, a estatística mais recente do Banco Mundial (2016) mostra que quase um bilhão de pessoas no mundo vivem abaixo da linha de pobreza (766 milhões de pessoas). A medição da linha de pobreza se dá por aqueles que recebem até 1,90 dólares por dia, 57 dólares mensais, pouco mais de R$200,00. Além disso, existem problemas em determinar isso, pois, em muitos casos, não existe um processo adequado para quantificar a renda de certas pessoas em dólares. É provável que o número seja maior.
Os dados revelam que cerca de 80% da população pobre do mundo está no contexto rural. Desse total, pouco menos da metade tem até 14 anos (44%) e 39% deles não possuem escolaridade. Quase todos esses pobres moram na África, ao sul do deserto do Saara, e no sul da Ásia; a maioria não tem
acesso à educação, o que significa que será bem difícil deixar essa condição de pobreza. Torna-se um círculo vicioso. Boa parte deles está isolada, abandonada nas áreas rurais. Muitos estão vivendo em locais oprimidos pelos grandes capitalistas, desprezados pelo restante da população do mundo.
No Brasil, a disparidade social aumentou. De acordo com o relatório mais atual da ONU, nosso país — hoje na posição 79, dentre 188 países — perdeu 19 posições na tabela de classificação. Essa tabela mostra o desequilíbrio de rendimentos entre ricos e pobres, no comparativo entre 2014 e 2015. Foi a primeira vez que houve essa queda no indicador social do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) desde 1990.


1.2. Fome
A fome no mundo está diretamente ligada à pobreza. A fome e a desnutrição vão acontecer em regiões do mundo onde a incidência de pobreza é grande.
Em 2017, a Organização das Nações Unidas publicou um relatório onde declarou que 815 milhões de
pessoas no mundo estão sofrendo com a fome; isso representa 11% da população do planeta. Em compensação, juntas, as 500 pessoas mais ricas do mundo acumularam, em 2017, a importância de um trilhão de dólares. Entretanto, 10% desse total seriam suficientes para solucionar o problema da fome e da pobreza do mundo.
Portanto, o principal problema não é a falta de dinheiro, recursos ou alimentos, mas o egoísmo humano.
A ausência de amor ao próximo, o amor à riqueza e a avareza permanecem arruinando a humanidade, sendo os motivos para a pobreza, fome e diversos males sociais.

É estarrecedor saber que o mundo produz o suficiente para alimentar toda a sua população de 7,6 bilhões, mas quase um bilhão de pessoas passa fome! A cada quatro segundos alguém
morre de fome. Os dados mostram uma contradição, pois a humanidade produz alimentos suficientes.



2. RESPONSABILIDADE SOCIAL
As frequentes alterações procedentes do crescimento e da globalização têm abalado todas as dimensões da sociedade, tornando-se necessária uma renovação no modo de administrar os negócios e outros aspectos que atingem a sociedade.
Nesse ponto, a responsabilidade social encontra-se justamente ligada às alterações que acontecem e abrangem todos os tipos de corporações.



2.1. O surgimento da responsabilidade social
No Brasil, a responsabilidade social não teve um começo preciso, mas existem ações sociais registradas de alguns empresários, a partir do século 19. Entretanto, podemos considerar a “Carta de princípios dos dirigentes cristãos de em presas” como um dos pontos de partida, que foi publicada em 1965, e utilizou a expressão “responsabilidade social das empresas”.



2.2. O significado de responsabilidade social
Considerando um conceito geral, pode-se afirmar que responsabilidade social significa gerar satisfação e uma gama de serviços que transformarão a sociedade e o mundo em algo melhor. Pode-se afirmar também que responsabilidade social é quando empresas resolvem, voluntariamente, colaborar para uma comunidade mais equilibrada, com um clima mais limpo.
No aspecto pessoal, responsabilidade social é saber os nossos direitos e deveres dentro de uma sociedade e tomar o cuidado para cumpri-los da melhor maneira possível.
Para os cristãos, a responsabilidade social deve ser uma questão de grande importância, principalmente quando comparada a passagens bíblicas — como o texto de Tiago 2.14-18, que afirma que a fé sem obras é inútil. Quando olhamos para a história do cristianismo, podemos perceber a crise social na humanidade, cujas bases estão corrompidas pela desigualdade social, gerada pelo pecado.



3. PENSANDO SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL
As Escrituras Sagradas apresentam diversas passagens que mostram a importância da responsabilidade social. Tanto o Antigo como o Novo Testamento fazem abundantes alusões ao referido tema. Portanto, é necessário refletir sobre o assunto, conforme apresentado na Palavra de Deus.

No ano do jubileu, os escravos tinham de volta a sua liberdade (Lv 25.10). Esse era o ano de anunciar a liberdade a todos.
Nesse período especial, os bens eram restituídos, e cada pessoa voltava a ser proprietária de suas terras (Lv 25.13). Uma
etapa encerrava-se e uma fase nova era iniciada na comunidade judaica. Esse era um grande exemplo de ação e responsabilidade social.



3.1. A responsabilidade social no Antigo Testamento
Percebe-se, no período do Antigo Testamento, que um tradicional exemplo era o ano do jubileu, que deveria ser observado a cada 50 anos.
Nesse ano, aqueles que tinham dívidas eram absolvidos e havia perdão para todos. O ano do jubileu aproximava o povo de Deus, rememorando o abastecimento divino ao longo dos anos. Mas o Antigo Testamento cuida ainda da questão da viúva (Dt 10.18; Sl 146.9), do órfão (Êx 22.22; Is 1.17) e de outras pessoas carentes, em desamparo.



3.2. A responsabilidade social no Novo Testamento
Jesus mostrou interesse nas questões de responsabilidade social. Ele abordou o tema a partir da Lei de Moisés; porém, foi além. Ele contou uma parábola (Lc 10.25-37) em que um samaritano, considerado estrangeiro e impuro, deu exemplo de responsabilidade social ao socorrer e cuidar de um judeu ferido — ação que um judeu não faria em situação idêntica e contrária. O samaritano não só cuidou, como colocou o ferido numa estalagem, pagando adiantado para que o judeu fosse bem cuidado e tivesse tudo o que fosse necessário ao seu tratamento.
Cristo abordou o aspecto da questão social como se fosse um privilégio do Evangelho, quando todos achavam que, jejuando, orando e dando esmolas, estariam se justificando.
O apóstolo Tiago, de forma prática, falou sobre a importância de mostrarmos uma fé cristã proativa e submissa ao Senhor (Tg 1.27). Tiago está mostrando que a responsabilidade social do cristão deve dar prioridade aos órfãos e viúvas, suprindo suas necessidades.
Paulo orientou os cristãos da Igreja em Antioquia a realizarem boas obras em relação aos outros cristãos (At 11.29). O mesmo Paulo, escrevendo aos cristãos da cidade de Corinto, destacou como as boas obras (ou ação social) realizadas pelo povo da igreja glorificavam a Deus (2 Co 9.11,12).



4. IGREJA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A responsabilidade social da Igreja está em seu DNA.
Não foi algo planejado; simplesmente começou a acontecer.
No livro de Atos dos Apóstolos, ela teve início logo após a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Neste princípio, a comunidade cristã inicial estava se estruturando e passando por adaptações. A partir do dia de Pentecostes, eis que ela surge de maneira extremamente vigorosa.



4.1. A origem da responsabilidade social na Igreja cristã
Atos 2.44-46 é uma descrição de como a Igreja cristã estava se comportando. A preocupação com o equilíbrio social, com a existência digna das pessoas e da comunidade foi o ponto de partida para que a Igreja primitiva iniciasse sua trajetória, cooperando para o bem comum. O tempo foi passando e, à medida que a Igreja crescia, outras deficiências apareceram; em muitos casos, ocupando o lugar das carências mais básicas, como Jesus havia destacado em Mateus 6.31,33 — alimento, bebida e vestimenta. Assim, a Igreja foi se distanciando do seu referencial inicial de Atos, capítulo 2.



4.2. A responsabilidade social da Igreja cristã na história
Na história da Igreja, durante a maior parte do tempo, os cristãos compreenderam que a assistência social era de fundamental importância entre os propósitos da Igreja no mundo.
Na memória dos primeiros cristãos, perdurou a lembrança de Jesus passando por este mundo e praticando o bem (At 10.38).
O ensino dos apóstolos situou a questão social como parte central da vida cristã. Paulo, escrevendo aos cristãos da Galácia, afirmou que devemos fazer o bem a todos e não nos cansar disso (Gl 6.9,10).
Durante o Império Romano, a Igreja combateu o infanticídio, o aborto e a luta dos gladiadores, que era extremamente violenta. A Igreja nunca foi favorável à escravidão, procurando exercer influência contrária a ela, que, naquele tempo, era considerada algo normal.
Em épocas de grande perturbação social, a única instituição que se encontrava devidamente capacitada para auxiliar o povo em aflição — e que de fato ajudava — era a Igreja cristã.
No século 16, com o início da Reforma Protestante, os reformadores conservaram a relevância na caridade cristã, pregando e escrevendo sobre o tema, além de tomarem atitudes importantes na área social.



4.3. Igreja, ação e prática social
Infelizmente, na atualidade, diversas igrejas têm se mostrado omissas em relação ao compromisso social. Isso tem ocorrido porque a responsabilidade social tem sido separada do evangelismo. Na verdade, eles não são incompatíveis; são faces da mesma moeda.
Em 1974, na cidade suíça de Lausanne, 2.700 representantes cristãos de 150 países reuniram-se para tratar especificamente de evangelização e responsabilidade social da Igreja. O Pacto de Lausanne, como o encontro ficou conhecido, produziu um documento chamado “A responsabilidade social cristã”. Nesse documento, eles assumiram a culpa e conclamaram todos ao arrependimento pela negligência da Igreja em relação aos necessitados e desassistidos. Nessa declaração, os cristãos de Lausanne afirmaram que “a evangelização e o envolvimento sócio-político são ambos parte do nosso dever cristão”.
Precisa ficar claro que a salvação não vem pelas boas obras.
A salvação é somente pela graça de Deus; no entanto, o cristão deve entender que ele é salvo para as boas obras (Ef 2.8-10).
Quando Jesus respondeu ao mestre da Lei sobre o mandamento mais importante, Ele declarou o primeiro mandamento; depois, Ele alinhou o primeiro ao segundo (Mt 22.39).
O verdadeiro amor concretiza-se na ajuda aos necessitados e em ações que priorizam o viver com dignidade. Tiago afirma:
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma (Tg 2.17). Isso quer dizer que a fé cristã é confirmada pelas obras, quando realizamos a ação social — pessoalmente, como indivíduos, e coletivamente, como Igreja.
A igreja local deve ser sal e luz (Mt 5.13,14), influenciando a região onde está plantada. Ela precisa agir e fugir dos discursos vazios de obras e cheios de fé (Tg 2.17). Além disso, ela deve descobrir as necessidades sociais de sua comunidade e trabalhar especificamente nelas. Só assim poderá realizar um trabalho eficaz, sem ilusões e sem desperdiçar seus recursos.



CONCLUSÃO
Pesa sobre a Igreja, como representante da fé, uma responsabilidade social imensa. Ela precisa combater a injustiça social, causada basicamente pelo pecado, que tem oprimido as pessoas, pois não é possível ser Igreja cristã e isolar-se, não interagindo com a comunidade local.
Cada cristão, individualmente, deve pedir a Deus que mostre o que fazer para diminuir os problemas sociais que estão à sua volta. Certamente, Deus quer usar os Seus filhos.



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Que atitudes práticas o cristão deve ter para desenvolver a responsabilidade social em sua vida?
R.:






 
 Lição 12 - Fé Cristã e Responsabilidade Social 
 Pré - aula: Lição 12 - Fé Cristã e Responsabilidade Social - Central gospel


Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel






Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário