7 de dezembro de 2018

Lição 10: Fazei discípulos - Jovens



Texto de referência. 
  Atos – Capítulo 18. 24 - 28
24 Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25 Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.
26 Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
27 Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido;
28 porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.



Versículo do dia
Mateus 28.19
Portanto, vão e façam discípulos em todas as nações, batizando-as no nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. 


através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



Objetivos da lição
Entender o significado de discípulo;
Conhecer os discípulos que Paulo preparou para o ministério evangelístico;
Compreender que a obra de Deus não pode parar.




Introdução
Essa foi a finalidade das viagens missionárias de Paulo: proclamar que a graça de Deus perdoa os pecados através de Cristo. Deus utilizou o ministério de Paulo para levar o Evangelho aos gentios e estabelecer a Igreja e a formação de discípulos pelo caminho. Suas cartas para as igrejas, registradas no Novo Testamento, ainda sustentam a vida e doutrina da igreja. Embora ele tenha sacrificado tudo, as viagens missionárias de Paulo valeram a pena (Fl 3:7-11).



1 – Entendendo o que é ser discípulo
“Você quer ser igual a mim?” Na tradição judaica, quando alguém era convidado por um rabino para segui-lo era como se ouvisse esta pergunta instigante.

Teria sido esta a mesma questão que ressonou na mente e no coração dos doze primeiros discípulos de Jesus? E, um pouco mais tarde, na mente e no coração do apóstolo Paulo? Para eles, sem dúvida, tratava-se de um chamado radical – imitar o rabino Jesus. Ser um discípulo é outro do mesmo tipo.



1.1 – Ser discípulo
A palavra “discípulo” aparece centenas de vezes no Novo Testamento, onde é usada para descrever os seguidores de Jesus com muito mais frequência do que “cristão” ou “crente”.

Um discípulo é uma “pessoa que segue os ensinamentos de um mestre” (Dicionário da Bíblia Almeida).

Visto que o mestre dos cristãos é o próprio Jesus, o verdadeiro discípulo aprende e segue a vontade do Filho de Deus. Mas, será que todos que se dizem cristãos são verdadeiros discípulos do Senhor? “O que é seguir, senão imitar?” – Santo Agostinho.

“Não se trata simplesmente de um estado ontológico, uma questão de ter tomado uma decisão em um dado momento e pronto. Ser discípulo é um estado ativo de aprendizado e crescimento.” (Paul Bendor-Samuel, em Ultimato, set.-out. 2012, p. 50).

“A razão de quase todas as nossas falhas é a facilidade que temos de esquecer nossa identidade como discípulos.”(John Stott, em O discípulo radical, Editora Ultimato).

O apostolo Paulo da uma a dica do que é ser um discipulo: “Continuem a pôr em prática tudo quanto aprenderam de mim e me viram fazer, e o Deus de paz será com vocês”. Ef 4.9.



1.2 – Os discípulos e sua importância
“E VOCÊS DEVEM seguir meu exemplo, como eu sigo o de Cristo; Estou muito contente, amados irmãos, porque vocês têm-se lembrado e têm feito tudo quanto eu lhes ensinei”.
I Co 11.1,2

Por que diz Paulo: “Sigam meu exemplo”? Paulo não era arrogante, ele não se acreditava que era uma pessoa sem pecado. Neste momento, os crentes em Corinto não sabiam muito a respeito da vida e o ministério de Cristo. Paulo não podia lhes dizer que imitassem a Cristo porque os evangelhos ainda não tinham sido escritos, portanto não tinham ideia de como era Jesus. A melhor maneira de guiar a estes novos cristãos era lhes mostrando a um Cristo em quem confiassem pelo exemplo de um verdadeiro discípulo.

Paulo esteve em Corinto quase dois anos e pôde estabelecer uma relação de confiança com muitas destas pessoas sendo referência fiel de Cristo.

“Eu castigo meu corpo como um atleta faz tratando-o com dureza, treinando-o para fazer o que deve, e não aquilo que ele deseja. De outro modo, eu temo que, depois de ter inscrito os outros para a corrida, eu mesmo seja considerado incapaz, e me mandem ficar de lado”. I Co 9.27




2. Conhecendo Apolo
E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras."At 18.24


2.1. A mensagem de Apolo
Este judeu por nome Apolo, era um homem que interpretava muito bem as Escrituras e as comentava com muita convicção, também era um homem que andava no caminho do Senhor e fervoroso de Espírito, porém o que ainda lhe faltava era o conhecimento pleno sobre Jesus, pois tudo o que aprendera tinha como limite o batismo de João.
O próprio João Batista disse:
"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo."Mt 3.11 "...quanto mais pessoas se achegam para aprender, mais discípulos são formados..."



2.2. Discípulos fazendo discípulos
Paulo começou a falar na sinagoga, e felizmente Priscila e Áquila estavam ouvindo sua mensagem.
Depois de ouvi-lo, os dois levaram Apolo com eles para lhe ensinar o que ainda não havia aprendido, o caminho para se chegar a Deus.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."Jo 14.6
Egoísmo é uma palavra que não tem lugar na obra de Deus, quanto mais pessoas se achegam para aprender, mais discípulos são formados e cada vez mais o Evangelho é propagado nos quatro cantos da terra



3. Marchando para frente
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.", Fp 3.13,14


3.1. Pregando a verdade
Apolo, depois de conhecer toda a verdade do Evangelho, quis ir até Acaia, desta forma Priscila e Áquila recomendaram Apolo para que fosse recebido pelos discípulos daquele lugar.
Chegando lá, Apolo pregou como jamais o havia feito, com veemência e verdade, falava publicamente aos judeus, que Jesus era o Cristo.


3.2. Discípulos trabalham juntos
Posteriormente o povo de Corinto começou a criar problemas diante do povo, uns se diziam de Paulo, outros de Apolo, outros de Cefas e outros de Cristo, (1Co 1.12). Isso não poderia acontecer no meio dos cristãos, já que todos trabalhavam no mesmo propósito.
Desta forma Paulo escreveu:
"Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.", 1Co 3.6
Este versículo mostra homens que trabalhavam no mesmo propósito, sem divisão, sem facção, somente por amor à Palavra.



Conclusão.
Fazer discípulo" requer do cristão um posicionamento de comunhão, de amor, de priorizar o Reino de Deus e, principalmente, de desejo por salvação de almas.
Ter um discípulo é ter consciência de que você está preparando alguém que poderá superá-lo, mas que também espera ser superado um dia.


Aprendeu
1. Segundo o dicionário Aurélio, discípulo significa?


2. Quem era Apolo?


3. O que Apolo pregava quando chegou em Acaia?






Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo

 

Lições bíblicas Betel
Ano 2018


Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo


Lições bíblicas Betel
Ano 2017

Revista Conectar+ 3º Trimestre de 2017 - Betel: Tema - Servos da lei e amados da graça - Jovens... mais »
Revista EBD Conectar+ 2º Trimestre de 2017 - Betel: “O jovem e os seus relacionamentos”
Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas


Lições bíblicas Betel
Ano 2016

Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel. Adoração & Louvor: "A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus"


Jovens e Adulto - Mateus uma visão panorâmica do Evangelho do Rei - 3º Trimestre de 2016 - Betel


Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família




Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


ARQUIVO DO BLOG


Adultos: Lições Biblicas Arquivo


Noticias.Com
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário