22 de dezembro de 2018

Lição 12: Ninguém para essa obra - Jovens



Texto de referência.  

23 Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho.
24 Pois um ourives, chamado Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana e que dava muito lucro aos artífices,
25 convocando-os juntamente com outros da mesma profissão, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa prosperidade
26 e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas.
27 Não somente há o perigo de a nossa profissão cair em descrédito, como também o de o próprio templo da grande deusa, Diana, ser estimado em nada, e ser mesmo destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo adoram.
28 Ouvindo isto, encheram-se de furor e clamavam: Grande é a Diana dos efésios!
29 Foi a cidade tomada de confusão, e todos, à uma, arremeteram para o teatro, arrebatando os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo.




Versículo do dia 
Vocês mesmos podem ver e ouvir o que esse tal de Paulo está fazendo. Ele afirma que os deuses feitos por mãos humanas não são deuses de verdade. E está conseguindo convencer muita gente, tanto daqui como de quase toda a província da Ásia.
Atos 19.26


através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



Objetivos da lição
Reconhecer que sempre haverá pessoas querendo atrapalhar a obra de Deus;
Entender que a confiança em Deus faz os cristãos enfrentar as crises;
Compreender que é necessário seguir em frente diante dos propósitos de Deus.




Introdução
Éfeso, era uma das maiores cidades do Império Romano, capital da província chamada Ásia Menor, cujo território pertence hoje à Turquia. Localizava-se às margens do rio Caístro. Entre suas construções, destacava-se o templo da deusa Diana, também conhecida como Artêmis. Os cultos ali realizados incluíam a prostituição em seus rituais. Tal edifício estava entre as sete maravilhas do mundo antigo. O templo foi incendiado no dia em que nasceu Alexandre Magno. Posteriormente, o próprio Alexandre ofereceu-se para reconstruí-lo. Contudo, sua oferta foi recusada pelos efésios, os quais reconstruíram o santuário, tornando-o mais esplêndido do que antes.
Quando escreveu a primeira carta aos coríntios, Paulo estava em Éfeso. Talvez por isso, diante da grandiosidade daquela construção, o apóstolo fala sobre a igreja de Cristo, comparando-a a um edifício. Ele menciona o processo de edificação, o fundamento, os construtores e o material utilizado (I Cor.3.9-17). Mais tarde, quando escreve aos Efésios, Paulo volta a essa comparação (Ef.2.19-22).

Havia em Éfeso uma grande biblioteca e um teatro com lugares para 25 mil pessoas assentadas. A cidade possuía o principal porto da Ásia, colocando-se, assim, na rota comercial do Império. Foi construído naquela cidade um templo para a realização de cultos ao imperador romano.

Hoje, existem apenas ruínas daquele grande centro urbano, entre as quais se destaca a fachada da antiga biblioteca. Nessa cidade, Paulo passou três anos, ensinando tanto a judeus como a gregos, pregando tanto acerca do arrependimento como da fé.

Uma cidade de mágicos e idólatras, Paulo e seus companheiros anunciaram a Cristo, levando centenas de pessoas a abandonarem a idolatria.





1 – Reclamando do prejuízo
Um ourives chamado Demétrio fazia pequenos modelos de prata do templo da deusa Diana, e o seu negócio dava muito lucro aos que trabalhavam com ele. At 19.24

Diana era considerada uma deusa da fertilidade. Representava-a uma escultura feminina com numerosos peitos. Uma enorme estátua (que se dizia vinda do céu, (At 19.35) estava no grande templo de Éfeso. Esse templo era uma das maravilhas do mundo antigo. A festa a Diana incluía orgias selvagens e farras. É óbvio que a vida religiosa e comercial de Éfeso refletia o culto da cidade a esta deidade pagã.





1.1 – Pregando contra a idolatria
Sempre que a obra de Deus avança, o diabo contra-ataca!
Na mesma medida em que a igreja crescia em Éfeso e a partir de Éfeso, uma implacável perseguição movida por interesses religiosos e financeiros se instalou na cidade, capitaneada por Demétrio, o ourives fabricante das estatuetas de Diana.

A cidade ficou totalmente alvoroçada. Uma grande multidão se ajuntou para gritar o nome da deusa Diana a ponto de a maioria nem saber exatamente o que estava acontecendo na cidade.

Não fora a intervenção do escrivão da cidade, aquele tumulto teria se transformado numa perigosa sedição, provocando grandes desastres para os crentes efésios e, quiçá (talvez por ventura), para o próprio apóstolo Paulo.





1.2 – Uma grande confusão
Um negócio lucrativo era dirigido por uma sociedade de ourives que faziam e vendiam miniaturas de nichos de prata contendo imagens da deusa.

O ministério de Paulo foi tão eficaz que a venda dos nichos começou a diminuir. Por isso Demétrio convocou uma reunião dos sócios e fez-lhes ver que o comércio dos ourives estava em perigo de cair em descrédito e que se os evangelistas não fossem impedidos, a própria deusa Diana teria destruída a sua majestade. Ela seria deposta da sua magnificência. Diana era adorada, ao que se sabe, em pelo menos trinta e três lugares do mundo antigo.

O espírito enganador dos ourives propagou-se como uma epidemia espalhando-se por toda a cidade dando lugar a uma demonstração pública no teatro ao ar livre.

As ruínas deste teatro já foram descobertas; podia conter mais de vinte cinco mil pessoas. Uma vez que Paulo não estava por ali no momento, a multidão agarrou dois companheiros seus; e quando o apóstolo se propunha a sair para enfrentar a multidão, outros discípulos não deixaram que fosse.






Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo




Lições bíblicas Betel
Ano 2018


Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo



Lições bíblicas Betel
Ano 2017

Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel. Adoração & Louvor: "A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus"


Jovens e Adulto - Mateus uma visão panorâmica do Evangelho do Rei - 3º Trimestre de 2016 - Betel


Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família




Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


ARQUIVO DO BLOG


Adultos: Lições Biblicas Arquivo


Noticias.Com
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário