3 de maio de 2018

Subsidio: Lição 6 – Um lugar onde Deus fala - Juniores de 9 e 10 anos





,,




Revista do aluno:

  
INICIANDO A AULA:
A Paz, Tias e Tios!
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:


  


 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Fala Senhor | DVD Samuel | Crianças Diante do Trono 





Podes Falar Senhor | Crianças Diante do Trono 





Ana Paula
Quero ouvir a voz de Deus-Crianças diante do trono.

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!


Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Deus fala sim conosco nos dias de hoje, e seu meio mais seguro é através da Palavra!
Seus Juniores devem aprender a ficar 'ligados', com os ouvidos bem abertos para ouvir o que Deus tem a falar com eles durante o culto, através dos testemunhos, através do louvor, das orações, da mensagem da noite.
Deus fala com as crianças na sala de aula, através da Professora, através da lição do dia.
Oriente seus alunos a ficar atentos e reportar, no próximo domingo, o que ouviram Deus falando nesses momentos na igreja.

Ressalte também que muita gente diz que 'fala em nome de Deus'... mas cuidado, pode ser que isso não seja verdade.
O crente precisa conhecer a Palavra e precisa da ajuda do Espírito Santo para conseguir 'discernir' as coisas.
Explique o conceito.


*MUDE O ESTILO*
Que tal logo ANTES da apresentação do tema da aula fazer com seus alunos GRANDES ORELHAS?

Imprimir em papel duro - 180 de gramatura, ou cartolina.
Os alunos podem pintar e recortar.
Colar em 'arquinhos', travessas que você compra em pacote


Faça pra você também e use durante todo o tempo da aula, vai ser divertido!



Objetivo: 
Compreender que a igreja é um lugar onde Deus fala.


É hora do versículo:
Memorizando


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
   
Hebreus 1. 1 - 2
1 Antigamente, por meio dos profetas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados,
2 mas nestes últimos tempos ele nos falou por meio do seu Filho. Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dele que Deus criou o Universo.





Ensinar que Deus fala conosco através da Bíblia.  

Introdução
Professor(a), mostre os meios de comunicação, mostre o quanto isso é importante hoje em dia. Existem várias maneiras de se comunicar com outras pessoas, por exemplo: telefone televisão, rádio, cartas, gesto, internet, etc As pessoas se comunicam, ou seja, falam o tempo todo. Se vocês estão com fome, comunicam-se com suas mamães e pedem comida, não é?
Nós já aprendemos que podemos falar com Deus pela oração. Mas... e Deus, será que Ele fala conosco? Sim, Deus fala conosco através da Bíblia, pois ela é a Palavra de Deus.
Há muito anos atrás, as pessoas não tinha Bíblia como temos hoje, e Deus falava com elas diretamente.
Hoje, vamos conhecer a história de um menino com quem Deus falou diretamente assim como estou falando com você agora.


Deus falava com Samuel diretamente, Hoje, nós não ouvimos a voz de Deus, como Samuel ouviu, mas Ele fala conosco, e tudo que quer nos falar está escrito na Bíblia. Por exemplo: que devemos amar a Deus mais do que tudo; sermos obedientes ao papai e a mamãe; que devemos falar com Deus sempre, e outra coisa mais.
Quando a Bíblia é lida para nós, precisamos ficar quietinhos e prestar bastante atenção, pois é Deus que está falando conosco.


História Bíblica:
   1 Samuel 3. 1-21
1 E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.

2 E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver),

3 E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,

4 O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.

5 E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.

6 E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.

7 Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.

8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem.

9 Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.

10 Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

11 E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.

12 Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.

13 Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.

14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos.

15 E Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli.

16 Então chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui.

17 E ele disse: Qual é a palavra que te falou? Peço-te que não ma encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma palavra de todas as que te falou.

18 Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu. E disse ele: Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos seus olhos.

19 E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.

20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.

21 E continuou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do Senhor.

 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI


Há muitos e muitos anos atrás, nas terras de Efraim, havia um homem chamado Elcana casado com Ana que não podia ter filhos. Por causa disso Ana era muito infeliz e vivia chorando pelos cantos. E pra completar, Elcana havia tido filhos com outra mulher, Penina, que vivia zombando de Ana. (Ah, que feio!!!) Ela falava: “Ei, Ana bobona, eu tenho filhos e você, não”. Aí que Ana chorava mesmo. E Elcana já não sabia mais o que fazer. Dizia pra Ana: “Ana, por favor, não chora”. Mas Ana não queria saber. Queria porque queria ter filhos.



Todo ano, como era o costume, eles iam à Silo, orar e ofertar ao Senhor. E nessa ocasião Ana se derramou mais ainda em lágrimas diante do altar do Senhor. Ana pediu ao Senhor um filho e fez um voto de que se o Senhor a ouvisse ela entregaria o menino para servi-lo no templo, durante toda a sua vida. E Ana orava ao Senhor só mexendo os lábios de maneira que o sacerdote do templo, Eli, que a observava pensou que ela estivesse embriagada e disse “Mulher, por que bebes vinho?” Ana então explicou que não tinha bebido nada, não. Ela era uma mulher de Deus e contou para o sacerdote o motivo da sua aflição e do seu pranto. Eli disse: “Então vai em paz e que o Deus de Israel atenda ao teu pedido”.


E Ana foi e o seu rosto não era mais triste. Sabem por quê, crianças? Ana ficou cheia de fé. Acreditou que o Senhor a atenderia. Um tempo depois Ana engravidou. Que felicidade! E o menino nasceu e recebeu o nome de Samuel, e Ana esperou Samuel parar de mamar e juntamente com seu esposo Elcana o levou ao templo para ser consagrado ao Senhor e o entregou a Eli.



Ana estava tão feliz e agradecida que levou também ofertas e fez um lindo cântico ao Senhor, que entre outras palavras dizia: “Não há santo como é o Senhor, porque não há outro fora de ti, e rocha nenhuma há como o nosso Deus”. Que lindo, não é, crianças?



E Samuel? Ah, Samuel ficou morando no templo e aprendendo tudo sobre os assuntos do Senhor, porque um dia ele iria se tornar um grande sacerdote e profeta de Deus. Mas seus pais Elcana e Ana não o abandonaram, não. Todo ano eles o visitavam quando iam ao templo orar ao Senhor e Ana trazia-lhe roupinhas novas. E Ana por ser fiel ao Senhor e por ter cumprido o voto que fez para com Ele, foi abençoada com mais 5 filhos: 3 meninos e 2 meninas.



Os filhos de Heli eram maus, desobedientes e roubavam coisas do Templo. Isso desagradava a Deus. Samuel, ainda criança, já trabalhava no Templo do Senhor. Todos os anos sua mãe vinha visitá-lo e trazia para ele uma túnica branca de linho. O menino ia crescendo e era bom tanto diante do Senhor quanto para os homens.


DEUS CHAMA SAMUEL
Numa noite, todos já estavam deitados quando Deus chamou Samuel:
“Samuel, Samuel!”
Samuel pensou que fosse Heli, correu até ele e disse:
“Estou aqui, o senhor me chamou?”
Mas Heli disse:
“Não, não chamei você, vá dormir.”
Samuel se deitou de novo. Deus tornou a chamar pelo nome de Samuel. O menino, achando que tivesse sido Heli, foi até o profeta, que mais uma vez disse que não havia chamado por Samuel. E isso aconteceu ainda mais outra vez. Então Heli percebeu que deveria ser Deus tentando falar com Samuel e disse:
“Samuel, vá se deitar e, se novamente chamarem pelo seu nome, diga: ‘Fale, Senhor, que eu, que sou seu servo, estou escutando. ’”
Então Samuel voltou a se deitar. Veio o Senhor e o chamou como das outras vezes:
“Samuel, Samuel!”
E Samuel disse:
“Fale, Senhor, que eu, que sou seu servo, estou escutando.”
E Deus disse a Samuel que não estava contente por Heli saber dos crimes que os filhos dele cometiam e não fazer nada para corrigi-los. Essa foi a primeira vez em que Deus falou diretamente a Samuel.
Assim, Samuel crescia e o Senhor estava com ele. Samuel nunca desobedecia a Deus e, por isso, Deus continuava se manifestando a ele. E então todo o povo de Israel reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

Aplicação: 
Nas primeiras vezes que Deus chamou Samuel, ele não reconheceu a voz, e pensou que fosse Eli, chamando-o. Mas depois, passou a reconhecer a voz de Deus e ouvia- O atentamente, e como profeta entregava a mensagem de Deus ao povo. Deus deseja também falar com você a cada dia, e revelar a vontade dele pra sua vida e pra sua família. Quanto mais tempo você passar em oração com o Senhor, em momentos de silêncio, mais você terá facilidade para reconhecer a Sua voz. E você será abençoado, ao ouvir e obedecer a tudo quanto Ele te ordenar 



Recursos visuais


Atividades














































 

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?





Criança de jesus tem energia pra gastar


Brincadeira:
jogo de 10 cartões com 10 palavras 'bagunçadas' para os alunos identificarem e colocarem em ordem.
As palavras são:
- falar
- comunicar
- conversar
- bíblia
- profetas
- boca de Deus (note que o 'de' está escrito já na forma correta - avise sobre isso para a dupla que pegar esse cartão.
- vontade
- João Batista
- Espírito Santo
- Igreja
Eles podem escrever no quadro a palavra correta!





Brincadeira: 
“ SOPRA-SOPRA
” – Material: balões de assoprar, papel sulfite, canetas coloridas. Escrever frases da história de Ana, em tiras de papel sulfite, e colocá-las dentro dos balões. As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as frases e montá-las na sequência da história. Variação: pode fazer frases da história ou palavras do versículo.






Lembrancinhas:

Lembrancinha:

Arrume latinhas(tipo extrato de tomate) ou mesmo copinho  descartável bem duro, se for lata, tire a tampa(verifique se não sobrou nenhum rebarba para não cortar as crianças); faça um buraquinho no fundo da lata( o suficiente para passar um cordão ou um barbante) e faça um nó para que o cordão não se solte. Isso deve ser feito com duas latinhas ou dois copinhos descartável. Com isso você construirá um comunicador à distância, que vamos chamar de telefone.


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.




Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad - Juniores
Portal Escola Dominical

Cristãos kids:
://www.lagoinha.com
Classe de juniores ebd
blogtialaila
Pequeninosdejesusblogspot

recursosdeevangelismo.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
semeandoasalvacao.blogspot.com
feitocomcarinhoporpaula.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com

Bíblia infantil
Adaliahelena.blogspot.com
Ensinoinfantilnum lique.blogspot.com

http://crisghensevavellar.blogspot.com/
Ministério Infantil Tia Katy
tiasdaescolinha.blogspot.com/
Blogdaebi.blogspot.com

BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

 


JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário