30 de maio de 2018

Lição 10: O meu Amigo anda sobre as águas: Maternal de 3 e 4 anos

Revista do aluno:
Atividade

INICIANDO A AULA:
A Paz, Tias e Tios!

Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aula:
Endereço na descrição do vídeo:

Prof. Marlene Krueguer
Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou.
Aula para Maternal 011
Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor.
Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



MEU BARCO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1




Turma do Cristãozinho - Meu Barco é Pequeno (Oficial)






Aline Nascimento - MEU BARQUINHO





Aline Nascimento - MARINHEIRO FIEL




Com Cristo No Barco - Tia Cris


Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros




Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Objetivo da lição:
 Ajudar a criança a vencer o medo de chuvas ventanias e trovões, crendo que Deus a protege na tempestade.

Para guardar no coração: 
Versículo chave:
“ [...] Coragem! Sou eu! Não tenham medo! (Mt 14.27)


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Mateus 14. 22 - 33
22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões.
23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.
24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário.
25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.
26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.
27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!
28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.
29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.
30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!
31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
32 Subindo ambos para o barco, cessou o vento.
33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!


Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.



Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.  



Jesus anda sobre as águas
Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora.
Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu a um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho.
Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele.
Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água.
Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram: — É um fantasma! E gritaram de medo.
Nesse instante Jesus disse: —Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
Então Pedro disse: — Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.
—Venha! —respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus.
Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: —Socorro, Senhor! Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: —Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou. E os discípulos adoraram Jesus, dizendo: — De fato, o senhor é o Filho de Deus!


Dedoche 
- Jesus Anda sobre as águas
Uma sugestão super linda para falar de Operação de Milagres, com exemplos novo testamento é fazer um bonequinho dedoche sem rosto representando Jesus que anda sobre a água, que ali é gelatina azul.

Veja no vídeo
Clique aqui!  ⇨  Dedoche - Jesus Anda sobre o Mar


E vamos ao passo a passo.
Para baixar as imagens é só clicar na imagem com o lado direito do mouse e salvar como em seu computador!




Créditos para EBI


Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?



Atividades:
 - Vamos fazer igual ? Tentem com muito carinho!





Atividades:
revistaaluno
 





Dinâmica do medo:
Material: caixa, barra pequena de chocolate bombom ou bala, aparelho de som.
Coloque o chocolate na caixa, com um bilhete: COMA O CHOCOLATE Forre a caixa com jornal para que não se possa saber o que tem dentro.
Pede-se a turma que faça um circulo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte: "Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida. Vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar, independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa."
É importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa. E não vai poder ficar triste se os outros rirem de você.
Começa a brincadeira, com a musica ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a musica for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa... é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem...Depois de muito suspense deixe que abre a caixa e encontra a gostosa surpresa. (Não pode repartir o presente com ninguém).
O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos medrosos diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em geral o medo maior está na nossa cabeça . As vezes ela transforma coisas pequenas em coisas assustadoras. Podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, Jesus está conosco para nos ajudar.
Distribua outros bombons ao final a todas as crianças.
Fale, Jesus nos ajuda vencer o medo de chuvas ventanias e trovões, crendo que Deus nos protege da tempestade. 
Brincadeira
Fixando a aprendizagem
“Com giz ou fita crepe, faça alguns traçados no chão. Eles podem ter as seguintes formas: uma linha reta, uma espiral, ziguezague, etc. Organize os alunos em fila. Explique que cada um terá a sua vez de percorrer os trajetos desenhados no chão, tentando ao máximo não se desequilibrar. Eles deverão ir colocando um pé à frente do outro, até concluir os traçados.” (Karen Bandeira)
Brincadeira
Brinquem de "Mantenha os olhos no prêmio". Coloque seu Kit da História atrás da mesa, no chão, e deixe as crianças escolham uns seis ou sete itens para serem alinhados sobre a mesa. Faça todos olharem bem para os objetos e depois se virarem de costas enquanto você retira ou acrescenta um item. Mande alguém identificar o que está faltando ou o que foi acrescentado. Quem acertar vai escolher o próximo item a ser modificado. Termine lembrando às crianças de que o verdadeiro prêmio é seguir a Jesus, e o único meio de segui-lo é mantendo os olhos e a fé fixos nEle.
Criança de jesus tem energia pra gastar


Lembrancinha
 um copinho descartável de café, com balas de goma e metade de um canudinho com a bandeira colada com durex: Com Jesus estou seguro.




Lembrancinhas:



 
Lembrancinhas:
Como o tema é fixar os olhos em Jesus, nada melhor do que um óculos cheios de olhinhos.

Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 



Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.



A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.





Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.




Conclusão




Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 


Criança de jesus tem energia pra gastar



 





Final da aula:
Entregue para os pais ou o responsável pela criança o lembrete da aula dada e motive-os a recordar com a criança, durante a semana, a história bíblica. 
Lembrete da aula:
Coloque em um cartão ou caderno as anotações para levar para casa.

História bíblica:
  
Mateus 14:22 a 33



Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista
Cpad 
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
Alegria em ensinar educação ".
www.escolinhadagraca.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
Professor Sassá
cathiarts.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
apascentarospequeninos.blogspot.com/
www.escoladominical.com.br
Pequeninosdejesusblogspot.com
www.sementinhakids.com
adaliahelena.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com/
www.pequeninospracristo.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)



 Escola Bíblica Infantil



Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?





SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.




JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida


Ovelhinhas de Cristo.
  

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.

Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.



“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma

Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...




Vamos lá!!!

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário