16 de maio de 2018

Pré - aula: Lição 08: A igreja é um lugar onde se fala a verdade - Juniores de 9 e 10 anos










Revista do aluno:

  
INICIANDO A AULA:
A Paz, Tias e Tios!
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Aline Barros, Dona Mentirinha.





Cantora Tatiane Lopes CD Adorar ( Infantil ) Mentira to fora.




Canção para Coral Infantil: O pecado é um tijolinho

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!


Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
  

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que na Igreja ouvimos a Palavra de Deus, que são palavras que edificam por serem verdades irrefutáveis.

É hora do versículo:
Memorizando
Antes de começar a história bíblica a sugestão é fazer a brincadeira da dança das cadeiras com o louvor: Bibi - do cd Aline Nascimento for Kids volume 1:
HORA DA HISTÓRIA:
As placas sempre tem algo para nos lembrar... Tem placa que lembra: Cuidado! Escola...
Na Bíblia, que é a Palavra de Deus também encontramos muitas coisas que precisamos lembrar para viver melhor, quer ver só:



Essa placa aqui é muito fácil, é a placa PARE! Ela lembra que um carro, moto, caminhão, etc deve sempre PARAR antes de ir para outra pista.
E para nós ela lembra que você precisa parar e pensar: Como está sua vida com Deus? Você lê sua bíblia todo dia ou se ainda não sabe ler, pede para um adulto ler para você? Você canta louvores a Deus? Você vem com alegria para a Igreja?
Sabe por que estou perguntando isso? Porque essa deve ser a atitude de um filho de Deus. Você sabe o que precisa fazer para ser um filho de Deus?? Vou te mostrar com outra placa:



Esta placa lembra os motoristas que devem dar a PREFERÊNCIA quando forem mudar de uma pista para outra, ou seja, deve dar a vez para quem já está na outra pista. Dar a PREFERÊNCIA é muito importante no trânsito.
E, para nós, essa placa lembra que precisamos dar a PREFERÊNCIA, dar a vez à Jesus. Ele deve ser o 1º em nossa vida! Na Bíblia está escrito em João 1:12 que as pessoas que creram e receberam a Jesus em seu coração, foram chamadas de filhos de Deus. Agora você já sabe como se tornar um filho de Deus: Crendo e recebendo Jesus como seu Salvador, dando a PREFERÊNCIA para Jesus em sua vida!
Mas tem pessoas que não PARAM pra pensar em como está sua vida com Deus e de como estão longe Dele num caminho que não traz paz, quando as pessoas estão longe de Deus, elas não vão morar com Ele no céu, essas pessoas não deram a PREFERÊNCIA a Jesus.



Esta outra placa lembra que é PROIBIDO ESTACIONAR, ou seja, o motorista não pode deixar seu carro alí, mas tem muita gente deixando sua vida, seus sentimentos, suas palavras e atitudes num lugar que não pode! Essas pessoas estão estacionando no pecado , pecado é tudo aquilo que pensamos, falamos ou fazemos e que não agrada a Deus, tem gente estacionada no pecado da desobediência, da mentira, da rebeldia, do roubo, etc, em provérbios 14:12 está escrito que tem caminho que para o homem parece direito mas o final do caminho leva á morte.


Você aprendeu agora que é PROIBIDO ESTACIONAR no pecado então, tenho outra placa para te mostrar: essa placa lembra aos motoristas que há um RETORNO, um caminho de volta, as pessoas que dão a PREFERÊNCIA a Jesus, quando percebem que estão no caminho errado do pecado, fazem um RETORNO, elas voltam, elas saem daquele caminho errado e passam a seguir o caminho que a Bíblia ensina: amar a Deus, amar as pessoas, respeitar os pais, não mentir, falar de Jesus para outras pessoas e em João 14:6 Jesus disse bem assim: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Depois de tudo isso, sabe o que acontece? Quando você acerta no caminho que leva para a eternidade com Deus é só seguir em frente, siga com Jesus, você verá como é bom andar com Ele! Se lembre sempre destas verdades!!!


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Efésios 4.24,25
24 Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.
25 Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!

 Bíblia online
Mentira não é de Deus!
Ensine suas crianças que dia 1º de Abril é mais um dia para se falar a verdade!!! 



 Cante:
Cantora Tatiane Lopes CD Adorar ( Infantil ) Mentira to fora.


O Senhor Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade” (Pv. 12:22).A cultura deturpada do mundo dá a entender que uma mentirinha só não faz mal... Desta forma, as crianças ficam sujeitas a várias delas: o coelhinho da páscoa, a fada do dente, o papai noel, a cuca, etc.

Nosso padrão é a Bíblia Sagrada, e de acordo com ela, não existe níveis para a mentira, não há pecado, pecadinho ou pecadão!

Um dos 10 mandamentos é justamente: “Não dirás falso testemunho” (Êx. 20:16).

É preciso esclarecer para as crianças que todos os dias são dias de mostrar que somos diferentes e falar a verdade sempre, pois o que fala a verdade manifesta a justiça de Deus (Pv. 12:17)

A mentira pode é como uma teia de aranha, quanto mais a pessoa mente, mais presa ela fica. Esta é justamente a ideia do diabo aprisionar mentes e comportamento o diabo é o pai da mentira (Jo. 8:44).


Recurso Visual: 
“A mentira é como uma teia, quanto mais a pessoa mente, mais presa ela fica”. É preciso ligar as figuras que tem a mesma cor, sem que as linhas cruzem entre si. Para não cair na ‘teia’ e seguir pelo caminho da verdade! Deixe que as crianças façam com lápis, pois se errar, tem como apagar (pedir perdão) e prosseguir longe da mentira!

Para fazer as marcações coloridas você poderá usar canetinhas e fazer bolinhas no lugar das maçãs...
créditos: Bíblia de Princípios e Valores com Palabritas




Atividades:






A brincadeira agora é como 'estátua'. 
Cante com as crianças o louvor:
"Eu vou parar, olhar, seguir a Jesus,
Eu vou parar, eu vou olhar, eu vou seguir a Jesus,
Eu vou parar!" (nessa hora ninguém pode se mexer...)

Se quiser usar a letra toda deste louvor, segue o vídeo:




Criança de jesus tem energia pra gastar
Brincadeira
Descobrindo o tema 
Plaquetas. Faça verde e vermelha
Procedimento.
Sente-se em círculo com as crianças e distribua para elas as plaquetas. Oriente-as a mostrar o lado verde cada vez que alguém recitar um frase onde prevaleça a verdade. E mostrar o lado vermelho quando alguém recitar uma frase onde prevaleça a mentira. 
As frases podem ser: Eu tenho cinco anos; eu sou desta igreja; eu mora na Inglaterra; meu carro é verde, etc.
As crianças também poderão participar dizendo algo sobre a crianças que está sentada ao seu lado (nome falso, cor da roupa). Após a dinâmica, converse com as crianças sobre como Deus se desagrada quando mentimos. Leia êxodo 20.16 e ressalte que Jesus sempre dizia a verdade.

No nosso coração devemos guardar o que é bom.
Jesus sempre dizia a verdade e por isso, temos que ser como Ele: sinceros com os outros.
Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.
Brincando com o tema - explique que no nosso coração devemos guardar o que é bom. Fixe o coração em um mural e leia uma frase de cada vez perguntando "Isso está certo ou errado?". Deixe as crianças responderem sozinhas.
Cada ideia errada deverá ser jogada num cesto de lixo. As boas ideias serão guardadas no bolso do coração.
Fonte: Sorriso - UFMBB - LEIS PARA VIVER FELIZ.

 

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?




Lembrancinhas:
O farol colado em tubos de balinhas:




Lembrancinhas:
Viseiras em E.V.A para os círculos use o fundo de um copo descartável como molde!






Lembrancinhas:




Lembrancinhas:

Marca texto.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.



Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad
- Juniores
missrosangelafeitosa.blogspot.com.br/
juniores-ebd.blogspot.com
Classe de juniores ebd
blogtialaila
Pequeninosdejesusblogspot
Portal Escola Dominical
cathia ajuda para professores da ebd
semeandoasalvacao.blogspot.com
feitocomcarinhoporpaula.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
Adaliahelena.blogspot.com
Ensinoinfantilnum lique.blogspot.com
http://crisghensevavellar.blogspot.com/
Ministério Infantil Tia Katy
tiasdaescolinha.blogspot.com/
Blogdaebi.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Bíblia infantil
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida
Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

 


JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário