3 de maio de 2018

Pré - aula: Lição 06: O meu amigo acaba com a tempestade - Maternal de 3 e 4 anos







   
INICIANDO A AULA:
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou.
Receba os alunos usando um chapéu de marinheiro de dobradura (feito com papel branco). Cumprimente os visitantes, e acomode-os todos. Agora, ainda com o chapéu, comece a perguntar, como se eles fossem marujos em um barco, e você, o capitão: “Vocês observaram o tempo hoje, marujos? Viram se está chovendo? Está ventando? Mas em que direção o vento está soprando?” Brinque um pouco fingindo, com gestos, que está girando o leme da embarcação. Depois, explique que a aula de hoje será sobre uma forte tempestade, que quase afundou um barco. 


Cantem 

Meu barquinho - Bunekão

Aula para Maternal 011
Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor. 
   
Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 
 

Façam gestos ao cantar

Meu barquinho - Bunekão





MEU BARCO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1





Remo, remo, remo" com Aline Nascimento




Giselli Cristina Canta comigo, Meu Barquinho (Versão Infantil)





Turma do Cristãozinho - Meu barco é pequeno...






Deus cuida de mim - Pequenos Atos 

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


- Hora da oferta 
Em seguida, recolha as ofertas. 
   

ANTES DE COMEÇAR...
Pegue seu Kit da História: Bíblia e fita crepe
Use a fita crepe para desenhar quatro esboços de barcos simples no chão da classe. Faça de tamanho suficiente para que comportem algumas crianças sentadas. Deixe um espaço de pelo menos 90 cm entre os barcos. A brincadeira vai ajudar as crianças a se concentrarem na história bíblica. Os "barcos" serão uma lembrança de quando Jesus acalmou a tempestade. Nesta lição as crianças descobrirão que o medo é uma reação normal e que podemos confiar em Jesus como o único meio seguro de acalmar nossos corações e receios.



Introdução:
Pergunte para eles como fazemos para nos proteger da chuva e eles responderão que é com um guarda-chuvas. Então abre um guarda-chuva e pede a todos para se abrigarem em baixo dele e explique que Deus também cuida de nós na tempestade.

História:

Faça um barco de papelão.
Pegue uma caixa bem grande e abre uma das laterais e cole no formato do barco.
Em baixo coloque TNT em vários tons de azul para fazer o mar.



Conte a história e as crianças representa.
Uma é Jesus e as outras três ficam dentro do barco representando os discípulos.
Para a tempestade utilize um ventilador (para o vento), um borrifador (para a chuva) e uma folha de acetato/raio-X (para o barulho dos trovões).






Que ideia bem bacana para fazer com a sua turminha!
- Usar um colchão de inflar.
- Cobrir com um lençol azul - que será o mar.
- Fazer o barco com papelão forrado de plástico ou outro material da sua preferência.
- Para o mastro vc pode usar um rodo colado na base com fita crepe GROSSA, bem resistente. A vela também é de plástico.


NA HORA DAS PERGUNTINHAS

As crianças podem subir no barquinho e se sentar.
A tia fará as perguntinhas. Quando acertarem, o lençol e colchão serão balançados/mexidos pela tia, fazendo de conta que são as ondas do mar que estão balançando o barco.
Então todas as crianças deverão falar: - Mar, fique calmo! Jesus ordenou!
Gente, imagine só como vai ser a maior curtição essa aula, hein!!




Objetivo da lição:
Objetivo da lição: Mostrar às crianças que Jesus tem poder sobre a ação da natureza e que esta lhe obedece.
Para guardar no coração: 
Versículo chave:

“O Senhor guardará você de todo perigo [...].” (Sl 121.7)



Vídeo- aula:
Leon F. Back



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
   
Marcos 4. 35-41
35 Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos: – Vamos para o outro lado do lago.
36 Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam.
37 De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água.
38 Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram: – Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?
39 Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: – Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo.
40 Aí ele perguntou: – Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?
41 E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros: – Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!

 Bíblia online
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.





Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)  

   



 







Recursos visuais 











Recursos visuais 















Recursos visuais
* Feltro
* Velcro
* Para o barquinho: Em sulfite ou E.V.A - Semi círculo, trapézio, canudo, durex . Pode ser entregue como lembrancinha no final da aula.






Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


   Atividades:























Atividades
Veja o modelo para você imprimir:

 
Abaixo imagens de como fica fica quando colorido e a maneira de ser feita a dobradura:





Leve para as crianças esses barquinhos que são feitos com retângulos de papel com suas pontas dobradas, bem simples de fazer!
Cada criança cola seu barquinho numa metade de folha sulfite e desenhe o restante da história. Depois de colorir cole todos num painel!!!



Na hora da brincadeira use este barquinho feito com prato descartável, quando a música parar é feita uma pergunta sobre a história e a criança que estiver segurando o barquinho tem que responder, como as crianças e pequenas ajude, se não souber fala e a criança repete.

Louvor para este momento da brincadeira ou escolha outro que você achar melhor: Remo, Remo, Remo de Aline Nascimento:

Lembrancinhas de 'barcos
- Um copinho descartável de café, com balas de goma e metade de um canudinho com a bandeira colada com durex: Com Jesus estou seguro!!!












Lembrancinhas:



Joguinho
Tempestade no mar


Material:
Vários balões verdes e azuis,
Barbante para amarrar os balões.

Encher mais ou menos 10 balões misturando verdes e azuis. Amarrá-los com barbantes de tamanhos diferentes.Os balões representarão o mar agitado. Encha mais balões, amarre-os com barbantes, um por criança e peça que se espalhem pela sala caminhando e balançando os balões em todas as direções criando uma atmosfera agitada. Espere uns 30 segundos e fale com voz bem firme:" Acalma-te, mar!" Todas as crianças deverão assentar no centro da sala segurando seus balões sem se mexer ou conversar. Repetir quantas vezes quiser. Para variar, escolha uma criança para falar as palavras de Jesus.

Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 

Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.





Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 


Criança de jesus tem energia pra gastar



 




Final da aula:
Entregue para os pais ou o responsável pela criança o lembrete da aula dada e motive-os a recordar com a criança, durante a semana, a história bíblica. 


Lembrete da aula:
Coloque em um cartão ou caderno as anotações para levar para casa.
História bíblica:
   Marcos 4. 35-41

Oriente aos pais ou a pessoa responsável pela criança, para relembra a história em casa.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.

Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus

Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


CRIANÇAS ATENÇÃO!
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista Cpad maternal
/tiasdaescolinha.blogspot.com
Prof. Pry
www.escoladominical.net.com,
handsonbibleteacher.blogspot.com
karolpoerner.blogspot.com.br
aobradosenhor.blogspot.com
Ebi blogspot.com
ospequeninosmt.blogspot.com
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
www.sementinhakids.com
Ministério Bíblico Infantil.
Geração Vida-INVP
apascentarospequeninos.blogspot.com
Ebi blogspot.com
blog Geração Vida-INVP
blog: Ministério Bíblico Infantil.
trabalhinhos.blogspot.com/
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
apascentarospequeninos.blogspot.com/
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
ebd.blogspot.com.br
adaliahelena.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Blogtiale.blogspot.com
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
midibelem.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
(PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 63-65).
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
Fonte: Cpad

Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo



 Escola Bíblica Infantil



Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?





SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Ovelhinhas de Cristo.
  
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma

Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...




Vamos lá!!!

JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida


"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário