Revista do aluno:
INICIANDO A AULA:
A Paz, Tias e Tios!
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor.
· Ore com sua turma por sua aula.
Objetivo da lição:
Texto base:
Ou se quiser pode levar Pão de queijo, torradas e peixes de chocolate para as crianças comerem.
Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão
Vocês sabiam que Jesus ama todas as pessoas e quer que nós nos amemos uns aos outros! Nós podemos demonstrar amor quando repartimos o que temos.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista Cpad maternal
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
Escolinha bíblica da garotada
www.escolinhadagraca.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
Professor Sassá
cathiarts.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
sementinhakids.com)
www.xdasartes.blogspot.com
http://rosamaisbela.blogspot.com.br
Ebdanimada.com.br
tiaalinealcantara.blogspot.com
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica:
Novo Testamento Livro 1 - Editora Shedd Kids
tiahelprecursos.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
www.escoladominical.net
sementinhakids.com)
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Escola Bíblica Infantil
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Ovelhinhas de Cristo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma
A Paz, Tias e Tios!
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Brincar:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou.
Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
5 Pãezinhos e 2 Peixinhos - Turminha do Rei
Video/Letra: Vou Louvando - Aline Barros e Cia 4
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
CINCO PÃES E DOIS PEIXES - CD FAMÍLIA ALEGRIA
CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS*, by Quatro Por Um
Suellen Lima- Serve sim
AlineBarros #Multiplicação #Vevo Aline Barros - Multiplicação
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Que a criança aprenda que não precisa ficar preocupada quanto ao alimento cotidiano, pois Deus sabe o que precisamos.
Para guardar no coração:
Para guardar no coração:
“ [...] Não se preocupem com a comida que precisam para viver [...].” (Lc 12.22)
Seja bem-vindo
Receba os alunos com alegria. Demonstre contentamento pela presença de cada um deles! Após acomodá-los, distribua-lhes, em uma bandeja, pãezinhos picados, ou bisnaguinhas. Diga que a historia de hoje é sobre um grande lanche que Jesus ofereceu à multidão.
Seja bem-vindo
Receba os alunos com alegria. Demonstre contentamento pela presença de cada um deles! Após acomodá-los, distribua-lhes, em uma bandeja, pãezinhos picados, ou bisnaguinhas. Diga que a historia de hoje é sobre um grande lanche que Jesus ofereceu à multidão.
Para guardar no coração:
Versículo chave:
Vídeos aula:
Endereço na descrição do vídeo:
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Mateus 14: 13-21
13 Ao saber o que havia acontecido, Jesus saiu dali num barco e foi sozinho para um lugar deserto. Mas as multidões souberam onde ele estava, vieram dos seus povoados e o seguiram por terra.
14 Quando Jesus saiu do barco e viu aquela grande multidão, ficou com muita pena deles e curou os doentes que estavam ali.
17 Eles disseram: – Só temos aqui cinco pães e dois peixes.
19 Então mandou o povo sentar-se na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Partiu os pães, entregou-os aos discípulos, e estes distribuíram ao povo.
20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram.
21 Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.
Bíblia online
Bíblia Sagrada Online versão NVI
Vídeos aula:
Endereço na descrição do vídeo:
Prof. Leoni F. Back
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Mateus 14: 13-21
13 Ao saber o que havia acontecido, Jesus saiu dali num barco e foi sozinho para um lugar deserto. Mas as multidões souberam onde ele estava, vieram dos seus povoados e o seguiram por terra.
15 De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: – Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande essa gente embora, a fim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer.
16 Mas Jesus respondeu: – Eles não precisam ir embora. Dêem vocês mesmos comida a eles.
16 Mas Jesus respondeu: – Eles não precisam ir embora. Dêem vocês mesmos comida a eles.
18 – Pois tragam para mim! – disse Jesus.
20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram.
21 Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.
Bíblia online
Bíblia Sagrada Online versão NVI
Marcos 6:30 a 44
Textos auxiliares:
Mateus 14:13 a 21; Luca s9:10 a 17 e João 6:1 a 14
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Introdução
Eu trouxe uma surpresa para repartir para vocês.
(Professor, distribua balas).
É importante aprendermos a repartir como nossos amiguinhos e irmãos o que temos.
Na história de hoje, vamos ouvir de um menino que tinha algo e ofereceu a Jesus.
5 Pães e 2 Peixinhos!!!
Colocar todos os itens em uma cesta que será o recurso para contar a historia:
Recursos visuais
Pode ser usado este recurso também
Você pode imprimir para contar a historia...
Fazendo artes
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Atividades:
Fazendo artes:
Se tiver tempo, que tal fazer a brincadeira da pesca com as crianças? Meninos contra meninas! :)
Lembrancinha:
Colocar dentro deste cesto biscoitinhos com formato de peixe Ou oque você achar melhor!
Lembrancinhas:
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando.
Introdução
(Professor, distribua balas).
É importante aprendermos a repartir como nossos amiguinhos e irmãos o que temos.
Na história de hoje, vamos ouvir de um menino que tinha algo e ofereceu a Jesus.
Colocar todos os itens em uma cesta que será o recurso para contar a historia:
A medida que vai contando a história vai tirando as figuras de dentro!
Aqui estão os 5 pães e os dois peixinhos, mas neles estão colados outros pães e peixes, na hora que falar que Jesus multiplicou, puxar e vai ficar como na próxima foto!
Quantos pães!!!
Quantos peixes!!!
E ainda sobraram 12 cestos cheios!!
Aqui estão os 5 pães e os dois peixinhos, mas neles estão colados outros pães e peixes, na hora que falar que Jesus multiplicou, puxar e vai ficar como na próxima foto!
Quantos pães!!!
Quantos peixes!!!
E ainda sobraram 12 cestos cheios!!
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
Você pode imprimir para contar a historia...
Atividades:
Fazendo artes:
Fonte: Professor Sassá
Se tiver tempo, que tal fazer a brincadeira da pesca com as crianças? Meninos contra meninas! :)
Criança de jesus tem energia pra gastar
Lembrancinha:
Colocar dentro deste cesto biscoitinhos com formato de peixe Ou oque você achar melhor!
Lembrancinha:
Imprimi, pinte e corte os peixinhos e os pães para dar a impressão de que estão dentro do cesto.
Lembrancinha:
Outra sugestão feita pela irmã Cecília Maria
Imprimi, pinte e corte os peixinhos e os pães para dar a impressão de que estão dentro do cesto.
Outra sugestão feita pela irmã Cecília Maria
Lembrancinha:
Lembrancinhas:
Mostre uma figura de crianças orando.
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Vocês sabiam que Jesus ama todas as pessoas e quer que nós nos amemos uns aos outros! Nós podemos demonstrar amor quando repartimos o que temos.
Por exemplo: repartir nossos brinquedos, nosso lanche, nosso lápis.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.Créditos:
Revista Cpad maternal
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
Escolinha bíblica da garotada
www.escolinhadagraca.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
Professor Sassá
cathiarts.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
sementinhakids.com)
www.xdasartes.blogspot.com
http://rosamaisbela.blogspot.com.br
Ebdanimada.com.br
tiaalinealcantara.blogspot.com
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica:
Novo Testamento Livro 1 - Editora Shedd Kids
tiahelprecursos.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
www.escoladominical.net
sementinhakids.com)
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Blogtiale.blogspot.com
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
midibelem.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Blogtiale.blogspot.com
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
midibelem.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
Escola Bíblica Infantil
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
Ovelhinhas de Cristo.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário