30 de maio de 2018

Subsidio: Lição 10: Caráter: a melhor herança: Adolescentes - 13 a 14 anos



TEXTO BÍBLICO:
Lucas 12.13-21
DESTAQUE:
“E continuou, dizendo a todos: - Prestem atenção! Tenham cuidado com todo o tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas" (Lc 12.15).


TROCANDO IDEIAS
Pense rápido e responda: o que você tem de mais precioso? O seu telefone? Ou a sua bicicleta? A sua roupa da moda? Ou o seu vídeo game que acabou de ser lançado? É o ultimo passeio realizado?
Você concorda que o caráter é mais precioso do que todos esses bens? Nenhum bem material, por mais caro que seja, é mais precioso e importante do que o caráter. Sabe por quê? Vamos descobrir nesta lição!

Quando ouvimos falar em herança automaticamente pensamos em riquezas, imóveis, dinheiro etc. Sabemos que o dinheiro pode proporcionar muitas coisas boas como conforto, viagens e compras, por exemplo. Mas será que o bem material é mais valioso do que uma pessoa?
É tudo o que se pode ter na vida?

Muitos dizem que o dinheiro não traz felicidade. Mas será que é verdade? Nossa sociedade está contaminada com a "doença" do consumismo, ao ponto de estar mergulhada neste estilo de vida e de ter criado, a partir dos bens consumidos, um padrão de qualidade de vida social. No entanto, um cristão não deve se deixar manipular por esse padrão mundano (1Jo 2.15-17). Mas deve se deixar transformar pelo Espírito de Deus, a fim de ser por Ele aprovado (Tg 1.12). Por isso, veremos que o valor do caráter é a maior herança que uma família pode deixar para os seus membros.


O VALOR DO CARÁTER
Certamente já ouviu essa palavra, mas você sabe o que ela significa exatamente? Podemos entender caráter como "as características (qualidades e defeitos), a maneira de agir e de reagir de uma pessoa". O caráter guia as ações, os valores e o comportamento de uma pessoa.

A partir de nossa decodificação desses valores e ações é que ouvimos falar em pessoas de bom caráter e de mau caráter, isto é, pessoas que se doam em fazer o bem e outras que se entregam em fazer o mal. Quando nos deparamos numa situação em que temos de fazer duas escolhas: uma simples, mas errada; outra difícil, porém certa; a pessoa de mau caráter não pensa duas vezes em seguir pela via mais fácil. Mas o cristão, aquele que nasceu de novo, deve estar pronto para tomar a decisão certa, mesmo que num primeiro momento ela lhe traga algum prejuízo, pois são nessas decisões que demonstramos ter um bom caráter e sermos verdadeiros servos de Deus, transformados por Ele (2 Co 3.18).

A Bíblia nos ensina vários tipos de atitudes e de características que devemos ter para nos desenvolvermos, como uma pessoa que produz o fruto do Espírito em sua vida. Ou seja, portadora de um caráter que Deus deseja para nós. Essa atitude surge nas pequenas coisas, dentro da nossa família. Assim, somos ensinados a tomar as decisões cabíveis. Esse caráter segundo a vontade de Deus é a herança de maior valor que podemos receber da nossa família.

O CRISTÃO E A RIQUEZA
Certa vez Jesus contou uma parábola para algumas autoridades judaicas que o testavam, dizendo que um homem tinha como objetivo de vida alcançar grandes riquezas e a posse de muitos bens.

Ao chegar ao fim da vida ele tinha tudo o quanto desejava, mas ao enfrentar a morte os seus bens não lhe serviriam de nada (Lc 12.13-21). Com toda a sua riqueza material, Deus não o considerava rico. Esse é um ponto fundamental que devemos aprender na vida: a riqueza material não deve ser o mais importante da nossa existência.

Nesse aspecto, o nosso Senhor ensinou que a preocupação central do cristão deve ser em fazer a vontade de Deus, pois as nossas necessidades serão por Ele atendidas. E nos alerta para o fato de que os bens acumulados aqui na Terra se acabarão, mas as riquezas guardadas no céu durarão para sempre (Mt 6.19-21). Você tem juntado riquezas? E onde você as tem guardado? Lembre-se: onde estiver o seu coração, ali estará a sua riqueza (Lc 12.34)!

O PERIGO DA AVAREZA
Do que depende a sua felicidade? Neste mundo sofremos a sedução do sistema consumista em que vivemos. A avareza tornou-se um sentimento comum, um instinto de sobrevivência para os padrões econômicos atuais. Porém, como cristãos, apesar de vivermos neste mundo, não pertencemos a ele (Jo 15.18,19). Por isso, não podemos nos conformar com a realidade caótica do mundo em que vivemos e, assim, por intermédio das nossas atitudes, devemos influenciar a sociedade e jamais deixá-la que influencie ou transforme o nosso caráter (Mt 5.13-16).

A avareza nos afasta da vontade do Senhor, pois ao avarento falta a generosidade para com o próximo. Ao invés de dedicar amor ao seu semelhante, o avarento dedica o seu amor ao dinheiro e às riquezas. Falando com os seus discípulos, após o jovem rico se despedir tristemente, Jesus afirmou: UE digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha" (Mt 19.24). A Bíblia ainda afirma: "Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males" (l Tm 6.10).
Portanto, à luz do Evangelho, devemos aprender com a nossa família os valores de rejeitarmos a ganância, a avareza e cultivarmos um bom caráter que glorifique ao nosso Pai Celestial.

Conclusão
O caráter é a melhor herança que podemos esperar dos nossos pais. Que possamos aprender em nossa família todo ensinamento a respeito de uma vida de satisfação em Deus. Por isso, devemos fugir do perigo da avareza e reter um bom caráter forjado pelos ensinamentos da Palavra de Deus e sob o cuidado dos nossos pais.

Marque A para avarento e G para generoso:
[      ]  Tem prazer em compartilhar com o próximo
[      ]  É egoísta
[      ]  Dedica o seu amor ao próximo
[      ]  Dedica o seu amor ao dinheiro
Refletindo
1- O que é o caráter?
2- O que guia o caráter?
3- Qual a diferença entre as pessoas de bom caráter e as pessoas de meu caráter?
Fonte: Sub-ebd.blogspot.com
Fonte: CPAD.







Adolescentes: Para Pais, Lideres, Estudos, Pregações, Lições bíblicas, dinâmicas, subsidios, Pré - aulas - Arquivo

 Bíblia online
 BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário