11 de maio de 2018

Pré - aula: Lição 07: O amigo medroso: Jardim de Infância de 5 e 6 anos

 










Revista do aluno:


    
INICIANDO A AULA:
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Videos aulas:
O endereço na descrição do vídeo:

Brincar:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição. 
 Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.




Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!

Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

Momento do louvor 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 
   
Cante: 
Soldadinho de Jesus - 3Palavrinhas





Aline Barros - Eu Li Na Bíblia




GIDEAO E OS 300 - ELIA OLIVEIRA




Gideão Temia Algo Voz


Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Objetivos:
Os alunos deverão confiar que o Senhor é a nossa força! Ele nos ajuda em todas as situações difíceis.



Memorizando o Versículo:



PELO SENHOR E POR GIDEÃO!
Quando Deus chamou Gideão, ele ficou com muito medo, mas Deus lhe deu força e coragem e ele se tornou um herói de verdade.
Às vezes, nós também sentimos medo, mas o Senhor promete estar conosco todos os dias.
Introdução


O povo de Deus estava sendo maltratado pelos midianitas. Eles colhiam as lavouras dos israelitas, destruíam as plantações e roubavam o gado. Vinham em grande número de pessoas e acabavam com tudo.
O povo já estava cansado de tanto sofrimento, então, orou ao Senhor pedindo ajuda. Deus amava o Seu povo, por isso decidiu ajudá-lo.
Mas, quem Deus escolheria para liderar o Seu povo para expulsar os midianitas de Israel? Será que havia alguém tão corajoso assim?

Pergunte a eles quem é corajoso aqui?
Deixe-os responder.
Vocês conhece alguém corajoso?
Deixe-os responder.
Quem tem medo?
Deixe-os responder,
Prof. Dramatize a História mudando a sua voz representando os personagens,

Resultado de imagem para cornetas para as crianças
Você pode dar cornetas para as crianças na hora da história. E na parte que eles trocam as trombetas as crianças tocam juntas!!!


História Bíblica: 
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
   
Juízes 7. 1-25
1 Jerubaal, isto é, Gideão, e todos os homens que estavam com ele se levantaram de madrugada e foram acampar perto da fonte de Harode. O acampamento dos midianitas ficava no vale, no lado norte, perto do monte Moré.
2 O SENHOR Deus disse a Gideão: – Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda.
3 Anuncie ao povo o seguinte: “Quem estiver com medo, que saia do monte Gilboa e volte para casa.” Gideão anunciou, e vinte e dois mil homens voltaram. Mas dez mil ficaram.
4 E o SENHOR disse a Gideão: – Ainda é gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você. Se eu disser que um homem deve ir com você, ele irá. Se disser que outro não deve ir, ele não irá.
5 Aí Gideão fez com que os homens descessem até as águas. E o SENHOR Deus lhe disse: – Todos os homens que lamberem a água com a língua, como fazem os cachorros, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber.
6 Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.
7 Aí o SENHOR disse a Gideão: – Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa.
8 Então Gideão mandou todos os outros israelitas para casa, menos aqueles trezentos. Mas estes ficaram com toda a comida e todas as cornetas. O acampamento dos midianitas estava abaixo deles, no vale.
9 Naquela noite o SENHOR Deus disse a Gideão: – Levante-se e ataque o acampamento dos midianitas. Eu já dei a vitória a você.
10 Mas, se você estiver com medo de atacar, desça até o acampamento deles. Leve junto Purá, o seu ajudante.
11 Você vai ouvir o que eles estão dizendo e então terá coragem para atacar o acampamento. Gideão e Purá desceram até bem perto do acampamento inimigo.
12 Os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto estavam espalhados no vale, como uma nuvem de gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos como os grãos de areia da praia do mar.
13 Quando Gideão chegou, ouviu um homem contando o seu sonho a um amigo. Ele dizia: – Eu sonhei que um pão de cevada rolou para dentro do nosso acampamento. Veio e bateu numa barraca. Ela caiu, virou no avesso e ficou estendida no chão.
14 O amigo respondeu: – É a espada de Gideão, o israelita, o filho de Joás! Isso quer dizer que Deus entregou a ele o nosso povo e todo o nosso exército!
15 Quando Gideão ouviu esse sonho e entendeu o que ele queria dizer, ajoelhou-se e adorou a Deus. Então voltou para o acampamento israelita e disse: – Levantem-se! O SENHOR Deus entregou o exército dos midianitas nas mãos de vocês!
16 Gideão separou os trezentos em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro.
17 E disse: – Olhem para mim! E, quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer.
18 Quando eu e o meu grupo tocarmos as cornetas, então vocês, que estarão cercando o acampamento, toquem as cornetas e gritem: “Pelo SENHOR e por Gideão!”
19 Um pouco antes da meia-noite, na hora de ser trocada a guarda, Gideão e os seus cem homens chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam.
20 Os três grupos tocaram as cornetas e quebraram os jarros. Eles seguravam a tocha na mão esquerda e a corneta na direita e gritavam: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!”
21 E cada um ficou parado no seu lugar em volta do acampamento. Então todo o exército inimigo fugiu, gritando.
22 Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, o SENHOR Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Eles fugiram na direção de Zererá e foram a Bete-Sita e até a divisa de Abel-Meolá, perto de Tabate.
23 Então os homens das tribos de Naftali, de Aser e das duas metades da tribo de Manassés foram chamados e perseguiram os midianitas.
24 Gideão enviou mensageiros para dizerem a todos os que moravam na região montanhosa de Efraim: – Desçam e lutem contra os midianitas. Defendam o rio Jordão e os seus riachos até Bete-Bara e não deixem os midianitas atravessarem. Então os homens de Efraim foram e defenderam o rio Jordão e os seus riachos até Bete-Bara.
25 Eles prenderam Orebe e Zeebe, os dois chefes midianitas. Mataram Orebe na pedra de Orebe e mataram Zeebe no seu tanque de pisar uvas. Continuaram a perseguir os midianitas e levaram a cabeça de Orebe e a de Zeebe para Gideão, que estava a leste do rio Jordão.

 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI

Gideão!!!
Os israelitas tinham sofrido sete anos de opressão. Todos os anos, os midianitas, os amalequitas e os povos do Oriente invadiam seu território com um grande exército e destruíam suas searas e seu gado.

E não deixavam mantimentos em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Eles vinham em grande número e entravam na terra para a destruir. O povo escolhido de Deus, estava sofrendo por causa de seu próprio pecado, buscava refúgio em cavernas e se escondia do inimigo.
Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas, e o povo clamou ao senhor.
Então apareceu um anjo do Senhor e falou para Gideão que ele iria livrar o povo de Israel dos midianitas.
Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gidão que derrubasse o altar de Baal.
Gideão fez tudo o que Deus tinha ordenado. Mas ele ainda duvidava e pediu um sinal a Deus: Óh Deus, se quiser que seja eu quem vá lutar, vou colocar um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo, se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que o Senhor me usará para libertar Israel.
Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água.
Então ele pediu a Deus: Não fiques zangado comigo Senhor, mas desta vêz faça o contrário: que a lã fique seca e o chão molhado!" E Deus fez assim naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho.

Gideão, convencido de que Deus estava com ele mesmo, convocou todos os israelitas.
Mas o Senhor disse: - Você tem pessoas demais, e poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. Mande embora pra casa, aqueles que estiverem com medo. E vinte e dois mil homens voltaram, ficando apenas dez mil.
E Deus disse: - Ainda há gente demais. Leve todos até as águas, todos os homens que lamberem a água com a língua, devem ser separados dos que se ajoelharem para bebêr. Trezentos homens colocaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.
Aí o Senhor disse a Gideão: É Com estes trezentos homens que lamberam a água, que Eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas.

Naquela mesma noite disse o Senhor a Gideão: Se levante Gideão, e desce contra o arraial, porque eu o entregarei nas tuas mãos.
Mas se você ainda tem medo de descer, vai com o teu moço ao arraial, lá você ouvirá o que eles dizem, e sua coragem crescerá. Então desceu ele com e seu moço até o posto avançado das sentinelas do arraial.
No momento em que Gideão chegou, um homem estava contando ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eu tive um sonho; eis que um pão de cevada vinha rolando sobre o arraial dos midianitas e, chegando a uma tenda, bateu nela e a derrubou, virando-a de cima para baixo, e ela ficou estendida por terra. E o seu companheiro falou: Isso não é outra coisa senão a espada de Gideão,o israelita. Na sua mão Deus entregou Midiã e todo este arraial. Quando Gideão ouviu a narração do sonho e a sua interpretação, adorou a Deus.

Voltando ao arraial de Israel, disse: Levantai-vos, porque o Senhor entregou nas nossas mãos o arraial dos Midianitas.
Gideão dividiu os trezentos homens em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro. E disse: Quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer.

Quando chegaram bem perto do acampamento, tocaram as cornetas, quebraram os jarros e gritaram: A espada do Senhor e de Gideão! Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Os midianitas foram derrotados pelos israelitas. E a terra ficou em paz durante quarenta anos enquanto Gideão viveu.
Aplicação:
Gideão, antes de receber a vitória do Senhor, teve que destruir o deus Baal, (que os israelitas adoravam), sacrificar um animal e construir um altar a Deus! Se você quiser ser ajudado por Deus e ser vitorioso tem que se consagrar, deixar de praticar tudo aquilo que não agrada a Deus e separar tempo para a oração e para ler a bíblia, e o Senhor te ajudará a vencer as dificuldades !
Gideão foi um homem valente porque Deus estava com ele. Criança valente não é aquela que bate em todo o mundo, porque uma hora ela vai se dar mal, ela vai acabar encontrando alguém mais forte que ela e vai apanhar! A criança valente é aquela que confia no Senhor! Porque o Senhor é maior que tudo e todos, e pode nos ajudar em todas as situações difíceis!




Recursos visuais:
Clique nas imagens para AMPLIAR.
















Recicláveis: Seguir o passo-a-passo das imagens abaixo




 
 Esta sugestão aqui é para que se faça um Colete com o escudo
e com todos os símbolos que envolvem a historia de Gideão!






Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar (+)










  









  



Brincadeira:
Faça tochas com canudos de papelão, forre com papel prata e faça o fogo na ponta com papel dourado.
Faça vasos de barro com papel marrom ou EVA, escudos, cornetas e espadas. Deixe que as crianças representem e brinquem.





Criança de jesus tem energia pra gastar
Brincadeira:
Brinque com as crianças de cabo de guerra. Mas mostre que a maior força vem de Deus para amarmos uns aos outros e perdoar.
Brincadeira: 
COMPLETE A MÚSICA 
– seja desafiado a continuar como Gideão.
Soldadinho de Jesus - 3Palavrinhas

ou
Gideão Temia Algo Voz
Toca-se uma música e, em certo momento, ela pára. O desafio de cada equipe é acertar corretamente a letra da música do ponto em que ela parou. Ganha a equipe que acertar mais.



 LEMBRANCINHA:


Essa tocha de fogo com o rolo do papel filme e pinte com tinta marrom. Pegue uma bola de isopor grande e embrulhe com papel celofane vermelho. E cole a bola no rolo e pronto!!! Caso queira pode também ao invés de colocar papel celofane pintar com tinta vermelha com glitter.

Você pode fazer miniaturas de tochas para eles levarem para casa. Pode ser feito com rolo do papel higiênico pintado de tinta marrom, uma bola de isopor que você envolve com papel celofane vermelho ou pinta com tinta vermelha e cole glitter para brilhar!
Olha que ideia MARAVILHOSA! 
Agora todos os alunos podem levar uma tocha de fogo igual de Gideão para casa!
TOCHA de FOGO de EVA - GIDEÃO



Você pode dar vasinhos de barro em miniaturas com papel celofane dentro para as crianças levarem.



Lembrancinhas:




Lembrancinhas:



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.






Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 



Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.

Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


 Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.
Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.


Criança de jesus tem energia pra gastar

Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad
Jardim de infância.
Verônica Araujo
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
EnsinoInfantilNumClique
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
historiasbiblicas.advir.com
www.mundinhodacrianca
Adaliahelenablogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
historiasdasementinha.blogspot.com/
www.escoladominical.net/forum/
caminhandocomamor.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
Pequeninosdejeussblogspot.com
professoraiclea.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
historiasdasementinha.blogspot.com/
www.escoladominical.net/forum/
Cpad
Ovelhinhas de Cristo
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

LEIA A BÍBLIA!
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Vamos lá!!! 

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário