Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
.
Aula – Quanta coisa cheirosa!
Texto: 1 João 4:8
Ideias: Providencie figuras de flor, frutas, sabonete, talco e faça um móbile para o berço.
Providencie frascos ou saquinhos com cheiros suaves e diferentes para que as crianças maiores cheirem: chá de hortelã, talco, sabonete, tangerina, maçã, limão, etc
Lembrete da aula para entregar aos pais: Coloque num saquinho um sabonete pequeno infantil e escreva: “Quanta coisa cheirosa! do(a) (nome da criança) para que ele(a) respire e sinta os cheiros. Deus é Amor (1 João 4:8)”.
Sempre receba a criança amavelmente, chamando-a pelo nome.
Ensino
Fale sempre que possível o pensamento bíblico: “Deus é amor” (1 João 4:8).
O ensino é sempre individual: dê atenção para cada criança.
Converse com a criança: Deus ama o(a) (nome da criança).
Fale “Deus fez seus olhos lindos“. Passe a mão levemente no rosto da criança perto dos olhos.
“Deus fez também seu nariz“. Ponha a mão sobre o nariz da criança e diga: “o nariz serve para o(a) (nome da criança) respirar e sentir cheiros. Cheire a criança e faça um elogio.
Fale o pensamento bíblico e relacione-o com a capacidade de sentir o cheiro: “Deus é amor. Deus deu o nariz para o(a) (nome da criança) sentir o cheiro e respirar. Deus ama o(a) (nome da criança)”.
Se a criança já tiver mais que 5 meses, mostre seu rostinho no espelho, aponte seu nariz e diga: “Deus fez este narizinho porque Deus ama muito o(a) (nome da criança).
Faça um túnel com caixa grande e aberta nos dois lados para que a criança engatinhe por baixo e chegue no espelho para ver seu nariz. Se não tiver a caixa, faça o túnel com lençol apoiando em mesas ou berço.
Faça o túnel com caixa de papelão para a área de estimulação. O uso do túnel favorece o deslocamento engatinhando (4 apoios), o que possibilita tonificar a musculatura de braços, pernas e tronco. O aspecto visual e espacial também é trabalhado nesta atividade, pois os bebês podem encontrar o outro lado do túnel. Esta atividade desenvolve a coordenação motora, estimula a percepção espacial e faz com que a criança adquira noção de direção e localização.
Se a criança for maior, deixe que ela sinta o cheiro de vários produtos num frasco ou saquinhos bem fechados: sabonete, perfume infantil, talco, frutas como tangerina, maçã, chá, etc.
Faça o túnel com caixa de papelão para a área de estimulação. O uso do túnel favorece o deslocamento engatinhando (4 apoios), o que possibilita tonificar a musculatura de braços, pernas e tronco. O aspecto visual e espacial também é trabalhado nesta atividade, pois os bebês podem encontrar o outro lado do túnel. Esta atividade desenvolve a coordenação motora, estimula a percepção espacial e faz com que a criança adquira noção de direção e localização.
Se a criança for maior, deixe que ela sinta o cheiro de vários produtos num frasco ou saquinhos bem fechados: sabonete, perfume infantil, talco, frutas como tangerina, maçã, chá, etc.
Oração: “Obrigada, Deus, pelo narizinho do(a) (nome da criança)! O(a) (nome da criança) usou seu nariz para cheirar e respirar.
Cante: “Deus é bom pra mim”, “Deus fez meus olhos”, “Deus fez meu nariz”, “Deus me ama, feliz eu sou”.
Crianças bem pequenas respondem com entusiasmo a poesias simples e cânticos ilustrados com fantoches ou dedoches. Se você não tem habilidade para música, então recite os versos acima mostrando um fantoche calma e lentamente.
Evite fazer um fantoche pular de repente sobre uma criança pequena. Se a criança ficar assustada, guarde-o e apresente outra atividade, como um chocalho para acompanhar o cântico ou a poesia.
Evite fazer um fantoche pular de repente sobre uma criança pequena. Se a criança ficar assustada, guarde-o e apresente outra atividade, como um chocalho para acompanhar o cântico ou a poesia.
Um fantoche macio e gracioso pode transmitir segurança quando uma criança está passando seus primeiros momentos afastada de seus pais.
Outro verso que pode ser falado com fantoche:
“Deus me deu dois olhos
Meus olhos podem ver
Deus me deu um narizinho
Meu nariz pode cheirar
Que bom que Deus me fez
Muito obrigado, Deus”.
Outro verso que pode ser falado com fantoche:
“Deus me deu dois olhos
Meus olhos podem ver
Deus me deu um narizinho
Meu nariz pode cheirar
Que bom que Deus me fez
Muito obrigado, Deus”.
Brinque: Coloque um móbile no berço e movimente-o para brincar com a criança.
Mostre algum bicho de pelúcia e aponte para o seu nariz dizendo: “o cachorrinho também respira”. Faça o mesmo se tiver mais bichos de pelúcia.
Aponte para o seu nariz e diga: “eu também tenho nariz para respirar e sentir cheiros”. Pergunte: “onde está o nariz d(a) (nome da criança)? Aponte.
Como complemento para esta lição, após realizar todas as atividades propostas no manual do professor, e caso ainda haja tempo, sugerimos a atividade a seguir em que as crianças pintarão os com guache a linda flor. Reforce que as flores exalam maravilhosos aromas.
Final da aula: Dê o lembrete da aula para que os pais, durante a semana, recordem o ensino.
Verônica Araujo
Editora Responsável pela Revista Berçário da CPAD
Veja todas as lições aqui...<<Berçário 0 a 2 anos; Com historias bíblicas, brincadeiras e muito mais - 1º Trimestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário