24 de outubro de 2020

Lição 03: Isaque, um filho obediente: Pré - aula, subsidio - Juniores de 9 e 10 anos





  
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



Trazendo a Arca- Entre a fé e a razão 




Obedecer - Pequenos Sábios



LEIA A BÍBLIA - 3PALAVRINHAS
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Quebra-Gelo: 
 Qual é a pessoa ou atividade (televisão, futebol, internet, brincadeira, etc.) que você ama mais ? Por que? 
Prof. depois que as crianças responderem, explique a elas que Deus deve estar acima do amor que sentimos por nossa família, ou por qualquer outra coisa que gostamos muito).

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que devemos diariamente obedecer os conselhos de Deus contidos na Bíblia Sagrada.



É hora do versículo:
Memorizando:

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Gênesis 22. 1-18
1 Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: – Estou aqui.
2 Então Deus disse: – Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício.
3 No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele.
4 No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe.
5 Então disse aos empregados: – Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos.
6 Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos.
7 Daí a pouco o menino disse: – Pai! Abraão respondeu: – Que foi, meu filho? Isaque perguntou: – Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?
8 Abraão respondeu: – Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos.
9 Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
10 Em seguida pegou a faca para matá-lo.
11 Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do SENHOR o chamou, dizendo: – Abraão! Abraão! – Estou aqui – respondeu ele.
12 O Anjo disse: – Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
13 Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho.
14 Abraão pôs naquele lugar o nome de “O SENHOR Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o SENHOR Deus dá o que é preciso.”
15 Mais uma vez o Anjo do SENHOR, lá do céu, chamou Abraão
16 e disse: – Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome – diz Deus, o SENHOR – que abençoarei você ricamente.
17 Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos.
18 Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei.

 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI


  Recursos visuais:















    Atividades










 




BRINCADEIRA
Cubo dos Sentimentos
Deus pôs Abraão à prova. 
Como Abraão se sentiu?
Brincar com as emoções e os sentimentos das crianças…




Feliz 

Triste

Assustado

Amado

Medo

Raiva 
Ao brincar e expressar sentimentos e emoções percebemos como nos sentimos e como se sente o outro. Trabalhar a percepção facial/corporal e identificar o sentimento correspondente. Também pretende ajudar a criança a relatar situações vivenciais e organizar o pensamento em relação às suas emoções e sentimentos.

Aqui ficam algumas sugestões:
A mais básica é a criança lançar o cubo e a expressão que sair ela terá que identificar o sentimento correspondente, poderá também tentar reproduzir o sentimento usando a expressão facial ou corporal;
Poderá fazer as expressões ao espelho para melhor visualizar as mudanças que ocorrem no seu rosto quando tenta reproduzir diferentes emoções.



Criança de jesus tem energia pra gastar


 

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?




Dinâmica para Ensinar a Obediência
Prof. comece este momento escolhendo uma criança. Mostre para a turma um objeto, pode ser o caderno de oração, uma caneca, o apagador do quadro etc. Diga que você esconderá o objeto, e que a criança escolhida deverá encontrá-lo através das dicas que a turma dará através do som de palmas. Quando a criança escolhida estiver próxima ao objeto, as palmas deverão ser rápidas e fortes; quando estiver distante dele, as palmas deverão ser lentas e fracas.
Professora, peça que a criança vire para a parede e a educadora auxiliar deverá tampar os olhos dela enquanto você estiver escondendo o objeto. Depois diga a ela para procurar o objeto; enquanto isso, a turma deverá bater palma, indicando a localização do objeto conforme combinado anteriormente. Espere até a criança encontrar o objeto, depois conclua dizendo: Viram só amiguinhos, a... só conseguiu descobrir
onde o objeto estava porque se orientou através das palmas. Na nossa vida com Deus também é assim, se nós seguirmos a orientação dada por Ele através da Sua Palavra, seremos grandemente abençoados. Quem aqui deseja ser obediente “eu”.



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  



Lembrancinhas:
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.


Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão importantes lições através do exemplo de Isaque, o filho de Abraão. O episódio mais marcante na história de Isaque é o momento em que Deus pede ao seu pai que o oferecesse em sacrifício sobre o monte Moriá. Embora a história não revele detalhes se Isaque entendeu o que estava acontecendo, fica evidente a sua disposição em obedecer às ordens de seu pai no tocante ao sacrifício. Isaque descansou nas palavras de seu pai e confiou que ele sabia o que estava fazendo quando o questionou sobre o sacrifício: “Abraão respondeu: — Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos”. A submissão de Isaque tem muito a nos ensinar no tocante ao nosso relacionamento com Deus.

Em primeiro lugar é importante que seus alunos saibam que Deus é bom. Talvez para os adultos seja natural compreender que Deus estava testando a obediência do seu servo Abraão, porém para as crianças é preciso explicar com maiores cuidados para que eles não cresçam com uma visão deturpada da imagem de Deus. O mesmo Deus que provou o carneiro ao seu servo Abraão foi o mesmo que proveu tudo o que ele precisava para ser bem sucedido nas terras da sua peregrinação.

Outro aspecto relevante é a sua submissão às ordens de seu pai. Isaque não replicou quando o seu pai ordenou que preparasse as coisas bem cedo para ir em direção ao Monte Moriá. A obediência de Isaque é entendida por muitos estudiosos como figura da obediência de Cristo quando se entregou para morrer na cruz do Calvário por amor à humanidade (cf. Lc 22.41,42). Este entendimento se encaixa perfeitamente, tendo em vista que o carneiro que Deus proveu naquela ocasião lembra exatamente a forma como o Senhor proveu Jesus Cristo para nos substituir na cruz: “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (cf. Jo 1.29). A pena de morte era merecida para cada um de nós, porém o nosso Mestre Amado, o Unigênito Filho de Deus morreu em nosso lugar.

A submissão de Isaque ensina muito a respeito de confiar e depender de Deus em qualquer circunstância, pois assim como Abraão sabia o que estava fazendo, Deus também sabe o que está fazendo em nossas vidas quando nos pede alguma coisa. Ele mesmo é quem provê tudo o que precisamos para obedecê-lo. O comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 64) discorre a respeito da provisão divina:

Deus proverá.‘Deus proverá’ (hb. ‘Jeová-Jiré’. V. 14), é uma expressão profética da providencia divina de um sacrifício substitutivo, um carneiro (v. 13). O cumprimento pleno da declaração de Abraão realiza-se quando Deus provê seu Filho Unigênito para ser o sacrifício expiador no Calvário, para a redenção da humanidade. Daí, o próprio Pai celestial fez aquilo que Ele determinou que Abraão fizesse (Jo 3.16; Rm 5.8-10; 8.32).

Isaque era certamente um jovem nessa ocasião, perfeitamente capaz de resistir a seu pai, se assim quisesse. Mas, em total submissão a Deus e obediência ao seu pai, permitiu ser amarrado e deitado sobre o altar, assim como Jesus voluntariamente foi até a cruz.

Deus se agrada da submissão, ainda mais quando esta vem de um coração sincero e desejoso de obedecê-lo. Aproveite para realizar a atividade a seguir com seus alunos: divida a classe em duplas. Um dos alunos da dupla deverá ser vendado. Organize um trajeto na sala de aula e coloque alguns obstáculos. Você pode utilizar as cadeiras, mesas e outros objetos que deverão ser deixados ao longo do caminho. Um dos alunos da dupla dirá em qual direção o aluno vendado deverá seguir. É um verdadeiro teste de confiança! Vence a brincadeira a dupla que conseguir chegar ao final do percurso em menos tempo. Ao final da atividade, explique que às vezes o Senhor nos guia por caminhos bem difíceis que aos nossos olhos parecem ser impossíveis de percorrer devido à quantidade de obstáculos que encontramos pela frente. Mas se prestarmos atenção somente na voz de Deus e nos submetermos à sua vontade, Ele nos guiará pela direção certa para que cheguemos até o final do trajeto.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD


Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos

Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 
Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fontes consultadas:
Créditos-Revista Juniores Cpad
tianilma.blogspot.com
Ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
Escola Biblica Dominical Infantil
Pequeninosdejesusblogspot
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
tiasarha.blogspot.com.br
ebd.blogspot.com.br
escolinhadominicalonline.blogspot.com.br
Ensino infantil num clique
http://blogdaebi.blogspot.com.
Bíblia infantil
Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
juniores-ebd.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
tiasarha.blogspot.com.br
ebd.blogspot.com.br
escolinhadominicalonline.blogspot.com.br
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida
Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Um comentário: