8 de julho de 2018

Lição 03: Isaque, um filho obediente: Pré - aula, subsidio - Juniores de 9 e 10 anos

 


Lição:



Subsídios
Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Quebra-Gelo: 
 Qual é a pessoa ou atividade (televisão, futebol, interne, brincadeira, etc.) que você ama mais ? Por que? 
Prof. depois que as crianças responderem, explique a elas que Deus deve estar acima do amor que sentimos por nossa família, ou por qualquer outra coisa que gostamos muito).

Pré - aula:



 Momento do louvor  
 Cante: 

Trazendo a Arca- Entre a fé e a razão 




Obedecer - Pequenos Sábios



LEIA A BÍBLIA - 3PALAVRINHAS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que devemos diariamente obedecer os conselhos de Deus contidos na Bíblia Sagrada.

Memorizando:


Historia bíblica
1 Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: – Estou aqui.
2 Então Deus disse: – Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício.
3 No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele.
4 No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe.
5 Então disse aos empregados: – Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos.
6 Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos.
7 Daí a pouco o menino disse: – Pai! Abraão respondeu: – Que foi, meu filho? Isaque perguntou: – Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?
8 Abraão respondeu: – Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos.
9 Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
10 Em seguida pegou a faca para matá-lo.
11 Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do SENHOR o chamou, dizendo: – Abraão! Abraão! – Estou aqui – respondeu ele.
12 O Anjo disse: – Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
13 Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho.
14 Abraão pôs naquele lugar o nome de “O SENHOR Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o SENHOR Deus dá o que é preciso.”
15 Mais uma vez o Anjo do SENHOR, lá do céu, chamou Abraão
16 e disse: – Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome – diz Deus, o SENHOR – que abençoarei você ricamente.
17 Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos.
18 Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei.

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada 
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE 

Visuais


















Mais visuais

















  Atividades















 





Dinâmica para Ensinar a Obediência
Prof. comece este momento escolhendo uma criança. Mostre para a turma um objeto, pode ser o caderno de oração, uma caneca, o apagador do quadro etc. Diga que você esconderá o objeto, e que a criança escolhida deverá encontrá-lo através das dicas que a turma dará através do som de palmas. Quando a criança escolhida estiver próxima ao objeto, as palmas deverão ser rápidas e fortes; quando estiver distante dele, as palmas deverão ser lentas e fracas.
Professora, peça que a criança vire para a parede e a educadora auxiliar deverá tampar os olhos dela enquanto você estiver escondendo o objeto. Depois diga a ela para procurar o objeto; enquanto isso, a turma deverá bater palma, indicando a localização do objeto conforme combinado anteriormente. Espere até a criança encontrar o objeto, depois conclua dizendo: Viram só amiguinhos, a... só conseguiu descobrir
onde o objeto estava porque se orientou através das palmas. Na nossa vida com Deus também é assim, se nós seguirmos a orientação dada por Ele através da Sua Palavra, seremos grandemente abençoados. Quem aqui deseja ser obediente “eu”.


BRINCADEIRA
Cubo dos Sentimentos 
Deus pôs Abraão à prova. Como Abraão se sentiu?

Brincar com as emoções e os sentimentos das crianças…

Feliz 

Triste

Assustado

Amado

Medo

Raiva 
Ao brincar e expressar sentimentos e emoções percebemos como nos sentimos e como se sente o outro. Trabalhar a percepção facial/corporal e identificar o sentimento correspondente. Também pretende ajudar a criança a relatar situações vivenciais e organizar o pensamento em relação às suas emoções e sentimentos.

Aqui ficam algumas sugestões:
A mais básica é a criança lançar o cubo e a expressão que sair ela terá que identificar o sentimento correspondente, poderá também tentar reproduzir o sentimento usando a expressão facial ou corporal;
Poderá fazer as expressões ao espelho para melhor visualizar as mudanças que ocorrem no seu rosto quando tenta reproduzir diferentes emoções.


Lembrancinhas:


Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


- Para concluir
Faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus.



Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para sermos melhores e seguirmos o que Ele ensina.



Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.


Deus abençoe você prof. A sua aula e os seus alunos!



Revista Juniores de 9 e 10 anos: 3° Trimestre 2018 - Tema: História de Fé e Coragem


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
ontes consultadas:
tianilma.blogspot.com
Read more: Ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
Escola Biblica Dominical Infantil
Pequeninosdejesusblogspot
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
tiasarha.blogspot.com.br
ebd.blogspot.com.br
escolinhadominicalonline.blogspot.com.br
Ensino infantil num clique
http://blogdaebi.blogspot.com.
Bíblia infantil
CPAD


TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
 
 com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!

OBRIGADO!!!
Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos.
adaliahelena.blogspot.com


Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018



2 comentários: