6 de julho de 2017

Papai do Céu fez os céus e a água: Subsidio: Maternal de 3 e 4 anos

Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre - Tema: Vamos conhecer o livro do começo? Cpad ...mais »


Segundo dia da criação



Objetivo da lição: Apresentar o que Deus fez no segundo dia da criação: o firmamento e a separação da água, abaixo e acima dEle. Crer firmemente no poder criador de Deus.


Para guardar no coração: 

“[...] Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes!” (Gn 1.6).


  MÚSICAS








  INTRODUÇÃO- Ao receber as crianças é importante conduzi-las para uma roda e o mais rápido possível começar o louvor. Pode ser usado instrumentos de bandinha.
- Após o louvor coloque no som um barulho de água. Diga as crianças para ouvirem com atenção e informar-lhe que barulho é esse, ao ouvir as sugestões, você pode dizer: - Sabe crianças esse barulhinho faz parte da criação de Deus . Vamos descobrir o que a Biblia livro de Deus tem a nos contar…

HISTÓRIA

Como esse é o segundo dia da criação Se o prof. desejar fazer a recapitulação do 1 dia da Criação pode ser por vídeo:
Ou como achar melhor é apenas uma sugestão.


Sabem Crianças o livro de Deus que é a Bíblia nos conta que depois de Deus ter criado a luz, e chamou de dia e a escuridão de noite. Ele criou uma coisa linda vou mostrar para vocês. (Apresente uma Bíblia Gigante ou uma caixa e tire de lá as nuvens- deixe as crianças senti-las) As nuvens para ficar lá em cima. E aquele montão de nuvens que a gente vê lá em cima é o firmamento que Deus chamou de céu . (Tire da Bíblia gigante ou de outra caixa um recipiente com água). O que tem aqui dentro isso mesmo é a Água e ela ficou por todo lado aqui em baixo. Isso tudo Deus fez no segundo dia . E Deus viu que tudo era bom!!!!



ORAÇÃO
Obrigado Papai do Céu pelo céu tão lindo que fica lá em cima e a água aqui em baixo. Abençoe minha família e amigos. Em nome de Jesus Amém.


  BRINCADEIRA
( É importante que o professor brinque junto com as crianças).
Com o pano azul grande ( pode ser um lençol liso) brinque com as crianças de céu e água para a recapitulação.
Cada criança deve segurar em uma ponta do pano, e fazer os gestos conforme solicitado.
Quando eu disser céu vamos levantar o pano bem no alto acima das nossas cabeças.
Quando eu disser água nós abaixamos o pano até o chão e fazemos ondinhas de vagar, mais rápido .


ATIVIDADE
1- No balão azul colar nuvens brancas (usar fita dupla face)
2- A folha deve ser dividida ao meio na parte de cima será construído o céu com bolinhas de algodão e na parte de baixo com tinta azul e esponja será representada a água.

MATERIAL NECESSÁRI0

Barulho de água
Algodão doce
Anilina ou tinta azul para colorir um pouquinho a água
Algodão
Tinta azul
Esponja
Balão azul

SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.

- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Sugestão de lembrança e decoração:








EXEMPLOS DA ATIVIDADE:




Lanche: sirva um lanche gostoso. 



 Ore com as crianças


 Comunhão / Encerramento

Conclua agradecendo a Deus.


Clique nos links abaixo
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Perfil da criança
“É impossível a uma criança do maternal ficar sentada quieta, ouvindo o professor, já que o seu período de atenção não ultrapassa três minutos. Também não se pode exigir a sua participação na aula por meio de perguntas e respostas, uma vez que fala pouco (mas entende quase tudo!) A única forma dela participar diretamente, e manter-se atenta, é dando-lhe a oportunidade de repetir os gestos, movimentos e falas dos personagens, bem como imitar animais que apareçam na história etc. Dependendo da história, ela pode “conversar” com os personagens. Ex: ‘Moisés, tire a sandália do pé. O Papai do Céu está mandando’. ‘Não é um fantasma, não, Pedro, é Jesus que está chegando para ajudar’.

Sempre que, na história, um personagem comer ou beber alguma coisa, convide as crianças a comer também, e distribua biscoitos, copinhos de água, suco... Isto não atrapalhará o andamento da lição; ao contrário, manterá as crianças atentas. A cada interrupção curta, você terá mais alguns minutos de atenção.

Explore os sentidos na aprendizagem, levando objetos relacionados à história, que a criança possa ver, tocar, cheirar, etc. Ex: Na aula de hoje, elas poderão brincar com um barquinho de brinquedo e molhar as mãos na água” (Marta Doreto).

Subsídio Professor
“Você já experimentou aplicar o Salmo 23 à sua missão de professora do maternal? O que tem faltado para que as suas aulas sejam o que deveriam? Recursos materiais? Apoio? Em seu Pastor, nada lhe faltará. Tempo? Descanso? Tranquilidade? Ele o faz repousar em pastos verdes, junto a águas serenas. Ânimo? Ele refrigera-lhe a alma. Saúde? Ele está com você até no vale onde a morte projeta a sua sombra. Unção? Ele derrama sobre a sua cabeça o óleo do seu Santo Espírito. O nosso Bom pastor é o mais interessado na salvação e edificação dos pequeninos. Este rebanho é Dele, lembra? Você é apenas o ajudante. E Nele, você encontrará tudo o que precisa. Nele, a mesa está sempre posta, e sobre ela, há um cálice que transborda. A bondade e o fiel amor de seu Pastor acompanham você a toda parte, fazendo com que tudo contribua para o seu bem e para o cumprimento da vontade Dele. Quanto ao mais... bem, um dia você habitará na sua casa celestial por dias tão longos que não terão fim” (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para ler-lhes as histórias do Livro do Começo em casa.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fonte:CPAD
Fonte: Historiabiblicakids.blogspot.com
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Espero que sua aula seja uma benção.

PRA VOCÊ!!!

com todo o meu carinho...



DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!

Lembre-se...

OBRIGADO!!! 


"VOLTE SEMPRE!!!"
"Volte Sempre!!!"

2 comentários:

  1. Você é um canal de bênção minha irmã. Excelente blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. obrigado amada por compartilhar conosco.
    que Deus continue te instruindo e te abençoando.
    amei as sugestoes. estou trabalhando com as crianças o livro de Genesis.

    ResponderExcluir