12 de julho de 2017

Papai do Céu fez as plantas: Subsidio: Maternal de 3 e 4 anos


É sempre importante ressaltar nas aulas a importância da criação das plantas, pois sem as árvores como teriamos frutas, sombra e oxigênio para respirar. A criança vai entender o valor das plantas criadas por Deus se houver uma aplicação de como isso faz parte ou afeta sua vida.

Material para exercicio pratico:

Entregue uma folha em branco para cada aluno e apartir desta folha você vai instruir as crianças a imaginarem que esta folha em branco é o mundo criado por Deus, que não há absolutamente nada nele, ele não tem graça.

E para que ele seja habitado por crianças é necessário que comecemos a desenhar o que Deus criou, a começar do céu e nuvens, a água de um lado e terra seca do outro, na parte seca Deus fez crescer as plantas e árvores.

Tudo isso deve ser feito com calma pois as crianças tem ritmo diferente umas das outras, enquanto uma já terá desenhado as nuvens outra estará desenhando o céu, é preciso ter paciência e aguardar, que elas possam acompanhar a sua orientação.

Quando todas tiverem terminado o desenho, você pode mostrar através do desenho de cada uma o amor que Deus teve na criação das plantas, pois cada uma tem sua função na natureza, e que da mesma forma que eles desenharam com carinho buscando fazer o seu melhor, assim Deus criou o céu, as nuvens e as plantas para que pudessemos desfrutar. E viu Deus que tudo era bom.




Ou você pode utilizar este exercicio para aplicar:





DIVERSÃO EXTRA



Faça um jogo sobre a Criação usando a bola. As crianças formarão um círculo e jogarão a bola umas para as outras. A criança da vez citará uma coisa de que gosta na criação de Deus antes de jogar a bola para um colega. As crianças maiores vão gostar de ser desafiadas a falar da criação na ordem em que aparece na Bíblia. Conte a brincadeira até que todas as crianças tenham tido a chance de falar de pelo menos um dia da criação.

Através das narrações bíblicas introduziremos as aplicações para a vida da criança. Teremos como objetivo ir além do comportamento das crianças, buscando não perder de vista as atitudes do coração, que estão por trás do comportamento. Jesus ensina que o comportamento será resultado do coração. Para isso precisamos dar uma boa instrução formativa para nossos filhos e alunos a fim de que compreendam que o comportamento procede do coração.

Precisamos ensiná-los coisas mais profundas do que punições e recompensas. Devemos deixar claro que existe um Deus que fez todas as coisas e nos fez também e que Ele nos diz o que devemos fazer para o nosso próprio bem e para Sua Glória.

Brincar – Receba as crianças com alegria e dê atenção para os pais ou responsáveis que trazem as crianças para a sala. Enquanto elas chegam, deixe que brinquem livremente com os brinquedos próprios da sala sob os cuidados de outro professor.
Ideias para o ensino:


1 – Faça números grandes de 1 a 7 e providencie figuras referentes a cada dia da criação. Os números e as figuras correspondentes devem ser fixados num painel, num flanelógrafo, num imantógrafo ou colocados na mesa enquanto você conta a história e fala de cada elemento da criação.

2 – Providenciar algumas revistas com figuras da natureza para que a criança recorte e cole num livrinho da criação.

3 – A criança também pode fazer desenhos dos elementos criados por Deus num livrinho com folhas de sulfite que você dará para cada uma.

4 – Programe um pique-nique com as crianças em sala de aula, fazendo uma salada de frutas e comentando as delícias que Deus criou pra nós. Escolha as frutas que as crianças mais gostam. Você pode picar as frutas numa vasilha para as crianças pegarem aquilo que gostam de comer. Pode ser feito na hora do lanche.

5 – Ponha várias figuras de frutas num varal no canto da sala.


6 – Faça o Cantinho da Criação com: plantas, pedras, flores, galhos, ninho, animais de pelúcia, livrinhos, figuras, para que a criança observe no início ou fim da aula.


7 – Atividade ao ar livre: se tiver condições, leve as crianças para um parque e dê um saco para que cada criança procure coisas da natureza, criadas por Deus: folhas variadas, flores, pedras, sementes.
8 – Providencie vários animais de plástico, pelúcia ou figuras de animais para fixar em caixa de areia e monte um pequeno zoológico com as crianças. Os animais podem ser colocados numa caixa surpresa, em destaque, para a apresentação da atividade


9 – Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.
Lembrancinha da aula – Deixe que cada criança leve para casa o seu caderno da criação feito em classe. Você pode fazer os números no lugar do caderno para que as crianças colem as figuras.

Louvor Infantil – Inicie a aula mostrando as figuras do louvor e os instrumentos musicais. Guarde os brinquedos com as crianças e sente-se com elas no tapete para o louvor. Se quiser, pode fazer um fantoche de vara, com um relógio de mudança de atividade e outro fantoche de vara com notas musicais ou crianças cantando. Isto facilita na mudança de atividade, na disciplina e dá sequência e segurança para as crianças que vieram da sala de 2 anos. 


Cante e toque com elas algumas melodias referentes ao tema da aula: 




Mostre novamente o relógio de mudança de atividade e também uma Bíblia. 
Guarde com as crianças os instrumentos e figuras de louvor e vá com as crianças para a mesa em U para ensinar o versículo e a lição bíblica. 
Leia o versículo para elas na Bíblia – Gênesis 1:1 e faça com que repitam mostrando figuras ou cartazes: com céu e terra (natureza com rio animais flores, frutos, árvores e pessoas).
Ensino – Quando passeamos, vamos à escola ou viajamos, vemos flores, árvores, animais, montanhas, mares, rios, pessoas. Vivemos num mundo muito grande e lindo, com coisas diferentes para conhecermos. Você já perguntou: “Como o mundo foi feito?” Antes de Deus criar o mundo, não existia nada em lugar nenhum. Não existia céu, nem sol, nem árvores. Só existia uma grande escuridão. A Bíblia diz (mostre a Bíblia) que Deus fez todas as coisas, animais e pessoas. Nós acreditamos na Bíblia porque ela é a Palavra de Deus e sabemos que Deus criou tudo pela Sua Palavra. A primeira coisa que Deus criou foi a Luz. Deus disse: “Haja luz e houve luz” (à medida que for mencionando as coisas criadas, mostre o número e as figuras referentes). Figura 1, assim, Deus fez o dia pra gente trabalhar, estudar, brincar e a noite para dormir e descansar. Figura 2, Deus fez as águas: rios, mares, chuva, lagos. Figura 3, Deus fez a terra, criou sementes, plantas para embelezar o mundo com as flores, frutas, árvores, legumes. Vocês sabiam que as plantas crescem em várias direções? Umas crescem para cima como os tomates, milho; outras crescem para baixo como a cenoura, beterraba; outras crescem para os lados como as abóboras e as melancias. Figura 4, Deus fez também o Sol, a Lua e as Estrelas. O sol para iluminar o dia e a lua e estrelas para iluminar a noite. Figura 5, Deus fez todos os peixes e todas as aves. Figura 6, Deus fez todos os animais. Os pequenos como o gato, o cachorro, o coelho e os grandes como a girafa e o hipopótamo. Fez os bois, elefantes, leões e zebras, os jacarés e a tartaruga, os macacos e os esquilos. Deus viu que tudo era muito bom, mas quem iria cuidar de tudo? Então, no mesmo dia, Deus fez o homem, diferente de tudo que havia criado, para ser seu amigo e chamou-o de Adão. Adão devia cuidar de tudo: da terra, da água, das plantas, dos animais, das aves. Deus fez também a mulher para ser companheira de Adão e ajudá-lo nesta tarefa. O nome dela era Eva. Figura 7, depois de ter criado tudo, Deus descansou. Adão e Eva viveram neste lindo paraíso. Tudo o que Deus criou é bom. Por isso devemos cuidar da criação de Deus. Devemos cuidar das plantas, tratar bem os animais, não jogar lixo nos rios ou nas ruas, porque assim todos nós viveremos bem melhor neste mundo tão lindo que Deus criou pra nós.


Oração – Faça uma oração de louvor e agradecimento. Mostre uma figura de criança orando. “Eu te louvo, Senhor, por minha inteligência, pelo mundo tão lindo que o Senhor criou para nós cuidarmos, pelo perfume das flores, pelos animais, pelas frutas e todas as comidas que nós temos”. Obrigada porque o Senhor nos ama. No nome de Jesus, amém.

Lanche – Agradeça o lanche orando: “Obrigada, meu Deus, pelas frutas gostosas, em nome de Jesus, amém”. Explique que todas as frutas fazem bem pra saúde. Ofereça alguma fruta que eles não conhecem para experimentar. Pique todas as frutas e deixe numa travessa no centro da mesa para que eles peguem conforme quiserem.

Trabalho manual – Ponha as revistas na mesa, tesoura própria para criança, cola e o livrinho de sulfite da Criação. Deixe que as crianças recortem as figuras e colem. Se preferir faça números grandes para que as crianças colem as figuras neles.
Neste caso, preste atenção no tamanho das figuras para que caibam nos números. As crianças poderão precisar de ajuda, portanto fique atenta: cada número tem as suas figuras. Guarde os trabalhinhos conforme as crianças forem terminando, coloque nome, para depois entregar na saída a fim de que revisem a matéria com seus pais em casa. As crianças que terminaram devem ser incentivadas a observar o varal com figuras de animais e o Cantinho da natureza com os objetos.
Brincar – Deixe que as crianças brinquem livremente enquanto esperam por seus pais. Incentive as crianças para que observem os elementos da natureza no Cantinho que foi montado. Entregue os trabalhos manuais na saída para os pais e diga para revisarem o ensino em casa.



Clique nos links abaixo
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre - Tema: Vamos conhecer o livro do começo? Cpad...mais »



Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fonte:CPAD
Fonte: Ensinonumcclique= blogtiale
Fonte: Historiabiblicakids.blogspot.com
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Espero que sua aula seja uma benção.




PRA VOCÊ!!!

com todo o meu carinho...



DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!


Lembre-se...

OBRIGADO!!! 


"VOLTE SEMPRE!!!"
"Volte Sempre!!!"

3 comentários:

  1. AMEEEI ! Esse subsidio me ajuda muito :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por dedicar o tempo preparando esses subsídios, pois nos ajudam muito! Que Deus recompense!

    ResponderExcluir
  3. Que Deus abençoe!!!
    Tem sido uma ajuda e tanto p a preparação das aulas...

    ResponderExcluir