Ore com as crianças.
Uma das necessidades básicas da criança de 3 e 4 anos é a segurança. E nada lhes suprirá mais perfeitamente esta carência que conhecer pessoalmente a Deus como o Pai amoroso, forte, protetor e provedor.
Infelizmente, muitas criancinhas já vivem situações de risco, e sentem-se ameaçadas pela maldade de algum familiar ou pela violência do bairro onde moram. E mesmo aquelas que desfrutam da bênção de um lar saudável e de uma vida sem sustos não estão isentas de experimentar o medo. Nesta idade, a sua imaginação é muito fértil, e os temores imaginários são-lhe tão perturbadores quanto os reais. Todas elas, pois, não importa onde e como vivam, precisam saber que Deus está ali, ao alcance da sua voz ou do seu pensamento, amando-as e protegendo-as.”
Ideias para a aula
“Receba os alunos segurando um guarda-chuva aberto. Provavelmente, as crianças perguntarão por que você está de guarda-chuva. Se não perguntarem, faça você mesmo a indagação: Sabe por que estou de guarda-chuva? O guarda-chuva serve para proteger-nos da chuva e também do sol. Estou com o guarda-chuva para lembrar que Deus nos protege de todas as coisas ruins.”
Oficina de ideias 2
“Pegue novamente o guarda-chuva. Pergunte às crianças: Quem já sentiu medo alguma vez? Medo de que? As respostas serão variadas: medo do escuro, de chuva, de trovão, de ficar em casa quando a mamãe vai trabalhar, de cachorro bravo, de ficar na creche, do papai brigar com a mamãe, do pai ou tio chegar bêbado, etc (nem todas vêm de famílias completamente salvas).
Dê atenção particular a cada resposta, e assegure-lhes: O Papai do Céu é forte e poderoso. Ele protege você de todas as coisas ruins e que dão medo.
Comece a ‘brincadeira do guarda-chuva’ com um de seus auxiliares, e depois repita com algumas das crianças que se oferecerem espontaneamente.
A criança voluntária deve abrigar-se encolhida sob o guarda-chuva e atrás dele, como se fosse um escudo, enquanto as demais tentam atingi-la com bolinhas de papel ou isopor, aviõezinhos de papel, e borrifos de água (molhando a mão na vasilha de água).
Viu como a bolinha não acertou o Gabriel? Assim como o guarda-chuva o protegeu da bolinha, Deus protege você do trovão, do cachorro... Viu como o aviãozinho não atingiu a Juliana? Assim também Deus protege você das pessoas malvadas... Borrife água no guarda-chuva: Viu como o chuvisco não molhou a Priscila? Da mesma forma, Deus protege você das doenças e dos acidentes.”
PS: As sugestões foram extraídas da Revista do Maternal, CPAD e são de autoria de Marta Doreto.
Leitura Bíblica: Ester 2,3,4 e 7
IDÉIA:
Louvor: Movimente-se com as crianças, cante com alegria . Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como vc achar melhor.
MUSICA SUGESTIVA:
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.
Ideias para o ensino:
1- Conte com objetos: coroa, cetro, véu de noiva ou anel de casamento, papel e pena para assinar o tratado, comida para representar o jantar, correntes para prisão de Hamã.
2- conte com fantoche de vara.
3- conte com as figuras abaixo ampliadas.
Agora vamos contar a história de uma mulher que fez a diferença porque amava a Deus.
A Bíblia ensina que Ester foi uma rainha muito corajosa que salvou o povo judeu de uma grande destruição.
Quando o rei encontrou Ester, ele a escolheu para ser sua rainha.
Mordecai se curvaria apenas para Deus. Hamã, muito nervoso, foi até o rei e disse: “Os judeus são pessoas ruins”. O rei deveria assinar uma lei que ajudasse a nos livrar desse povo. Então o rei assinou a nova lei, mas não sabia que sua rainha era judia. O povo de Deus estava em grande perigo e a nova rainha também!
Talvez Deus tenha feito você ser rainha por esta razão. Então Ester teve um plano que seria muito arriscado para ela. Ester não poderia ir até a presença do rei sem ser chamada por ele. Então, como faria?
Mesmo assim, arriscou a sua vida. Ela só ficaria viva se assim que fosse falar com o rei sem ser chamada, o rei estendesse o cetro para ela. E assim aconteceu.
Ester convidou o rei e Hamã para um jantar especial. Então ela perguntou ao rei: “Por que Hamã quer se livrar de mim?” O rei ficou surpreso. Ela disse: “Eu sou judia. Hamã o enganou para fazê-lo assinar a nova lei que pode matar todos os judeus”.
Na mesma hora, o rei disse a seus guardas: “Prendam Hamã”.
Então, o rei fez de Mordecai, primo da rainha, seu novo ajudante principal.
O rei falou para a rainha Ester: “Eu farei uma nova lei que manterá você e seu povo salvos”.
Deus usou Ester para salvar o seu povo! Ester foi muito corajosa!
IDÉIA:
FANTOCHE COM VARETA
Fantoches, estou publicando passo a passo da revista para vocês entenderem o processo. Espero que ajude.
Extraído da revista do Professor Sassá
Clique nas imagens para AMPLIAR.
Para contar a história da Rainha Ester. Adaptei, e não usei garrafa pet pequena porque não tinha.
BRINCADEIRA:
Faça uma coroa, e brinque de o mestre mandou! Toda vez que você colocar a coroa na cabeça de um aluno ele será o mestre. Até que todas as crianças tenham brincado. E sempre no final falando que o nosso mestre é Jesus!
LEMBRANCINHA:
Trabalho manual: - COROA DA RAINHA E DO REI
1 – Coroa para meninas
COROA DA RAINHA E DO REI
Material:
cartolina
cola
e sobras de cartolina
elástico
Modo de fazer:
faça o molde recorte e enfeite e cole conforme o gosto, coloque o elástico no furo e pronto coroe o Rei e a Rainha
Clique aqui: Revista Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2017 - tema: Vamos orar? Cpad
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fonte: Adaliahelenablogspot.com.br
blogtiale.blogspot.com
Ensinoinfantilnumclique.com
CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário