8 de maio de 2017

Lição 07 - A coragem de um profeta levantado por Deus: Adultos - Betel

  

Clique nos links abaixo
Noticias.Com
Escola Bíblica Dominical
Últimos acontecimentos - Bíblicos
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


PRÉ - AULA:




A coragem de um profeta levantado por Deus
14 de maio de 2017
“Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei a ti, desde os dias de Josias até hoje”.Jeremias 36.2

Verdade Aplicada
Poucas pessoas nas Sagradas Escrituras exibiram fé, coragem e resiliência como Jeremias.

Objetivos da Lição
Citar que precisamos ser valentes em nossa missão;
Reconhecer que precisamos ter atitude;
Conhecer a liderança de Cristo em nossas vidas.

Glossário
Entusiasmo: Paixão, dedicação, alegria;
Insano: Tolo, insensato;
Litígio: Demanda judicial, contenda, conflito de interesses.

Leituras complementares

Segunda Jr 36.4
Terça Jr 36.5
Quarta Jr 36.6
Quinta Jr 36.7
Sexta Jr 36.8
Sábado Jr 36.9

Textos de Referência.

Jeremias 36.1-3
1 Sucedeu, pois, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
2 Toma o rolo de um livro e escreve nele todas as palavras que te tenho falado sobre Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei a ti, desde os dias de Josias até hoje.
3 Ouvirão, talvez, os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes, para que cada qual se converta do seu mau caminho, e eu perdoe a sua maldade e o seu pecado.

Hinos sugeridos.

Harpa cristã: 186



Harpa cristã: 212


Harpa cristã: 225



Aqui lições, slides, pré aulas, e mais...Revista Adultos - 2º Trimestre de 2017



Motivo de Oração
Clame por sabedoria, fidelidade e coragem para os nossos amados irmãos.

Esboço da Lição
Introdução
1. Coragem para decidir qual lado vai ficar.
2. A importância da cooperação.
3. Cumprindo a missão em tempos difíceis.

Introdução

A lição a ser ministrada hoje fala que o profeta Jeremias amava ao Senhor de Israel. Para ele, Deus era a realidade suprema. Jeremias imputa a Deus, a quem servia, as mais altas honrarias (Jr 32.17, 25).

1. Coragem para decidir qual lado ficar.

Estudando o livro de Jeremias, percebemos que ele tinha convicção do seu chamado (Jr 1.4). Um fogo ardia dentro dele, misturado com entusiasmo e desejo de querer fazer a vontade de Deus até o fim (Jr 20.9).

1.1. A loucura do rei Jeoaquim.

Deus chamou o profeta Jeremias e lhe orientou a escrever um livro sobre todas as palavras que o Senhor havia dito sobre Israel, Judá e todas as nações (Jr 36.2). Como estava proibido de ir ao templo (Jr 36.5), ordenou ao seu escrivão que fosse e lesse os escritos em voz alta, de modo que eles escutassem tudo o que o Senhor Deus havia dito (Jr 36.8). Estas palavras chegaram ao conhecimento do rei Jeoaquim. A Bíblia relata que era tempo de friagem e o rei estava no seu palácio de inverno, sentado perto do fogo. Depois de ouvir a leitura de três ou quatro folhas, o rei ficou muito irritado, pegou um canivete, cortou o rolo em pedaços e jogou no fogo (Jr 36.23). Que triste para um povo ter um rei insano. Nem o rei e nenhum de seus servos que ouviram todas aquelas coisas ficaram com medo ou mostraram qualquer sinal de arrependimento (Jr 36.24).

Deus pune Seu povo dando-lhes maus líderes. Entretanto, o meio que Ele usa para compensá-los é dando-lhes bons líderes (Jr 30.21-22). O profeta Jeremias, sob orientação divina, escreveu num rolo uma carta combatendo os moradores de Judá. Essa mensagem também os alertava de que sua capital, Jerusalém, seria devastada, a menos que transformassem suas atitudes. O rei Jeoaquim não foi o único a tentar queimar a Palavra de Deus. No período que Israel ficou sob domínio da dinastia selêucida, o rei Antíoco Epifânio queria difundir a cultura helenística em todo seu domínio. Para isso, ele tentou impor a cultura e religião gregas aos judeus, saqueando o templo do Senhor em Jerusalém, tentando destruir todos os rolos da Lei. Outro governante que tentou apagar as Escrituras foi o imperador Diocleciano. O que Jeoaquim, Antíoco e Diocleciano tinham em comum? O mesmo desejo de eliminar a Palavra de Deus. Apesar disso, a Bíblia sobreviveu a todas as tentativas de destruí-la, por que a Palavra de Deus é eterna!

1.2. Jeremias se esconde do rei.

Em vez de obedecer à voz de Deus, o rei ordenou que prendessem Jeremias e o seu escriba. Mas o Senhor já os tinha escondido (Jr 36.26). Esconderijo é o lugar onde alguém ou algo se esconde. Uma espécie de abrigo, um refúgio. Em algumas situações, a fuga é a melhor decisão a ser tomada. José fugiu da mulher de Potifar (Gn 39.7, 12). O anjo do Senhor aconselhou a José e Maria a fugirem com o menino para o Egito (Mt 2.13). Elias fugiu para o deserto (1Rs 19.3-4). No momento de perseguição, necessitamos ir ao ambiente da intimidade, o esconderijo de Deus. É para lá que o Soberano quer nos conduzir para palestrar conosco.

Assim como Adão e Eva, muitos de nós escolhemos nos esconder de Deus (Gn 3.8). O livro de Jonas nos narra em duas ocasiões que Jonas “fugiu de Deus”. E, porque fugiu de Deus, encarou tempestade, desesperança e obscuridade. Ele teve a certeza que fugir de Deus é uma péssima escolha. O pecado penetrou na humanidade e gerou esta separação com o Criador. A partir desta fissura do pecado, os homens começaram a trilhar o caminho da rebeldia.

1.3. Resiliência.
Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação. A resiliência demonstra se uma pessoa sabe ou não funcionar bem sob pressão. Depois que o rei queimou o rolo, Jeremias se saiu bem sob pressão. Ele pegou outro rolo e escreveu tudo o que estava escrito naquele que o rei havia queimado e mandou pronunciar o seguinte: “Tu queimaste este rolo, dizendo: Por que escreveste nele anunciando: Certamente virá o rei da Babilônia, e destruirá esta terra, e fará cessar nela homens e animais?” (Jr 36.29). O rei pensava que, queimando o rolo, fosse calar a Palavra de Deus. O que ele não sabia é que o profeta Jeremias não se calaria diante das adversidades.

José é outro grande exemplo de resiliência. A partir do momento que foi comercializado como escravo, até virar governador do Egito, José ficou encarcerado aproximadamente por 17 anos. Sendo 15 anos como escravo de Potifar e 2 anos na prisão. Depois de tudo isso ele venceu os obstáculos e se saiu vencedor. Um outro exemplo de resiliência é Rute, que teve três pessoas falecidas na sua família: seu sogro, seu cunhado e seu marido. Residiu com sua sogra, arrecadando sobras de trigo nos campos de Boas. Mas, mesmo assim, não desistiu e nem se lamentou daquela circunstância.

2. A importância da cooperação.
Deus e o povo eram como noivo e noiva, como marido e esposa (Jr 2.2). Mas a aliança entre os dois havia falhado e eles se separaram (Jr 3.8) A esposa (povo) largou o marido (Deus) e foi atrás de outros amantes (deuses) (Jr 2.25; 4.30) e adulterou (Jr 2.20; 3.20; 5.7). Por isso, Deus, o marido, não queria, mais saber da esposa (Jr 2.22; 5.7).

2.1. O sucesso de Jeremias estava na sua atitude.

A atitude é o critério para o sucesso. Quando procuramos nas Escrituras Sagradas alguém que se encaixe neste perfil, nossos olhos sobrevêm sobre a vida do profeta Jeremias. Mesmo com o casamento rompido entre Deus e o povo, Jeremias decide ficar do melhor lado: o lado de Deus. Poderíamos citar muitos outros, no entanto, enxergamos na vida desse homem um exemplo de quem tomou a atitude correta em se tornar um profeta é extremamente mais do que pregar sobre as coisas que sobrevirão. Profetizar é ver o Senhor convocando Seu povo de volta para Si (1Pe 2.9).

Alguns exemplos de pessoas que demonstraram atitude diante do Senhor: Paulo, em servir ao Senhor após ouvir Sua doce voz (At 9.18); a mulher do fluxo de sangue (Mc 5.25, 34); Pedro, ao sair do barco para ir ter com o Mestre (Mt 14.29); Jacó, quando disse: “Não te deixarei enquanto não me abençoares”. (Gn 32.26).

2.2. Deus sempre coloca pessoas para nos ajudar.
Deus sempre coloca pessoas em nossos caminhos para nos ajudar. Com Jeremias não foi diferente. O Senhor havia dado ordem a Jeremias “para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir”, mas também “para edificar e plantar” (Jr 1.10). Mesmo estando encarcerado (Jr 36.5), ele não poderia se calar. Por isso, pede que seu escriba, Baruque, leia a mensagem de deus ao povo, a fim de encorajá-lo a abandonar os seus pecados (Jr 36.6). Baruque sem dúvida, estava a par dos riscos envolvidos nessa missão. Mesmo assim, ele se dispôs a escrever todas as palavras do Senhor pronunciadas por Jeremias e a lê-las na casa do Senhor para todo o povo (Jr 36.5-8).

Aprendemos muitas coisas essenciais no comportamento do escriba Baruque. Um importante ensino é o seu ânimo de realizar a obra do Senhor, não importando as implicações. Ele colocou suas habilidades ao serviço do profeta Jeremias. Muitos Cristãos mostram o mesmo espírito voluntário nos dias de hoje, isto é, colocam suas aptidões a serviço do Senhor.

2.3. Baruque: um amigo na alegria e na dor.

Ainda que seja mencionado em apenas quatro capítulos em toda a Bíblia, Baruque é bem conhecido doa amantes da Escrituras Sagradas como secretário, escriba, porta-voz, companheiro e amigo de Jeremias. Notamos que depois de ter escrito o livro, Baruque teve um conflito e desabafou: “Ai de mim agora, porque me acrescentou o Senhor tristeza à minha dor! Estou cansado do meu gemido e não acho descanso”. (Jr 45.3). No caso de Baruque, este conflito o levou à oração e a oração ao desabafo. O desabafo era o ralo por onde fluíam suas lágrimas. O Senhor Deus estava atento à aflição de Baruque e prometeu preservá-lo (Jr 54.5).

Muitos historiadores creem que Baruque pertencia a uma distinta família de escribas, em Judá. Ele era filho de Nerias, irmão de Seraías, amigo e secretários do profeta Jeremias (Jr 36.4). Era homem erudito, de nobre família (Jr 51.59), tendo servido fielmente ao profeta. Foi Baruque também que leu o livro duas vezes, primeiro, para o povo aglomerado no templo em dia de jejum, e, depois, para um distinto grupo de líderes em lugar particular. As Escrituras mencionam também Seraías, seu irmão, era um dignitário na corte do rei Zedequias (Jr 36.32; 51.59).

3. Cumprindo a missão em tempos difíceis.
Em nenhum momento, Deus deixou o profeta Jeremias iludido. Quando chamou o profeta para anunciar a Sua Palavra, declarou que o mesmo sofreria oposição e perseguição, mas não temesse: “...porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (Jr 1.17-19).

3.1. Convicção da chamada de Deus.
Um aspecto muito importante no cumprimento da missão dada por Deus é ter convicção quanto ao chamado divino. Muito contribui para resistir diante das oposições, rejeições e aparentes fracassos. Vide o exemplo de Amós: “Eu não era profeta...mas o Senhor me tirou...e me disse...” (Am 7.14-15). O profeta Amós sabia que tinha sido comissionado por Deus.

Hoje, todo o discípulo de Jesus Cristo tem um chamado (Mt 28.19-20). É importante compreender que a convicção de que o Eterno Deus nos chamou faz a diferença. Somente devem ser contados como verdadeiros cristãos aqueles que vivem em obediência prática à Palavra e se esforçam por cumprir os mandamentos que Ele ordenou. Vale a pena ressaltar que discípulo não é alguém que já aprendeu, mas, sim, alguém que está aprendendo sempre. Os dias de escola do cristão nunca se acabam.

3.2. Crer na Palavra de Deus.
A certeza de que a Palavra de Deus é a verdade, sustentou Jeremias, mesmo quando estava preso, ou enfrentando os falsos profetas, ou sendo conduzido ao Egito contra a sua vontade (Jr 43.5, 8). Ele não se calou! O apóstolo Paulo assim escreveu: “Cri, por isso falei” (2Co 4.13).

Este aspecto é tão relevante que a primeira tentação procurou semear dúvida quanto ao que o Eterno Deus havia falado (Gn 3.1), e a última exortação bíblica é quanto a nossa relação com a Palavra de Deus (Ap 22.18-19). Em todo o seu livro o profeta Jeremias deixa transparecer que a mensagem profética é produto da comunhão espiritual íntima que ele tem com Deus (Jr 2.1). As palavras divinas saem da boca do profeta e a personalidade do pregador santificado nada faz para invalidar ou depreciar a natureza divina fundamental do pronunciamento.

3.3. Perseverança.
O profeta Jeremias é um exemplo de perseverança. O povo não atendeu ao chamado de Deus, os líderes o rejeitaram, o rei destruiu o rolo contendo os escritos da Palavra de Deus e, no final, ainda foi levado ao Egito pelos rebeldes judeus. Todavia, ele não se calou. Continuou profetizando. Foi perseverante. No Novo Testamento, os discípulos de Jesus Cristo “foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria”, mas, por onde andaram, mesmo espalhados, “iam por toda a parte anunciando a palavra” (At 8.1, 4). É preciso perseverança no cumprimento da missão.

A dispersão dos cristãos levou ao mais significativo avanço na missão da Igreja (At 8.1). Pode-se até dizer que ficou sendo necessária a perseguição para levar cristãos a cumprir o mandamento implícito em Atos 1.8. Na medida em que os cristãos avançavam para novas áreas (At 8.4), descobriram que havia uma resposta imediata ao Evangelho, conforme exemplifica a resposta dada pelo povo de Samaria à pregação de Felipe (At 8.5-13).

Conclusão.
O profeta Jeremias foi grandemente usado por Deus num momento crucial da história de Israel. Deus ainda hoje quer usar a mim e a você. Precisamos ter a mesma atitude do profeta Jeremias, isto é, escolher ficar ao lado de Deus, abandonando os prazeres do mundo.



1. O que percebemos ao estudar o livro de Jeremias?
R: Que ele tinha convicção do seu chamado (Jr 1.4).




2. O que o rei Jeoaquim fez com o rolo após escutar o que estava escrito?
R: Ficou muito irritado, pegou um canivete, cortou o rolo em pedaços e jogou no fogo (Jr 36.23).




3. Cite um personagem da Bíblia que fugiu?
R: José (Gn 39.7, 13).




4. O que é profetizar?
R: É ver o Senhor convocando Seu povo de volta para Si (1Pe 2.9).



5. O que sustentou Jeremias?
R: A certeza de que a Palavra de deus é a verdade (Jr 43.5, 8).




Fonte: Revista de Escola Bíblica Dominical, Betel, Jeremias – Deus convoca Seu povo ao arrependimento, Jovens e Adultos, edição do professor, 2º trimestre de 2017, ano 27, Nº 103, publicação trimestral, ISSN 2448-184X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário