22 de outubro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 04: Onde encontramos a felicidade?

👉 A paz do Senhor
👉 Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição 04: Onde encontramos a felicidade?
Tenham uma excelente aula!
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

LEITURA SEMANAL
Segunda 1Pe 4.13
Alegrando-se nas aflições.

Terça Ec 2.1
Gozo e prazer são vaidades.

Quarta Ec 5.18
Usufruindo do fruto do seu trabalho.

Quinta Ec 7.14
Feliz na prosperidade e na adversidade.

Sexta Ec 8.15
A alegria no plano humano.
Sábado Ec 9.9
Alegrando-nos com amor.



VERSÍCULO DO DIA
Eclesiastes 2.10
E tudo quanto desejaram os meus olhos não Ihos neguei nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.

Bíblia online
Bíblia sagrada online



VERDADE APLICADA
A felicidade plena só é encontrada quando a nossa alma repousa em Deus.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
👉 Entender a felicidade no prisma do Pregador;
👉 Diferenciar pessimismo e realidade;
👉 Conscientizar que Deus é o centro da felicidade.


INTRODUÇÃO
As pessoas estão sempre em busca da felicidade e, para isto, se lançam numa busca por conquistas pessoais e terrenas e logram efêmeros momentos de prazer, porém, descobrem que não são felizes. Onde está, então, a verdadeira felicidade?



PONTO-CHAVE:
A felicidade que a humanidade procura está em Jesus Cristo.


1 - O PREGADOR E A FELICIDADE
O autor de Eclesiastes não economiza palavras ao falar de suas conquistas e proezas, mas a conclusão que ele chega é de que todas estas coisas eram vaidade, ou seja, eram como uma bolha de sabão. Podem trazer alegria momentânea, mas não a felicidade.


1.1. O fazer e a felicidade

Em Eclesiastes 2.4-6, encontramos três vezes a expressão "fiz", indicando uma ação concluída para construir e ter coisas. Este é um dos grandes males de nossa sociedade; empenham-se numa busca por fazer e conquistar e se esquecem de conquistar a si mesmo, a sua família e a sua casa. A conquista é válida quando entregamos os nossos desejos e sonhos nas mãos de Deus. Infelizmente, o que presenciamos hoje são pessoas que, na busca pela felicidade, têm-se afundado no ativismo e adoecem em razão de suas expectativas malogradas. O sábio Salomão deixou registrado que quando confiamos no Senhor, nossos projetos são estabelecidos (Pv 16.3).


1.2. Os prazeres terrenos e a felicidade
Outro engodo que tem levado muitas pessoas a uma vida sem sentido é o hedonismo, ou seja, a vida gira em torno do prazer. Salomão deixa claro que gozar o prazer também é vaidade (Ec 2.1). O texto é enfático ao dizer que tudo que os olhos do pregador desejaram, ele desfrutou (Ec 2.10), porém, o fim de todos estes fortuitos prazeres foi uma vida vazia e de decepção. Em Provérbios está escrito que os lábios da mulher estranha destilam mel, mas seu fim é amargo como absinto (Pv 5.3-4). Assim são os deleites humanos, num momento é curtição e novidade; depois, vêm culpa, tristeza e vergonha, que podem gerar inúmeras doenças psicossomáticas.


REFLETINDO
Valorize o que tens, seja grato a Deus e serás feliz.
Pr. Davi Nacif



2 - O PARADOXO DO PREGADOR
Nos escritos de Eclesiastes é perceptível um tom pessimista de um homem que viveu intensamente a vida, mas, ao chegar aos seus derradeiros dias, chegou à conclusão de que sua vida foi gasta em coisas sem sentido. Veremos a seguir dois aspectos a considerar sobre isto.


2.1. A vida do ponto de vista pessimista
Quando falamos de pessimista, referimo-nos àquela pessoa que só enxerga o lado negativo das coisas e da vida. Salomão estava no fim da vida quando escreveu Eclesiastes, momento este, em que focou na futilidade da vida, mostrando quanto a vida sem Deus é vazia e sem sentido. Provérbios 23.7, diz que como imaginou a sua alma, assim será; o que fica explicito neste texto é que enxergamos o mundo externo de acordo com o nosso mundo interior. Sendo assim, não é a vida que é ruim mas, naquele momento, eu é que não estou bem o suficiente para me encantar com as belezas da vida. O relato sobre o fim da vida de Salomão em 1Rs 11.1-9, o qual se enveredou por uma vida de idolatria e distanciamento de Deus, explica muito suas conclusões em Eclesiastes.


2.2. A realidade da vida
Eclesiastes em toda a sua narrativa ressalta algumas verdades que os seres humanos precisam atentar. O escritor deixa claro que a terra e a vida são feitas de ciclos e que, ao homem, não cabe interferir na obra que Deus fez (Ec 7.13); outra verdade estabelecida é a transitoriedade da vida humana, ou seja, o pó voltará ao pó (Ec 3.20). Vale salientar também que existe tempo para todo o propósito debaixo do sol (Ec 3). As conquistas e as riquezas não podem ser vistas como um fim em si mesmas, mas como bênçãos de Deus sobre os homens. A aplicabilidade da sabedoria de Eclesiastes precisa ser ensinada e vivida por todos nós para um viver mais santo e mais sábio.


3- A VERDADEIRA FELICIDADE
Todos querem ser felizes. O sábio Salomão já deixou claro que ela não se encontra nas conquistas, riquezas e nem nos prazeres desta vida. Diante desta conclusão, perguntamos: Onde e como viver a verdadeira felicidade?


3.1. A conclusão do sábio sobre a felicidade

Analisando sobre os anseios humanos e sua busca pela satisfação de sua alma, Salomão deixa explícito que as pessoas não encontrarão satisfação e felicidade indo atrás daquilo que o coração deseja; em sua visão, isto é vaidade. Em Eclesiastes 5.19-20, percebemos que as conquistas humanas precisam ser celebradas como dom de Deus, com gratidão no coração e vivendo com serenidade. Em Provérbios 30.7-8, está escrito o pedido que Agur fez a Deus: e, numa parte desta oração, ele disse: "mantém-me
do pão da minha porção acostumada" Este estilo de vida está na oração do Pai Nosso, vejamos: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje" (Mt 6.11). Precisamos nos contentar com a porção que Deus nos abençoa.


3.2. Jesus pontua sobre a vida feliz
Em pleno Sermão do Monte, Jesus pontua algumas verdades para que as pessoas tivessem uma vida mais leve e feliz. Em Sua pregação, Jesus fala sobre as preocupações que o ser humano tem quanto ao vestir e comer, bem como sobrecarregar-se com o futuro (Mt 6.25-34). O antídoto para não sermos consumidos pela ansiedade é confiar inteiramente em Deus, crendo que Ele tem planos de paz para a nossa vida (Jr 29.11), e que Ele não se esquece de nós (Is 49.15). Pedro amplia esta visão, dizendo para lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, pois Ele se preocupa conosco (1Pe 5.7). Ou confiamos inteiramente em Deus, ou seremos consumidos pelas preocupações da vida.


CONCLUSÃO
Os escritos de Salomão são provas incontestes de que andar segundo a vista de nossos olhos podem nos levar a perdição, e não a verdadeira felicidade.
👉 Todas as conquistas pessoais se tornam sem sentido se não entendermos que são bênçãos de Deus derramadas sobre a nossa vida.
Fonte e crédito: Revista Betel Jovens 4 trimestre 2021
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 4 trimestre 2021
Comentarista: César Pereira Roza de Melo

  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


A alegria esta no coração



TRIO ALEXANDRE FELICIDADE EM JESUS



TEMPO | Aurelina Dourado



Harpa Cristã 688 // Espirito enche a minha vida.


Aline Barros - Renova-Me


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário