26 de outubro de 2021

Aula Bíblica Maternal – Lição 05: Papai do Céu fez os peixes e os pássaros

Ideias para o ensino
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.

Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem. 
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Aula para Maternal 011
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
 
Pré-Aula:
Endereço e crédito na descrição dos vídeo:



 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cante:


Deus criou os peixes - 3 Palavrinhas



Quem fez - 3Palavrinhas - Volume 1



Deus faz crescer o capim


Autor da Criação - Diante do trono


Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!

Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Você gosta de ler?
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.

Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças


Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores







   

Uma ótima oportunidade de trabalhar texturas, sons, cores, tamanhos e formas com os pequenos.
Para começar, fale dos peixes, e cada criança recebe um, de uma cor, forma e tamanho diferentes. 
Aprendemos a música Cristo fez os peixes, do vídeo abaixo, e em seguida todos foram convidados a colocar seus peixinhos no aquário. Enquanto a criança coloca o peixinho, enfatize: "Olha, o peixe de fulana é amarelo e comprido! O peixe de Fulano é azul e em formato de círculo! O peixe de Beltrana é verde e pequeno", e assim por diante. Depois que todos os peixes estiverem no aquário faça gestos com as mãos enquanto canta a música para as crianças imitarem (o peixinho pode ser feito juntando-se as palmas das mãos e balançando pra lá e pra cá).

Cristo Fez os Peixes - Tia Cecéu

Objetivo da lição:
Esboçar a segurança do amor e do cuidado do Deus Criador, que cuida de suas criaturas.
Para guardar no coração:
Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e [..] haja aves que voem no ar! Gn: 1.20
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
    
Gênesis 1:20-23
20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


Até agora aprendemos que:

No primeiro dia, Deus criou os céus e a terra.

No segundo dia, Deus separou as águas sobre a terra das nuvens no céu.

No terceiro dia, Deus criou todas as plantas e as árvores e


No quarto dia, Deus criou o sol, a lua e as estrelas.

Agora vamos ver o que Ele criou no 5 º dia.

No quinto dia, Deus criou todos os peixes, as baleias e as criaturas que vivem no oceano. Também criou os pássaros para encher o céu com vida. 

Alguma vez você já esteve em um aquário? Há muitos peixes bonitos lá. Há grandes e pequenos e de diferentes formas e cores. E no oceano há muitos mais que Deus criou e eles vivem aonde é muito profundo, que nem podemos contar quantos são.

Você pode imaginar o que aconteceu quando Deus criou todas as aves? Elas estavam todas voando e cantando no céu. Algumas aves fazem muito barulho como os corvos e alguns cantam lindamente como o canário. Que visão deve ter sido quando, de repente, todas elas apareceram!

Então Deus os abençoou, dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra”.
Antes do quinto dia terminar, Deus abençoou todos os peixes e os pássaros que Ele tinha criado e lhes disse para ter muito mais peixinhos para preencher o mar e muito mais passarinhos para encher os céus.




Recursos visuais:  
No primeiro dia Deus separou a escuridão da luz e chamou a luz de dia e a escuridão de noite.
No Segundo dia Deus disse: "Que haja mar e céu".
No Terceiro dia Deus disse: "Haja terra com árvores frutíferas, montanhas e flores".
No Quarto dia Deus disse: "Que haja sol, lua e estrelas no céu".
No Quinto dia Deus disse: Que haja peixes no mar e aves no céu.
No Sexto dia Deus disse:" Que haja animais domésticos e selvagens".
No Sétimo dia Deus viu que tudo que Ele tinha feito era bom , então Ele descansou.




 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história melhor.

Atividade sensorial: 
Pincelei cada mãozinha com tinta guache e eles carimbaram no papel para formar um peixinho. Eles gostaram tanto das cócegas das cerdas do pincel que alguns queriam fazer todos os peixinhos do mar.



Atividades



OU
Como sugestão de atividade risque o molde da mão de cada aluno em cartolina verde e recorte enquanto eles pintam a gravura abaixo, depois entregue as mãos recortadas para que eles colem no desenho simulando as algas do mar.





Criança de jesus tem energia pra gastar



Brincadeira
Outra ideia é trabalhar a música "Todos os animais cantam" com dedoches de animais, um para cada criança. Imite os sons dos bichos, mas deixe que as crianças participem, façam elas mesmas os sons, instigue a que elas imitem você. Se não tiver dedoches, use bichinhos de pelúcia ou mesmo recortes de animais colados em cartolina. Você pode esconder pela sala e pedir que cada criança encontre um animal, depois volte para o tapete ou cadeira, e brinque é muito divertido.
9 - TODOS OS ANIMAIS CANTAM - 9 _ 17.avi




Brincadeira 
– As coisas que Deus fez.
Nessa brincadeira as crianças devem se sentar em círculo. 
A professora(o) começa dizendo a frase: Deus fez..... e cita algo que Deus tenha feito, então a próxima criança tem que dizer que Deus fez o que Prof. e acrescentar mais alguma coisa, a próxima tem que dizer que Deus fez essas duas coisas e mais alguma que ela acrescentar e assim por diante. Quem não conseguir repetir tudo, sai da brincadeira e assim sobrará apenas uma. O nível de dificuldade aumenta conforme acrescenta-se as coisas que Deus fez. É uma brincadeira fácil e bem divertida.




Sugerimos que faça com seus alunos ao final da aula a brincadeira da pescaria, você pode escrever no verso de cada peixinho o texto áureo da lição para que eles levem para casa ao final da aula.
OBS 
Não esqueça, remova o clips ou o ímã dos peixinhos antes de deixar seus pequenos alunos levarem para casa para evitar acidentes.
Folha com os peixinhos para Imprimir




ORAÇÃO




6 PASSOS PARA ORAR


conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.

- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).



Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
VOCÊ JÁ OROU HOJE ?

Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 
Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.

Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 



 



   
 ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
 
 Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Fazer em casa:
Final da aula:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança]
Papai do Céu fez o sol, a lua e as estrelas, tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



👉 Fontes consultadas:
Créditos: Revista-Cpad
Telma Bueno- Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
Ensinoinfantilnumclique.com
Pequeninos de Cristo.blogspot.com.br
tiateteministerioinfantil.blogspot.com
Apascentarospequeninos.blogspot.com.br
ebiblicadominical.blogspot.com
luestudandoabibliablgspot.com

Ebdanimada.com.br
Missaoinfantilsede
pequeninos de jesusblogspot.com
Adaliahelenablogspot.com.br
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)

SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.



Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida


Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
Ovelhinhas de Cristo.
  
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23

Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma

Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Lembre-se...




Crianças atenção!
Leia a bíblia!

Vamos lá!!!

Ide....pregai o evangelho a toda criatura

As nações precisam ouvir falar do amor de Cristo
Queridas tias e tios. 
Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.



Perfil da criança
Duas características espirituais importantes da criança do maternal: Desenvolvem uma consciência sensível. Quando ensinadas a respeito do pecado, inquietam-se com ele e temem ofender a Deus, pois desejam agradá-lo em tudo. O professor deve ensinar sobre o perdão divino e as maneiras de se agradar ao Papai do céu.

Aceitam a Jesus como Salvador pessoal. Procure sempre introduzir na lição o ensino sobre o pecado, que nos separa de Deus, e o meio que Ele providenciou para nos salvar do pecado e unir-nos a Si: a morte e a ressurreição de seu Filho Jesus. Em seguida, faça o apelo (Marta Doreto).”



Subsídio Professor
“O Mito do Período de Atenção
Existem muitas fórmulas para se chegar ao tempo de atenção das crianças, em termos de minutos. A mais comum consiste em utilizar a idade da criança mais um. Ou seja, uma criança de três anos teria um período máximo de atenção de quatro minutos. Isto não só é um mito, como também é um meio inútil de se raciocinar com relação à atenção. Em vez de refletirmos sobre a atenção infantil em termos de minutos, deveríamos considerá-la sob o prisma das tarefas. A tarefa que propomos está num nível de dificuldade apropriado para o nosso aluno? Ele a realiza até o fim? Com o nível de dificuldade adequado, uma criança pode, e frequentemente consegue, dar atenção à atividade proposta. Precisamos aprender a nos concentrar na atenção infantil, não no tempo da atenção infantil” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 17,18).





*Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14.
*
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Jesus é a Esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário