29 de outubro de 2021

Aula Bíblica Jovens e adultos, Central Gospel – Lição 05: A Comunicação de Deus Com o Profeta

✋ A paz do Senhor:
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 05:  A Comunicação de Deus Com o Profeta
Tenham uma excelente aula!
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

TEXTO ÁUREO
  1 Samuel 3.9
Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar.


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
   Números 12.1-8
1 - E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita, que tomara; porquanto tinha tomado a mulher cuxita.

2 - E disseram: Porventura, falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.

3 - E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

4 - E logo o Senhor disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três.

5 - Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles saíram ambos.

6 - E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele.

7 - Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

8 - Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras; pois, ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?


  Ezequiel 37.1-5
1 - Veio sobre mim a mão do Senhor; e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos,

2 - e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos.

3 - E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor Jeová, tu o sabes.

4 - Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

5 - Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.


Bíblia online
Bíblia sagrada online



OBJETIVOS
👉  Saber que a comunicação entre Deus e os profetas, a verbal, é a mais clara de todas;
👉  Ter ciência de que a visão é uma importante forma de comunicação entre Deus e os profetas;
👉  Entender que nem todo sonho é uma comunicação divina, mas Deus utiliza-se desse meio para falar com os seus servos.

A Comunicação de Deus Com o Profeta
Título: 3 Maneiras de falar com Deus
3 Maneiras de falar com Deus Uma das razões pelas quais lutamos para ouvir Deus falar é que não reconhecemos quando ele o faz. Deus pode muito bem ter falado, mas não percebemos.

Parece que este não é um problema novo: 
“ Por que você reclama com ele que ele não responde às palavras de ninguém?” os antigos perguntaram - "Porque Deus fala - hora de uma maneira, hora de outra - embora ninguém perceba." ( Jó 33: 13-15 ).


A questão não é que Deus seja mudo. 
Por sua própria natureza, o Deus da Bíblia é um comunicador . Somos nós que temos o problema. Somos nós que não percebemos suas mensagens. Uma das principais razões para isso é nossa falta de consciência de como ele se comunica. Principalmente Deus fala por meio de seu Espírito Santo, que nos foi dado como a voz contínua de Jesus em nossas vidas (João 14: 6, Atos 2: 16,17). 


Três maneiras pelas quais Deus fala.
Um comunicador magistral Como qualquer bom orador sabe, a comunicação nunca é unidimensional. Em nossas interações cotidianas, usamos toda uma série de pistas para transmitir nossa mensagem. As palavras que dizemos, o tom de nossa voz e as expressões em nosso rosto, todos desempenham um papel no envio de informações. Na verdade, a ciência recentemente desenvolvida da linguagem corporal nos diz que a comunicação é muito mais sutil e complexa do que jamais havíamos percebido.

Da mesma forma, Deus nos fala de múltiplas formas. 
Ele é um comunicador magistral que elabora suas mensagens de maneiras que abranjam a pessoa como um todo. Ele pode falar em termos simples - uma palavra solitária, um esboço em preto e branco, ou pode falar de maneiras mais coloridas e tridimensionais que atraiam todos os sentidos. A comunicação pode ser direta e indireta, exigindo ação imediata, ou pode ser detalhada e em vários níveis, exigindo tempo e reflexão para ser compreendida. As formas de comunicação de Deus não são muito diferentes das nossas. Aqui estão três das maneiras mais comuns de Deus falar:

1. Palavras que ouvimos
A primeira maneira de Deus falar é aquela que está mais frequentemente associada a ouvir sua voz: palavras que ouvimos . Embora todos nós adoraríamos ouvir uma voz 'audível', ouvir a voz de Deus falar dessa maneira parece um tanto raro e particularmente reservado para aqueles momentos em que estamos prestes a sair para o trânsito! A palavra 'audível' em si pode de fato ser um termo impróprio - de acordo com minha pesquisa de doutorado, a maioria daqueles que a experimentaram, dizem que não teria sido ouvido por aqueles ao seu redor (Veja Esperando que Deus fale em voz alta? Pense novamente ) . Na maioria das vezes, parece que o Espírito nos fala de maneira inaudível e interna - com uma mensagem que se parece muito com os nossos próprios pensamentos - ou seja, a 'voz mansa e delicada' da experiência de Elias (1 Reis 19: 9-13). Quando Deus fala em palavras, ele pode nos dar uma única frase ou pode usar frases completas. Ele pode usar um jogo de palavras (por exemplo, Jeremias 1: 11-12) ou nos dar um enigma que nos convide a ponderar (Números 12: 8). Frequentemente, ele faz uma pergunta para nos fazer pensar (1 Reis 19: 9, 2 Crônicas 1: 7) e, à medida que a conversa continua, ele revela algo mais significativo posteriormente.


2. Imagens que vemos
A segunda maneira pela qual Deus fala é em imagens que vemos. Como Deus disse através do profeta Jeremias; “Qual deles esteve no conselho do Senhor para ver ou ouvir sua palavra?” (Jeremias 23:18). Ouvimos sua mensagem por meio de palavras, mas vemos sua mensagem por meio de imagens. A princípio, pode parecer uma maneira incomum de falar, mas precisamos lembrar que a linguagem de imagens é a mais básica das linguagens.

Quando as crianças aprendem a ler, damos a elas um livro de figuras para praticar - não o Dicionário Oxford. Além disso, as imagens são a forma mais expressiva de se comunicar, por isso é comum dizer que uma imagem vale mais que mil palavras. Talvez seja por isso que Deus se comunica dessa forma com tanta frequência nas Escrituras, particularmente no Antigo Testamento, onde sonhos e visões compreendem ⅓ do conteúdo (Leia: Sonhos - Forma de comunicação favorita de Deus ). Quando Deus fala em imagens, sua mensagem vem em sonhos quando estamos dormindo ou visões quando estamos acordados.

Às vezes, a imagem fala simbolicamente e requer interpretação (ver, por exemplo; O significado dos veículos nos sonhos ). Outras vezes, a cena é mais literal. Às vezes, as mensagens visuais de Deus estão cheias de enigmas, poesia e formas alegóricas que não são facilmente interpretadas ou mensuráveis. Elas podem ser comparadas às parábolas de Jesus, que usam imagens ou cenas para comunicar uma ideia. Walton sugere que a razão pela qual as figuras de linguagem são usadas por Deus é para envolver o lado direito de nossos cérebros. 1 (Essa ideia foi abordada no podcast: As mulheres são melhores em ouvir a voz de Deus? ).

A comunicação em forma de imagem é uma forma de falar que a igreja ocidental costuma achar difícil de aceitar. Escritores como Dallas Willard 2 e Wayne Grudem 3 chegaram a dizer que não é uma forma válida de ouvir a voz de Deus. As razões são principalmente históricas - um produto infeliz do pensamento da Reforma que minimizou as chamadas formas místicas de experiência espiritual. Na verdade, as imagens são a forma mais comum de comunicação nas Escrituras e pode ser a forma mais poderosa e criativa de todas,  Deus fala em sonhos e visões.


3. Emoções que sentimos
Finalmente, as mensagens de Deus podem vir embaladas como movimentos que sentimos . Em outras palavras, nós sentimos que Deus está dizendo para nós. A emoção do Espírito Santo é sentida fisicamente e isso por si só comunica uma mensagem.

Assim, a presença da esperança pode invadir-nos, confortando-nos e chamando-nos para a frente (Gálatas 5: 22-23, 1 Coríntios 14: 3). A paz se torna um guia para nos guiar (Colossenses 3:15) e uma convicção profunda pode nos transformar (João 16: 8).

Uma amiga minha com ministério de cura frequentemente experimenta uma sensação de tristeza quando encontra alguém que o Espírito Santo deseja tocar profundamente.

Uma das razões pelas quais os sonhos podem ser comunicadores tão poderosos é porque a emoção que sentimos neles se torna parte da mensagem. Daniel sentiu uma profunda angústia quando teve as primeiras visões (Daniel 10: 1-9), João começou a chorar (Apocalipse 5: 4) e Pedro sentiu repulsa pelo que vira em seu transe (Atos 10:14). É claro que, por outro lado, sentimentos de culpa, vergonha, medo ou condenação nunca fazem parte dos comunicados de Deus para nós.

Então Deus fala conosco em palavras, imagens e emoções. Existem outras formas também - embora não sejam tão comuns. Em meus estudos de doutorado , entrevistei pessoas que ouviram o Espírito Santo por meio dos sentidos do paladar e do olfato! Deus empacota sua mensagem para nós em uma miríade de formas. Ele é um comunicador magistral que sabe como passar sua mensagem para aqueles que estão ouvindo.

Adequado à nossa personalidade
Então, por que Deus fala conosco de tantas maneiras? Parece que as pessoas geralmente ouvem a Deus de maneiras relacionadas à sua personalidade. Assim, os aprendizes visuais geralmente ouvem por meio de sonhos e visões, tipos auditivos por meio de palavras e aqueles que são orientados pelos sentidos por meio de suas emoções. Deus adapta sua mensagem de acordo com a melhor forma de recebê-la.

Isso não deveria ser surpreendente, dado o compromisso de Deus em se comunicar com seu povo. Foi ele quem enviou a mensagem final em uma forma perfeitamente embalada quando a “palavra viva” se tornou carne e habitou na terra (João 1: 1,14). Jesus era um judeu que veio para alcançar os judeus. Ele viveu e caminhou entre eles, contando histórias de cenas comuns, usando os idiomas da cultura e falando em aramaico - uma língua entendida pelo povo comum. Suas mensagens foram comunicadas suas ações quanto em seu discurso. Da mesma forma, Deus continua a encarnar sua mensagem pelo Espírito a cada um de nós. Qualquer que seja a maneira que Deus escolha para falar, nunca é sobre a forma. Não existe uma maneira melhor ou preferida de ouvir Deus. Confiamos na metodologia escolhida pelo palestrante, sabendo que a força está no conteúdo. 
O que importa é o que ele está nos dizendo, e uma vez testado e provado ser dele, que respondamos ao que ele diz. 
Tiago 1:22. Tania Harris
Fonte: Tesouro fabricaebd.org
Fonte: Crescendoparaedifica.blogspot.com
Fonte: Jovens e adultos, Central Gospel.


 
 Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


HARPA CRISTÃ - 88 - REVELA A NÓS, SENHOR
 

Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário