29 de outubro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 05: Guardando o coração da soberba

👉 A paz do Senhor
👉 Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição 05: Guardando o coração da soberba
Tenham uma excelente aula!
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.



LEITURA SEMANAL
Seg 1Ec2.26
Ao homem bom Deus dá sabedoria.

Ter Pv 16.18
A soberba precede a ruina.

Qua Pv 21.24
O nome do soberbo é zombador.

Qui Ec 719
A sabedoria é o alimento do sábio.

Sex Tg 4.6
Deus resiste aos soberbos.

Sab Pv 29.23
A soberba do homem o abate.


TEXTO DE REFERÊNCIA:
Eclesiastes 7.1-9
1 Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.

2 Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.

3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.

4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.

5 Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.

6 Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade.

7 Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração.

8 Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.

9 Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos.


VERSÍCULO DO DIA
  Provérbios 4.23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. 

Bíblia online
Bíblia sagrada online


VERDADE APLICADA
A soberba no coração usurpa o trono de Deus.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
👉 Conhecer o mal chamado soberba;
👉 Observar as consequências reservadas aos soberbos;
👉 Ser cônscio do cultivo de um coração humilde.


Introdução
Em nossa busca por conquistas e riquezas corremos o risco de perder valores e preceitos que norteiam a vida cristã. Um dos nossos maiores desafios é guardar o nosso coração dos vícios da vida terrena.


PONTO-CHAVE:
"Um antidoto contra a soberba é esconder-se debaixo das asas do Onipotente"


1 - UM MAL CHAMADO SOBERBA
Do latim a expressão "soperbia', apresenta a ideia de arrogância. A soberba também é conhecida como orgulho, que se caracteriza pela pretensão de alguém ser superior as outras pessoas; muitas vezes tomado por manifestação ostensiva.


1.1.A soberba de Lúcifer
Um dos casos clássicos de orgulho registrado na Bíblia está descrito em Ezequiel 28.11-19, onde mostra a corrupção do querubim ungido. O texto é específico e claro ao dizer "elevou-se o teu coração". Em Isaías 14.13-14, percebemos o intento do coração de Lúcifer que era de estar acima de Deus e de ser semelhante ao Altíssimo. Este caso nos serve de lição, pois nem mesmo um anjo com tamanho poder e autoridade ficou livre da soberba. Os pensamentos secretos de superioridade começaram a dominar a mente daquele anjo até o ponto de se rebelar contra Deus. Que venhamos santificar-nos dia após dia e andar humildemente com Deus, preservando sempre o nosso coração do orgulho.


1.2.Um mal silencioso
Percebemos claramente que, através do caso de Lúcifer, o início de tudo foi o desejo de ser semelhante a Deus e estabelecer seu trono acima das estrelas. O texto diz: "dizia em seu coração" (Is 14.13-14). Este é um dos maiores sentimentos que são gerados na alma e que são alimentados constantemente. Estes sentimentos nos levam a ficar obcecados pelas conquistas, pelas riquezas e pela fama, declarados na Bíblia como soberba da vida, que não procedem do Pai, mas do mundo (1Jo 2.16). Jesus asseverou que do coração procedem estas coisas (Mc 7.21-23). Precisamos nos alimentar com a Palavra de Deus e diariamente varrer do nosso coração qualquer sentimento que venha desencadear num espírito de grandeza.


Refletindo
Não se engane, se o orgulho derrubou um querubim ungido que andava entre as pedras afogueadas, pode perfeitamente nos derrubar. Pr. João Feitosa


2 - A CONSEQUENCIA DE UMA VIDA ORGULHOSA
A Bíblia é repleta de versículos que mostram o fim destinado aos soberbos. Salomão, através de seus provérbios, mostra que o abatimento e a desonra os alcançarão. Verdade esta ratificada por Jesus e pelos apóstolos da igreja primitiva.


2.1. O orgulho atrai o abatimento
Os textos bíblicos afirmam que Deus abate aos soberbos e humilha os exaltados. Salomão deixa claro que o orgulhoso, despreza o conselho dos sábios, é impaciente, fazendo assim, a sua própria sorte, julgando-se sempre melhor que as pessoas. Infelizmente, estas atitudes levam o arrogante para a própria destruição. No momento em que Nabucodonosor abriu a sua boca e expressou os sentimentos de seu coração, Deus o abateu sobremaneira. Ele foi pastar com os animais, e passou a ser regado com orvalho do céu até reconhecer a soberania de Deus e glorificá-lo (Dn 4.29-34). Na ânsia de ser maior, perdeu até o reino. Tomemos cuidado para que não percamos aquilo que temos de mais precioso.


2.2. Um carcinoma da alma
Este talvez seja um termo que defina bem o que a soberba alojada no coração pode fazer na vida de uma pessoa. O câncer, depois de alojado no interior de uma pessoa, começa a matar células, comprometer o perfeito funcionamento do organismo, gerando metástases. Salomão diz que o orgulho é uma desgraça (Pv 11.2). Um individuo orgulhoso morre em seu mundo recolhido, deixando de viver os projetos de Deus, pois acredita em sua prepotência fazendo a própria sorte. Infelizmente, muitos têm sido levados por este câncer que tem destruído famílias, empresas, ministérios e a própria vida. A recomendação do Pregador é a seguinte: "Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar (Ec 10.4).


3 - GUARDANDO O NOSSO CORACÃO
Lutero, certa vez, disse que não podemos impedir um pássaro de voar sobre a nossa cabeça, mas podemos impedi-lo de fazer ninhos em nós. Esta frase retrata muito bem nossa realidade, pois precisamos extirpar de nossa mente os planos perniciosos.


3.1. Atentando para a Palavra de Deus
Um dos maiores antídotos que temos contra o pecado e, consequentemente, contra o orgulho são as recomendações bíblicas. O nosso coração precisa estar cheio da Palavra de Deus e assim teremos forças para repreender os pensamentos perniciosos. A Bíblia nos recomenda a nos humilhar debaixo da mão de Deus (1Pe 5.6); Deus se opões aos orgulhosos (Tg 4.6). Salomão chega a dizer que é melhor ser paciente do que orgulhoso (Ec 7.8); quando esperamos pacientemente nos projetos de Deus, não deixamos brecha para a jactância. Nossa vida precisa ser regida por Deus, e não pela arrogância humana.


3.2. Gloriando-se sempre no Senhor
O cristão precisa entender que nenhuma de suas conquistas deve ser motivo para um viver ufanista. Tudo em nossa vida deve ser para a glória de Deus. Em Eclesiastes 5.19 vemos que os bens e as riquezas são dádivas, sendo assim, toda honra e toda glória devem ser tributadas somente a Ele. E um erro o ser humano achar que as conquistas são puramente humanas. Precisamos encher o nosso coração da gratidão e de louvor a Deus, pois, assim, afastaremos a possibilidade de uma vida orgulhosa. Um dos maiores apóstolos primitivos disse que se gloriaria na cruz de nosso Senhor Jesus (Gl 6.14). Até mesmo a pregação do Evangelho não deve ser motivo para nos ufanar, pois nos é imposta e ai de nós se não anunciar (1Co 9.16). Que tudo em nossa vida seja para a magnificência de Deus.


CONCLUSÃO
Se não extirparmos o orgulho de nosso coração, podemos perder a maior promessa que temos que é a eternidade com Cristo.
👉  Precisamos ter domínio sobre nossos sentimentos e pensamentos, e não permitir que a soberba se aloje em nosso coração.
Fonte: Revista Betel Conectar

  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


TEMPO | Aurelina Dourado



Harpa Cristã 688 // Espirito enche a minha vida.


Aline Barros - Renova-Me


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário