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Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
* A dinâmica de cada professor(a) para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA:
A AULA VAI COMEÇAR!
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TITULO DA LIÇÃO
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SANGAR E OS FILISTEUS
Ore com sua turma por sua aula:
Pergunte se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
QUERIDAS TIAS E TIOS
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento:
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
Ore pelos irmãos em todo o país, especialmente pelos líderes.
OBJETIVO
Ensinar que Deus utiliza de meios simples para operar grandes milagres.
MEMORIZANDO.
"Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, Ele escolheu o que o mundo acha fraco."(1Coríntios 1.27).MUITO LEGAL PARA TRABALHAR O MEMORIZANDO
MANDE PARA SEUS ALUNOS, INTERAGINDO COM ELES SERÁ UMA BENÇÃO. (USE AS REDES SOCIAIS) .
LEITURA BÍBLICA SEMANAL
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Juízes 3.31
Juízes 3.31
Depois dele foi Sangar, filho de Anate, que feriu a seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Sugestões de recurso visual:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
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SUBSIDIO PARA PROFESSOR(A)
Quem Foi Sangar na Bíblia?
Por Que Ele Usou Uma Aguilhada de Bois?
Sangar foi o terceiro juiz de Israel que ficou conhecido na Bíblia por ter libertado o povo israelita das mãos dos filisteus usando uma aguilhada de bois. A breve história de Sangar está registrada na Bíblia no livro de Juízes, no Antigo Testamento (Juízes 3:31; 5:6).
De acordo com o texto bíblico, Sangar era filho de Anate. O significado dessa referência é discutido entre os estudiosos. Muitos intérpretes bíblicos consideram que Anate não era especificamente o nome do pai biológico de Sangar.
Alguns comentaristas acreditam que Anate poderia ser a designação de um lugar. Nesse sentido, muitos sugerem que esse lugar talvez fosse Bete-Anate, que ficava no território da tribo de Naftali. Se esse for o caso, então essa referência pode significar que Sangar era um habitante daquela terra, e provavelmente pertencia à tribo de Benjamim — ainda que talvez tivesse origem estrangeira, visto que Bete-Anate era uma cidade habitada por cananeus que não foram expulsos pelos homens de Naftali.
Outros estudiosos sugerem a possibilidade de a expressão “filho de Anate” ser um tipo de apelido de guerra. Isso porque Anate era o nome de uma deusa da guerra em Canaã. A fraqueza dessa hipótese está no fato de que seria estranho que um juiz de Israel fosse aclamado como alguém ligado a uma deusa pagã da guerra.
No entanto, quem defende essa possibilidade argumenta que a associação entre Sangar e a deusa Anate, que supostamente deu origem ao seu apelido de guerra, talvez tenha sido estabelecida pelos próprios cananeus. Como havia povos cananeus habitando entre algumas tribos israelitas, é possível que a fama de Sangar como um herói de batalha tenha levado esses povos estrangeiros — e até mesmo alguns israelitas idólatras — a enxergá-lo como um guerreiro protegido pela falsa deusa Anate.
Sangar e a aguilhada de bois para derrotar os filisteus
A Bíblia não traz muitos detalhes sobre a liderança de Sangar. O texto bíblico simplesmente diz que Sangar lutou contra os filisteus, e com uma aguilhada de bois ele conseguiu matar seiscentos soldados inimigos (Juízes 3:31). Inclusive, o embate entre Sangar e os filisteus é o primeiro texto bíblico que mostra esse povo como um inimigo implacável dos israelitas.
O fato de Sangar ter usado uma aguilhada de bois, tem feito algumas pessoas a imaginarem que ele era um camponês. A aguilhada de bois é um tipo de vara com um ferrão em uma das pontas, usada para conduzir bois. Outras pessoas enxergam nessa descrição uma evidência de que naquele tempo os israelitas estavam tão despreparados, que não havia entre eles nem mesmo armas apropriadas para defesa.
Como foi liderança de Sangar?
O capítulo 3 do livro de Juízes, relata que Sangar apareceu depois de Eúde (Juízes 3:31). No entanto, no capítulo seguinte o texto bíblico estabelece uma conexão direta entre a morte de Eúde e a decadência dos israelitas que culminou na opressão do rei Jabim e na libertação liderada por Débora, sem fazer menção ao período de liderança de Sangar (Juízes 4).
Na sequência, no cântico de Débora em Juízes 5, há uma breve referência à vida dos israelitas no tempo de Sangar. O texto diz que nos dias de Sangar, as estradas ficaram desertas, e os viajantes andavam por caminhos tortuosos. Além disso, o texto ainda diz que as aldeias em Israel ficaram abandonadas até que Débora se levantou por mãe em Israel (Juízes 5:6,7).
Essa descrição, obviamente, aponta para um cenário de devastação. As estradas não eram seguras, pois havia muitos opressores e saqueadores estrangeiros. As aldeias também ficaram desertas talvez porque as pessoas ficaram com medo, e procuraram cidades fortificadas para morar.
Alguns intérpretes têm entendido essa descrição como um retrato de uma liderança fracassada por parte de Sangar, que resultou numa forte dominação estrangeira. Mas a maioria dos estudiosos do Antigo Testamento geralmente tem abordado esse quadro apenas como um indicativo de que Sangar julgou a Israel por um período de tempo muito curto, em algum momento entre o fim da vida de Eúde e o aparecimento de Débora; e dessa forma, a breve liderança de Sangar não conseguiu mudar de forma significativa a vida dos filhos de Israel.
Daniel Conegero.
Fonte/estilo adoração
Por Que Ele Usou Uma Aguilhada de Bois?
Sangar foi o terceiro juiz de Israel que ficou conhecido na Bíblia por ter libertado o povo israelita das mãos dos filisteus usando uma aguilhada de bois. A breve história de Sangar está registrada na Bíblia no livro de Juízes, no Antigo Testamento (Juízes 3:31; 5:6).
De acordo com o texto bíblico, Sangar era filho de Anate. O significado dessa referência é discutido entre os estudiosos. Muitos intérpretes bíblicos consideram que Anate não era especificamente o nome do pai biológico de Sangar.
Alguns comentaristas acreditam que Anate poderia ser a designação de um lugar. Nesse sentido, muitos sugerem que esse lugar talvez fosse Bete-Anate, que ficava no território da tribo de Naftali. Se esse for o caso, então essa referência pode significar que Sangar era um habitante daquela terra, e provavelmente pertencia à tribo de Benjamim — ainda que talvez tivesse origem estrangeira, visto que Bete-Anate era uma cidade habitada por cananeus que não foram expulsos pelos homens de Naftali.
Outros estudiosos sugerem a possibilidade de a expressão “filho de Anate” ser um tipo de apelido de guerra. Isso porque Anate era o nome de uma deusa da guerra em Canaã. A fraqueza dessa hipótese está no fato de que seria estranho que um juiz de Israel fosse aclamado como alguém ligado a uma deusa pagã da guerra.
No entanto, quem defende essa possibilidade argumenta que a associação entre Sangar e a deusa Anate, que supostamente deu origem ao seu apelido de guerra, talvez tenha sido estabelecida pelos próprios cananeus. Como havia povos cananeus habitando entre algumas tribos israelitas, é possível que a fama de Sangar como um herói de batalha tenha levado esses povos estrangeiros — e até mesmo alguns israelitas idólatras — a enxergá-lo como um guerreiro protegido pela falsa deusa Anate.
Sangar e a aguilhada de bois para derrotar os filisteus
A Bíblia não traz muitos detalhes sobre a liderança de Sangar. O texto bíblico simplesmente diz que Sangar lutou contra os filisteus, e com uma aguilhada de bois ele conseguiu matar seiscentos soldados inimigos (Juízes 3:31). Inclusive, o embate entre Sangar e os filisteus é o primeiro texto bíblico que mostra esse povo como um inimigo implacável dos israelitas.
O fato de Sangar ter usado uma aguilhada de bois, tem feito algumas pessoas a imaginarem que ele era um camponês. A aguilhada de bois é um tipo de vara com um ferrão em uma das pontas, usada para conduzir bois. Outras pessoas enxergam nessa descrição uma evidência de que naquele tempo os israelitas estavam tão despreparados, que não havia entre eles nem mesmo armas apropriadas para defesa.
Como foi liderança de Sangar?
O capítulo 3 do livro de Juízes, relata que Sangar apareceu depois de Eúde (Juízes 3:31). No entanto, no capítulo seguinte o texto bíblico estabelece uma conexão direta entre a morte de Eúde e a decadência dos israelitas que culminou na opressão do rei Jabim e na libertação liderada por Débora, sem fazer menção ao período de liderança de Sangar (Juízes 4).
Na sequência, no cântico de Débora em Juízes 5, há uma breve referência à vida dos israelitas no tempo de Sangar. O texto diz que nos dias de Sangar, as estradas ficaram desertas, e os viajantes andavam por caminhos tortuosos. Além disso, o texto ainda diz que as aldeias em Israel ficaram abandonadas até que Débora se levantou por mãe em Israel (Juízes 5:6,7).
Essa descrição, obviamente, aponta para um cenário de devastação. As estradas não eram seguras, pois havia muitos opressores e saqueadores estrangeiros. As aldeias também ficaram desertas talvez porque as pessoas ficaram com medo, e procuraram cidades fortificadas para morar.
Alguns intérpretes têm entendido essa descrição como um retrato de uma liderança fracassada por parte de Sangar, que resultou numa forte dominação estrangeira. Mas a maioria dos estudiosos do Antigo Testamento geralmente tem abordado esse quadro apenas como um indicativo de que Sangar julgou a Israel por um período de tempo muito curto, em algum momento entre o fim da vida de Eúde e o aparecimento de Débora; e dessa forma, a breve liderança de Sangar não conseguiu mudar de forma significativa a vida dos filhos de Israel.
Daniel Conegero.
Fonte/estilo adoração
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
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Fonte e crédito da lição www.CPAD
Pesquise e escreva sobre uma história na bíblia que Deus utilizou algo simples para fazer algo extraordinário.R. Pesquisa bíblica. Exemplo: Davi derrubou o gigante Golias com apenas uma funda e uma pedra.(1 Samuel 17.48-50).
Ovelhinhas de Cristo.
Ore com as crianças
Professor(a). Incentive os alunos a orarem uns pelos outros, ore também pela aula, pelos familiares e aniversariantes da semana.A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Professor(a). Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo.Agradeça a Deus com as crianças porque Jesus morreu por nossos pecados, mas ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo. E pode dar vida eterna para todos os que creem Nele.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Alcançando crianças para Jesus
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Queridas tias e tios
Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
Ageu 2:4-5.
Créditos lições bíblicas -Revista CPAD - Juniores
Comentarista/Luciene Saviolle
Editor Thiago Santos
👉Fontes consultadas
ministeriososkids.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot
Ministério Infantil
adaliahelena.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
ensinandoospequeninos.blogspot.
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
minhaherançablogspot.com
escoladominical.net
tiasdaescolinha.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
Escola Biblica Dominical Infantil
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
Tenha uma ótima aula e que Deus abençoe a sua classe.
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