16 de outubro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 03: Há tempo para tudo!

👉 A paz do Senhor
👉 Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição 03: Há tempo para tudo!
Tenham uma excelente aula!
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

LEITURA SEMANAL
  
Segunda Ef 5:16
– É necessário remir o tempo.

Terça Ec 3:17
– Existe tempo para todo intento dos céus.

Quarta At 1:7
--Deus estabeleceu os tempos e as estações.

Quinta Ec 9:8
– Santidade em todo tempo.

Sexta Ec 9:11
– O tempo e a oportunidade vem para todos.
Sábado Sl 90.10 – O tempo de nossa existência.


TEXTO DE REFERÊNCIA: 
  Eclesiastes 3.1-8
1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.


VERSÍCULO DO DIA
   Eclesiastes 3.15
O que é já foi; o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que já passou.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


VERDADE APLICADA
O tempo pertence exclusivamente a Deus.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
👉 Entender o conceito de tempo;
👉 Diferenciar o tempo humano e o tempo de Deus;
👉 Entender que Deus é Senhor do tempo.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que venhamos usar o nosso tempo de maneira sábia, aproveitando cada instante para a glória de Deus.


INTRODUÇÃO
Salomão versa sobre o tempo para mostrar a grandeza e o domínio de Deus sobre o Universo; mantendo-o na mais perfeita ordem. Fica evidente que todos os acontecimentos da vida são divinamente ordenados.


PONTO-CHAVE:
O tempo é estabelecido por Deus, objetivando mostrar seu domínio


1 – CONCEITUANDO A PALAVRA TEMPO
A palavra tempo pode ser entendida como ocasião, momento ou época”. No capitulo 3 de Eclesiastes, o pregador é categórico ao dizer que para tudo existe um tempo determinado por Deus debaixo do céu, pois o mesmo Deus que cria o tempo tem o domínio sobre ele.


1.1. O tempo na visão hebraica
A expressão hebraica usada no terceiro capitulo de Eclesiastes tem o significado de algo estabelecido ou tempo marcado. Expressão que aparece apenas quatro vezes em todo o AT. Esta expressão é encontrada duas vezes no livro de Ester, fazendo alusão à data estabelecida para a Festa do Purin; em outro momento, a expressão é usada no livro de Neemias para datar o regresso de uma viagem. Já em Eclesiastes, o aparecimento deste verbete evidencia o tempo e sua especificidade, ao dizer que existe tempo para tudo debaixo dos céus. Que sejamos cônscios de que a nossa vida é regida por um Deus Todo-Poderoso, e não pelo acaso. Seja momento de alegria ou tristeza, Deus tem o controle.


1.2. O tempo na visão grega
No grego, destacamos duas palavras para explicar o tempo. A primeira é “Kronos”, que indica o tempo humano, aquilo que pode ser computado e dividido em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos. A segunda palavra de origem grega é a expressão “kairós”, que traz a ideia de tempo de Deus, algo que não pode ser computado pelo homem, mas estabelecido pelo próprio Deus. No livro de Atos, percebemos que os tempos e as estações foram estabelecidos por Deus (At 1.7). Fica evidente, a partir destes dois verbetes, que o tempo é uma dádiva de Deus que oportuniza o viver do homem, Que venhamos aproveitar com sabedoria cada instante de nossa vida, pois conforme Eclesiastes 3.15, Deus pede conta do que passou.


REFLETINDO
O tempo é como as aguas de uma turbina hidrelétrica, só pode ser usado enquanto passa. Pr. João Kolenda


2 – A SOBERANIA DE DEUS SOBRE O TEMPO
Deus é o Senhor do tempo. Quando falamos que Deus é soberano, estamos atribuindo a Ele o domínio sobre todas as coisas. O escritor de Eclesiastes 3.11, assevera que tudo Deus fez formoso ao seu tempo.


2.1. Tempo para todo o propósito
Embora o tom usado pelo autor transmita uma ideia fatalista e, ao mesmo tempo, pessimista no que tange às questões do tempo urge, entendermos que biblicamente Deus é soberano, rege a História, porém não invalida a liberdade humana. As expressões usadas no texto de Eclesiastes 3.2, Como “tempo de nascer e tempo de morrer“, não indicam um tempo determinado, mas sim mostrar que, da mesma maneira que o homem nasce, ele vai morrer. O ser humano precisa entender que o mesmo Deus que está conosco nas conquistas, também está nas perdas. Deus continua sendo Deus independente das circunstâncias e do tempo.


2.2. O tempo e o caráter de Deus
O ser humano, vivendo a sua vida debaixo do sol, como diz o Pregador, sofre alteração do tempo, e é influenciado por ele porém, Deus é imutável, pois não está sujeito ao processo do tempo, Deus habita no atemporal. Tiago chegou a dizer que em Deus não existe mudança nem sombra de variação (Tg 1:17), o escritor aos hebreus assevera que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13:8). Pelas Escrituras, temos provas incontestes de que Deus não sofre deterioração com o tempo. Não é o tempo que determina o caráter de Deus, e sim Deus que rege o tempo, cuidando de cada detalhe da História – o Deus Onipotente.

👉 As marcas de Deus na História
O tempo sempre foi um assunto bastante complexo para aqueles que buscam compreendê-lo e refletir sobre ele. É interessante pensar sobre o tempo e seus desdobramentos, bem
como o poder de Deus para criar e passear sobre ele. Na Bíblia, encontramos diversos momentos em que Deus interfere na História para que seus propósitos para o futuro se cumpram.
Ao mesmo tempo em que as atitudes humanas, em alguns momentos, podem mudar o que provavelmente aconteceria sem elas, Deus interfere na História chegando a tirar a vida daqueles
que se opõem à sua vontade

É neste contexto que devemos analisar as mais diversas intervenções de Deus na vida dos homens que passaram por esta terra. Nosso principal meio de análise é a Palavra de Deus, que nos fornece um vasto período histórico e muitos detalhes do que seria invisível a olhos humanos: A vontade de Deus. Como sabemos, há muitas pessoas que desacreditam da existência de Deus, ou que Ele seja um ser Todo-poderoso que interfere diretamente na história humana. Deus é Onipotente, tem o mais alto grau em todas as qualidades, adjetivos e categorias existentes. Ele não tem limitações nem imperfeições, desta forma, não há poder maior do que o Seu. Deus é criador do Universo, sendo assim maior do que o Universo e toda a Sua criação. Ele, pelo seu poder, faz todas as coisas subsistirem e pode, facilmente, moldar tudo à Sua soberania

Iremos analisar alguns casos bíblicos, dentre tantos, em que Deus interferiu nos acontecimentos históricos e individuais da vida humana, fazendo com que Sua boa vontade prevalecesse sobre todos:

• Ester – Contra todas as probabilidades humanas, Deus fez uma judia se tornar rainha de outra nação para impedir o genocídio de seu povo. A intervenção e o auxílio do Senhor ao Seu amado povo ficam muito claros neste trecho bíblico (Et 8).
• Abraão – Deus fez uma obra grandiosa na vida de Abrão (Abraão), que tinha tudo para ser apenas mais um homem dentro de sua família e de seu clã, mas o Senhor interferiu no rumo de sua história; mandando-o sair para formar um novo povo que levaria o Seu nome! Hoje vemos a grande nação que Israel se tornou, tudo isso através da intervenção de Deus (Gn 12).
• Sodoma e Gomorra – Neste caso, vemos Deus destruindo um povoado inteiro por causa de seus pecados. Como já vimos anteriormente, o Senhor tem todo o poder e é Ele quem dá a vida, deste modo, também a pode tirar! Povos que deveriam existir até aos dias atuais, já não existem mais, porque Deus interferiu na história (Gn 19)
• José no Egito – A história de José foi cheia de percalços, e muitas lutas. Neste capítulo, no entanto, vemos claramente que a vontade de Deus foi o que conduziu este homem ao Egito. Deus interferiu no rumo da história que levaria o Egito e as nações vizinhas a serem destruídos pela seca, mas Deus operou um grande livramento através de seu servo! (Gn 45).
• Destruição de Jerusalém adiada – Deus interfere na História provável, fazendo com que uma pequena cidade resistisse a um forte império que dominou boa parte do mundo antigo. Vemos isso no caso que envolve o rei Ezequias, quando Deus enviou o Seu Anjo, que matou 185 mil soldados do grande império Assírio (2 Rs 19; 2 Cr 32).

Certamente, existem muito mais situações que poderiam estar listadas acima, contudo se pode tirar grandes conclusões a partir destes exemplos. O que fica muito claro para nós é que Deus continua sendo o Senhor do tempo e, embora o homem faça planos, a última palavra continuará sendo do Senhor (Pv 16.1). O Senhor continua sendo forte e poderoso, e Sua vontade soberana se manifesta através de Suas intervenções.


3 – ENTENDENDO A VIDA ATEMPORAL

O tempo é usado para computar os dias, semanas, meses e anos, estabelecendo a ordem no mundo. Através do movimento de rotação e translação a ordem é mantida no Universo, porém, a Igreja será arrebatada para viver na eternidade com Cristo.


3.1. Vivendo numa atmosfera eterna
Entendemos como eternidade um tempo que não pode ser mensurado, não tem início e nem fim. Em nosso tempo, vemos a divisão de passado, presente e futuro; mas, quando observamos a questão da eternidade, presenciamos um presente que não se acaba. Biblicamente falando, a eternidade diz respeito à vida futura reservada aos que lavaram as suas vestiduras no Sangue do Cordeiro (Ap 22:14); este lugar foi preparado antes da fundação do mundo (Mt 25:34). Paulo, conhecendo esta verdade, nos exorta a atentar para as coisas atemporais, pois estas são eternas.


3.2. Intervenção divina no tempo
Deus, como Senhor de todo o Universo e tempo, opera sinais e maravilhas e, se necessário, intervém no tempo. Existe um caso na Bíblia, descrito em Josué 10.12-15, em que percebemos o controle de Deus sobre o Universo, pois o sol se deteve e a lua parou. Pelo texto, Deus suspendeu o movimento de translação e rotação da Terra, e assim seu povo obteve a vitória. A Bíblia diz que tudo foi criado por Ele (Jo 1.2). De maneira específica, o Gênesis relata que Deus criou os luminares para governar o dia e a noite.
No livro de Jó 38 e 39, observamos que Deus estabeleceu limites ao que Ele criou. Como criador de tudo e Senhor do tempo, Deus, pode e consegue reger o Universo com a força do Seu poder. Aleluia!


CONCLUSÃO
Embora vivamos numa atmosfera temporal, precisamos nos preparar para a vida eterna com Cristo Jesus.

👉 Através da Geografia é corroborado que o Universo funciona em perfeito equilíbrio. Dados científicos e geográficos ratificam a existência de uma mente criadora Soberana por todo o Universo, e que isso não é obra do acaso.

👉 O nosso Deus estabeleceu tempo para todas as coisas, pois Ele é o Senhor do tempo.
Fonte e crédito: Revista Betel Jovens 4 trimestre 2021
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 4 trimestre 2021
Comentarista: César Pereira Roza de Melo


  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:



TEMPO | Aurelina Dourado



Harpa Cristã 688 // Espirito enche a minha vida.


Aline Barros - Renova-Me


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário