8 de outubro de 2021

Aula Bíblica Jovens e adultos, Central Gospel – Lição 02: A identidade profética

✋ A paz do Senhor:
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 02: A identidade profética
Tenham uma excelente aula!
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.


TEXTO ÁUREO
1 Crônicas 29.29
Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente.


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
  Jeremias 1.4-12
4 Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

6 Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.

7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.

8 Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.

9 E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;

10 Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

11 Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.

12 E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.


Bíblia online
Bíblia sagrada online

OBJETIVOS
👉 Conhecer os nomes atribuídos aos profetas e a ideia central contida em cada um desses nomes;
👉 Saber quais são as marcas únicas e inconfundíveis de um verdadeiro profeta;
👉 Identificar as diferenças entre profetas, reis e sacerdotes.



O que a Escritura ensina sobre o ofício de profeta e o dom de profecia?
A função primária de um profeta no Antigo Testamento (AT) era servir como representante ou embaixador de Deus, comunicando a palavra de Deus ao seu povo. Os verdadeiros profetas nunca falaram por sua própria autoridade ou compartilharam suas opiniões pessoais, mas antes transmitiram a mensagem que o próprio Deus lhes deu. Vários textos tornam isso explícito. Deus prometeu a Moisés: “Agora vá; Eu o ajudarei a falar e o ensinarei o que dizer”(Êxodo 4:12). Deus garantiu a Moisés: “Vou suscitar para [meu povo] um profeta como você. e porei minhas palavras em sua boca. Ele vai dizer-lhes tudo o que eu lhe ordenar”(Deuteronômio 18:18). O Senhor disse a Jeremias: “Pus as minhas palavras na tua boca” (Jr 1: 9). Deus comissionou Ezequiel, dizendo: “Deves falar-lhes as minhas palavras” (Ezequiel 2: 7). E muitos dos livros proféticos do AT começam com as palavras: “A palavra do Senhor que veio. . . ” (Oséias 1: 2;Joel 1: 1; Miquéias 1: 1; Zeph. 1: 1; cf. Jonas 1: 1). Amós afirmou: “Assim diz o SENHOR” (Amós 1: 3).


O ministério profético não se restringia aos homens no AT, entretanto. 
Miriam, irmã de Moisés, é chamada de “profeta” (Êxodo 15:20), assim como Débora (Juí. 4: 4) e Hulda (2 Reis 22: 14–20). Ocasionalmente, lemos sobre grupos ou bandos de profetas ministrando em Israel (1 Sam. 10: 5; 1 Reis 18: 4), referidos como "a companhia dos profetas" (2 Reis 2: 3, 5, 7; 4: 38). A Bíblia não explica como a palavra do Senhor veio a um profeta, embora, além da voz audível e interna de Deus, haja vários casos em que o Senhor revelou sua vontade por meio de visões (1 Sam. 3: 1 , 15; 2 Sam. 7:17; Isa. 1: 1; Eze. 11:24) ou sonhos (Números 12: 6).

A inspiração divina e a autoridade da voz profética do AT não são mais claramente afirmadas do que em 2 Pedro 1: 20-21: “Nenhuma profecia das Escrituras foi realizada pela própria interpretação do profeta das coisas. Pois a profecia nunca teve sua origem na vontade humana, mas os profetas, embora humanos, falaram da parte de Deus conforme eram conduzidos pelo Espírito Santo.”


Bocas de Deus
Aqueles que afirmavam falar em nome de Deus eram considerados estritos padrões de julgamento. Mesmo que um suposto profeta execute um sinal ou maravilha ou preveja com precisão o futuro, se ele disser “Vamos seguir outros deuses. . . e vamos adorá-los” (Deuteronômio 13: 2), ele deve ser rejeitado (Deuteronômio 13: 3). Da mesma forma, se a palavra que ele fala “não se concretizar nem se cumprir, esta é uma mensagem que o Senhor não falou” (Deuteronômio 18:22; ver também Jer. 14:14; 23:21, 32; 28:15 ; Ezequiel 13: 6). A punição por falar falsamente em nome de Deus era a morte (Deuteronômio 18:20). Deut. 13: 2 ), ele deve ser rejeitado (Deut. 13: 3 ). Da mesma forma, se a palavra que ele fala “não se concretizar nem se cumprir, esta é uma mensagem que o Senhor não falou” ( Deuteronômio 18:22 ; ver também Jer. 14:14; 23:21, 32; 28:15 ; Ezequiel 13: 6 ). A punição por falar falsamente em nome de Deus era a morte (Deuteronômio 18:20).

Depois que Samuel ungiu Saul e durante todo o tempo da monarquia de Israel, os profetas aconselharam amplamente o rei, proferindo palavras de advertência, orientação divina e encorajamento. A conhecida repreensão de Natã a Davi por seu relacionamento adúltero com Bate-Seba e sua cumplicidade na morte de seu marido é um bom exemplo (2 Sam. 12).

No século VIII aC, o foco da mensagem do profeta se voltou mais para o povo em geral. Seria um erro pensar nos profetas do AT apenas prevendo o futuro. Seu papel principal era tornar conhecida a santidade de Deus e as obrigações da aliança; para denunciar a injustiça, idolatria e ritualismo vazio; e chamar o povo da aliança de Deus, Israel, ao arrependimento e fidelidade. No período que antecedeu o exílio e a deportação de Judá para a Babilônia no século VI aC, os profetas frequentemente transmitiam mensagens denunciando a injustiça social desenfreada e a opressão dos pobres. No período pós-exílio, os profetas voltam sua atenção mais especificamente para a promessa de renovação nacional e as bênçãos espirituais que vêm com a confiança em Deus e a obediência à sua vontade.



Ser porta-voz da palavra do Senhor costumava ser um chamado perigoso. 
As pessoas frequentemente zombavam, rejeitavam, perseguiam e até matavam os profetas de Deus (2 Crônicas 36:16; Jer. 11:21; 18:18; 20: 2, 7– 10). Estevão, o primeiro mártir da nova aliança, perguntou incisivamente: "Houve algum profeta que seus ancestrais não perseguiram?" (Atos 7:52).Jer. 11:21; 18:18; 20: 2, 7–10 ). Estevão, o primeiro mártir da nova aliança, perguntou incisivamente: "Houve algum profeta que seus ancestrais não perseguiram?" ( Atos 7:52 ).


Profecia do Novo Testamento
Embora fosse além da evidência declarar que todas as profecias cessaram na vida de Israel por volta de 400 aC apenas para reaparecer em conjunto com a encarnação de Cristo, não pode haver dúvida de que a voz do Senhor raramente foi ouvida durante o que chamamos de Período “intertestamental”. A voz profética mais proeminente no Novo Testamento (NT), além do próprio Jesus, foi João Batista (Mateus 11: 9; Lucas 1:76). No dia de Pentecostes, Pedro declarou que, ao contrário do exercício mais limitado da profecia durante o tempo da antiga aliança, Deus dali em diante derramaria seu Espírito “sobre todos os povos” (Atos 2:17). Pedro disse que o resultado seria o cumprimento das palavras de Deus: “Seus filhos e filhas profetizarão, seus jovens terão visões, seus velhos terão sonhos. Mesmo em meus servos, tanto homens quanto mulheres, Derramarei o meu Espírito naqueles dias e eles profetizarão” (Atos 2: 17–18).Matt. 11: 9 ; Lucas 1:76 ). No dia de Pentecostes, Pedro declarou que, ao contrário do exercício mais limitado da profecia durante o tempo da antiga aliança, Deus dali em diante derramaria seu Espírito “sobre todos os povos” ( Atos 2:17 ). Pedro disse que o resultado seria o cumprimento das palavras de Deus: “Seus filhos e filhas profetizarão, seus jovens terão visões, seus velhos terão sonhos. Mesmo sobre meus servos, tanto homens como mulheres, derramarei meu Espírito naqueles dias e eles profetizarão” ( Atos 2: 17–18 ).

O ministério profético na igreja primitiva era amplo e diverso. Um grupo de profetas viajou de Jerusalém para Antioquia, e um deles, Ágabo, “se levantou e pelo Espírito predisse que uma grande fome se espalharia por todo o mundo romano” (Atos 11:28). Os profetas eram ativos na igreja em Antioquia (Atos 13: 1), Tiro (Atos 21: 4) e Cesaréia, onde as quatro filhas de Filipe profetizaram (Atos 21: 8–9). A profecia, um dos dons do Espírito destinados a edificar o corpo de Cristo, também foi utilizada nas igrejas em Roma (Rom. 12: 6), Corinto (1 Cor. 12: 7-11; 14: 1-40) , Éfeso (Efésios 2:20; 4:11; ver também Atos 19: 1–7; 1 Timóteo 1:18) e Tessalônica (1 Tes. 5: 19–22).Atos 11:28 ). Os profetas eram ativos na igreja em Antioquia ( Atos 13: 1 ), Tiro ( Atos 21: 4 ) e Cesaréia, onde as quatro filhas de Filipe profetizaram ( Atos 21: 8–9 ). A profecia, um dos dons do Espírito destinados à edificação do corpo de Cristo, também foi utilizada nas igrejas em Roma ( Rom. 12: 6 ), Corinto (1 Cor. 12: 7-11; 14: 1-40) , Éfeso ( Efésios 2:20; 4:11 ; ver também Atos 19: 1–7 ; 1 Timóteo 1:18) e Tessalônica (1 Tes. 5: 19–22).

Até que ponto a profecia na nova aliança difere de seu exercício sob a antiga aliança é contestada. Muitos afirmam que a profecia sob ambas as alianças funcionou essencialmente da mesma maneira. Assim, o profeta do NT recebeu palavras inspiradas de Deus, e o que ele declarou era tão igual em autoridade quanto as palavras, digamos, de Isaías ou Amós. As palavras dos profetas serviram, portanto, para estabelecer o fundamento da igreja, articulando as verdades teológicas e os princípios éticos vinculados ao corpo universal de Cristo (Ef 2:20). De acordo com essa visão, abraçar a profecia contemporânea pode minar a finalidade e suficiência das Escrituras; portanto, o dom de profecia provavelmente cessou com a morte do último apóstolo ou com a inspiração do último livro canônico.Eph. 2:20 ). De acordo com essa visão, abraçar a profecia contemporânea pode minar a finalidade e suficiência das Escrituras; portanto, o dom de profecia provavelmente cessou com a morte do último apóstolo ou com a inspiração do último livro canônico.

Outros insistem que, enquanto na antiga aliança uma falha em falar com total exatidão trouxe o alegado "profeta" a julgamento (Deuteronômio 13: 2; 18: 20-22), com a nova aliança e a distribuição do Espírito entre todos os de Deus pessoas, certas mudanças entraram em jogo. Embora Deus seja a fonte inspiradora de toda revelação profética, sua comunicação por profetas individuais nem sempre é protegida de erros ou misturas humanas. Portanto, deve ser julgado ou pesado para determinar o que é “bom” e o que é “mau” (1 Tes. 5: 21-22). De acordo com essa visão, o dom de profecia ainda está potencialmente disponível para a igreja até o retorno de Cristo e não é uma ameaça à finalidade do cânon bíblico. Deut. 13: 2; 18: 20-22 ), com a nova aliança e a distribuição do Espírito entre todo o povo de Deus, certas mudanças aconteceram. Embora Deus seja a fonte inspiradora de toda revelação profética, sua comunicação por profetas individuais nem sempre é protegida de erros ou misturas humanas. Portanto, deve ser julgado ou pesado para determinar o que é “bom” e o que é “mau” (1 Tes. 5: 21-22). De acordo com essa visão, o dom de profecia ainda está potencialmente disponível para a igreja até o retorno de Cristo e não é uma ameaça à finalidade do cânon bíblico.


Dom de Profecia
Em 1 Coríntios 14, Paulo incentiva todos a buscarem o dom de profecia (v. 1). O propósito principal do ministério profético é fortalecer, encorajar e confortar os crentes (v. 3). Em outras palavras, “aquele que profetiza edifica a igreja” (v. 4). A profecia também pode trazer convicção de pecado para os incrédulos que por acaso visitam o ajuntamento do povo de Deus, quando “os segredos de seus corações são revelados” (vv. 24–25).

Paulo imagina declarações proféticas ensinando outros (1 Coríntios 14:31) e até mesmo servindo como o meio pelo qual certos dons espirituais são identificados e transmitidos (1 Timóteo 4:14). Lucas descreve situações em que a profecia serve para fornecer direção divina para o ministério (Atos 13: 1-3), bem como para emitir advertências ao povo de Deus (Atos 21: 4, 10-14).Atos 13: 1-3 ), bem como para emitir advertências ao povo de Deus ( Atos 21: 4, 10-14 ).

Em qualquer reunião particular da igreja, “dois ou três profetas devem falar, e os outros devem pesar cuidadosamente o que é dito” (1 Coríntios 14:29). A interpretação mais provável da passagem controversa sobre o silêncio das mulheres em 1 Coríntios 14: 33b-35 é que as mulheres podem profetizar (ver Atos 2: 17-18; 21: 9; 1 Coríntios 11: 5), mas não publicamente julgue as palavras proféticas dos homens na congregação. Os profetas deveriam estar sempre no controle de sua fala (1Co 14:32) como uma expressão do desejo de Deus por paz (1Co 14:33). E por mais importante que seja este ministério no corpo de Cristo, mesmo aqueles que afirmam ser profetas devem estar sujeitos à autoridade final dos apóstolos (1 Cor. 14: 36-38).Atos 2: 17–18; 21: 9 ; 1 Cor. 11: 5), mas não pode julgar publicamente as palavras proféticas dos homens na congregação. Os profetas deveriam estar sempre no controle de sua fala (1Co 14:32) como uma expressão do desejo de Deus por paz (1Co 14:33). E por mais importante que seja este ministério no corpo de Cristo, mesmo aqueles que afirmam ser profetas devem estar sujeitos à autoridade final dos apóstolos (1 Cor. 14: 36-38).



Profecia e a Igreja
Alguns equivocadamente igualaram a profecia do NT com a pregação, mas Paulo declara que toda profecia é baseada em uma revelação (1Co 14:30; cf. 1Co 13: 2). O uso do substantivo “revelação” ou do verbo “revelar” no NT reflete uma ampla gama de significados e não precisa ser considerado como uma referência ao tipo de revelação autorizada que minaria a finalidade do cânon. Em vez disso, o apóstolo provavelmente tem em vista o tipo de revelação ou desvelamento divino em que o Espírito torna conhecido algo anteriormente oculto (por exemplo, Mat. 11:27; 16:17; 1 Cor. 2:10; Gal. 1: 6; Ef. 1:17; Fil. 3:15). Assim, a profecia não é baseada em um palpite, suposição, inferência, suposição educada ou mesmo sabedoria santificada. A profecia é o relato humano de uma revelação divina. Isso é o que distingue a profecia do ensino. O ensino é sempre baseado em um texto inspirado das Escrituras. A profecia, por outro lado, sempre se baseia em uma revelação espontânea. Assim, Paulo distingue claramente entre vir à reunião corporativa da igreja com uma “palavra de instrução” e vir com uma “revelação” (1 Coríntios 14:26).Matt. 11:27; 16:17 ; 1 Cor. 2:10; Garota. 1: 6 ; Eph. 1:17 ; Phil. 3:15 ). Assim, a profecia não é baseada em um palpite, suposição, inferência, suposição educada ou mesmo sabedoria santificada. A profecia é o relato humano de uma revelação divina. Isso é o que distingue a profecia do ensino. O ensino é sempre baseado em um texto inspirado das Escrituras. A profecia, por outro lado, sempre se baseia em uma revelação espontânea. Assim, Paulo distingue claramente entre vir à reunião corporativa da igreja com uma “palavra de instrução” e vir com uma “revelação” (1 Coríntios 14:26).

Por mais útil que seja a profecia para a igreja, os cristãos não devem abraçar ingenuamente todos os que afirmam falar em nome de Deus. Em vez disso, a igreja deve “testar os espíritos para ver se são de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 João 4: 1). Aqui, João está preocupado em saber se o “profeta” afirma a encarnação de Deus o Filho na pessoa de Jesus Cristo (1 João 4: 2-3; 2 João 7-11). Isso pode ser, pelo menos em parte, o que João tem em mente quando escreve que “é o Espírito de profecia que dá testemunho de Jesus”. (Rev. 19:10). Em outras palavras, toda profecia verdadeira dá testemunho de Jesus Cristo. A revelação profética não está apenas enraizada no evangelho da vida, morte e ressurreição de Jesus; seu objetivo final ou foco principal também é dar testemunho da pessoa do Cristo encarnado. Profecia, portanto, é fundamentalmente centrado em Cristo. Em outras palavras, toda profecia verdadeira dá testemunho de Jesus Cristo. A revelação profética não está apenas enraizada no evangelho da vida, morte e ressurreição de Jesus; seu objetivo final ou foco principal também é dar testemunho da pessoa do Cristo encarnado. A profecia, portanto, é fundamentalmente centrada em Cristo. Storms, Sam.



Profetas e profecias
Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.
 Provérbios 29:18

As dificuldades, a falta de sabedoria e discernimento têm levado muitas pessoas, e até crentes em Jesus, a buscar respostas em profecias que nem sempre seguem as orientações do Senhor. Um passeio pela linha do tempo bíblica nos mostra que os profetas eram pessoas chamadas por Deus para falar em seu nome. Todavia, toda mensagem vinha precedida das palavras “assim diz o Senhor”. Um profeta era alguém levantado por Deus para levar sua mensagem ao povo israelita e a outras nações.

Atualmente, precisamos observar bem se a profecia vem do Senhor, pois existem pessoas que querem usar sonhos e visões para dar “profetadas”. O profeta Jeremias nos alerta que ter um sonho não é garantia de que a mensagem é do Senhor. No entanto, Deus usa símbolos, visões e sonhos para falar ao seu povo por meio de profetas. Ele sempre levantou homens e mulheres para profetizarem em seu nome, a exemplo de Moisés, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Débora, entre tantos outros.


O Senhor nunca deixou de falar ao seu povo. 
Por isso, também levantou profetas no Novo Testamento. O apóstolo Paulo mostra a importância deles, pois revelavam os mistérios de Deus e foram um dos fundamentos da Igreja Primitiva. A missão desses profetas também era proclamar e interpretar a Palavra de Deus, para exortar, animar e edificar a Igreja. Era também papel deles combater o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro. Por causa disso, muitos profetas eram rejeitados e perseguidos.

Um profeta deve ser preparado pelo Espírito Santo para que leve, de forma plena, a maturidade à Igreja de Cristo. Afinal, ele é um mensageiro de Deus.


Há três tipos de profecias:
Da carne, do diabo e profecia de Deus. 
A profecia da carne é levada pelas emoções, onde a pessoa apenas sente o que seus olhos veem. A profecia do diabo é quando a intenção da pessoa é maligna ao entregar uma profecia, porque está sendo inspirada pelo próprio diabo, e ainda dizem que estão falando em nome do Senhor. Isso é pecado contra o terceiro mandamento (Êxodo 20:7). Já a profecia que vem do Senhor precisa atender a três princípios: Deus nunca vai falar apenas de vitórias; Deus dá uma disciplina, uma solução e haverá luta antes da vitória. Portanto, uma Igreja não pode aceitar profecias que são da carne ou do diabo, para não se tornar uma casa de show e deixar de fazer diferença na vida das pessoas, pois correrá o risco deixar de ser sal e passará a ser pisada. É preciso cuidado com falsos profetas e com “profetadas”. Precisamos voltar ao primeiro amor, sermos cheios do Espírito Santo e buscarmos as verdadeiras profecias que vêm do Senhor. Um profeta de Deus não pode ter medo de falar sobre o amor de Jesus.
Linhares, Jorge


O ensino nos edifica, mas as advertências nos protegem.
Nabbi, uma Voz que Sustenta

Uma segunda passagem exemplar para compreender o termo nabbi se acha em Deuteronômio 18.15-22. Trata-se de uma referência à promessa dada a Moisés sobre o profeta que Deus levantará no lugar dele e uma contraposição às distintas formas de adivinhação mencionadas nos versículos anteriores. Deus é contundente quando adverte ao povo a marcar uma linha de separação radical diante das nações que povoavam a Terra Prometida. A razão que justifica a contundência divina na admoestação de que não se misturem às nações pagãs se estriba na devoção delas a uma religião perversa e uma idolatria alimentada pelos demônios, expressas pelos adivinhos da terra, que traria como última consequência desviar o povo da verdadeira adoração e, logo, da obediência aos desígnios divinos (Dt 7.4).

Todos os deuses da Terra Prometida rendiam culto a distintas divindades relacionadas às forças da natureza, fertilidade, colheitas e prosperidade. A visão de futuro dessas nações estava condicionada pela superstição de vidências de além-túmulo, impregnada de um temor terrível dos deuses, que fazia com que as pessoas ficassem presas a pactos que incluíam sacrifícios cruéis, bestiais e promíscuos, que colocavam um alto preço à prosperidade e à suposta salvação dos seus praticantes. Frente a esse politeísmo próprio dessas nações pagãs, Deus quer que seu povo fuja dessas práticas dando culto ao Deus único e verdadeiro, que, mediante sua Palavra, marcou o destino e a visão de um povo escolhido por amor, e não por ser um povo melhor que os demais povos da terra. Deus deseja que seu povo não se esqueça da relação direta existente entre a prosperidade e a fidelidade à Palavra.

Justamente, Deus declara que a palavra do nabbi sustentará o povo, e não o pão da terra, o que é fruto da benção do céu. “E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem” (Dt 8.3; Mt 4.4). Definitivamente, a palavra que sai da boca de Deus alimentará os que nela confiam, e essa palavra se converterá em uma visão centrada nos sentidos e valores divinos expressos em seus mandamentos. O profeta, pois, tem a grandiosa tarefa de fazer com que o povo não se esqueça de quem o tem sustentado e quem será garantia de um futuro de provisão. Não resta dúvida de que essa concepção da palavra traz uma visão marcada por total dependência da provisão divina, em contraposição à superstição idolátrica em todas as suas formas e também a soberba de quem, esquecendo-se de Deus, acaba considerando que suas forças e sua sabedoria lhe deram o que tem (Dt 8.11-14).

Nesta mesma linha, outras passagens que claramente expõem o significado de nabbi encontramos em relação a Isaías: “Vai, e dize a este povo” (Is 6.9). O Senhor também diz a Jeremias: “Aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás” (Jr 1.7). A Ezequiel

Deus diz: “[...] Eu te envio aos filhos de Israel [...] e lhes dirás” (Ez 2. 3,4). Dessa forma, atendendo à sucessão profética exigida por Deus e anunciada por Moisés em Deuteronômio 18, vemos que a essência do nabbi se mantém nos profetas do Antigo Testamento. O verdadeiro profeta deve abrir o caminho diante daqueles que vendam os olhos com vendas mágicas que provocam uma visão distorcida de Deus e fazem da provisão uma moeda de troca, ao oferecer um punhado de cevada e pedaços de pão para serem caçados em pleno voo atrás de uma visão vã (Ez 13.17-23).

Abundando neste conceito de nabbi, o vocábulo se complementa perfeitamente com a raiz nabha, que significa “borbulhar ou fluir”. Por- tanto, profetizar traz também o sentido de falar sob o impulso de uma fonte interior que borbulha, salta. Como disse Jesus: “Quem crê em mim

[...] rios de água viva correrão do seu ventre” (Jo 7.38), referindo-se ao

Espírito Santo o qual receberiam os que nEle cressem. Por isso, a ênfase da plenitude do Espírito Santo tem uma conotação profética: fazer brotar de dentro para fora a mensagem dada por Deus. As palavras de Jesus estão dirigidas aos que estão sedentos e precisam ser sustentados. Mas, ao mesmo tempo, os que recebem o Espírito Santo não têm necessidade de buscar sustento fora da fonte, do manancial. Jesus disse à mulher de Samaria: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.14). Se essa é uma clara referência ao derramamento do Espírito Santo, então é evidente que todo crente cheio do Espírito Santo será nabbi; sua vida será um constante borbulhar de vida, palavra e visão que fará diferença em meio à sequidão.

É assim que o profeta Jeremias se refere ao povo que, abandonando a fidelidade à mensagem profética, acaba se apartando da verdadeira fonte, decidindo buscar sustento para si mesmo em cisternas quebradas e impotentes para lhe garantir um futuro de provisão. No entanto, a água que querem acumular não pode ser retida (Jr 2.13), pelo que vem a seca, a pobreza e a escravidão aos poderes mesquinhos que manipulam a provisão e repartem mal a riqueza no mundo, gerando injustiça e miséria nas nações.

As potências idólatras sempre manipularam as provisões injustamente; e o povo de Deus, quando se afasta da mensagem divina, também se torna vítima da usura de uma visão condicionada pela necessidade. Dessa forma, Israel faria alianças equivocadas com nações que o desviariam da verdadeira adoração e do sentido de ser povo para se tornar escravos daqueles que ofereciam comida em troca de subordinação.

Podemos afirmar que sempre que o povo de Deus se afasta da fidelidade à mensagem, perde a visão. E também que, sempre que o profeta é infiel à mensagem, desvia a visão e faz o povo perecer; que sempre que uma visão está condicionada pelo sustento ou a necessidade, esse tipo de visão empobrece a visão. Nunca esqueçamos que, sempre, a Palavra sustentará a visão e que a visão sustentará o mensageiro e a quem receba a palavra do mensageiro. Há galardão de profeta para quem recebe um profeta na qualidade de profeta (ver Mt 10.41).


Vendo e Fazendo Ver o que Deus Diz
Quero fazer referência a outros dois termos para profeta, traduzidos como “vidente”. Um é ro’eh, e o outro é hozeh. Ambos são usados muito menos que o termo principal nabbi. A palavra hebraica Ro’eh aparece em 12 ocasiões. Hozeh é utilizada 18 vezes; a raiz de ambas destaca o sentido de “ver”. Portanto, a ideia fundamental que quero destacar consiste na capacidade que se outorga ao profeta de poder visualizar a vontade de Deus. Isso pressupõe um enfoque revelacional na capacidade de o profeta escutar a voz de Deus. Por conseguinte, o oposto a essa capacidade de ver é a cegueira própria de quem, tendo olhos, não vê, já que se trata do âmbito do oculto aos sentidos humanos e é necessário que Deus tire o véu do mundo espiritual e se dê a conhecer.

Podemos observar que, em 1 Samuel 9.9, está dito expressamente:

“[...] Porque ao profeta de hoje antigamente se chamava vidente”. A ideia é que quem, nos tempos de Samuel, era chamado “vidente” (ro’eh) veio a ser chamado “profeta” (nabbi) quando foi escrito o primeiro livro de Samuel. É preciso, no entanto, considerar que o uso da palavra não mudou a função do profeta. O que, sim, podemos deduzir é que, embora ro’eh-hozeh fizesse referência à recepção da mensagem, o termo nabbi se enfocaria na comunicação da mensagem.1

Portanto, trata-se da mesma função profética baseada na importância da fidelidade tanto na recepção quanto na transmissão da mensagem.

As duas ênfases dos termos aludidos nos convidam a refletir sobre o cuidado necessário para que o profeta seja fio condutor, sem corrupção, da voz divina. Na verdade, Deus adverte que o profeta que falar presunçosamente em seu nome prestará contas com sua vida:

“E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.Porém o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá” (Dt 18.19-20). Foram exatamente essas palavras de

Deuteronômio que foram proferidas por Moisés no contexto de mostrar a Israel a necessidade do profeta, para que o povo não se desvie atrás das palavras dos encantadores, dos agoureiros, dos adivinhos e dos magos próprios das nações. Porém, o interessante dentro do que temos dito é que Moisés se mostra como profeta exemplar para garantia do verdadeiro profetismo: “O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis” [...]

E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face” (Dt 18.15; 34.10). Esse nível de revelação manifesto pela expressão “face a face” indica que Moisés foi fiel a Deus em saber levar a Deus a voz do povo, esperar ouvir a resposta de Deus em sua presença e levar dita resposta como conselheiro certeiro ao povo, para que o povo vivesse seguro e prosperasse (Êx 18.19-20; cf. 2 Cr 20.20).
Profetas e Visionários
Juan Carlos Escobar
Fonte: ADVEC Sede, Rio de Janeiro
Fonte: Crescendoparaedifica.blogspot.com
Fonte: Jovens e adultos, Central Gospel.



 
 Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

HARPA CRISTÃ - 88 - REVELA A NÓS, SENHOR



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário