16 de outubro de 2021

Aula Bíblica Jovens e adultos, Central Gospel – Lição 03: O Chamado de um Profeta

✋ A paz do Senhor:
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 03:  O Chamado de um Profeta
Tenham uma excelente aula!
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

TEXTO ÁUREO
1 Reis 19.16
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.


OBJETIVOS
👉 Definir o ministério profético como fruto do chamado específico de Deus;
👉 Compreender que, por conta dos desafios, o chamado profético raramente era aceito com tranquilidade pelos profetas;
👉 Conscientizar-se de que o chamado profético visa a uma função na igreja e na sociedade.



TEXTO BÍBLICO BÁSICO
   Isaías 6.6-8
6 - Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

7 - e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado.

8 - Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.


   Jeremias 1.4-9
4 - Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

5 - Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.

6 - Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.

7 - Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.

8 - Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.

9 - E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

  Ezequiel 2.1-3
1 - E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.

2 - Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.

3 - E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até este mesmo dia. ”



Bíblia online
Bíblia sagrada online


O dom de profecia do Novo Testamento
Teses
1. Ainda é válido e útil para a igreja hoje. Esta é a clara implicação de 1 Coríntios 13:8-12 e Atos 2:17-18.

2. É uma expressão solicitada e sustentada pelo Espírito, que tem sua raiz em uma revelação verdadeira (1 Coríntios 14:30), mas é falível porque a percepção da revelação pelo profeta, e seu raciocínio sobre a revelação, e relato da revelação são todos falíveis. É, portanto, similar ao dom de ensino, o qual é solicitado pelo Espírito, sustentado pelo Espírito, enraizado em uma revelação infalível (a Bíblia), e ainda assim é falível, mas muito útil à igreja.

3. Ela não tem uma autoridade equivalente à Escritura, pois a Escritura é verbalmente inspirada, não somente solicitada e sustentada pelo Espírito. As próprias palavras dos autores bíblicos são as palavras de Deus (1 Coríntios 2:13; 2 Timóteo 3:16). Isto não é verdade sobre as palavras que vêm do "dom de profecia”.

4. O dom de profecia do Novo Testamento é uma "terceira categoria" de expressão profética entre as categorias 1) discurso inspirado verbalmente, intrinsecamente oficial, infalível discurso falado pelos semelhantes de Moisés, Jesus e os apóstolos; e 2) o discurso de falsos profetas falado presunçosamente, sem inspiração e passível de condenação (Deuteronômio 18:20). Essas duas categorias (absolutamente infalível versus falso) não esgotam todo o ensino bíblico sobre profecia.


Definição
A profecia nesta "terceira categoria" (o dom de profecia do Novo Testamento) é, de maneira regulada, uma 1 mensagem ou relato em palavras humanas2geralmente feito aos crentes reunidos3 baseado em uma revelação espontânea, pessoal do Espírito Santo4 com o propósito de edificação, encorajamento, consolo, convicção e direção5 mas não necessariamente livre de uma mistura de erro humano, e portanto necessitado de assistência6 com base no ensinamento apostólico (Bíblico)7 e sabedoria espiritual madura.8


Sugestões Práticas
1. Reconhecer a completa soberania de Deus em livremente distribuir dons a quem ele quer (1 Coríntios 12:11; Hebreus 2:4).

2. Reconhecer que nem todos se tornarão profetas (1 Coríntios 12:29).

3. Desejar seriamente este dom (1 Coríntios 14:1,5,39). Orar por isso (1 Coríntios 14:13).

4. Ser grato pelos dons que tem; usá-los ao máximo; alegrar-se no fato de que outros são diferentes de você; e evitar todo ciúme (1 Coríntios 12:14-29).

5. Fazer do amor o seu alvo em todas as coisas; compreender que o amor é o grande milagre e o mais seguro sinal da bênção de Deus; crescer mais e mais em direção à maturidade bíblica sólida, estável (1 Coríntios 14:1,12,26,37; 2:14).

6. Reunir a coragem para falar com ousadia sobre o que crê (com mais ou menos confiança) pode ser dada a você pelo Senhor em encontros voltados para esta expressão menos estruturada (1 Coríntios 14:26).

7. Ter modestas expectativas de que a profecia não será tomada como uma palavra da Escritura, mas como uma palavra humana impelida pelo Espírito, a ser pesada pela Escritura, e por sabedoria espiritual madura. Para uma profecia ser aceita como válida ela deve encontrar um eco nos corações de pessoas espiritualmente maduras. Ela deve ser confirmada por uma compreensão biblicamente saturada. E ela deve encontrar ressonância nos corações e mentes daqueles que têm a mente de Cristo e são dirigidos por sua paz. (1 Tessalonicenses 5:19-21; Colossenses 1:9; 3:15; Efésios 5:15-17; Romanos 12:1-2; Filipenses 1:9-10).
Referências Piper, John.



Jesus no Antigo Testamento:
as profecias sobre a vinda do Messias
Existem inúmeras referências sobre Jesus no Antigo Testamento, de modo que certamente podemos dizer que todo o Antigo Testamento testifica de Cristo. Logo nos primeiros capítulos de Gênesis, após a Queda do Homem, encontramos a promessa sobre Aquele que esmagaria a serpente (Gênesis 3:15).

Depois, quando Deus fez um pacto com o patriarca Abraão prometendo bênçãos sobre sua descendência, tal pacto e promessa estavam diretamente ligados à vinda e a obra redentora do Messias. Ele é o grande descendente de Abraão, pelo qual todas as nações são abençoadas (Gênesis 12:3; 18:18; 22:18; cf. Gálatas 3:18).

Até quando o mesmo Abraão recebeu a ordem para sacrificar seu filho Isaque no Monte Moriá, Deus proveu um cordeiro para substituir o menino; e claro, aquele cordeiro era um símbolo de Cristo (Gênesis 22)

Mais tarde, quando Deus enviou as dez pragas sobre o Egito para que seu povo fosse libertado, Moisés recebeu instruções da parte de Deus para a celebração da Páscoa (Êxodo 12); e sob a luz do Novo Testamento, entendemos que a Páscoa apontava para o próprio Cristo, nosso Cordeiro pascal, o Cordeiro que tira o pecado do mundo (João 1:29; 1 Coríntios 5:7).

Se Gênesis, que é o primeiro livro do Antigo Testamento, fala de Cristo; o último livro, isto é, o livro de Malaquias, igualmente aponta para o Salvador. O profeta Malaquias profetizou sobre a obra de um mensageiro que o Novo Testamento revela ser Jesus; bem como sobre a pregação do Evangelho que se haveria de se espalhar pelo mundo. A profecia de Malaquias foi tão específica que contemplou, inclusive, o arauto que prepararia o caminho para o Messias, ou seja, o profeta João Batista (Malaquias 1:11; 3:1,2; 4:5).

Até mesmo a expressão “Eu serei seu Deus”, que é muito comum no Antigo Testamento sendo aplicada em diversos contextos, em última análise encontra seu cumprimento final na pessoa de Cristo (Jeremias 31:33; Oseias 2:23; Zacarias 8:8; cf. Hebreus 8:8-13). O Antigo Testamento fala de Jesus Cristo

Na verdade, todo o Antigo Testamento, seja por promessas, pactos, repreensões ou mesmo símbolos, aponta para o Messias prometido. O Antigo Testamento fala sobre Aquele que haveria de cumprir o maravilhoso plano de redenção. Certamente a passagem do Antigo Testamento mais conhecida acerca de Jesus é Isaías 53, onde o profeta Isaías profetiza acerca do Servo sofredor; mas essa é apenas uma de tantas outras.

O próprio Isaías também profetizou que o Messias, o Emanuel, nasceria de uma virgem. Ele ainda disse que seu nome seria “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 7:14; 9:6). O profeta Miqueias, por exemplo, profetizou que o Messias nasceria em Belém (Miqueias 5:2; cf. Mateus 2:1-12).

O profeta Ageu também falou acerca da restauração da linhagem de Davi; uma promessa que encontra seu cumprimento final em Jesus (Ageu 2:6-9; cf. Lucas 20:41-44).

Até mesmo o Templo, que recebe grande destaque no Antigo Testamento por ser o local onde a presença de Deus se revelava de maneira especial, é uma figura que aponta para Cristo e sua Igreja; visto que Ele é o Templo final (João 2:21,22), e sua presença hoje habita em sua Igreja (1 Coríntios 6:19,20).

Também, o profeta Daniel teve uma visão em que viu Um como o Filho do Homem, o qual recebeu todo domínio e poder para reinar para sempre (Daniel 7:13). Aqui vale lembrar que “Filho do Homem” é a principal auto-designação de Jesus no Novo Testamento.


O Novo Testamento usa o Antigo Testamento para falar de Jesus
O próprio Jesus, durante seu ministério terreno, deixou claro que o Antigo Testamento aponta para Ele. Certa vez, Jesus censurou os judeus religiosos que diziam examinar as Escrituras, mas não percebiam que elas testificavam dele; e ainda mais diretamente declarou que todo o Pentateuco, isto é, todos os livros de Moisés, testemunham sobre Ele (João 5:39-47). Saiba mais sobre o significado da frase “examinais as Escrituras”.

Talvez a passagem nos Evangelhos mais significativa nesse sentido é aquela registrada pelo evangelista Lucas que narra o episódio dos dois discípulos que andavam no caminho de Emaús. Naquela ocasião Jesus repreendeu os dois discípulos. Ele disse que eles eram néscios e tardios de coração para crer no que os profetas disseram. Então “começando por Moisés, e por todos os profetas”, Ele explicou-lhes “o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24:25-27).

Depois, no mesmo capítulo 24 de Lucas, Jesus ainda declara: “São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos” (Lucas 24:44). Ao escutarem isto, o entendimento dos discípulos se abriu e eles compreenderam as Escrituras.

Aqui é importante entender que a informação de que eles compreenderam as Escrituras significa que eles entenderam que todo o Antigo Testamento aponta para Cristo e sua obra de redenção; isto é, o próprio Cristo é o centro no Antigo Testamento, de ponta a ponta; incluindo tudo o que Moisés, os profetas, os cronistas e os salmistas escreveram.

Os apóstolos, ao escreverem suas epístolas neotestamentárias, fizeram uso maciço das Escrituras, justamente por perceberem, com a inspiração do Espírito Santo, que o grande propósito do Antigo Testamento é falar de Cristo. Podemos mencionar aqui algumas passagens que exemplificam isto.

Em Romanos 15:3, o apóstolo Paulo cita o Salmo 69:9 como um salmo que se refere a Jesus. Também, escrevendo aos cristãos de Corinto, ele afirma que em Cristo se cumpre todas as promessas de Deus (2 Coríntios 1:20). O mesmo apóstolo, ao escrever a Timóteo, afirma que o Antigo Testamento é eficaz ao revelar a verdade acerca da salvação pela fé em Cristo (2 Timóteo 3:15-17).

O escritor do livro de Hebreus também utilizou o Antigo Testamento para mostrar a legitimidade, a superioridade e a perfeição do sacerdócio de Cristo. Num dos pontos mais explícitos sobre isso, ele recorre à figura de Melquisedeque e seu sacerdócio, como uma tipificação do sacerdócio de Cristo (Hebreus 7-8; cf. Gênesis 14; Salmo 150).

O apóstolo Pedro igualmente escreveu que os profetas do Antigo Testamento profetizaram, pelo Espírito de Cristo, os sofrimentos e a glória do Messias; e assim apontaram para a salvação pela graça (1 Pedro 1:8-12). Esse termo “profeta” indica todos os escritores veterotestamentários.

Além de todas essas referências, ainda vale lembrar que quando o Antigo Testamento registra Teofanias, isto é, aparições de Deus (cf. Gênesis 18:1; Isaías 6:1-5), ou mesmo manifestações do Anjo do Senhor que apontam para esse tipo de contexto, normalmente se entende que se trata de registros de manifestações pré-encarnadas da Segunda Pessoa da Trindade, visto que nunca ninguém viu a Deus, “mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai”, é quem o revelou (João 1:18).

Com tudo isso, fica mais do que claro que ao falarmos sobre Jesus no Antigo Testamento, devemos entender que não são apenas poucas palavras que falam sobre Ele; mas que do começo ao fim as Escrituras testificam da Pessoa de Cristo e de sua obra redentora.
Conegero, Daniel. J

Qual é o seu chamado?
Efésios 4:11
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, (12) com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, (13) até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo, (14) para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro. (15) Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, (16) de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.


“Qual é o seu chamado?“
Certamente todo cristão já ouviu a pergunta “qual é o seu chamado?” ou se autoquestionou sobre o tema. Não importa quem somos, sempre nos indagamos sobre qual o motivo pelo qual estamos nesta terra. Ficamos a todo momento querendo entender qual parte do corpo de Cristo somos a fim de não perdermos tempo com coisas que estão fora do propósito. Isso é correto e perfeitamente normal. Creio que se hoje você tem essa dúvida é porque está no caminho correto e certamente em seu coração queima o desejo de cumprir a vontade do Pai.

Chamados são Dons dados por Deus Existem três listas de dons dados por Deus no Novo Testamento. São elas: Rm 12, 1Co 12 e Ef 4. A lista de Efésios, no entanto é a que trata sobre os dons disponíveis para a edificação da igreja. Há muitos debates entre teólogos e pastores sobre quais os chamados que ainda “valem” para os dias de hoje. Minha intenção com esse texto é explorar o tema da forma mais imparcial possível.

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,


Efésios 4:11
Para que e para quem?
Os chamados ministeriais são para todo o povo santo. Isto é, todo aquele que declarou Jesus como Senhor e segue os seus mandamentos. Vejo muitos cristãos às vezes dizendo que creem não terem sido chamados a nada. Isso é um erro muito grave. Todo cristão é parte do corpo de Cristo e por isso tem uma função específica ao qual foi chamado.

De quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.

Efésios 4:16
O propósito final dessa cooperação mútua entre todos os irmãos serve para o crescimento espiritual de todos de maneira conjunta e para a glória de Deus estabelecida num corpo perfeito, como Ele é perfeito.


Apóstolos
Não temos dúvida que os discípulos de Jesus se tornaram apóstolos e que Paulo também foi chamado para essa posição. A palavra original tem o sentido de “enviar a um propósito específico”. Há duas visões defendidas na atualidade. A primeira é de que os apóstolos verdadeiros apenas foram aqueles comissionados pelo próprio Cristo. Isto é, os 11 discípulos e Paulo. Num sentido mais amplo, podemos definir apóstolos como mensageiros os quais primeiro anunciam a mensagem a um determinado povo. No Brasil, vemos muitos líderes de igrejas intitulados apóstolos, isso se deve por muitas vezes serem pessoas que fundaram determinadas denominações e iniciaram seu ministério dessa forma. O sentido não necessariamente é o mesmo dos apóstolos da igreja primitiva, mas essa questão divide muitas opiniões.


Profetas
O chamado de profeta também divide opiniões em cada denominação. A característica principal do profeta sempre foi anunciar a Palavra de Deus e ser usado como a “boca” de Deus no meio dos homens. No Antigo Testamento o Espírito Santo ainda não era disponível a todos, então Deus utilizava homens específicos para anunciar a salvação em Cristo Jesus. Sabendo que a profecia toda se cumpriu no Filho, muitos cristãos hoje acreditam que não existem mais profetas atualmente. A Palavra já foi escrita e não há mais nada a se acrescentar a Ela. Por outro lado, existem os que acreditam que Deus continua utilizando pessoas específicas para profetizar e anunciar verdades de Deus que ainda estão ocultas. Isto é, para o consolo e o conforto dos cristãos em sua caminhada. É extremamente importante lembrar que prever o futuro ou coisas como horóscopos, são abominações para Deus segundo a Bíblia.


Evangelistas
Passados os dois chamados mais polêmicos no tempo atual, vamos àqueles que são aceitos por toda a igreja hoje em dia. Os Evangelistas são aqueles que foram chamados a anunciar a salvação através de Jesus. Basicamente, são aqueles que trazem o primeiro contato a um perdido com a fé. A evangelização não apenas está na pergunta sobre alguém querer aceitar Jesus ou não, mas sim na anunciação da redenção através do Filho de Deus e do apelo ao arrependimento. Um evangelista ensina a base do evangelho ao perdido para que este creia e seja salvo. Às vezes esta tarefa demanda tempo e dedicação e não é tão fácil como às vezes pensamos ser. Claro, sabemos que quem convence do pecado e efetua toda a obra é o Espírito Santo. Porém, o exercer do chamado da forma correta é importante para que o corpo cresça de maneira ordenada. (A Bíblia JFA possuí uma ferramenta com aulas sobre a fé cristã para auxiliar as pessoas que se encaixam nesse ministério, você pode encontrar o SAL no menu principal, gratuitamente e usá-lo para evangelizar qualquer pessoa).


Pastores e mestres
Ao contrário do que muitos pensam, pastores não são somente aqueles que estão em cima do púlpito da igreja. Já vi muitos aqui, inclusive, me chamando de pastor, porém não o sou. A característica fundamental daquele que foi chamado por Deus ao pastorado é o cuidado das pessoas. São aqueles que estão disponíveis para auxiliar todo o resto do corpo a crescer espiritualmente. Seja consolando ou oferecendo incentivo com base na Palavra de Deus, bem como instruindo a igreja no caminho que deve andar para que haja um amadurecimento da fé de todos os cristãos. A palavra mestre é um complemento que significa “professor” ou “aquele que ensina”. De fato, todos os chamados são sobre ensinar alguém a caminhar com Cristo. Os pastores, porém, muitas vezes são os que possuem paciência e cuidado para persistir no ensino da fé como bons professores.


Considerações finais
É importante lembrar que antes de entender para o que você foi chamado é crucial que você cresça, amadureça e seja cuidado por alguém que já está exercendo o ministério. Não se esquecendo que o amor e o aperfeiçoamento da fé em Jesus é a parte essencial para que todo o corpo de Cristo se desenvolva.

Que a graça de nosso Senhor seja com todos os que amam a Deus e por isso desejam cumprir seu chamado. Deus abençoe!
Marcelo Brandão

A partir desta lição, você irá compreender que, por conta dos desafios, o chamado profético raramente era aceito com tranquilidade pelos profetas. Além disso, irá conscientizar-se de que o chamado profético visa a uma função na igreja e na sociedade.
Fonte: Crescendoparaedifica.blogspot.com
Fonte: Jovens e adultos, Central Gospel.


 
 Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


HARPA CRISTÃ - 88 - REVELA A NÓS, SENHOR
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário