2 de junho de 2021

Aula Bíblica Pré - adolescentes – Lição 10: Onipotente, Onipresente, Onisciente

* A paz do Senhor
* Vejam estas sugestões:
- Escrevam estes nomes no quadro ou cartolina: Onipotente, Onipresente e Onisciente.
- Falem, apontado para estes nomes: Nós vamos estudar nesta lição que cremos em Deus que é Onipotente, Onipresente e Onisciente.
Passem uma linha abaixo de “potente’ da palavra onipotente, “presente” da palavra onipresente e “ciente” da palavra onisciente. Falem que “potente” se refere a poder, “presente” a presença e “ciente” a conhecimento.
Falem que o prefixo oni significa “todo”.

- A partir disto, formulem uma definição, com os alunos, sobre onipotência, onipresença e onisciência.
- Depois, apresentem passagens bíblicas que demonstram estes atributos de Deus.
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Superpoderes
Objetivo: 
Introduzir o estudo sobre os atributos de Deus.

Material:
02 capas ou 02 mantos(pode ser feito de TNT)
02 espadas(pode ser de plástico)
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem: Qual o super-herói preferido de vocês? Por quê?
Aguardem as respostas.
- Perguntem:
Por que eles são considerados super-heróis?
Quais as características dos super-heróis?
Aguardem as respostas e escrevam num quadro ou cartolina.
- Escolham 02 alunos e coloquem um manto sobre cada um deles e entreguem uma espada. Em seguida, perguntem que poderes eles gostariam de ter se fossem super-heróis.
Aguardem as respostas.
Vocês devem repetir este procedimento com outros alunos, retirando a capa dos anteriores e colocando sobre os demais.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um ser que é mais que um super-herói, pois tem superpoderes.
Ele onipotente, tem poder sem limite, os super-heróis têm um, dois, três poderes.
Ele é onipresente, pode estar em todas em todos os lugares ao mesmo tempo, mas os outros super-heróis não.
Ele é onisciente, conhece todas as coisas, mas os super-heróis apenas algumas coisas.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.

 

  Salmos 139. 1-6
1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.

2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.

5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.


  Salmos 113. 5
Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas?


  Mateus 28. 20
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Onipotente, Onipresente e Onisciente
Professores, na aula desta semana seus alunos aprenderão a respeito de três aspectos que compõem a lista de atributos incomunicáveis de Deus, isto é, pertencem exclusivamente a Ele. Tais atributos revelam a soberania do Criador e a diferencia de todas as suas criaturas.

Em toda a história da humanidade, Deus se revelou por meio de seus atributos, mas estes mostram, além da sua soberania, a preocupação do Criador com a maior de suas criações: o ser humano. Sim, Deus tem todo o poder, Ele pode também estar presente em vários lugares ao mesmo momento e também conhece todas as coisas. Isso nos conforta de uma maneira especial, visto que revela que não estamos sozinhos, mas podemos confiar que o nosso Deus está no controle de todas as coisas e não nos deixará desamparado em momento algum.

“Onipresença e imensidade (ou imensidão). Há diferença entre onipresença e imensidade? O termo ‘onipresença’ não aparece na Bíblia; vem do latim omni, ‘tudo’, e praesentia, ‘presença’. Como atributo divino, na Teologia, a ideia ‘indica precisamente a presença cheia de Deus em todas as criaturas.

O vocábulo ‘imensidade’ vem, também do latim immensitas, de immensus, ‘imenso, desmedido, não mensurado’. Como termo técnico teológico indica que ‘a essência divina é sine mensura, sem medida e satura todas as coisas.

[...] Segundo Strong, a onipresença ‘significa que Deus, na totalidade da sua essência, sem difusão ou expansão, multiplicação ou divisão, penetra e ocupa o Universo em todas as suas partes’, enquanto que imensidade ‘é infinitude em relação ao espaço. A natureza de Deus não está sujeita à lei de espaço. Deus não está no espaço’. Assim, a natureza divina não tem extensão nem está sujeita a nenhuma limitação espacial.

[...] Onisciência. A palavra ‘onisciência vem do latim omniscientia — omni, ‘tudo’; e scientia, ‘conhecimento’, ‘ciência’. É o atributo divino para descrever o conhecimento perfeito e absoluto que Deus possui de todas as coisas, de todas os eventos e de todas as circunstâncias por toda a eternidade, passada e futura.

Trata-se do conhecimento, da inteligência e da sabedoria em graus perfeito e infinito: ‘Não há esquadrinhação do seu entendimento’ (Is 40.28). Esse conhecimento é simultâneo; é um desafio à nossa compreensão, mas é também uma realidade revelada.

[...] Onipotência. O termo significa ‘ter todo poder, ser todo-poderoso’. A Bíblia ensina que Deus é onipotente; um de seus nomes revela esse atributo, ‘El Shaddai (hb.), — Os cristãos reconhecem que Deus pode todas as coisas: ‘Porque para Deus nada é impossível’ (Lc 1.37). Ele é chamado nas Escrituras de ‘Onipotente’, o Ser que tudo pode.”
(Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp. 69-71).
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Fonte; Estiloadoração.com
Fontes:http://www.escoladominical.com.br
Educação Cristã - Publicações cpad.
Fonte da dinâmica por SulamitaMacedo///atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Créditos-lição, Cpad -Pré - adolescentes



Pré - aula:

Crédito endereço na descrição do vídeo


Momento do louvor
 

Anderson Freire - Acalma o Meu Coração 



Em Fervente Oração



Porque Ele vive - André Valadão 



EU NAVEGAREI - GABRIELA ROCHA (CLIPE OFICIAL) | EP CÉU



O Rosto de Cristo - Sarah Farias (Live Session)



Jesus, Em Tua Presença - Quatro Por Um e Aline Barros- 



SONDA-ME, USA-ME | BRUNA KARLA - AO VIVO



Filho, Eu Estou Aqui -  Valquíria Oliveira ao Vivo



Vamos Adorar A Deus & Eu Te Louvarei Senhor - Corinhos Evangélicos- Letra



A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM


  

Pré-Adolescentes 11 e 12 anos: Dinâmicas, Brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo


Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!


  
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário