9 de junho de 2021

Aula Bíblica Adolescentes – Lição 11: Numa Vida de Santidade

* A paz do Senhor
* Vejam estas sugestões:
* Apresentem o título da lição: Numa Vida de Santidade
- Perguntem: O que é santidade?
Aguardem as respostas. Depois, organizem uma definição sobre santidade a partir das ideias dos alunos.
- Trabalhem o conteúdo da lição, buscando o envolvimento do aluno com a aula e contextualizando com a vida dele.
É interessante que os alunos expressem suas vivências de forma objetiva sobre aquilo que eles observam e praticam em casa, na igreja, na escola, na internet quanto ao que falam e ouvem e fazem. Sendo assim, a aprendizagem será mais significativa.

Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Lição



Pré - aula:
Crédito endereço na descrição dos vídeos:





SUBSÍDIO
TEXTO BÍBLICO
  
Romanos 12.1-2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

  1 Pedro 1.15-16
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.


Bíblia online
Bíblia sagrada online

DESTAQUE
Hebreus 12.14
Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.


LEITURA DEVOCIONAL
SEG.................................................................Hb 10.10
TER.................................................................1Ts 5.23
QUA..................................................................Fp 4.8 QUI...................................................................Hb 12.14
SEX...................................................................Rm 1.4 SÁB...................................................................2Co 7.1
DOM.................................................................1Ts 3.15


Objetivos
Ensinar o que é "santidade";
Ressaltar a santidade em relação ao corpo e à mente;
Destacar a Palavra e a Oração como elementos de consagração a Deus.


MATERIAL DIDÁTICO
FOLHA DE PAPEL, LÁPIS OU CANETA, UM PARA CADA ALUNO.
QUEBRANDO A ROTINA
Para concluir a lição, escreva na lousa a seguinte pergunta: 
O que você deve fazer para viver sempre em santidade? Distribua as folhas de papel, os lápis, ou as canetas, para cada aluno. Peça que respondam na folha, ao menos, cinco ações que poderiam mudar as suas rotinas. Dê oportunidade para no mínimo três alunos falarem as suas respostas. Em seguida, responda a pergunta dizendo que não há nada que podemos fazer por nós mesmos para sermos santos, pois quem nos santifica é Deus. Mas, uma vez lavados e remidos no Sangue do Cordeiro, devemos tomar algumas atitudes que estimulam uma vida de santidade: Devocional diário, ler a Bíblia, orar e louvar a Deus; aconselhar-se com quem sabe mais; testificar a Cristo para outras pessoas, etc.

Professores, a santidade não tem nada a ver com estar acima dos outros ou se mostrar mais espiritual que outras pessoas. A Bíblia mostra que a santidade é uma atitude de quem, sendo alcançado pela graça de Deus, devolve o amor que o Pai depositou em sua vida. Então, se queremos ser santos é por causa de Deus, não por iniciativa própria. Não podemos buscar a santidade porque queremos seguir uma carreira espiritual ou algo do tipo. Não buscamos a santidade de Deus porque somos ambiciosos, mas a buscamos porque Deus nos quer santos para peregrinar a caminhada da vida. Mostre essa verdade aos seus alunos, pois sabemos que, para serem santos, eles enfrentam muitas dificuldades e tentações em diversas áreas das suas vidas. Boa aula!

A santificação significa "dedicação", "separação", "consagração". Uma ideia de separação de tudo aquilo que impede-nos de buscar a Deus e dedicar a nossa vida inteiramente. N o contexto do Novo Testamento, santificar-se é separar-se do pecado com o objetivo de conservar-se para Deus, em adoração e prestação de um serviço amoroso e espontâneo ao próximo. Os pecados que enfrentamos ao longo da nossa vida cristã não são fáceis. Não por acaso, a pergunta surge na mente de qualquer crente: É possível ser santo num mundo profano?

A Bíblia Sagrada não titubeia ao responder que não só é possível, como ela estimula uma vida de santidade: "se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá" (Hb 12.14).

Se quisermos ver a Deus é preciso nos esforçar para viver uma vida de acordo com a vontade e os valores de Deus. Mas é claro que nos referimos a pessoa nascida de novo em Cristo Jesus, pois quem está imerso em pecado ainda não tem forças para fazer alguma coisa neste sentido. Essa pessoa não pode salvar a si própria, nem a outras. "Porque pela graça sois salvos".

A Bíblia diz que fomos santificados instantaneamente quando nos arrependemos do pecado e nos reconciliamos com Deus. Desde o momento que fomos salvos em Cristo Jesus: "Ê, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez portadas, do seu próprio corpo" (Hb 10.10). Maior é o que está conosco do que o que está no mundo. Mas ao mesmo tempo o nosso Senhor espera de nós uma atitude concreta como crentes que somos: separar-se do que é ruim para dedicar-se a Deus (1Ts 5.23). Sim é possível ser santo em todo lugar!


AUXÍLIO TEOLÓGICO
A SANTIFICAÇÃO
No mundo, os crentes são forasteiros e peregrinos (Hb 11.13; 1Pe 2.11). (a) Não devem pertencer ao mundo (Jo 15.9), não se conformar com o mundo (ver Rm 12.2), não amar o mundo (2.15), vencer o mundo (5.4), odiar a iniquidade do mundo (ver Hb 1.9), morrer para o mundo e ser libertos do mundo.(Mt 6.24; Lc 16.13; ver Tg 4.4). Amar o mundo corrompe nossa comunhão e leva à destruição espiritual. É impossível amar ao mundo e ao Pai ao mesmo tempo. Amar ao mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele (Lc 23.35). Note, é claro, que os termos 'mundo' e 'terra' não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra criada, i.e., à natureza, às montanhas, às florestas, etc.

De acordo (1 Jo 2.16), três aspectos do mundo pecaminoso são abertamente hostis a Deus:

(a) 'A concupiscência da carne', que inclui os desejos impuros e a busca de prazeres pecaminosos e a gratificação sensual (1 Co 6.18; Fp 3.19; Tg 1.14).

(b) 'A concupiscência dos olhos', que se refere à cobiça ou desejo descontrolado por coisas atraentes aos olhos, mas proibidas por Deus, inclusive o desejo de divertir-se contemplando pornografia, violência, impiedade e imoralidade (Gn 3.6; Js 7.21; 2. Sm 11.2; Mt 5.28). A soberba da vida', que significa o espírito de arrogância, orgulho e independência autossuficiente, que não reconhece Deus como Senhor, nem a Palavra como autoridade suprema. Tal pessoa procura exaltar, glorificar e promover a si mesma, julgando não depender de ninguém (Tg 4.16)" (Adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.1957).


SANTIDADE COM O CORPO
O tempo em que vivemos não é muito fácil. Se é garoto, sofre uma forte pressão dos colegas a fazer coisas erradas, como por exemplo, apostar para ver quem "fica" com mais meninas. Se é menina, a pressão é das colegas para você praticar coisas desagradáveis a Deus. Mas a grande verdade é que tudo isso não tem fundamento algum. É a hora de buscar a Deus de todo coração e mente. Respeitando o próprio corpo que é o templo do Espírito Santo. O seu corpo não é para os outros, neste momento da sua vida, mas para a glória de Deus. Por isso, tanto meninos quanto meninas, ambos devem vestir-se e portar-se com decência, respeito e temor a Deus. Vivendo sempre para a sua glória.


SANTIDADE COM A MENTE
O apóstolo Paulo certa vez escreveu: "Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente" (Fp 4.8). Graças a Deus ninguém tem acesso a nossa mente, pois se alguém tivesse quantas coisas saberia sobre o que se passa em nossa mente? Por isso, pedimos sempre perdão pelos nossos maus pensamentos. Se você alimentar a sua mente com impurezas, jogos violentos, malandragens, etc., o seu coração estará cheio de coisas que não prestam e em nada te edificarão.

Vale a pena ir na contramão do círculo de colegas que te querem ver fazendo coisas erradas. Ao invés de pensar no que é ruim, pense no que é bom; ao invés da vaia, pense no elogio; invés do indigno, pense no digno; invés do falso, pense no verdadeiro; invés do desrespeito, pense no respeitoso; invés do errado, pense no correto; invés do impuro, imundo, pense no puro, cristalino; invés do desagradável, pense no agradável; invés do indecente, pense no decente, na ordem. Que a sua mente seja santa para a glória de Deus!


PALAVRA E ORAÇÃO
Para consagrar a sua vida ao Senhor, o Criador dos Céus e da Terra, não há ferramentas melhores que a Palavra e a oração. Separe um dia pela manhã para orar e ler a Palavra. Aproveite, como consequência deste objetivo, para fazer um jejum. Você pode começar orando, entoando cânticos espirituais que te levem a adorar a Deus. £m seguida, leia a Palavra meditando em cada frase. Deixe a Palavra de Deus penetrar o seu coração e mente. Uma vida de santidade não acontece da noite para o dia. Depende exclusivamente das pessoas que tem um propósito sublime com Deus.

Nada melhor que ter uma experiência a sós com Deus para saber o quanto Ele te ama e te quer bem. Reúna outros colegas adolescentes da sua igreja local para juntos orarem ao Deus Todo-Poderoso, pedindo--Lhe para tocar em seus corações a fim de viver uma vida santa. Devemos colocar a nossa necessidade diante de Deus, pois a santidade é o compromisso de todos os que tornaram-se membros do Corpo de Cristo, batizaram-se e participam do pão e do cálice do Senhor. Cremos numa vida de santidade!


Recapitulando
A palavra santidade quer dizer "dedicação", "separação", "consagração". Uma ideia de separação de tudo aquilo que impede-nos de buscar a Deus e dedicar-lhe a nossa vida por inteira. Vimos que é possível sim vivermos uma vida de santidade. Santidade no corpo, Santidade na mente! Em Cristo somos chamados a ser santos em toda a maneira de viver. Ir à contramão da sociedade brasileira não é fácil, mas pode ser muito prazeroso saber que estamos contribuindo para a construção da nossa família, igreja e de toda a sociedade.


REFLETINDO
1. O que é viver de maneira santa?
Separar-se do pecado com o objetivo de conservar-se para Deus, em adoração e prestação de um serviço amoroso e espontâneo ao próximo.



2. Cite algumas ideias confusas sobre a santificação:
Legalismo; Isolamento do mundo; Arrogância, etc.



3. Qual a sua opinião sobre uma vida diária de oração?
Resposta livre.



Para concluir a:
Dinâmica: Corpo e Mente
Objetivos: 
Refletir sobre atitudes negativas quanto ao corpo e a mente.
Promover mudança de comportamento quanto a santidade.
Material:
01 folha de papel madeira
01 rolo de fita adesiva
¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno
01 saco para lixo

Procedimento:
- Coloquem a folha de papel madeira no piso da sala e peçam para que um aluno deite sobre ela; outro aluno deve fazer o contorno do corpo do colega usando um pincel atômico.
- Fixem esta folha no quadro.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que os alunos escrevam ações que normalmente as pessoas praticam quanto ao corpo e mente, que precisam ser melhoradas tanto a nível pessoal, familiar e na Igreja, no relacionamento com os colegas na escola e na internet.
- Peçam para que os alunos fixem os papéis no desenho corporal.
- Depois, leiam: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1-3).
- Solicitem para que os alunos retirem e coloquem na lixeira os papéis contendo estas atitudes apontadas por eles. Colocar na lixeira significa a retirada, o descarte daquilo que não serve para o cristão, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os salvos.
- Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora escrever dentro do corpo aquilo que deve permanecer: o que é bom e apropriado para o cristão.
- Para finalizar, leiam:
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Fonte: subsidio/www.subsidiosdominical.com
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte da copia, lição www.escola-ebd.com.br
Fonte: Créditos-Revista Adolescentes-Editora cpad.

Momento do louvor
 

Porque Ele vive - André Valadão 



EU NAVEGAREI - GABRIELA ROCHA (CLIPE OFICIAL) | EP CÉU



SONDA-ME, USA-ME | BRUNA KARLA - AO VIVO



Espírito, enche a minha vida (Harpa Cristã 688)



Renova-me - Aline Barros, com letra



Espírito Santo, ore por mim - Fernanda Brum

Nenhum comentário:

Postar um comentário